quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CONFÚCIO DISSE:

> Saber o que se sabe e saber o que não se sabe é característica de quem sabe.
-
> O Homem que cometer um êrro e não o corrigir comete outro êrro.
-
> Quem conta vantagens descaradamente econtrará dificuldade em comprová-las.

-
> Não critique os êrros dos outros, critique os seus próprios.

-
> O homem liberal com relação às opiniões dos outros, mas não concorda inteiramente com elas. O homem inferior concorda inteiramente com as opiniões dos outros mas não é liberal em relação a elas.
-
> O homem superior põe a culpa em si mesmo; o homem inferior põe a culpa nos outros.

-
> Ler sem pensar traz desordem mental e pensar sem ler provoca leviandade.

-
> Os estudantes de antigamente estudavam para satisfazer a si mesmos; hoje em dia eles estudam para satisfazer os outros (!)....
-

terça-feira, 28 de outubro de 2008

"BAGAGEM DE MÃO"

Conceito de pobreza ou riqueza são sempre um tanto artificiais e podem ser manipulados pelos governos e outros organismos com fins políticos de domínio.
Convencionou-se chamar de Nações em desenvolvimento aquelas que combinam condições de atrazo econômico com iniciativas de progresso industrial e social - caso do Brasil.
A divisão do mundo em blocos, no pós 2ª guerra mundial, colocou o Brasil no bloco dos países subdesenvolvidos por conta do PIB. E, o jovem país na época com menos de 450 anos de existência e com menos de 130 de independência, vestiu a camisa. Agora com a globalização da economia e socialização dos estragos provocados pela crise - estouro da bolha financeira - o Brasil de país emergente terá que assumir a maioridade para não submergir... País jovem, com vasto território imensamente rico, com pouco mais de 180 milhões de habitantes tem tudo para conquistar a verdadeira independência (!)
Pobres, ou despossuídos de bens materiais sempre houve e há em todos os países do mundo. Há 50 anos atrás, nossa geração não tinha celular, T.V., computador, internet, roupas de griffe, transporte escolar, moto, carro, mega evetos, shows e muitas outras modernidades e vivíamos felizes passeando na mesma praça, frequentando o mesmo cinema, Igreja, escola, etc, sem preconceitos nem traumas psicológicos, sem violência, sem terrorismo ou balas perdidas... Viviamos a vida ao vivo e a cores. Nada era virtual!
Não havia sem teto e muito menos favelas. Os sem-terra eram diaristas assalariados, meieiros, terceiros, arrendatários - ninguém se sentia injustiçado por isso. Carros, motos? - Andar a pé era muito saudável. Viagens de férias? - ir até a capital de trem era uma festa ... Ações na bolsa, Banco - o que era isso? Ninguém se sentia pobre ou com mais direitos do que os outros.
Vivemos numa DEMOCRACIA - façamos valer o direito da liberdade para crescer como pessoas. A inversão de valores que vem sendo imposta sistematicamente está a anular o sagrado direito de cada um lutar para conquistar não só bens materiais.
Grandes mudanças estão previstas a nível planetário. Se tudo se confirmar não restará pedra sobre pedra. Só os valores ético-morais e espirituais e o conhecimento que as pessoas tiverem conquistado é que servirão para a nova ordem mundial pois será a única "BAGAGEM DE MÃO" garantida e sem perigo de se extraviar ou de ser roubada.

domingo, 26 de outubro de 2008

A CAIXA DE PANDORA

Abriram a caixa de Pandora.
Vejam quanta confusão!
O meu planeta azul-dourado,
Paraíso encantado,
em mundo-cão foi transformado.
A luz das estrelas entre nuvens de poluição,
lá do alto assistem assustadas
o planeta em destruição...
Chora a lua-cheia de saudade...
quebrou-se o encanto das noites enluaradas...
Foge de medo todo ser vivente,
do desafio tecnológico a se digladiar.
Suplica todo ser vivente,
pela sinfonia celestial.
Ainda resta a esperança
do sagrado direito
de no planeta azul-dourado,
paraíso encantado,
sua vida viver...
Fechem a caixa de Pandora.
Acabem com a confusão!
Fechem a caixa de Pandora.
Fechem!

Fw: O CÓDIGO DE ÓRION



O Fim do Mundo será mesmo em 2012? -(comentário sobre o livro de Patrick Geryl).

Códigos secretos estelares dos maias, dos incas, dos egípcios, códigos Bíblicos, Profecias, Planos para a Humanidade, concomitância de datas para o fim do mundo, Previsões, mensagens de todos os tipos há tempo que estão a circular; umas são obscuras e contraditórias, outras indefinidas como tudo o que provém do inconsciente captado pela mente desejosa de respostas. Em quem acreditar?

"O Código de Órion" traz cálculos astronômicos, a história do que já aconteceu no ano 9792 a.C. quando a Atlântida desapareceu num imenso cataclismo, e o que ocorreu com a humanidade após esse trágico acontecimento. Traz a interpretação do "O Livro dos Mortos", como sendo o relato codificado dos acontecimentos ocorridos na referida data. Fala dos calendários maias, dos egípcios como contendo informações que estariam sendo transmitidas às gerações futuras, prevenindo assim para que a humanidade sobreviva...

Segundo seus estudos, a data prevista para um novo e gigantesco cataclismo ocorrer será no final do ano 2012. A Terra sofrerá uma inversão do seu campo magnético e consequentemente ocorrerão enormes catástrofes, mudanças climáticas, maremotos com ondas gigantescas varrendo tudo, desaparecimento de continentes, o caos! A maior parte da população deverá desaparecer juntamente com todo o conhecimento.

O autor com base na astronomia, junta provas matemáticas para justificar sua tese, falando dos ciclos das manchas solares, no período dos campos magnéticos do Sol; faz cálculos com base no calendário dos maias, analisa o Códice Dresden decodificado, o Cálculo do nosso tempo e a fundação da Atlântida, o ciclo de Vênus, etc.

Escolhemos o ciclo de Vênus para entender o estudo por ele apresentado como infalível para o "fim do mundo". Em sua pesquisa descobriu que Vênus fez um giro retrógrado por trás de Gêmeos e sobre Órion, no dia 27 de julho de 9792 a.C. Nessa data, transcorria a era de Leão. O planeta Terra girou ao contrário (passou a girar como hoje), houve uma inversão dos polos magnéticos e tudo foi destruído na Atlântida. E a próxima coincidência do tal movimento retrógrado será no final de 2012. Para ele tudo vai se repetir em 2012.

A seguir damos a seqüência dos acontecimentos ocorridos no Zodíaco, segundo seu estudo, com as respectivas durações marcando os Signos em que houve mudanças de direção da Terra no zodíaco com início há 35.712 anos a.C. – ano do estabelecimento da Atlântida.

1º Período com duração de 5904 anos: – Libra (864 anos) > Virgo (2592 anos) > LEO (2448 anos) correspondendo ao ano 29808 a.C quando ocorreu a primeira inversão observada.

2º Período com duração de 8486 anos: - LEO (1440 anos) > Virgo (2592 anos) > Libra (1872 anos) > Escorpião (1872 anos) > Sagitário (720 anos) – neste momento astronômico, ano de 21312 a.C, a Terra fez um giro rápido de 72 graus em meia hora(!) e não houve inversão polar. Apenas um avanço rapidíssimo no zodíaco, continuando seu caminho: > Peixes (2016 anos) > Áries ((2304 anos) > Touro (2304 anos) > Gêmeos (1872 anos) > Câncer (1872 anos) > LEO (572 anos) – nova inversão polar; era o ano 9792 a.C. Haviam transcorrido 11520 anos.

No calendário por ele apresentado isso representa a data de uma precessão dos equinócios com duração de 25920 anos. E representou o fim da Atlântida que segundo ele estaria hoje sob os gelos da Antártida.

3º Período – ou atual. Estamos hoje no ano 11803 após esse cataclisma. O giro da Terra sobre o zodíaco interrompido sobre Leo, teve continuidade em sentido contrário na seguinte seqüência: - LEO (1440 anos) > Câncer (1872 anos) > Gêmeos (1872 anos) > Touro (2304 anos) > Peixes (2016 anos) > Aquário...

Lembra que no período em que a Terra passava pela constelação de Touro, mais ou menos a 4000 anos a.C. foram observados fenômenos estranhos no céu.

Uma das observações do autor é que um ciclo de precessão (25920 anos) nunca se completa. Quando está a meio caminho é abruptamente quebrado, ou toma outra direção quando chega aos 25776 anos – o Leste vira Oeste e o Oeste vira Leste, ou vice-versa. Esse deslocamento é que explica o deslocamento dos polos e a destruição da Atlântida.

Outra observação é de que nestes últimos dois mil anos, a força do campo bipolar caiu 60%, o que significaria uma nova inversão se aproximando. Segundo os dados do próprio autor estamos a apenas 11808 anos da última inversão e a 21030 da penúltima.

Tudo pode acontecer ou não.

Se você observar diariamente o nascer e o por do Sol e tiver um ponto de referência na linha do horizonte poderá observar como a Terra oscila... e nada impede que ela faça um giro rápido como ocorreu quando estava passando em Sagitário no ano 21.312 a.C., quando a Terra deu um giro rapidíssimo em meia hora (!), ou passe a girar ao contrário sem causar catástrofes... A Bíblia, por exemplo, cita em Josué 10-12,13 "Quando o Sol e a Lua são detidos"... e não fala de nenhuma catástrofe em conseqüência de um dia mais longo do que o normal; em contrapartida há entre os índios americanos referência a uma noite muito longa, quando Sol não voltou – daí as cerimônias de saudação do Sol estabelecidas como forma de agradecer ao deus Sol para que volte a brilhar todos os dias. Neste caso também não há referências a outros problemas.

Lemos e relemos "O Código de Órion". Não deixa de ser preocupante o estudo que ele apresenta. No entanto em termos de tempos para a idade da Terra e do Sistema Solar, entendemos que 35 mil anos analisados, embora respeitável seja pouco para concluir que as repetições de certas coincidências astronômicas representem uma constante e que se repitam rigorosamente...

Esperamos pelo melhor.



quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O FALSO CÂNCER

"O Falso Câncer" - de autoria de Mário Sanchez, em 2ª edição revisada e ampliada é um estudo de base naturista. Estudioso e pesquisador na área da saúde e do naturismo, após acompanhar inúmeros casos de pessoas desenganadas pela medicina oficial, e observar os resultados, concluiu que "o câncer não é uma doença". Sua análise o levou a constatar que os inúmeros casos por ele estudados, não passavam de problemas deixados por resíduos de outros quadros clínicos agravados por uma alimentação errada, antinatural, associada ao medo que mata mais do que qualquer doença.
Lembra que se o Projeto Genético for respeitado, pode ocorrer a Regeneração e Cicatrização dos tecidos promovendo a cura. Tumores, úlceras, leucemia, câncer de mama, de ovário, viroses, metástase ou septicemias, autoimunes, problemas deixados pelo fumo, etc., não passam de infecções ou inflamações curáveis...
Define o corpo humano como uma Forma ou Campo Energético Biológico que por sua vez funciona com um determinado Instinto Emocional ou Inconsciente que afeta o campo Biológico. Restabelecido o equilibrio emocional a cura é mais eficaz. Associando esse reequilibrio emocional a um reequilibrio alimentar através do uso sistemático de frutas, mel, ar, água, luz, algumas hortaliças, poucas proteínas, tudo pode ser prevenido ou curado.
A vida antinatural, a poluição, o exagero do uso de produtos químicos que agridem o meio ambiente e por tabela o organismo das pessoas direta ou indiretamente devem se combatidos. Não basta ter discurso. É preciso praticar ecologia...
Como estímulo para se informar mais sobre o assunto, cita as estatísticas realizadas na década de 1970/80 sobre o Câncer nos EEUU. Foram catalogados alguns milhares de casos diagnosticados como câncer. Transcorrido um ano, ao serem rastreados os pacientes, constataram que 75% dos que fugiram dos tratamentos convencionais haviam melhorado ou estavam curados. 25% haviam morrido ou estavam piores. Dos que aceitaram os tratamentos convencionais, 75% estavam pior ou haviam falecido; apenas 25% estavam melhor ou se haviam curado.
Daí o alerta: "- Nossa Mente e Nosso Espírito são mais poderosos do que qualquer célula 'mutante'..." - Afaste de sua vida esse vilão que mata mais pelo medo e pela ignorância.
Informe-se corretamente sobre o seu caso. Essa "doença" tem solução simples e natural, como simples e natural tem que ser a vida!
Boa Sorte e Muita Saúde para Todos.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A TAL PERGUNTA TAL RESPOSTA

A TAL PERGUNTA TAL RESPOSTA
_
_ X - Dizem os cientistas que a Galáxia "Andrômeda" caminha em rota de colisão com a Via Láctea, onde fica nossa Terrinha.... O que fazer?
_
_ R - Mudar de galáxia, rapidiiiiinho !!!!!!! UAI....
 
_
_X - O MUNDO  pode acabar um dia. O que fazer com os cacos?
_
_R - Varrer para debaixo do tapete....
_
_X - Como transformar Tempo em conta bancária já que Tempo é Dinheiro?
_
_R - Não dá. Todos se queixam de falta de Tempo. E, sem Tempo, neca de conta bancária. Entendeu?
_
_X - Como livrar-se dos velhos hábitos?
_
_R - Adquirindo outros mais moderninhos!
_
_X - Um Rei, reina; não governa. Por que?
_
_R- Reis e Rainhas estão sempre muito ocupados com etiqueta, pompa e circunstância.... não sobra tempo para governar....
_
_X - Por que o mundo é tão complicado, confuso, poluído, stressante, violento?
_
_R - Todos gostam de inventar, e nem todos tem boas idéias....o que é uma pena.
 
_
_X - Se uma palavra amável pode aquecer três meses de inverno -(provérbio japonês), -o aquecimento global não seria uma prova de que a humanidade é mais amável do que se  imagina?
_
_R - AMABILÍÍÍÍÍSSSÍMMMAAAAAAAAAAAA.........apesar de tudo!
 
Então, aprenda a aborrecer-se e livre-se do mau humor, da intolerância e contribua para uma vida dígna e um dia poder dizer: "Vivi tanto tempo com Deus que aprendi a vê-lo em todas as coisas!"

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O PATERNALISMO ACABOU?

O paternalismo acabou (!) - "Pai-mãe Europa", tio USA, primos orientais, meios-irmãos latinos, etc., agora cada um por si (?) - pero que si, pero que no!!!!!!!!! - Ou melhor, todos estão na mesma situação difícil. Não é hora de se lamentar, mas sim de arregaçar as magas e cada um assumir responsabilidades como "gente grande" , procurar outros valores menos "voláteis".
A armadilha do sistema financeiro sedutor pegou todos, tenham ou não quatro tostões de reservas. Novos rumos devem ser tomados; não se trata de salvar a pele mas de repensar a situação e como bom perdedor reconhecer que o jogo acabou.
Segundo a Teoria dos Grandes Ciclos que determinam a recessão ou expansão da economia mundial, chegamos ao fundo do poço da onda longa - 1960/2000, com pico de expansão em 1967 e portanto pico de recessão (40 anos depois) chegando agora com o estouro da bolha financeira. Tudo isso já era esperado. Parece que houve apenas um pequeno retardamento. Se o sistema for mantido, a subida será lenta e prolongada (outros 4o anos !!!).
A reciclagem das economias de todos os países, principalmente dos menos ricos é inevitável. A América Latina e o Brasil em particular, com suas imensas riquezas naturais terão que assumir responsabilidades frente à crise que é de todos. É uma pena que os governantes voltados para a "política do falar e não do fazer" foram apanhados ingenuamente de surpresa. Enquanto forçavam a entrada no clube dos mais ricos não viram o que se passava a um palmo do nariz, bem debaixo de suas barbas... Fazer críticas, procurar culpados não vai resolver o problema. FED, FMI, G-20, G-7, UE, Emergentes, terceiromundistas subdesenvolvidos, todos tem que pensar na retomada dos negócios, no seu crescimento e no bem estar social das Nações.
O combustível que move o mundo tem sido o "money", l'argent, el dinero, a grana, o dólar, o euro, o yen, libras esterlinas (ouro!), petrodólares.... Incrível como o mundo tem os pés, as mãos e a mente atadas ao "vil metal". O "papéis" valendo mais que o conhecimento, a produção, o trabalho! A inversão de valores só podia levar a essa bancarrota geral... - a não ser que a "crise" não passe também de uma "bolha psicológica" - o que é muito difícil. Ela é real.
A Educação verdadeira do homem falhou fragorosamente e com ela está a ruir o castelo construído sobre areia movediça.
O sistema bancário foi uma invenção da época das Cruzadas. Em 1944 se estabeleceram as regras que estão em vigor até agora. Já é tempo de modernizar e mudar tudo, principalmente as "cabeças dos teóricos" em economia e dos manipuladores que torcem tudo conforme as conveniências, amontoando valores virtuais voláteis...
Esperamos que o bom senso de pessoas isentas de interesses mesquinhos tomem as rédeas nas mãos e criem algo realmente novo em termos de uso e circulação do dinheiro como promotor do progresso e bem estar das Nações.

Lembrem-se: - Dinheiro é uma "entidade" com vida própria; age e reage como é tratado. Gosta de ser respeitado, ou seja, "não aguenta desaforo"!!!

domingo, 19 de outubro de 2008

FADAS, GNOMOS, ONDINAS,SALAMANDRAS...

Quem é quem no mundo das "ilusórias" formas captadas do "astral" por sensitivos?
Segundo lendas nórdicas, riquíssima no gênero sobre os elementais e diversas formas de seres do mundo natural, quando os deuses desmembraram o corpo do gigante Ymir para fazer o céu, a terra, as nuvens, os bosques e os oceanos, quatro anões foram colocados nos quatro cantos do firmamento para sustentar a abóbada celeste enquanto durar o Universo.
Duendes, anões, gnomos, fadas e outros seres da natureza são personagens muito conhecidos na literatura mundial.
Você acredita que em outra dimensão, bem próximo a nós vivem outros seres fantásticos, chamados de Fadas, gnomos, duendes, ondinas, nereidas, elefos, etc?
- Sim!... Não? - Não importa. Eles não precisam da sua credulidade para existir...
Sabemos que o Universo não é só matéria. Também é energia. E é dessa fonte de energia inesgotável que os seres da natureza - os elementais - se valem para realizar o seu trabalho modelador de formas. Nada ocorre ao acaso. São os deuses menores em conjunto com as forças Universais superiores - os deuses maiores, que num trabalho cíclico, ininterrupto, constante, que estão a criar e modelar formas aqui no planeta Terra. Os gnomos e duendes, associados às Fadas e aos Silfos são os principais agentes construtores no mundo físico terrestre. Lendas e relatos sobre esses seres são ricos temas detalhados em inúmeros contos folclóricos do mundo inteiro. Cada região tem seus elementais, com características próprias. Etéreas formas luminosas a brincar alegremente no ar entre flores e sebes são descritas espargindo vibrações num rítmo de dança contagiante, amistoso enquanto outras são vistas a mergulhar alegres e felizes, em cristalinas águas correntes, ou a banhar-se em cascatas... São as Fadas, as Ondinas, as Nereidas... Forças positivas, luminosas, providas de vestimentas etéricas, longas cabeleiras, delicadas formas arredondadas, dotadas de asas. São a alegria presente no fluir de um regato, nas ondas calmas do mar, a inebriante nuvem de água caindo de uma cascata...
E o que dizer da "revoltosa" ação dos Silfos que pulam, assobiam, batem e correm em todas as direções durante uma ventania? - ajudando a dispersar os elementos negativos que impregnam o ar. Já sentiram o "cheiro" do ar antes de um "pé-de-vento"? E como fica renovado o ar, após a passagem do vento? - Detalhes que hoje poucas pessoas sabem identificar. O véu do mistério que envolve a natureza e revela ao mundo lindas formas, o mundo moderno espantou com suas máquinas barulhentas e poluidoras.
O curioso é ler descrições sobre os Elfos e o Homúnculos de árvores. Em alguns casos notamos a descrição semelhante ao que os ufólogos chamam de "ETs" (!) ... Um Elfo por exemplo é descrito com forma esguia, alto, mãos e pés grandes, orelhas embicadas, boca larga e sem dentes, uma áura verde (!); outros com a aparência grotesca, esguia, olhos pequenos, pretos levemente oblíquos e cuja presença não inspira simpatia ou confiança... Ambos se integram facilmente nos troncos de árvores, aparecendo e desaparecendo da paisagem como em passe de mágica. Já um ataque de Salamandras, elementais do fogo - descrito por um sensitivo dá conta de formas escuras com aspécto agressivo de onde se destacam olhos oblíquos que parecem demonstrar satisfação pela força destrutiva que possuem. Elas precedem tempestades de raios e trovões. Em incêndios estão presentes nas labaredas - línguas de fogo a crepitar e se dissolver no ar, num fascinante e destrutivo poder.
Contrastes da Natureza tão bela, cíclica e renovadora de formas a cada nova estação primaveril.
"Creio nas Trevas para maior glória da Luz" ( oração de D. Quixote).

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

UMA NOVA CHANCE

Está desmotivada (o)?
- Dê-se uma nova chance!

Comece fazendo algo novo, diferente de tudo o que fez até hoje.
1 - Libere-se de medos: - o que aconteceria se...; - o que impede de ....; se não der certo, o que você perderia?
2 - Adote novas alternativas de comportamento - A história pessoal é um Mito. Use-o como recurso. Crie muitas histórias pessoais. Modifique a forma do problema - ex. "não posso" - como você sabe que não pode? - Tente o contrário do que você pensa.
3 -Mude o ângulo de visão.
4 - Torne-se um(a) expectador(a) pois a pessoa que você era há algum tempo atrás deixou de existir - hoje você é outra pessoa.

5 - Transforme a recordação visual em sensação. Lembre-se de quantas coisas boas você já viveu. Sinta de novo, de uma nova forma aquelas boas recordações - e as outras também. Dê-lhes um novo sentido.
Você é dono(a) do seu destino.
E tem o precioso livre arbítrio. Use-o a seu favor!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

FILÓSOFO

-"O Filósofo deve ser um homem desejoso de ouvir toda sugestão, mas determinado a decidir por si próprio.
Ele não deve deixar-se influenciar pelas aparências, nem ter nenhuma teoria preferida;
E, nem ser de qualquer escola e nem mestre em doutrina.
A Verdade deve ser seu objetivo primordial.
Se a estas qualidades alia inteligência, ele pode certamente nutrir a esperança de transpor o véu do Templo da Natureza." - Faradey

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DIA DO PROFESSOR

DIA DO PROFESSOR.
Especial, muito especial.
Queremos homenagear a Todas as pessoas que dedicam suas vidas ao ensino, ou melhor dizendo à EDUCAÇÃO! É graças à sua dedicação que a esperança por um mundo melhor continua apesar de todas as adversidades.
Cada Mestre deixa após si inúmeras lições e exemplos que beneficiaram a milhares de pessoas, hoje profissionais bem sucedidos, cidadãos de bem, estudantes que tiveram seus horizontes ampliados e poderão servir de exemplo pelo exemplo...O conhecimento se soma, as realizações se multiplicam e tudo gira em torno daquilo que um dia com esforço e dedicação, um Mestre ensinou.
Que este dia de comemoração seja mais um estímulo para continuar na missão que lhes coube. Sei como é árdua a tarefa, mas que também é muito gratificante. Parabéns a Você por mais este dia.
Parabéns aos meus ex-professores (foram muitos!) e a todos àqueles com os quais tive o privilégio de trabalhar. AMIGOS PARA SEMPRE !

sábado, 11 de outubro de 2008

A VERDADEIRA HISTÓRIA

"A História é a das Civilizações.
A Civilização é por um lado o progresso das técnicas e por outro o progresso da espiritualidade.

A História Política é em grande parte uma história parasita. Ela é opressora da verdadeira história das conquistas materiais e tecnológicas.
Ela usurpa o lugar e até o nome da verdadeira história."


Nesse contexto a verdadeira Democracia é a que permite a liberdade de escolher o caminho que cada um quer para se realizar, sem ter que aceitar como verdade pronta e acabada o que lhe é apresentado.
A história está aí a demonstrar que a politica tem caminhado na contra-mão da liberdade a que cada indivíduo tem direito dentro da sociedade. O sagrado direito ao conhecimento e à auto-realização tem sido negligenciados. Os resultados estão aí: - violência em todos os níveis e desrespeito a tudo e todos, inclusive à natureza que nos dá graciosamente o que precisamos.
Quando há o esquecimento da verdadeira natureza do homem, a materialidade ganha terreno e destroi quem lhe atribuiu um monumento de valores que não possui.
A inversão de valores acaba castigada. Sempre!
Quando as autoridades vão aprender a lição?

Fw: Educação do Homem Integral



"Educação do Homem Integral"

( Huberto Rohden ) – 2ª Ed. – 1979

"O IDEAL SERIA QUE UM HOMEM TIVESSE 100% DE INSTRUÇÃO E 100% DE EDUCAÇÃO – QUE FOSSE MESTRE EM CIÊNCIA E MESTRE EM CONSCIÊNCIA".

"Educação do Homem Integral" - é um texto destinado mais ao educador procurando incutir-lhe a compreensão profunda da arte de educar, que é muito diferente daquilo que os governos praticam, não só do Brasil, através do Ministério da Educação, ou das Igrejas. Os governos visam principalmente a instrução, enquanto que as Igrejas se preocupam com conceitos de moralidade do agir. Ambos falham se esquecendo que o educando é um ser em crescimento e que a verdadeira educação leva ao auto-conhecimento e auto-realização. Nesta segunda edição, o livro é apresentado como um manual de auto-realização. E a filosofia individual não é organizável como base de uma educação oficial, pois ela exige uma pedagogia diferente. Parte do princípio de que é a educação uma espécie de indução realizada por um educador plenamente realizado (o que está longe de ser uma realidade) - sua conduta é que influenciaria beneficamente os educandos.

"Ninguém pode educar alguém. Alguém só pode educar-se a si mesmo" - com essas palavras o autor demonstra que toda verdadeira educação só pode ser intransitiva, ou reflexiva, subjetiva. O Mestre só pode mostrar o caminho, através do qual o aluno pode se auto-educar. Cabe a cada um através do livre arbítrio aceitar ou não; ou seja, é necessário que haja receptividade.

Instrução e Educação são como duas linhas paralelas que não convergem nem divergem. A Instrução está em uma dimensão e a Educação está em outra muito diferente. As suas finalidades são completamente diversas. Descobrir fatos fora de nós é Instrução - prepara para a vida profissional; Educação é a realização das qualidades que fazem parte do "Eu" e envolve auto-conhecimento. A educação ocorre por ação indireta. A arte de educar consiste em descobrir e despertar as potencialidades adormecidas. Ciência e arte, auto-conhecimento e auto-realização aliadas a talento e intuição vão gerar um processo de magnetismo entre educador e educando, realizando o processo educativo.

Hoje a instrução unilateral de valores materiais é a responsável pelo estado de crise existencial das pessoas, pois os valores do Eu não foram desenvolvidos. O desequilíbrio comportamental dos jovens e da sociedade é o resultado gritante que assistimos. É comum notar que um educando que teve todos seus caprichos satisfeitos, mais tarde considera seu educador um fraco, chegando a menosprezá-lo.

Falta a visão ampla do que é a verdadeira existência individual total regida pelas leis Cósmicas. Esta visão é uma experiência interna, individual, intransferível.

Segundo A. Einstein os valores que dão sentido à vida "vem de outra região" - eles são a alma do Universo. A consciência é o eco desses valores e exige obediência; uma pessoa educada pela consciência dos valores é a que poderá dar equilíbrio, paz e harmonia à sociedade e ao mundo. Todo educador deve eduzir, despertando os valores positivos, bons, levando o educando a aceitá-los em seu livre arbítrio mesmo que signifique perda ou sofrimento ao ego. Qualquer prêmio ou castigo é antipedagógico.

O homem instruído é erudito; o homem educado é bom, altruísta. A moderna pedagogia ao liberar o comportamento dos alunos, deixando cada um livre para agir e assim evitar "frustrações" gerou pessoas inseguras, desequilibradas. Durante a infância e em parte da adolescência, a segurança do educador deve complementar a liberdade do educando, para garantir-lhe um futuro de equilíbrio. O "castigo" para melhorar é recomendável; punir para fazer sofrer é imoral. As proibições não devem ser apresentadas como castigo, mas como forma racional, compreensível benéficas ao crescimento.

- Deve o educador falar em Deus? - Sim, quando a idéia equivale ao conceito do Filósofo Spinoza (Deus é alma do Universo), ou no dizer de Paulo - "Deus é aquele no qual vivemos, nos movemos e temos nossa existência"- onde o conceito não é limitado a uma pessoa ou individualidade, como a religião tem pregado, inclusive usando a figura do Deus que castiga, o que pode gerar uma espécie de revolta, incompreensão e descrença. Falta ensinar a sabedoria de ser e agir em harmonia com Deus.

A prática da Meditação consiste em desligar-se da dispersividade social, praticando a interioridade, a fim de orientar a vida diária. É um encontro consigo mesmo que ajuda a melhorar todos os setores da vida, ao abrir-se para a Fonte Infinita.

Outro tema abordado é - "Origem e Natureza do Homem" - fala do aparecimento do homem sobre a terra como uma creatura potencialmente humana - um ser humano num corpo animal, dotado de espírito e matéria. - "Deus creou o Homem o menos possível para que o homem pudesse crear o mais possível". A tarefa do homem é estabelecer a harmonia e o equilíbrio entre a sua natureza Divina e a animal. Cabe à educação estabelecer essa harmonia e equilíbrio, realizando o homem integral. O sistema educativo antipedagógico do prêmio x castigo, levou ao desequilíbrio, ao caos, violência, desordem, terrorismo...

Condena o sistema educacional que tem praticado uma espécie de "cobaísmo" – Cita : - adoção de teorias psicológicas ultrapassadas, a orientação sexual nas escolas, as teorias de Skinner negando o livre arbítrio, a indisciplina permissiva para evitar traumas e complexos, esquecendo que a criança e o adolescente têm um predomínio do instinto cego que deve ser disciplinado pela razão do adulto. Tudo isso agravado com a troca da cultura européia pela americana, sem bases sólidas. Esquecem que o homem não é uma justaposição mecânica de corpo e alma; ele é um intercâmbio orgânico entre corpo e alma. A dispersividade cada vez maior leva a educação a nadar contra a corrente.

Liberdade com responsabilidade em conjunto com realização e aperfeiçoamento levam a descobertas e conquista da verdadeira felicidade inerente à própria substância do verdadeiro Eu. Céu e inferno são estados de espírito de cada um, não prêmio ou castigos futuros. Ao falar em 'Guerra e Paz entre o Ego e o Eu' - lembra que segundo o Bhagavad Gita o Ego é o maior inimigo do Eu. A integração do Eu com o Ego determina o equilíbrio perfeito que uma educação adequada pode oferecer. Toda sociedade produto do Ego e seu campo é apenas "produtivo", enquanto que o Eu é creativo. A alo-educação se atém à faixa do Ego e da lei, e não na do Eu e da Justiça. O direito é do Ego, e a Justiça é do Eu. O maior bem que se pode fazer em relação a cada indivíduo é realizar a própria auto-realização porque o ser bom leva a fazer o bem, queira ou não.

O fim de toda educação é crear o Homem Integral. Homem, conhece-te a ti mesmo! Realiza-te!


terça-feira, 7 de outubro de 2008

ORAÇÃO - "PAI NOSSO"

Uma das orações mais difundidas no mundo cristão é o "Pai Nosso" - encontramos uma tradução do aramaico, que estamos transcrevendo para V.

"Ó Força Criadora
Pai e Mãe do Cosmo, mira tua Luz dentro de nós, abençoando-nos.
Cria teu reino de união, agora.
O teu desejo e o nosso sejam únicos, assim como em toda luz e todas as formas.
Dá-nos todos os dias o que necessitamos em pão e entendimento.
Desfaz os laços que nos prendem assim como nós soltamos as amarras da culpa de nossos irmãos.
Não permita que as coisas superficiais nos iludam.
E liberta-nos de tudo o que nos detém.
De ti nasce toda vontade reinante, o poder e a força viva que se renova a cada dia e a tudo embeleza.
Dê poder a esta declaração para que possa ser o solo no qual cresçam todas as minhas ações".
Amém.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

FRASES PARA MEDITAR

-"Deus, para a felicidade do Homem inventou a Fé e o Amor. O diabo, invejoso, fez o homem confundir Fé com Religião e Amor com casamento" - ( Machado de Assis).

-"Prepara na Primavera as flores que vão florir o Outono e o Inverno de tua vida" - (Joaquim Manoel de Macedo).

-"O melhor amigo é aquele que nos faz melhor do que somos" - (Rui Barbosa).

-" Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições da vida, pois das mais escuras nuvens cai uma água clara e fertilizante" - (Provérbio Chinês).

-" É preciso saber aborrecer-se" - (ditado popular francês).

-" A preguiça caminha tão devagar que a pobreza em pouco tempo a alcança" - (ditado popular).