terça-feira, 29 de julho de 2008

Rainha Flor!

A flor do Dia - Rubra ou branca -
Rosa ou multicolorida;
do Vale ou do Jardim!
És linda mensagem da Natureza
a perfumar a podridão sem fim.
Símbolo da paz, e do amor.
Seja pela forma, seja pela cor.
És encanto para o olhar,
galmour e singeleza, delicada e pura.
Oração divina a todos abençoar,
na oração matutina de cada novo amanhã.
Vestida de Festa! Vestida de Paz!
És Rainha. És Flor!
.

domingo, 27 de julho de 2008

PARODIANDO

Que coisa é mais linda, que o céu azul?
Que coisa é mais tenra, que o riso de criança?
Que coisa é mais branca, do que o prateado do luar?
Que coisa é mais santa, que o altar Universal?
Não vês o ondear das matas,
os pássaros a revoar
e seus ninhos procurar;
E, nos campos a vida jorrar...
Não ouves o silêncio de todos a meditar:
- Que coisa é mais triste que de um sonho acordar!
- que coisa mais tola que uma ilusão acalentar,
e a vida não viver...
Que coisa é mais linda
que a flor perfumosa;
que a brancura da rosa,
que a rosa purpúrea,
orvalhada,
de manhã primaveril;
que é mais graciosa que ave canora,
com seu canto ensinando a viver.
Não vês o sonho, não ouves a cor;
não sentes a forma,
nem pensas a dor?
Não vives a vida
Nem morres a morte.
Não existes,
Pois as coisas mais belas,
Não vês!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

O EQUILIBRIO

"Estabelecer o equilíbrio entre a esperança e o temor;
sempre que houver completa incerteza,
inclina a balança em teu favor:
crê naquilo que te agrada.
Ainda que o temor reúna maior número de sufrágios,
inclina sempre para o lado da esperança;
deixa de afligir o coração e compenetra-te
de que a maior parte dos mortais,
sem se ver afetada,
sem se ver ameaçada por mal algum,
vive em permanente e confusa agitação.
É que nenhum conserva o governo de si próprio;
deixa-se, antes, levar pelos impulsos,
e, não encerra o temor dentro de limites razoáveis."
(Sêneca)

domingo, 20 de julho de 2008

ELEIÇÕES

Mais um ano eleitoral! Mais barulho; mais promessas; mais gastos astronômicos; mais candidatos a ocupar cargos públicos; mais "profissionais" viciados em poder correndo atrás de votos, etc. - e, mais uma vez o povo vai ficar a ver navios após as eleições. Nada é novidade.
Novidade mesmo foi a notícia recente de que foi criado em Goiânia (GO) um Curso Superior para Formação de Assessores Parlamentares! Isso quer dizer que agora quem quiser assessorar um parlamentar - seja vereador, deputado estadual/federal ou senador precisa de estar devidamente habilitado, tanto quanto um motorista, um médico, um professor... Ótimo! Parabéns! parece que os senhores políticos agora poderão ficar mais eficiêntes no exercício de suas funções.
A outra novidade foi ouvir um secretário de estado afirmar que político não precisa conhecer tudo sobre leis e suas aplicações... - "precisa é de assessores!"- certamente querendo justificar a profissionalização desses ajudantes de politicos, com Cursos e tudo o mais.
Mas aí eu pergunto: - Afinal o que um político deve saber para exercer sua função como representante do povo? - Qual a formação exigida? - que currículo deve conhecer? - quais as referências que deve apresentar? - como vai comprovar sua experiência? - que atestados ou documentos de boa conduta lhe são exigidos? - qual a escolaridade mínima para pelo menos entender o que os seus ajudantes diplomados vão lhe apresentar?...
Perguntas, perguntas, perguntas... E dizer que há mais de 500 anos atrás Nostradamus previa que o maior problema dos "fins dos tempos" seria a presença de pessoas sem nenhuma formação opinando sobre os destinos das Nações! Estará assim tão próximo o FIM?

quinta-feira, 17 de julho de 2008

UM "KOAN" - ZEN

O ZEN não exige fé, nem Deus criador do Universo. Un Zen Budista acredita que toda pessoa, com esforço individual, disciplinado pode atingir a iluminação. Olhe dentro de Você. Você vê o Buda. O Zen mostra o Caminho. A Mente não leva a nada, por si, à penetração na essencia da Vida. A Meditação - "o Ver dentro da própria natureza" - é básica no aprendizado.
É através da Meditação e do desafio de um enígma, o KOAN, que o adepto busca conscientizar a natureza íntima da Vida, a unidade indissolúvel do Universo, no qual se integra. Um KOAN atua abruptamente na ruptura dos padrões formais do pensamento; geralmente fascina por sua intrigante irracionalidade. O pensamento "descarrila" ante uma pergunta como esta: "Qual o som de uma palmada?"; ou "Mostre-me o rosto que você tinha antes de seus pais terem nascido" - As respostas são obtidas por meio de percepções intuitivas. O importante não é argumentar sobre o Koan, nem tentar resolvê-lo, mas buscar sua significão imediata. Na filosofia Zen, a razão jamais poderia resolver o significado da vida. - Peço licença para criar um "Koan", na esperança de que ele desperte algumas consciências: - "Onde estaria Você agora se seus pais tivessem optado pelo aborto, ou feito uma opção sexual contrária à Natureza". Não tente responder ou argumentar. Apenas Medite sobre o assunto!- é um "KOAN"...

domingo, 13 de julho de 2008

NATIVOS & NÃO NATIVOS

De acordo com recente declaração ONU há 370 milhões de "Nativos" distribuidos pelos diversos países de todos os Continentes. Isso em bom português significa que os outros mais de 6 bilhões (!) da população mundial são "os Não Nativos" - e aí eu me incluo... Pergunto: - Quais são os povos terráqueos, verdadeiramente autorizados ou não a viver em determinados territórios? - Pelos estudos que qualquer pessoa interessada em aprender pode fazer, vai descobrir que a população da Terra vive num constante movimento migratório através dos tempos. A aculturação e a miscegenação étnica é uma constante e não há uma raça pura ou grupo étnico que no passado não tenha sofrido algum tipo de mudança territorial. O lógico é deixar que haja o sincretismo cultural e assimilação de valores como sempre ocorreu através da história da humanidade. Este assunto me fez lembrar uma viagem à Amazônia na década de 1970, quando assisti a uma polêmica levantada por um turista em visita a um museu da região, com farta exposição e venda de artesanato indígena. Um dos debatedores do "quiprocó", que não sei como começou, contestou a defesa da manutenção dos indígenas brasileiros em seu habitat natural, com seus costumes e tradições, alegando que "isso é discurso de quem vive às custas da exploração desses povos mantidos na ignorância porque servem de atração turística e dão lucro!". Confesso que foi uma colocação chocante. Fiquei muito tempo com essa observação contundente na minha memória. Hoje está mais viva do que nunca... Foi chocante ouvir, e mais chocante é ver a realidade e a incoerência no trato de assunto tão sério, até hoje. Relendo o livro "Tupi - Língua Asiática" (ver resumo do Shvoong - resumos de Sanmys) - rememoramos o fato. O povo dito "Nativo" veio há muito tempo e se acomodou a uma situação favorável na época. Os tempos mudaram. Por que eles não podem mudar, se integrar, aculturar de forma positiva como tem sido o natural com todas as pessoas que migram e se adaptam a novos tempos, costumes?... ou seja - integrar-se aos mais de 6 bilhões de não nativos... A quem interessa manter o "status quo" ?

sexta-feira, 11 de julho de 2008

NOSSAS CIDADES

CIDADE já foi sinônimo de segurança. Viver em comunidade, sentar à porta para conversar, frequentar a praça para encontrar pessoas amigas, ir à igreja, fazer caminhada, visitar parentes e amigos, participar dos festejos nas ruas e praças.... Esse tempo já vai longe para a grande maioria das nossas cidades e seus moradores. Hoje, verdadeiros formigueiros humanos, crescem, explodem, implodem, matam, violentam e ninguém pensa a sério como reverter esse caos. Há muitas pessoas dizendo que vão melhorar a qualidade de vida das cidades, mas quanto mais falam, pior fica. Quanto maior a cidade, maior é o anonimato das pessoas que se valem desse mundo onde ninguém mais conhece ninguém e assim vão perdendo o medo de serem apanhados em seus atos criminosos - de todos os gêneros e graus de violência. Como reverter esse caos? - O que está faltando para as autoridades constituidas cumprir um programa sério para reverter essa situação insustentável? - Aliás, não há um programa sério. O espírito "gregário" é tão forte que nem passa pela cabeça dos senhores administradores - gestores da coisa pública que esvaziar as cidades seria uma solução para acabar com essa situação insustentável.
Em termos de Brasil seria tão fácil abrir novos núcleos de povoamento pois espaço temos de sobra. E poderia ser feito em conjunto com a modernização dos meios de transporte - A criação de uma rede de Ferrovias é o método mais possível de realizar o redirecionamento de grande número de cidadãos dentro do país para outras áreas. Mas o pensamento irracional é o que predomina - etanol para a frota de veículos é mais atraente - aliás aí está uma frota inesgotável de carros, caminhões, ônibus, motos, que rendem lucros fabulosos às fábricas, oficinas, revendedoras, estacionamentos, ladrões, etc. além de que massageia o "ego" dos individualistas que não abrem mão do "seu" carro! Danem-se meio ambiente, qualidade de vida, saúde, segurança, etc...
O hipnotismo geral em que as pessoas estão mergulhadas é assustador, incoerente, absurdo! É preciso agir, ou melhor, reagir a essa situação, antes que a revolta da natureza faça de forma radical o que o homem se nega a fazer. Há alguém aí que queira assumir essa responsabilidade?

quarta-feira, 9 de julho de 2008

EFEITOS VISUAIS DOS SONS

Segundo os chineses todos os sons partem de um único som, o "CHIN KUNG" que equivale a nota musical FÁ. De há muito tempo se sabe que todos os ruídos violentos, intensos, agudos, são prejudiciais à saúde. Hoje estudam-se os efeitos da poluição sonora, especialmente como causadora de muitos desequilíbrios físicos e mentais na pessoas. Os mantras, sons rituais melhoram o ambiente, criando uma aura luminosa repousante. Videntes afirmam verem cores e formas quando determinados sons ou ruídos são produzidos. Vejamos alguns desses efeitos visuais:
Ruídos Naturais suaves provocam visões semelhantes a uma música de Debussy, por exemplo. Já uma explosão como o trovão cria uma faixa colorida e estriada parecendo uma chama. Se a explosão for de uma bomba, há como que a formação de um esfera cercada de espinhos - é a representação que muitos desenhistas usam... O marulho do ondear do mar forma linhas paralelas onduladas de cores que se alteram. Uma tempestade provoca efeitos visuais de linhas onduladas se levantando em forma de "montanhas". O ruído do vento suave passando pelas folhas das árvores de uma floresta, projetam uma imagem semelhante a uma cortina que sobe e desce suavemente. O canto do Rouxinol produz círculos de linhas luminosas como grinaldas; já o papagaio com seu som provoca a formação de cores sombrias com imagens que se dissolvem lentamente. O rugido de um leão cria círculos raiados de vermelho escuro. O miado do gato emite películas concêntricas e risadas... Quanto ao latido de um cão produz ruídos semelhantes a balas de fuzil!
Há algum tempo assistimos a uma experiência de um inventor que com o uso de pequenos "ships" e microfones instalados em uma cortina, conseguia transformar em música suave os ruídos captados do exterior. O ruído transformado em agradável música que se assemelhava ao tilintar de sininhos, evidentemente muito mais agradável de se ouvir do que as sirenes, britadeiras, roncos de carros.
Ainda há esperança de um mundo sonoro mais agradável e menos poluído! Só não entendo porque até hoje experiências como essa não estão sendo postas em prática.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

florzinhas floridas

Florzinhas floridas, crescidas no campo;
molhadas de orvalho, banhadas de luar,
embriagadas de auroras mil!
Florzinhas floridas, multicoloridas -
vestidas de festa - festa para o olhar.
São o encanto da Natureza a reinar;
reinam na beira dos trilhos, ao longo dos bosques;
no meio dos espinhos; em todo lugar.
Florzinhas floridas - modestas mas belas.
Desabrocham noite e dia.
São poemas de amor, nas pétalas a exalar.
Estão a vida a enfeitar..
Molhadas de orvalho ou banhadas de luar.
Dádivas do amor universal.
 
 
 
 

domingo, 6 de julho de 2008

UM BRINDE PARA SEUS OLHOS

FLOR EM FORMA DE PAPAGAIO
Um Universo em cada cor, em cada forma...
Muita Luz! Muita Paz!

LA ROSA BLANCA

"Cultivo una rosa blanca,
En julio como en enero,
para el amigo sincero
que me dá su mano franca.

Y para el cruel que me arranca
el corazón con que vivo,
cardo ni ortiga cultivo:
Cultivo la rosa blanca"
(José Marti)

sábado, 5 de julho de 2008

CATIVAR

"O ESSENCIAL É INVISÍVEL"
"O Deserto é belo, porque esconde um poço, nalgum lugar"

"As estrelas são belas, por causa de uma flor que não se vê..."
"Tu és responsável pela tua rosa!"

"Quando se está triste demais, gosta do pôr do Sol"

"
Só se vê com o coração"

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
"CATIVAR é criar laços... algo muito esquecido!"
(Exupéry)

Frases para ler e meditar.
Cada uma contém Verdades que só é possível traduzir em sentimentos. E é com sentimento de União, Paz e Fraternidade que gravo estes profundos pensamentos de cristalina verdade...

"CREIO NAS TREVAS PARA MAIOR GLÓRIA DA LUZ!" - É a luz que torna presente cada forma, cada ser e cada flor.