sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PSICOLOGIA DAS MULTIDÕES

"- As multidões são uma massa irracional. Um grito. Uma palavra de ordem e a massa enfurecida, desvairada, ataca, agride ou simplesmente sai em debandada como o estouro de uma boiada."

Li essa afirmação há tempos e fiquei chocada com as explicações de experts em psicologia das multidões. Passamos a observar o comportamento de grupos, povos, nações... E é a triste realidade.
Uma voz de comando saída não se sabe bem de onde, mas que pega a multidão de surpresa levando-a a reagir exatamente dessa forma - forma de "manada".
Manipuladores de mentes anestesiadas pelas luzes da ambição, ou pelo comodismo do deixa pra lá, agem sobre presas fáceis do fascínio pela palavra bonita, falsas promessas, discursos para enganar bobos, etc.
O resultado tem sido registrado pela história; ficamos com dois casos recentes: - o Nazismo na Alemanha, e a revolução comunista na China. Os jovens foram a massa de manobra útil aos interesses de líderes inescrupulosos.
Não precisamos recontar a história bem conhecida.
Ao assistir o que ocorreu na semana passada na UNIBAN - Faculdade de São Bernardo do Campo - SP, quando uma 'massa' respeitável de estudantes partiu para a agressão verbal contra uma jovem vestida com um mini-saia vermelho, ficamos chocada com a intensidade da reação em massa dos jovens contra um fato que por si só não era motivo para tanto barulho e agressividade.
Sem querer julgar ninguém tudo nos pareceu um programa de manipulação de mentes, mais do que uma reação espontânea de repulsa por uma colega vestida de forma diferente, ou "mais ousada", como classificou uma jovem universitária entrevistada pelo reporter.
- Até que ponto os jovens universitários se comportaram espontaneamente? - De onde partiu a palavra de ordem para agredir a jovem vestida de mini-saia vermelho? - Teria sido a jovem usada para um teste?... Tudo é possível! - Será que as investigações policiais vão considerar esta hipótese também?
Psicologia das multidões, lavagem cerebral, domínio de mentes, etc., não são ficções!
Isso é muito sério para ser ignorado pelas autoridades conscientes de suas responsabilidades.
O alerta está dado: - Jovens, não se deixem usar. Vigilância constante é indipensável para não cair na armadilha de falsos líderes a serviço da dominação das NAÇÕES.
O que a princípio pode parecer uma atitude de rebeldia tola, pode esconder o germem de algo muito grave.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DECORAÇÃO E ARTE

O artesanato é uma atividade milenar. Desenvolver habilidades manuais faz parte da cultura dos povos através dos tempos. Tecelagem, cerâmica, modelagem, pintura, etc., se perpetuam nas mãos de hábeis artistas e são elementos desses objetos que vão contando a história da humanidade.
As técnicas de culturas do passado muitas vezes ainda são um enigma. Demonstram que os conhecimentos se perderam e um dia podem ser redescobertos.
Tivemos em tempos escolares a oportunidade de praticar um pouco do que hoje é considerado meio de vida para comunidades menos favorecidas.
Aproveitamos para passar aqui uma pequena receita encontrada entre nossos guardados. É para o fabrico de pequenas peças decorativas conhecidas como "biscuit" - embora o "biscuit" seja uma peça duplamente cozida com aparência de mármore.
Esta receita, no entanto, é sem esse processo.

Ingredientes:
500 grs. de maisena
750 grs. de cola branca
3 colheres de formol
150 grs. de polvilho doce
1 xic. de água
tinta óleo para tingir
1 creme para as mãos (para ajudar a trabalhar a massa).

Modo de fazer: - misturar os ingredientes em panela anti aderente. Mexer bem e levar ao fogo. Guardar em vasilha fechada enquanto não trabalhar com a massa.
Modelar o objeto desejado, usando sua criatividade. Pode fazer caixinhas para pequenos objetos, bibelot, estatuetas, etc. Com a tinta, dar o toque final com detalhes ao seu gosto.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

EPIGRAMAS

Epigramas da Antologia Palatina.

"Barbas e Filosofia"...
- Se deixas crescer a barba, dá um ar de sapiência.
O bode, tão barbudo, está mais bem servido que Platão!

"A um Avarento":
- Tens a riqueza do rico, mas a alma tens de pobre.
Infeliz, rico para teus herdeiros, pobre para ti mesmo...

"O belo é efêmero" -
- A rosa floresce num breve tempo;
passando por ela,
na volta, vais encontrar não rosas, mas espinhos.

Pensamento : - "O homem crê na vida eterna, mas vive como se esta não existisse!"

terça-feira, 27 de outubro de 2009

SUPERDOTADOS

Frequentemente vemos algum noticiário sobre crianças que se tornam objeto de curiosidade na mídia por apresentarem certos comportamentos intelectivos ou potencialidades acima da capacidade normal para uma criança de sua idade.
São os chamados Superdotados.
- Mas o que é um superdotado?
Um superdotado é aquele indivíduo que apresenta um notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspéctos, seja isolados ou combinados:
- Capacidade intelectual geral;
- Aptidão acadêmica específica;
- Pensamento criador ou produtivo;
- Capacidade de liderança;
- Talento especial para artes visuais - artes dramáticas e música;
- Capacidade psicomotora especial, etc.
Os fatores que determinam essas condições são de ordem física que envolvem em geral um parto difícil, e que de uma forma específica afetaram e influenciaram a atividade cerebral. Uma criança superdotada em geral tem um comportamento irritável, explosiva, apresenta ambidestrismo, dislexia, gagueira, precocidade intelectual, capacidades telepáticas, etc. São extremamante sensíveis exigindo constante atenção.
Os conselhos dados por especialistas são em primeiro lugar o de evitar o exibicionismo. Seu aprendizado deve ser direcionado, ensinando-os a aprender. Por exemplo, uma criança superativa que em geral perturba o andamento de uma sala de aula, pode ser incentivada a desenvolver uma atividade paralela que lhe interesse, como uma leitura de seu interesse mesmo que esta não faça parte do currículo desenvolvido naquele momento. A prática de esportes, como natação para os que tem também outras características como dedos em baioneta, joelhos vagos, etc. Temos a terapia ocupacional com a dança, música, artesanato, trabalhos manuais e pintura - que envolvem criatividade, etc.
Superdotados não são exclusividade de determinadas classes sociais. O fenômeno independe de origem social ou cultural. O destaque que se tem, por exemplo, em certas áreas artísticas e esportivas entre jovens de origem pobre demonstram que eles são portadores dessa característica que ativou os dois hemisférios do cérebro concedendo-lhes capacidades acima da normalidade.

domingo, 25 de outubro de 2009

MEIO AMBIENTE

 
O assunto "meio ambiente" não sai da mídia.
Tornou-se tema obrigatório de todos, especialmente dos que querem fazer média com o povo mais desinformado do que nunca.
Assim, estamos esclarecendo algumas dúvidas que nos foram colocadas:
 
P - Os governos terceiro mundistas que se intitulam governos "de direito democrático" realmente estão interessados em resolver os problemas do meio ambiente?
 
R - A maior parte das falas, não passam de discursos (escritos por terceiros) para manter-se em foco. Porém pouco ou quase nada sabem sobre o assunto. Estão completamente desinformados e ainda se queixam de que não conseguem acompanhar tudo o que vai pelo mundo para justificar o despreparo ao tratar do tema. É uma postura oficial, apenas.
 
P - Mas a impressão que fica é de que estão trabalhando...
 
R - Para eles é o suficiente, pois acreditam que estão realmente trabalhando!
 
P - E o programa sobre o cultivo de plantas oleaginosas (dendê, mamona, etc) para substiituir o soja como biocombustivel?
 
R - Outro erro. Existem alternativas que estão sendo esquecidas, ou deixadas de lado por falta de vontade politica para implementar programas específicos. Vivemos num país com extenso litoral, por ex., que poderia ser utilizado para um programa de uso da energia das marés como já ocorre em outros países, inclusive em Portugal. O Sol tropical dos 365 dias/ano podem geram grande quantidade de energia  solar, e que ainda mal é explorada.Países como a Alemanha e a Espanha já tem seus campos de produção de energia solar. Ventos? - a energia eólica é outra que poderia estar beneficiando milhares de pessoas. Aqui no Brasil pouco ou quase nada tem sido feito e vento é o que não falta, tanto quanto o Sol e o extenso mar litorâneo.
 
P - E o petróleo do pré-sal?
 
R - Mais um combustivel altamente poluidor, e que além de não ser exclusividade brasileira, pois ele existe também no litoral da África, ainda é uma incógnita. Dois poços pesquisados resultaram em poços secos. As brocas que estavam sendo utilizadas numa perfuração foram retiradas, apesar de estarem em perfeita ordem, e não tem data para serem instaladas novamente.
P - Já ouvi falar em energia livre...
 
R - A energia livre está aí ao alcance de todos, é inesgotável, é gratuita, não polui, será a energia do futuro. E o mais importante - ela proporcionará realmente um meio ambiente que só a ficção pode imaginar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NORMALISTA & PROFESSORINHA

Bons tempos! Turma animada. Professores (as) dedicados, ensinado a ensinar.
Era a Escola Normal ou o Magistério, onde jovens procuravam, em três anos de estudos específicos, formar-se no Magistério.
Ser Professor(a) do ensino primário era uma profissão considerada nobre.
Os mestres representavam modelos a serem seguidos e imitados, pois inspiravam respeito e admiração.
Além das disciplinas básicas de Português, Geografia, História, Ciências, estudava-se Pedagogia, História da Educação, Sociologia, Psicologia Educacional, Biologia Educacional (incluindo o diagnóstico das principais doenças e primeiros socorros), Economia Doméstica e Trabalhos Manuais, além de Puericultura; também fazia parte do aprendizado do futuro professor primário, a música (canto e regência), desenho, jogos etc. Em especial estudava-se Didática e Prática de Ensino que incluíam aulas práticas em classes modelo rural com quatro turmas diferentes em uma só sala.
Assim, jovens rapazes e moças, ao completar 18 anos, estavam aptos a assumir não só a responsabilidade de alfabetizar mas também de dar prosseguimento a diferentes turmas ao mesmo tempo numa única sala de aula. Tudo sem as modernidades da atualidade, mas com bons resultados. As crianças aprendiam. Queriam aprender. E a "professorinha" tinha orgulho de ensinar, pegar na mão, ajudar nas primeiras letras, cantar a tabuada e a conjugação de verbos, fazer continhas "de cabeça"vigiando para que as crianças não se acostumassem a "contar nos dedos".... contar estórias, fazer teatrinho... Tudo muito simples e natural.
Havia alunos mais inteligentes; outros nem tanto. A própria criança era incentivada a ser independente, conhecer seus limites, e sem traumas caminhar no aprendizado sem cobranças.
Acabaram com a Escola Normal - o Magistério. Desvalorizaram a profissão. Legislações cheias de boas intenções destruiram o respeito que havia entre aluno-professor.
Curso superior para professores até das creches!!! A Universidade é para abrir horizonte e indicar caminhos. O profissional das diferentes áreas precisa de uma orientação específica. O profissional da área de educação é quem ensina a todos os outros.
Não me venham falar em necessidade de modernidades que apenas sobrecarregam as crianças com uma dispersividade de material didático perfeitamente dispensável. O material didático mais importante ainda é a vontade de aprender. Sem ele o processo de aprendizado jamais se concretizará.
Só fico a pensar num "apagão" geral num dia qualquer de um futuro não muito remoto. Ninguém vai saber como realizar a tarefa educativa!!!
Uma "professorinha" da antiga Escola Normal tenho certeza que saberia dar continuidade ao aprendizado mesmo no escuro.
Em 15 de outubro comemorou-se o Dia do Professor. Aproveito para enviar a todos os colegas e ex-professores com quem tivemos a satisfação de conviver e aprender, um grande e saudoso abraço.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

VÃO TRABALHAR!!!

É do "intelectual" Chico Buarque o refrão de uma música que diz:
- "Vai trabalhar Vagabundo. Vai trabalhar vagabundo!....."
Esse refrão cai como uma luva ao atual governo federal a começar pelo presidente e todos seus aliados, incluindo com destaque o governador e prefeito do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, por si só, com suas belezas naturais e cartão postal turístico merecia ter sido devidamente administrada para torná-la uma das melhores e mais seguras cidades do mundo!
Quando em tempos não muito distantes, ao invez de impedir a ocupação dos morros, (que a nosso ver são áreas de preservação ambiental), os governantes tivessem elaborado uma politica clara, firme, coordenada, de ocupação do solo, hoje não estaríamos assistindo ao absurdo que lá ocorre: - uma guerra urbana provocada pela ocupação dos morros por narcotraficantes disputando o domínio da região; muito pior que as guerras como a que ocorre na Faixa de Gaza por exemplo; ou qualquer atentado terrorista pontual, porque lá no Rio o terrorismo é diário.
Ao ver pela TV o absurdo da situação e a cara dos políticos querendo justificar o injustificável, temos que dizer: _ Vão Trabalhar, vagabundos!!!"- Já ocorreu o Pan, a Copa do Mundo em 2014 passará por aí também; sem esquecer que a cidade é um ponto de atração turística internacional diária, mais o Carnaval anual, etc, etc... e, dizer que só as obras para os Olimpíadas de 2016 é que irão resolver o problema da violência!?
Francamente! - Quem tem competência não precisa de desculpas para trabalhar e resolver os problemas gritantes que assolam a cidade e seus moradores. A população é mantida na ignorância por pura conveniencia politica, pois assim sempre haverá um belo discurso para FUTURAS realizações!!! - que não sairão do papel....
Qualquer profissional tem que apresentar currículo com diplomas de nível superior - Até já vai ser obrigatório nível universitário para professores do ensino básico!!!! Acabaram com o antigo MAGISTÉRIO! (falaremos desse assunto em outra oportunidade). E mais, passar por testes psicotécnicos, entrevistas com experts em RH, além de experiência comprovada, atestados de antecedentes criminais, atualizações profissionais e reciclagens constantes, etc....
- E os Srs. Politicos? - o que é exigido dos candidatos à gestão de bens públicos e da vida de uma Nação?
- Apenas os votos da maioria?
- Que maioria? - Uma maioria inventada para atender as conveniencias politicas de quem quer se perpetuar no poder, a exemplo do que grassa pela América e diversas partes do mundo.
Podemos medir o "grande" trabalho realizado pelos governos dos últimos 20 anos pelas milhas voadas pelos respectivos governantes comportando-se como colegiais de férias... Até quando?
Enquanto isso, o slogan da globalização vai ganhando espaço para ninguém se sentir responsável por nada. Muito cômodo!
Vão Trabalhar, Vagabundos!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PENSÉES - PASCAL

O PENSAR FAZ A GRANDEZA DO HOMEM

BLAISE PASCAL é um gênio. Um iluminado que influenciou seu tempo e continua causando impacto no modo de pensar do homem de nossos dias. Ele foi um dos fenômenos mais estranhos na literatura científica e religiosa mundial. Pensador, matemático, físico, foi, com o invento de sua "máquina aritmética" um pioneiro da ciência da informática. Seu pensamento e sua visão do mundo eram grandes demais para seu tempo.
Segundo H. Rohden -
"Pascal o homem que apelou da Razão para o Coração e de Roma para Deus".

PENSAMENTOS DE PASCAL:

- É lamentável ver todos os homens deliberarem sobre os meios e não sobre os fins.

- É sem dúvida, um mal ter tantos defeitos; mas é ainda um mal maior estar cheio deles e não querer reconhecê-los; pois é ajuntar-lhes o de mais uma ilusão.

- O tempo cura as dores e as querelas, porque mudamos e não somos mais as mesmas pessoas. Nem o ofensor nem o ofendido são mais eles próprios.

- As pessoas disciplinadas tem o poder de não pensar naquilo que não querem pensar.

- A natureza do homem não é ir sempre em frente; comporta idas e vindas.

- Todas as boas máximas estão no mundo; só nos falta aplicá-las.

- O silêncio é a perseguição. Nunca os Santos se calaram.

- É o ruído, que nos desvia de pensar em nossa condição.

- Submissão: - É preciso saber duvidar quando necessário, afirmar quando necessário, submeter-se quando necessário. Quem assim não faz não entende a força da razão.

- O coração tem razões, que a razão não conhece.

domingo, 18 de outubro de 2009

POR QUEM DOBRAM OS SINOS?

São mais de meio século acompanhando o desenrolar da história politica, econômica e social do mundo, e em particular do Brasil e América Latina.
Lá se foi a 2ª.Guerra Mundial com todas as sequelas e efeitos colaterais difíceis de apagar ou esquecer. A humanidade soube apenas detalhes que quiseram divulgar...
Guerras "menores" (?) em diversos pontos do planeta de sucederam, incluindo a guerra fria entre o Ocidente e o Oriente.
Guerrilhas a fervilhar na América Latina num desvario de fanáticos querendo reformar o mundo a seu modo. Heróis de papel, mistificados como mensageiros salvadores (salvadores do quê, ou de quem?) que causaram estragos em todos os sentidos.
Pobre América Latina! - Tão rica em benesses e tão mal servida de governantes. A falsa democracia que se instalou no Continente nos últimos 30 anos, abriu espaço para ditadores - leia: terroristas do passado que se instalaram no poder... E quem não os apoia, são achincalhados e perseguidos sob todos os aspectos. Com agressões verbais (no que são especialistas) tentam deturpar os valores éticos e morais de seus opositores. Os chamados movimentos sociais que criaram não passam de um nova forma de milícias formadas por pobres diabos que sofreram lavagem cerebral e são mantidos como cães amestrados prontos para atacar, invadir, depredar, gritar palavras de ordem. - Marionetes! não mais seres humanos...
A tragédia se propaga por todos os países da América Latina como uma epidemia que precisa ser erradicada. Só uma nova ordem através de uma Educação respeitosa, ética, responsável será a salvação desta e das futuras gerações sem raízes, tratadas como objeto de satisfação do poder dos 'pseudo democratas' - lobos em pele de cordeiros.
Procuramos analisar friamente o que acontece hoje a nível nacional e regional: terrorismo, narcotráfico, prostituição (em todos os sentidos), deturpação da verdade através da manipulação da mídia - chega a ser chocante a forma como os jornalistas se contradizem constantemente e se transformaram em repetidores de palavras chaves e frase feitas, como se elas por si só traduzissem a mais absoluta verdade.
Em moldes modernos, temos o que deve ter sido Sodoma e Gomorra destruídas conforme a história bíblica narra.
Falam em fim do mundo. O mundo não vai acabar nunca!
Falam em Aquecimento global. Falta de alimentos. Superpopulação. Nada disso vai acontecer como os arautos do terror moderno anunciam.
A história registra a ascensão e queda de muitos déspotas de toda espécie. É a lei infalível.
E mais uma vez ouviremos os sinos dobrar por uma época de desmandos.
E, nem precisaremos perguntar: - POR QUEM DOBRAM OS SINOS?

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O HERDEIRO - DESAFIO

E o homem sem saber o que fazer, inventa.
Inventou que tem que modificar a Natureza.
A Herança que vai deixar é de arrepiar.
Haverá herdeiros para colher os frutos podres plantados pelos cabeças feitas?

"O HERDEIRO - DESAFIO"
Eu, abaixo assinado,
me amarro numa de Naturista-Ecologista!
Trabalho, estudo; brinco até de surfista!
Sonho ser doutor...
Mas, hoje, vivo um pesadelo.
Pela loteria da vida fui premiado!
Me garantem que sou herdeiro;
herdeiro, deste planeta condenado!
SOS! Axê! meu pai Oxalá!
Valha-me Iansã, Xangô e Obatalá.
Saravá meu irmão. Saravá!
Salve IEMANJÁ.

Parece que não gostaram da Criação!
Resolveram o planeta reformar -
- "Tira água do rio que corre pro mar,
leva pra outro lugar... Diz que é pra vida do povo melhorar...
Seria mais racional, outro território povoar
e a Mãe Natureza respeitar!!!"
Corta floresta. Planta, planta, planta... mais do que vai usar.
Tudo por conta de um anti progresso secular.
Cópia da cópia, da lição de casa, de maus alunos
querendo de criadores brincar.
O resultado aí está... Mãe Natureza já está a protestar...

Oh, reformador do mundo.
Tua cabeça é que tens que reciclar!

Tudo que um homem imaginar,
Outro pode realizar.
Imagino um planeta Paraíso!
Te desafio este projeto executar!
Sem a Mãe Natureza reformar!!!
Sou o Herdeiro que não gostou de herança que estão a me deixar.


Oh! reformador do mundo.
Tua cabeça é que tens que reciclar!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

FAVELIZAÇÃO DO CAMPO

Trabalhar a terra é uma atividade milenar, mas nem todas as pessoas tem capacidade, vocação ou dom para o ofício.
Vivemos na área rural boa parte de nossa infância e sempre acompanhamos o trabalho realizado desde o preparo da terra, a semeadura, o trato da lavoura até a colheita dos mais variados produtos - horti-fruti-granjeiros, o cultivo de grãos e de café - . Sabemos o tempo de trabalho determinado pelo clima, a dedicação necessária para se obter o sustento de uma família, bem como, por tradição familiar, sabemos que "uma quarta de terra produtiva" fornece o sustento de uma família que se dedique ao cultivo rotativo de diversas culturas temporárias.
Saberão os atuais Ministros da Reforma Agrária e da Agricultura plantar uma quarta de terra? - E os líderes dos movimentos como MST/Via Campesina e outros, sobreviveriam da terra se não tivessem gordas verbas a sustentá-los?
Já sabíamos que os assentamentos da tão falada "Reforma Agrária" dificilmente levariam aos assentados os resultados mínimos para seu sustento. Tudo por falta de conhecimento no uso do solo; pura ignorância sacramentada pelo sistema utilizado na aplicação do pouco que se tem feito em prol do campo. Assim, vemos produzir só quem tem capacidade e visão de como usar o solo.
Os índices divulgados pela pesquisa realizada não nos surpreendeu: 37% não produzem nada! - 48% não são os que inicialmente receberam terras (venderam e voltaram para as cidades); e 72% dos assentados não tem renda, sobrevivendo de bolsas e cestas básicas dadas pelo governo às custas de quem trabalha e produz e paga impostos de tudo.
- E aí, José? - Queres tirar de quem produz para dar a quem não sabe e nem quer de verdade produzir?- Isso é um crime lesa-Pátria! É jogar para favelas rurais quem poderia ao menos ter sido treinado para trabalhar no campo antes de ser "premiado" com um lote de terras....
Fica a dúvida: - Os líderes desses movimentos e respectivos políticos que os apoiam existiriam se eles tivessem que assumir a responsabilidade de ensinar a cada cidadão assentado como se prepara a terra, como cuidar de cada tipo de cultura apropriada para cada região do país, como enfrentar as incertezas do clima (que sempre houve), o mercado, etc....
Lembremos que a revolução comunista na Rússia onde os proprietários produtores foram mortos, expropriados pelos bolcheviques que se instalaram no poder, levaram a uma generalização da miséria no país. Cuba? - Já comentamos. Lá está quem não conseguiu fugir do país, vivendo à mingua, enquanto o "Comandante Fidel Castro" tem uma fortuna maior que a da rainha da Inglaterra...
Palavra que tenho pena dos assentados, principalmente dos jovens e crianças que estão sendo arrastados junto com fanáticos insanos.
A ambição de serem "donos de terras" é que vem fisgando cidadãos incautos e ingênuos, fáceis de serem enganados com a falsa promessa de riqueza fácil. Trabalho no campo não é fácil. Riqueza maior é a da dignidade que um pode ter, seja em que profissão for. Proprietário ou não de terras.
Não importa. O que importa é poder andar de cabeça erguida sem se curvar a líderes que são os piores inimigos que poderiam querer ter.
Acabem com a Favelização do Campo, senhores Ministros e Politicos, para o bem da NAÇÃO.

domingo, 11 de outubro de 2009

BISCOITOS ESCRITOS

BISCOITO ESCRITO!!!!
Horta Mandala....
Mulheres e Homens guardiões da Natureza e da Comunidade.
É o Vale do Jequitinhonha, num recanto do agreste brasileiro, onde "Quando à noite a Lua dança..." tudo o mais vibra em harmonioso respeito pela vida.
É o mundo rural, o mundo da minha infância! Quanta saudade, lá do vale do Paranapanema... das noite de luar, do canto das cigarras, da farta horta verde, das amoreiras, das melancias e melões, das goiabeiras, dos coqueirais, da hora do grito quando a passarada voltava para seus ninhos, depois de mais um dia pelas matas...
Mas, voltemos ao "Biscoito Escrito" lá das comunidades atuais do vale do Jequitinhonha, onde a mulher rústica de alma pura, ensina às crianças a escrever o próprio nome com a massa preparada por ela com muito carinho.
- A, B, C, D, E... ,X, Y, Z... e, as crianças vão escrevendo seus nomes; alegremente assam em forno a lenha, e, saboreiam o sabor do saber.
Volto mais uma vez no tempo que me faz lembrar dos pães e dos "bollos", do bolo de fubá com erva-doce... Aprendíamos a contar: quantas medidas de farinha de trigo, quantos ovos, quanto de leite, quantos pães, quantos pedaços... A vida simples e harmoniosa é assim. Feita de pequenos detalhes, aromas, sabores, experiências que ficam para sempre na lembrança e vão alimentar sonhos e realizações pessoais.
A Mandala, o cuidado com o solo, com as plantas, com a água, com os sentimentos numa verdadeira reverência pela vida e pela Natureza.
Um maravilhoso exemplo para a humanidade tão carente de valores. Uma lição de vida para aqueles que pleiteiam por um pedaço de terra, mas só sabem destruir... - como infelizmente assistimos recentemente a destruição de árvores frutíferas por um grupo de Sem Educação, sem Moral, sem Respeito, sem Amor... com a desculpa de que queriam "plantar feijão" - E dizer que os sábios da antiguidade condenavam o uso de feijões por serem inibidores da inteligência! Faz sentido!
Uma comunidade voltada para a Luz, essa do vale do Jequitinhonha. Se houver um grande cataclismo que atire a humanidade fora da chamada "civilização moderna" com toda a tecnologia existente, essas comunidades saberão como sobreviver, com certeza. Continuarão fazendo seus biscoitos escritos, cultivando suas hortas mandalas, refazendo o solo, aproveitando cada detalhe do mundo em que vivem, porque eles aprenderam na escrita desenhada com o olhar, com os sentimentos, com os sabores, tudo feito com muito amor e respeito. Respeito pela vida e principalmente para consigo próprio pois sabem o que é a verdadeira felicidade. A do sabor da vida simples, como um biscoito escrito!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os MALEFÍCIOS DA CONCEPÇÃO PARCIAL DO HOMEM

O hábito da mídia sintetizar informações dando-lhes um cunho de 'slogan', acaba por favorecer a desinformação e a mentira. Toda mentira tem o dom de se expressar em poucas palavras levando a refutação a se estender nas informações para esclarecer o leitor de onde está realmente a verdade.
O Prof. Huberto Rohden, em seu livro "Entre dois Mundos", fala com muita propriedade sobre esta deturpação da verdade em relação ao homem como ser humano. Diz ele: "Há mais de meio século o comunismo em todas suas variantes (Russa, chinesa, cubana) vem empolgando grande parte da humanidade com suas teorias politico-sociais que na verdade não passam de um engodo. Não devemos nos limitar a combater sua atuação no setor politico-social, mas lembrar que no fundo ela é uma filosofia metafísica semelhante ao que foi o nazismo e o fascismo. Reprimir sintomas não leva à cura do mal. Falta uma terapia profilática que se oponha a essa ideologia que tem uma visão unilateral e parcial da natureza humana. A filosofia comunista conhece apenas o homem-ego, o homem material-mental. Ela nada sabe do homem-EU, o homem espiritual. Essa concepção incompleta, unilateral do homem é responsável por todos os males do comunismo, pelo seu materialismo dialético e por seu ateísmo militante. Seu carater anti-cósmico é o germem deletério e dissolvente da humanidade".
É o que temos observado a nível global - uma humanidade a se dissolver em uma falsa atitude social, e até se atrevem em falar em democracia(!) quando se referem à politica que praticam.
Esta concepção de um homem voltado para os bens materiais, seu conforto e seus direitos vem causando mais malefícios do que benefícios ao ser humano na medida que ele, inebriado pelas ilusórias benesses que recebe, se distancia de sua verdadeira condição de ser espiritual que completaria o quadro dando-lhe realmente uma vida digna.
Dinheiro não compra tudo!
Daí a descrença, o descaso pela verdade, a falta de objetivos mais elevados na vida que levam a degradação moral; basta lembrar o número de suicídios que vem ocorrendo nos países comunistas, e o avanço indiscriminado das drogas dominando especialmente os jovens que por falta de um alicerce, uma base religiosa ( de Religare - algo que liga o homem com o infinito de forma consciente; que faz a ligação entre o homem de Deus - nas palavras de Santo Agostinho). Falta ao homem atual esta atitude interior que cria o modo de ser de cada um.
É a partir da integração individual que se darão todas as outras integrações: social, nacional e internacional. Uma associação do homem material ao espiritual criará o homem total que parece não interessar ao sistema estabelecido.
Somente a oportunidade de transformar o homem nesse homem completo é que vai garantir a verdadeira liberdade em todos os sentidos.