quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ALIMENTAÇÃO NATURAL


Muito se tem falado sobre a alimentação natural.
Mas o que é certo e o que é errado em nossa alimentação?
Para discutir e estudar o assunto, na década de 1980 o prof. Mário Sanchez deu início à divulgação do naturismo - Alimentação Natural - realizando cursos em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia entre outras localidades. O vasto material desses cursos foi organizado inicialmente em 3 apostilas datilografadas incluindo gráficos e ilustrações. Em 1988 foi lançada pela Imery, uma edição, com 500 páginas, sob o título de "Medicina Nutricional" - Curso Avançado de Alimentação Natural e Nova Dietética - Jejum e Projeto Genético - ilustrada, com índice remissivo e bibliografia. Após ter-se esgotado essa 1ª edição, para facilitar a consulta e atender aos estudiosos da área, a obra foi lançada, em três volumes: Vol.I- Fundamentos da Alimentação Natural; Vol. II - Regimes e Prevenção na Alimentação Natural; e Vol. III - Cura e Regeneração na Medicina Nutricional.
Hoje temos em mãos a 4ª edição do Volume I do Curso Avançado de Alimentação Natural - Medicina Nutricional. Obra revista, atualizada, contendo os Fundamentos da Alimentação Natural.
- O que é Alimentação Natural? - ele afirma: "cada um tem em si uma fórmula genética onde está gravada a alimentação correta".
Neste trabalho o leitor vai encontrar todos os fundamentos químicos, físicos, biológicos do que seja uma MEDICINA construida sobre o PROJETO GENÉTICO.
Em linguagem acessíve, é um informe científico que atende ao leigo curioso, à dona de casa que necessita conhecer os segredos de uma boa alimentação, ao estudante universitário e ao doutor que não tem tempo para coletar informações e quer se atualizar...
Vale a pena conferir - mais informações (www.mariosanchez.com.br)
Aguardamos o lançamento dos Vol. II e III, pois sempre é oportuno conhecer a verdade científica sobre os alimentos que nos dão saúde, ou seja aqueles que tem o poder de ativar o Projeto Genético permitindo cura e regeneração do organismo, melhorando nossa qualidade de vida.
Enquanto isso vamos colocando em prática os conhecimentos....

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O ALFABETO - origem

Quem inventou a escrita?
Para os arqueólogos a escrita teria sido inventada há mais ou menos 3.500 a.C pelos Sumérios. Essa escrita antiga era formada de imagens estilizadas com significado simbólico. O som ou sistema fonético foi criado posteriormente para representar a fala.
As inscrições grafadas em "cuneiforme" eram usadas pelos povos antigos como os persas, os elamitas, os babilônios, etc.
Na verdade a escrita é atribuida aos deuses como "Thot"(egípcio), a Nebo (babilônico) e a Itzamna (maia). Segundo uma lenda chinesa a escrita teria sido dada ao Imperador Yu por uma tartaruga mágica. Os caracteres chineses remontam a mais de 2.000 anos a.C.
Lendas à parte, nosso alfabeto teve origem no fenício. Os fenícios tinham várias letras para representar as consoantes e não utilizavam vogais; ficava para o leitor o trabalho de subentender a vogal correspondente.
Os gregos por sua vez copiaram as consoantes fenícias que não existia em seu alfabeto e as transformaram em vogais.
As vogais, na escrita grega passaram a ajudar a distinguir uma palavra de outra; muitas vezes a vogal era colocada no início da palavra, auxiliando assim a entender o significado.
Além disso os gregos inverteram a forma das letras fenícias para criar seu alfabeto clássico. Foi deste alfabeto clássico grego que surgiu o alfabeto latino.
Nosso alfabeto começou a tomar a forma atual desde 1.000 anos a.C quando os gregos e os fenícios deram início a suas relações comerciais.
O interessante é que os fenícios escreviam da direita para a esquerda e o gregos inverteram não só as letras, mas também a direção da escrita - passando a escrever da esquerda para a direita.
Graças ao alfabeto hoje a comunicação através da escrita foi facilitada entre os povos, apesar das inúmeras diferenças de formas de escrita.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

FRASES CÉLEBRES

"O eterno silêncio destes espaços infinitos me aterroriza".
(Blaise Pascal)

"Se não existir uma verdade absoluta, não pode existir uma verdade relativa".
(Albert Einstein)

"O conhecimento avança a passos e não a saltos".
(Thomas B. Maculay)

"Dá-me um apoio firme onde por os pé e eu moverei a Terra".
(Arquimedes)

"A imaginação é mais poderosa do que o conhecimento. Ela amplia a visão, dilata a mente, desafia o impossível. Sem a imaginação o pensamento estagna".
( A. Einstein)

"Creio que o homem não é o segundo ser mais perfeito mas que existem muitos graus de seres superiores a ele".
(B. Franklin)

"O esforço e o talento tornam o difícil possível. O esforço e o gênio geram o impossível".
(M. Gonzalez Ulloa)

"ELE deu ao homem a palavra, e a palavra criou o pensamento, que é a medida do Universo."
(Percy B. Shelley)

"Tenhas coragem para começar, valente. Apesar do conhecimento insuficiente".
(Robert Frost)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

AVES MIGRATÓRIAS

Lemos a notícia de 22/02/2009 -"Destino de Aves Migratórias é um Mistério para Pesquisadores" (H.Rutger). O assunto é assaz interessante. Pássaros viajam 16 mil km em suas migrações que vão às vezes de polo a polo, atravessam continentes e oceanos, todos os anos.
Os cientistas confessam que não sabem para onde as aves migratórias vão. Eles trabalham para descobrir onde os pássaros vão porém o sistema completo da migração é desconhecido. Afirma o artigo: "A vida de muitas aves marinhas costeiras permanecem verdadeiros quebra-cabeças para os censores de 30 gramas" que são colocados em suas asas...
Os ornitólogos sabem tudo sobre as aves migratórias em seu período de reprodução aqui na Terra e de onde partem tão logo os filhotes aprendem a voar. E sabem que elas voam todas juntas a grandes altitudes guiando-se pelas linhas magnéticas, pelas estrelas, pelas constelações...
Mas, para onde vão? - Mistério!
Vamos citar três fontes que podem ter a resposta a tal pergunta que perturba os cientistas:
1- Em "O Evangelho Segundo Tomé" (trad. M. Sanchez) , item 3/pág. 13, lemos a resposta de Jesus aos seus discípulos:-"Se vossos guias vos disserem que o Reino está nos céu, as aves vos precederam..."
2- Charles Fort, um pesquisador do realismo fantástico, da década de 30, apresenta cerca de 40 mil notas sobre toda espécie de chuvas que caem na Terra e ele admite a hipótese de que parte dela não seja de origem terrestre. Ele diz: "Proponho que se admita a idéia de que há, para além do nosso mundo, outros continentes dos quais caem objetos, da mesma forma que os destroços da América derivam para a Europa", e prossegue :"tenho a impressão de que por cima das nossas cabeças uma região estacionária, na qual as forças de gravidade da Terra, bem como as meteorológicas, são relativamente inertes, recebe do exterior produtos análogos aos nossos"...
3- Textos Sumerianos contém informações de como os "deuses", após o último dilúvio dividiram a Terra em quatro partes. Três foram dadas aos homens (uma na região da Mesopotâmia, outra no Vale do Nilo e outra no vale do Indo); a quarta parte é a Terra Sagrada, restrita, ficou reservada para os "deuses" que se retiraram da Terra e aonde só se vai de "shem", ou seja voando em foguete, nave ou só quem tenha asas - as aves?
Perguntem às aves dos céus. Elas sabem a resposta.
Aliás, os Pássaros sempre foram considerados como "mensageiros dos deuses"...
Outras referências poderiam ser citadas, mas cientistas são cientistas. Querem provas! Já dizia Eugene Vale: "O evento mais trágico da história da humanidade é acreditar apenas naquilo que pode ser provado. Com um golpe apaga-se a filosofia, a fé, a imaginação". Mas não se apagam as realidades que nos recusamos a aceitar. Por mais absurdas que possam parecer elas existem independentes da aprovação da ciência oficial.



terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

HARMONIA

"Todos os homens nascem iguais visto que estão imbuidos com os mesmos desejos básicos e instintivos. Eles desejam a oportunidade para o desenvolvimento e expressão harmoniosa do seu EU. Esses desejos podem ser concebidos por diferentes povos e em todos os idiomas do mundo.E, podem ser manifestados por meros impulsos ou serem expressos em frase bonitas e eloquentes.
As diferenças de expressão no homem são superficiais e não fundamentais.
A tolerância é o conhecimento dessas diferenças e a defesa do direito de que elas existam.
Um sociedade Tolerante será HARMONIOSA".

Quanta verdade em poucas palavras.
É pena que as pessoas confundam Tolerância com permissividade.
Tolerar é saber aceitar as diferenças porém respeitando e se fazendo respeitar.
Só assim será posssivel haver a verdadeira Harmonia e paz tão propagadas e nunca encontradas ou praticadas.
A Harmonia deve começar dentro de nós.
Partindo de nós para a Sociedade como um todo... ao contrário de ficar esperando que venha de fora para atender um EU individualista, como a grande maioria faz.
ass. 4192951

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

NOTÍCIA CHOCANTE!

"ILHAS DE LIXO PLÁSTICO ESTÃO SE FORMANDO EM PLENO OCEANO PACÍFICO, ÍNDICO E ATLÂNTICO..... PEIXES ESTÃO MASTIGANDO E INGERINDO PLÁSTICO...."
Que mundo é este?
Sempre tive minhas restrições aos objetos de plástico desde que começou a se vulgarizar - copos, pratos, garrafas e inúmeros outros "descartáveis" domésticos. Ultimamente os sacos plásticos são o meu problema que ainda não consegui dominar. Chego a descartar 2 por dia! Evito ao máximo as embalagens cujos produtos não apresentam outra alternativa para o conteúdo...
Meu protesto aqui agora é contra a produção indiscriminada de toda e qualquer embalagem ou produto à base de matéria plástica - onde estão os responsáveis que produzem e já sabem que o meio ambiente não suporta tanto lixo plástico? - Onde estão as autoridades competentes?
- 'ILHAS DE LIXO PLÁSTICO' - Que tal os senhores ambientalista que tanto falam em "aquecimento global" e desfesa do meio ambiente irem às fontes da causa?
Está precisando RECICLAR não só o lixo produzido, mas também as cabeças de quem polui e só pensa em "progresso" a qualquer custo; e também de quem diz que defende o meio ambiente mas que na verdade querem "apagar o incêndio tocando os sinos"!!!!!!
Ainda há tempo de reverter a situação absurda a que se chegou.
PLÁSTICO DESCARTÁVEL .... Ninguém merece.
ass.4192951

domingo, 15 de fevereiro de 2009

FICÇÕES

- Na busca do "Quarto Caminho"
Dei um salto para o irreal.
Descobri meu nível ontológico;
Consultei meu arquétipo celestial.
- Mergulhei pelos labirintos da Vida e das Leis;
Em documentos paleográficos,
enígmas e mistérios profundos, achei.
Descobri os números secretos que movem os mundos;
o sorteio dos destinos hereditários, presenciei!
Do número trasnfinito que rege o Poder,
só me faltou a combinação saber...
Sete-cinco-oito-dois-quatro-um(?)...
E, na escolha dos caminhos que se bifurcam,
descobri que podemos escolher todos menos um.
- Com certeza telúrica, muito além da imaginação
Vi, em guarda ao templo sagrado, milenar,
Leões de pedra a espreita dos visitantes.
Ao lado, um alerta - enígma-ficção:
-"Cuidado! não olhem seu olhar inerte;
Em fera real eles podem se transformar!"

No contexto da vida somos pétreos leões
de olhos inertes, olhando sem ver.
Supomos ser tudo desvairadas ficções
quando encontramos o Caminho do renascer!

(GO-21-01-90) - ass. 4192951.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

PEQUENAS ATITUDES -GRANDES RESULTADOS

- Elogie! Admire! Felicite!
Harmonize-se com todas as coisas do Universo.
Tenha sempre, mas sempre, um sorriso no rosto.
O sorriso é um estimulante para si e para os outros.
O Futuro está em suas mãos.
Todas as pessoas como todas as coisas são atraídas pelo Amor!
O Amor é perdão, é reconciliação, é libertação.
Atenda as pessoas com Amor, Gratidão e Solicitude.
Cure-se de todas as infelicidades através do Agradecimento.
O meu Lar é um paraíso onde habitam os filhos de Deus.
Deus é fonte do infinito poder que emana de você.
Não se auto-limite. A Eternidade vive em você.
Viver religiosamente é viver respeitando o próximo.
O Espírito evolui com as dificuldades.

"Neste momento fluem do mundo da Imagem Verdadeira a infinita Sabedoria e o infinito Amor de Deus. Obrigado Senhor!"
(sabedoria SEICHO-NO-IÊ)


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CONCEITOS

7-8-5-9-6-3-4-1-5-3-2-7-7-1-8-6 (aura)

-"Há monentos em que é preciso abandonar as roupas usadas que já tem a forma de nossos corpos, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos."
(Fernando Pessoa)

-"É preciso rever o conceito que as pessoas fazem a respeito do Trabalho, pois o Criador não criou o homem para ser uma aberração da natureza onde tudo é trabalho harmônico, permanente. O homem tem o livre-arbítrio para se elevar pelo trabalho, sem fugas ou escapismos."
(M. Sanchez - em "Unidades Rurais de Subsistência")

-"
Se destruírem as cidades e deixarem os campos as cidades ressurgirão, mas se destruirem os campos e deixarem as cidades, estas não subsistirão"
(Benjamin Franklin)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O RELÓGIO BIOLÓGICO

Relógios os mais variados estão desde há milênios marcando o Tempo. São relógios do Sol, de água, de azeite, de areia (ampulheta), digital, analógicos, eletrônicos, astronômicos, atômicos....
Enquanto relógios sofisticados marcam os tempos olímpicos quebrando recordes por milésimos de segundo, nosso organismo tem que se adaptar ao tempo exterior mesmo que para isso lhe custe alguns sacrifícios.
É fascinante ver como a velocidade e o tempo competem num encadear de movimentos que ultrapassam constantemente a marca anterior. Acabarão chegando antes de sair?
Os relógios Atômicos por exemplo usam um padrão ressonante de frequência que se baseia na frequência de oscilação da sua energia. Para que sua energia oscile de forma regular, por ex. a cada 9.192.631 oscilações do átomo do césio-133 o relógio marca um segundo! Assim mesmo ele atrasa... Atrasa um segundo a cada 65 mil anos! Imaginem nosso relógio Biológico!
O corpo humano e de todos os seres vivos possuem um ciclo biológico-metabólico que envolve o ciclo do sono e vigília, atividade digestiva, regulação térmica, etc, repetido diariamente. Cada espécie posssui o seu horário próprio. O interessante é que tem sido feito testes para adiantar ou atrazar o relógio biológico. Um teste consiste em iluminar com uma lanterninha a pele da parte posterior dos joelhos. Não se descobriu ainda como funciona, mas funciona, influenciando nas variações do ritmo circadiano.
Para quem tem o hábito ou necessidade de trabalhar ou viajar contrariando os fusos horários e respectivos relógios biológicos, o ajuste do seu relógio interno pode ser feito tomando duas horas de sol, fazendo um bom passeio ao ar livre. É simples fazer o ajuste dos ponteiros... Basta ter tempo para isso...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

"YOGA DO RISO"

7-8-5-9-6-3-4-1-5-3-2-7-7-1-8-6

"O segredo da consciência se liga intimamente ao domínio da respiração".

"YOGA DO RISO - A ALTERNATIVA DA ALTERNATIVA"
Finalmente algo que, embora não seja novidade, surge no mundo ocidental como uma terapia alternativa - e com explicação científica.
Falar em Yoga, em geral, afasta ou assusta as pessoas que não conhecem o que a prática dessa ciência pode oferecer-lhes. Sabemos que a respiração Yoga quando praticada corretamente produz "milagres" instantaneos. É o caso da respiração purificadora que consiste em três etapas. 1- inalar uma respiração completa; 2- reter o ar por segundos; 3- exalar o ar como se fosse assobiar. Reter um momento e depois expulsá-lo em pequena porções até o fim. Benefícios: transmutação das células em energia; oxigenação plena do pulmão; melhoria da circulação sanguinea, aumento da força vital, etc. Mas as pessoas tem preguiça em se disciplinar e realizar os exercícios de respiração correta. Foi aí que começamos a relacionar o fato com outras posturas comportamentais, quando na busca de algo além do "rir é o melhor remédio", surgiu a informação da prática do YOGA DO RISO! E, com toda a seriedade fomos pesquisar o assunto.

Segundo Buda o riso começa na alma e se manifesta fisicamente através dos olhos que são a "janela da alma". Os olhos, a face e o corpo passam a irradiar vibrações positivas quando o riso é liberado. A pessoa torna-se um centro de atração como uma luz, pois ela simbolicamente se transforma numa receptora dos benefícios universais. Já uma pessoa mal humorada que não ri ou tem um riso negativo (falso, de boca fechada, de lado, rápido, etc) fica fechado às boas energias que são uma dádiva para todos. Essas pessoas não sabem beneficiar-se desse manancial de vida positiva!
Ao aprender a rir nos liberamos dos nossos "fantasmas", nos curamos dos medos, inseguranças , ansiedades, tristezas, depressões, baixa estima, etc. Ganhamos confiançam, força interior, alegria, saúde! Basta rir... Rir durante 5 , 10 ou mais minutos por dia, logo de manhã, na frente do espelho. Rir um riso aberto (háa....háa...háaaa!....) verdadeiro, demorado, aquele que forma rugas ao redor dos olhos; um riso largo, generoso do "Olá! Bom DIA!", contagiante, vibrante, com vontade, resgatando o otimismo, o estar de bem com a vida!
Se você é daquelas pessoas incrédulas, mal-humoradas crônicas, experimente o seguinte exercício que pode ser feito em frente ao espelho em casa ou num parque ao ar livre:
- Cabeça erguida coloque as mãos na cintura, inale o ar enchendo os pulmões; retenha por um instante o ar; curve-se para a frente e comece a soltar o ar pela boca aberta como quem está dando uma gargalhada.
Mesmo que não tenha vontade, aos poucos você estará dando gargalhadas. Prossiga fazendo movimentos com os braços e mãos, caminhe, etc.
Aos poucos a sua atitude mental muda e se libera dos pensamentos e sentimentos dando lugar a novas percepções, sensações que irão tomando conta a ponto de você conseguir ver o lado alegre, divertido, positivo da vida. E, inclusive achando engraçado o lado patético da vida do mundo apressado e sem tempo em que vivemos.

Do ponto de vista psicológico o riso é um verdadeiro presente que nos ajuda a enfrentar as adversidades, traz benefícios para o corpo, a alma e o espírito.
Riso - velho método já usado por Hipócrates no século IV a.C - é o SEGREDO DA LONGEVIDADE COM SAÚDE e é de GRAÇA! - Nem precisa de um palhaço para fazê-lo rir.
Não deixe para amanhã a gargalhada que pode dar hoje!

ass. 4192951