quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

MENSAGEM

BOAS FESTAS!
FELIZ ANO NOVO!!!


É tempo de Festas, de Alegria, de expressar sentimentos de amizade, carinho, afeição...
É tempo de olhar o mundo com bons olhos, "de lentes limpas"... pressuposto para conquistar a Felicidade tão desejada.
A Felicidade é às vezes uma bênção, mas geralmente ela é uma conquista. Isto porque ela denota a capacidade das pessoas lidarem com os problemas. - Quem não os tem? - Mas, alguns apesar de tantos problemas conseguem manter um sorriso no olhar. Dizer uma palavra de estímulo. Transmitir alegria de viver. E assim transformam o que poderia ser uma vida sem brilho, num oásis de Paz, Harmonia e Felicidade. Essa é sua maior riqueza, sua maior conquista, pois conseguem ver as belezas que há à sua volta e isso faz a diferença.
Amar o que se faz, o que se tem, com quem se convive é o começo dessa transmutação interior que muitos buscam fora de si, como se os outros é que tivessem obrigação de lhes doar algo que só se possue porque foi cultivado num lugar muito particular: - No seu jardim interior!
O amor é paciente, é bondoso, não se irrita nem guarda rancor no coração. É uma espécie de porto seguro, um refúgio das intempéries da vida.
Assim como o Universo, eterno doador, cada um tem o poder de doar... Quem adotar uma atitude de gratidão, sem cobranças vai alcançar a dádiva maior desse amor incondicional que vai acompanhá-la por esta vida e pela eternidade.
-"Se queres achar amizade, doçura e poesia em qualquer parte, leva-a contigo". Não sejas mesquinho. Um sorriso é o melhor presente que podes oferecer e não custa nada.
Pense na beleza que existe à tua volta, e sê FELIZ!!! Neste Natal. No próximo ano e por todos os anos de tua vida!
Cultiva o Jardim de tua Vida com bons pensamentos, alegria de viver, gratidão pelo que hoje tens, pelos sonhos que alimentas, pelas boas amizades do dia a dia, pelo carinho com que brindas teus semelhantes, pelo respeito para com toda forma de vida e principalmente pelos teus semelhantes, pois como tu, eles também fazem parte da Criação Divina.
Contribua você também com uma pequena parcela de Felicidade e Alegria para fazer o mundo melhor.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

BALANÇO GERAL

Fim de ano!
Tão natural ver pinheiros cobertos de neve e Papai Noel com suas roupas típicas de inverno rigoroso lá do hemisfério norte. Renas, neve, pinheiros, festas, sinos, alegria, troca de presentes.
É hora de fazer um balanço final deste ano de 2009 que se encerra com muita, mas muita neve e temperaturas baixíssimas de até -33º C na Alemanha, para nenhum Papai Noel botar defeito. Isso depois de termos passado um ano ouvindo uma ameaça feroz de "aquecimento global". - Culpa do homem!!! - gritavam os "cientistas" e políticos da hora, hoje desmoralizados com as fortes nevascas a assolar Europa e Estados Unidos.
A reunião (pretensamente "científica"), realizada em Copenhague, vai ficar na memória de muitos como o fracasso da presunção humana acreditando que pode mudar o clima de forma consistente.
Já em 1975 cientistas americanos anunciavam que caminhamos para um período frio - glacial.
Nunca na história deste planeta houve uma reunião tão inútil! Pelo menos do ponto de vista proposto. Os acontecimentos estão apontar que o homem tem que mudar a si em primeiro lugar. Mudar seu comportamento em relação ao meio ambiente, sim! Fazer sua parte. Chega de confundir poluição do meio ambiente com condições meteorológicas ditadas pela Natureza e que envolve inúmeros componentes. E para isso não era necessário fazer todo aquele barulho, deixando para o país anfitrião um presente de 5.700 ton. de CO2!!!
Ela no entanto serviu para desmascarar o que se escondia por trás desse alarde todo de mudanças climáticas. A denúncia que se faz dos objetivos ocultos da conferência é de que pretendiam aprovar uma "governança" ou seja um governo supra nacional que decidiria acima dos governos dos países membros da ONU. Aliás, a União Europeia já deu o primeiro passo quando aprovou a criação do Estado Europeu, transformando 27 países membros em "províncias" submetendo-se a um governo supra nacional. Como vão se comportar os cidadãos agora sem limites de nacionalidades - pois todos são cidadãos europeus? - Certamente poderão migrar para as regiões mais favoráveis à medida que os gelos avançarem! E a África está alí do outro lado de Gibraltar e do mar Mediterrâneo. Assistiremos a um êxodo climático? E na América, nossa vizinha Guiana Francesa faz parte dessa grande Nação Europeia... A Amazônia, mira de muitos países europeus, está ali, na divisa!!!
O futuro é amanhã. O balanço geral aponta para um saldo neutro em termos de diretrizes a seguir, mas deixa claro que o mundo não é mais o mesmo. Assistiremos algo que talvez nem a ficção científica imaginou.
Nota - Província - divisão regional e/ou adminsitrativa de muitos países, em geral sob a autoridade de um delegado do poder central.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

IDENTIFICAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO
"- Janela dos olhos.
Janela da alma, sem grades, sem traves...
Abertura para o Universo (interno e externo).
Tão real!
Abertura sem receios...
por onde todos podem penetrar
e morar.
Tudo é Um.
Lá fora, ou cá dentro,
quando liberto do mundo material.
Vida real do Eu, na Luz
em plena identificação
Com o Uno Universal."
(ms - 15/05/78)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

COPENHAGUE, URGENTE!!!!

Sob fortes nevascas e ondas de frio de congelar os cérebro, seleto grupo de representantes mundiais estão reunidos em Copenhague para discutir, oras vejam - O AQUECIMENTO GLOBAL!!!! E de lá partem declarações bombásticas como: -"O meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável"; "O objetivo é minimizar os efeitos do CO2"; "serão necessários bilhões de dólares..." (ministra Dilma... - sem comentários). Circulando entre os ricos detentores dos cofres recheados estão os pobres do terceiro mundo (pobres de quê?) - de mão estendida pedindo: "give me money", "money", "money - give me"... - exigem compensações e soluções para um problema inventado. Não há aquecimento global do planeta e muito menos é culpa do homem o que ocorre na dinâmica dos climas. Dinâmica, essa milenar...
Chega a ser hilariante a criatividade dos salvadores do planeta.
Vejamos algumas propostas:
1- Árvores artificiais - "plante sua árvore artificial!" kakaka... Porque não propõe um projeto de : "Plante sua árvore frutífera" - já que acenam com um terrível quadro de miséria e fome mundial? - Uma árvore de verdade além de sombra, favorável a manutenção da umidade no solo, produz frutos, madeira, abrigo para inúmeras pequenas formas de vida, além ser o método que a mãe natureza utiliza para as trocas de oxigênio e gás carbônico.
2- Bife artificial - já há tantas comidas sintéticas; esse bife viria apenas como mais uma opção. E os bois, os porcos, as cabras, carneiros, galinhas, etc.? - vão deletar todos? - isso equivale a extinção de espécies. Ou não?
3- Ativar vulcões - para que joguem cinzas à atmosfera criando nuvens para nos proteger do sol. Socorro! - Será que as nuvens de fumaça e de poeira que já há não são suficientes? - Não estão informados ainda de que as nuvens de poeira que a civilização produz em áreas não protegidas por vegetação estão influindo inclusive nas secas dos rios da Amazônia... Acrescentar mais poeira na atmosfera até parece um plano para exterminar parcela da população, pois certamente quem está propondo tal disparate já tem seu abrigo subterrâneo garantido!
4-Espelhos no espaço para refletir a luz do sol. Este é um feitiço que pode voltar-se contra o feiticeiro. Um espelho mal direcionado pode se transformar numa arma contra a humanidade. Além de sobrecarregar de lixo o espaço.
A ficção apocalíptica profética dos pseudo ambientalistas tentam estabelecer como sendo verdadeiro o quadro de hipóteses sobre a possível evolução climática como sempre ocorreu através de toda a história do planeta.
Como a grande maioria da população é mantida na ignorância, o barulho em torno do que está a ocorrer no mundo tem ganho credibilidade.
Porém, os ventos da informação correta estão a soprar dissolvendo as mentiras inventadas com finalidade de tirarem vantagens uns países sobre os outros. Tudo não passa de um jogo de interesses econômicos. Ao invéz de falarem em "bilhões" para compensar os que não tem os cofres cheios, deveriam estar apresentando propostas objetivas, práticas para mudar sua maneira de viver.
O individualismo egoísta tem contribuido para que aqui no Brasil, por exemplo, continuem sendo colocados nas ruas e nas estradas milhares de veículos poluidores. 90% desses veículos poderiam ser muito bem substituidos por ampla rede ferroviária que, para produzí-la, operá-la e conservá-la, geraria tantos empregos ou mais do que a indústria automotiva gera. Além de redistribuir a população pelo vasto país minimizando os efeitos da superpopulação das cidades.
Sugestão para ser passada aos que hoje acham que com protestos, sologans, protocolos, gastos com viagens desnecessárias, etc., vão resolver alguma coisa:
- COMECEM DANDO O EXEMPLO MUDANDO SEUS HÁBITOS. Lembrem-se de tudo o que 50 anos atrás permitia a um cidadão viver em harmonia com a natureza - a começar por fazer uma horta em casa. Arregacem as mangas e parem de gazetear.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS - 2009 - 2010

 
 
BOAS FESTAS - 2009 - 2010
Saímos de um ano cujo lema era a Força, para entrar num ano de Equilíbrio, pela comunicação.
- Nos daremos uma nova chance? - Faremos algo realmente Novo?
É tempo de reescrever nossa história pessoal; criar novas perspectivas, pois hoje não somos mais a pessoa que eramos.
- Perceberemos que nada é mais o que era?
Na avaliação final deste ciclo temos certeza de que o saldo positivo será sempre maior  para quem apesar das dificuldades acreditou em si e soube aproveitar as lições (os limões) que a vida ofereceu.
Estar vivo é uma vitória!!!
Quando olhamos ao redor e nos sentirmos "uma ilha", é só levantar os olhos para o céu infinito para peceber quão lindo e maravilhoso é o Universo. E, nós fazemos parte dele!
No balanço geral  podemos afirmar que "Deus escreve certo por linhas tortas", ou que "Há males que vem para nosso bem" - embora nem sempre entendamos a mensagem recebida.
 
Destacamos algumas lições que com certeza foram mais uma vez reforçadas:
1- Saber ouvir - (não basta escutar).
2- Colocar-se no lugar do outro e perguntar-se: - "como me sentiria?"
3- Ter humildade e reconhecer os próprios erros. - (quem não errou nunca?).
4- Pedir desculpas, até por aquilo de que temos certeza não termos responsabilidade. -  (alguém tem que romper os impasses...)
5- Ser vigilante o tempo todo. - (vigiar é estar atento o tempo todo).
6- Ser receptivo às críticas. - (mesmo quando elas machucam).
7- Ajudar sem esperar retorno nem fazer cobranças. - ( caso contrário estaremos "negociando").
8- Manter-se ocupado (o) com algo instrutivo ou que seja útil. -  (mãos e mente ocupadas não dão oportunidade a pensamentos negativos).
9- Saber aproveitar as lições da vida para melhorar sempre. - ( somos eternos aprendizes; valorizar cada lição, abre novas oportunidades na vida).
10 - Fazer da vida um ato de reverência - (difícil, mas não impossível.) - A Oração é a melhor opção.
 
E numa reverência a todas as pessoas amigas, queremos dizer:
"Amigo é como flor singela, sempre a perfumar...
Vai e vem, brinca de esconde-esconde no tempo do ontem, do hoje, do amanhã.
Sempre amigo, não importa a distância;
É sempre presente nas vitórias e nos fracassos.
Sabe ouvir, aconselhar, perdoar...
Sensível como a brisa, faz da vida uma canção;
Canta em harmonia, pois é todo coração."
 
Muita Paz, Harmonia e Felicidade a todos.
Que as celebrações festivas, redobrem as bênçãos divinas a cada um de nós!
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 13 de dezembro de 2009

É PRECISO SABER VIVER

É preciso saber viver. Viver é uma aventura. E para sobreviver às surpresas que a vida nos reserva, e que nem sempre são agradáveis, há muitas fórmulas. Vão desde o tradicional pensamento positivo, passando por orações, mantras, novos objetivos de vida, colocar-se na posição de espectador, etc, etc, ... até escrever poemas.
Pensando bem, ao escrever, seja um poema, seja um conto, ou qualquer outra forma de expressão literária o autor está fazendo uma auto-afirmação de sua personalidade, de seus desejos, de seus anseios, que poderão tornar-se realidade um dia.
Se cultivamos flores, colheremos flores. Se cultivamos espinhos, inevitavelmente acabaremos nos ferindo neles. Essa é a lei da vida. Muitos falam em lei do retorno, karma, resgate... Sempre estaremos resgatando e reconstruindo nossa identidade. Depende de nós colher flores ou espinhos.
Encontrei este pequeno poema escrito em 1990, dia 5 de Fevereiro: -Seria um dia triste? - Seria uma noite? - Não lembro. Mas, valeu a pena registrar aquele momento:
"FELIZ DA VIDA"
"Afastei a nuvem passageira.
- Pra que te quero, mágoa traiçoeira?
Vou fazer o que sempre quis,
pois descobri como ser feliz.
Escrevi um poema, nas folhas do tempo.
Enviei minha mensagem, nas asas do vento.
Recebi tua resposta, na volta da noite.
Vivi meu dia de festa, envolto em mistério e encantamento.
Libertei minha fantasia.
Vi Pégaso a voar.
Ouvi tua voz, serestas entoar...
Expulsei a solidão e cantei.
Inventei uma canção:
-Brincando de roda nos raios do luar,
Levo a vida a gazetear,
Feliz! por um dia, pela eternidade...
Sempre a cantar, fazendo eco às serestas ;
Recolhendo as páginas do tempo
esparsas pelo vento...
Brindando a vida com paz e amor."

sábado, 12 de dezembro de 2009

BARRACA-PENSAMENTO

"Armei minha barraca de pensamentos e sonhos;
Dei-me o direito de o mundo olhar
como quem olha um espelho-mágico, colossal.
Ao sabor dos sentimentos,
minha barraca-pensamento
passo a dobrar e desdobrar.
E, a transformá-la num ninho,
ou num imenso palco teatral!

O dono do Tempo me aponta cada novo caminho.
Sinto-me livre para tudo recriar!

Paro-ando! Amo a movimentação.
Ando-paro! mergulho em meditação.
Há tanta gente, que uma farsa estão a representar;
fingindo que amam a solidão...
são traídos pela impaciência do olhar!
De há muito, esperam ver,
do longo caminho, seu ponto final!

Minha barraca-pensamento - eternidade.
Fiel guarida de meu viver.
Nela guardo os segredos de minha felicidade
e todo o bem-querer
que nela consegui perpetuar..."

(GO - 15/01/90)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ADVERTÊNCIAS

O mundo parece se esquecer que a prudência é uma boa conselheira.
Quanto maior a distância entre o ator e o observador, maior a distorção do que se ouve ou se vê. As conclusões subjetivas deixam a desejar uma vez que se baseiam em fragmentos esparsos de informações. São pequenas peças de um jogo de ilusões que cada um acaba montando conforme suas tendências pessoais e seus desejos, ou ainda de acordo com seus interesses... nem sempre honestos.
Vez por outra ficamos surpresa com o que ouvimos dizer por parte de pessoas que resolvem emitir opiniões sobre pessoas ou acontecimentos; falam pelo ouvir dizer, pela impressão deixada com uma atitude dúbia, mas que foi simpática aos olhos do distante espectador, sem mergulhar em um conhecimento mais profundo. Haverá sinceridade quando se elogia uma pessoa quando este elogio parte de um julgamento superficial? - ou será um julgamento que esconde interesses outros?
Advertências nunca são demais.
Em Provérbios (12 a 19) - Temos a Advertência contra o maldoso:
"O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca, acena com os olhos, arranha com os pés e faz sinal com os dedos. No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. Pelo que sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura. Seis coisas o Senhor aborrece e a 7ª a sua alma abomina: - Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente; coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre irmãos".
O mundo atual carece refletir sobre as ilusões que sombreiam os homens públicos. Aqueles que deveriam dar o bom exemplo perderam o senso do dever, da urbanidade, do respeito, da educação, etc., e passaram a agir de forma grosseira, indigna, mentirosa, burlando as leis, desrespeitando a tudo e a todos.
Advertências ainda serão úteis para alguns. Para outros... lamentavelmente os atuais meios de cercear seus comportamentos inadequados já são obsoletos, ineficazes...
E aí fica o dito popular: - O exemplo vem de cima!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

UNIÃO EUROPÉIA - UM ESTADO AUTÔNOMO

UNIÃO EUROPÉIA - UM ESTADO AUTÔNOMO
Nem bem nos acostumamos ao fim da União Soviética com o desmembramento
das Repúblicas que se tornaram países independentes, e, na contramão da história
27 países europeus acabam de criar o Estado Europeu Global!
Isto acaba de acontecer no dia 1 de Dezembro de 2009, pelo Tratado de Lisboa que
passa ser a Constituição do Novo Estado Autonomo Europeu.
São 27 os países que adotaram o novo sistema: Dinamarca (reino); Reino Unido (reino);
Bégica (reino); Luxemburgo (grão-ducado); Espanha (reino); Suécia (reino); e as
repúblicas da França, Alemanha, Itália, Holanda, Irlanda, Grécia, Portugal, Áustria, Finlândia,
Chipre, Rep. Checa, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Bulgária, Romênia.
O que muda para os países que aceitaram esse Tratado?
- Destacamos alguns itens:
1- União Européia passa a ser UM Estado Autônomo com:
a- Um governo comum;
b- Os 27 países passam à categoria de PROVÍNCIAS;
a partir de 2014 haverá uma redução de 2/3 do número de Províncias.
( - quais países desaparecerão?)
c-  As Províncias (ex-países) estão subordinadas ao interesse da União.
d- A  Comissão Europeia é o Novo Órgão Executivo do Novo Estado Europeu;
e- Não há separação de poderes na União Européia;
f- Todos os cidadãos passam a ser Europeus, acabam os diferentes nacionalismos.
2- A  administração será feita por:
1-  Um Primeiro Ministro Coletivo - o Sr. José Manuel Barroso (de Portugal),
sob o título de Presidente da Comissão Européia.
2- Cada Província indica um Comissário para exercer o cargo por 5 anos;
porém ele não representa o governo de sua Província.
3- Um Ministro do Exterior - para o cargo foi designada a Baronesa Britânica
Cathy Ashton, com o título de "Alta Comissária para Assuntos Externos e
Política de Segurança"; por Lei, o Alto Comissário também é Vice-Presidente -
e tem o apoio dos 27 governos provinciais.
4- Um Presidente do Conselho Europeu - o cargo foi atribuido ao sr. Herman Van
Rompuy, da Bélgica.
5- Um Parlamento que não possui poderes legislativos; sua função será a de aceitar
o orçamento proposto anualmente pela Comissão e vetar a indicação
de membros da Comissão.
O Novo Estado Europeu não é uma Democracia, pois não foi eleito pelo povo.
Ao aceitar o Tratado de Lisboa, os parlamentos provinciais (ex-nacionais) abriram mão, voluntariamente de sua soberania, reduzindo a si mesmos a instituições provincias
e retirando dos eleitores o direito de decidir democraticamente sobre seu futuro.
São cerca de 500 milhões de cidadãos EUROPEUS que agora estão sob esse novo
"Estado Autônomo Europeu".
Não resta dúvidas que esta atitude adotada por lideranças de diversos ex-países
europeus terá desdobramentos a longo prazo.
Uma nova história e uma nova geografia se desenham no continente europeu.
O tempo dirá se foi um erro ou um acerto essa globalização que acabamos de assistir.
 

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

EVASÃO UNIVERSITÁRIA?

Conhecimento não ocorre pelo simples fato de se frequentar uma sala de aula, ou carregar diariamente um pacote de cadernos e livros (hoje apostilas...).
É preciso ler. Ler muito. Estudar pra valer, pesquisar, se informar, comparar autores ( sem livros fica difícil!) - mas há ainda muitas bibliotecas, e quero lembrar que o conteúdo dos livros não perde a validade, por mais antigos que sejam. Lembrem-se que a miscelânea apostilada não é o mesmo que ler um livro de capa a capa, incluindo as "orelhas"...
Ao ingressar na Faculdade, mesmo sem saber ao certo que curso seria melhor fazer, descobrimos que a leitura nos abria inúmeras e variadas vias de conhecimento interessantes e muito úteis que despertavam motivação crescente no aprendizado.
Agradecemos aos professores que nos incentivaram à leitura, facilitando-nos o trabalho inicial como a aula especial do professor Penteado, titular de Geografia do Brasil, ensinando a ler e consultar um livro.
Passamos aqui as linhas gerais: 1- Ler o Título e o nome do Autor/autores. 2- Ler a 4ª capa; 3- Ler as "orelhas". A seguir consultar o índice geral e ler a apresentação. Com esta primeira visão do conteúdo do livro, partir para a leitura do livro todo, ou no caso de uma pesquisa, os capítulos que contém o assunto de interesse imediato. A partir daí o aluno tem condições de elaborar um resumo para consultas posteriores, pois as anotações em uma ficha de leitura serão suficientes para o aluno em poucos minutos rever o assunto para uma prova.
Em nosso curso era também indispensável o conhecimento do castelhano e do francês, além do português, com domínio do vocabulário - e ninguém se constrangia em consultar um bom dicionário a qualquer momento que surgia alguma dúvida. Os dicionários da época traziam no início do verbete a origem da palavra (se era de origem latina, grega, árabe, etc) o que reforçava o entendimento do significado das palavras e do conteúdo. Entender era importante, pois com um amplo vocabulário eliminava-se a prática da "decoreba" - Esquecia a palavra? - Sem problema! - Usava-se um sinônimo!!!!
Evasão Escolar Universitária? - Ninguém se sentia desmotivado pois as atividades de leituras e pesquisas não deixavam espaço para "crises" do "não é bem isso que eu quero..."
Universidade mostra caminhos. Ler. Ler Muito!!!! Esse é o segredo da realização de um bom curso superior.
O maior erro está em que os alunos idealizam muito e estudam pouco.
A Leitura é a base de um bom curso superior.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

COPENHAGUE -CLIMA E BOAS INTENÇÕES

"É preciso que pessoas sábias cheguem ao poder para realmente servir aos povos e não servir apenas a interesses políticos partidários. Um camponês pode ser um sábio nos assuntos de sua vila, mas sua opinião sobre uma complexa questão internacional não será iluminadora. Ele deve ser ouvido no primeiro caso e não no segundo".

O mesmo se deve dizer em relação às mudanças climáticas - o "global warming manmade". Infelizmente este tema vem sendo comandado pela soma de múltiplas cabeças politizadas que não dominam as questões climáticas. Hoje, fenômenos naturais um pouco mais extremados, que sempre ocorreram em todos os tempos, logo são catalogados como culpa do homem. A velha tática de querer dominar pelo medo e intimidação da eterna culpabilidade...
E, as boas intenções de ambientalistas esbarram na falta de informação científica correta geral, incluindo o sistema educacional vigente, os meios de comunicação coniventes e os interesses politico-econômicos de grupos que se arvoram em "autoridades climáticas" e que na verdade são manipuladoras de dados científicos para se beneficiarem de gordas verbas inventadas para salvar o planeta!
Há uma referência histórica que dá conta de que no passado, quando a China, a quem se deve inúmeras invenções, teve seu progresso sustado por uma "ordem superior"... Lenda ou verdade a China mergulhou num longo período de estagnação do qual emerge atualmente como uma grande potência.Parece que querem repetir a tática a nível global sustando o desenvolvimento das Nações.
As pessoas que estudam e tem interesse saber algo mais sobre os fenômenos climáticos que ora estão ocorrendo, já sabem que o que vem sendo observado e divulgado como uma catástrofe provocada pelo homem -"global warming manmade"- nada mais é do uma evolução dos fatos naturais inerentes a um conjunto de elementos que independem do homem.
Cabe sim, responsabilidade ao homem pela poluição ambiental. 55 anos atrás não havia essa neurose do "use e jogue fora" com produtos descartáveis à granel, como ocorre atualmente.
Inteligência existe para ser usada. Basta parar de produzir tantos descartáveis! Energias limpas, existem à vontade! Basta passar a usá-las e "descartar" as fontes de energias poluidoras!!!!
Enquanto a humanidade se preocupa com questiúnculas fáceis de serem resolvidas, MÃE NATUREZA e tudo mais inerente a ela prossegue cumprindo SUA LEI UNIVERSAL que o ser humano pensa poder mudar com cartazes, slogans, reuniões e pacotes de intenções. As leis naturais não precisam do aval humano. O homem mais uma vez será apanhado de calças nas mãos, ou de pijama, por imprevidente que é. Terá que voltar o deus sumeriano "Enki" para ajudar ao Noé dos tempos atuais a se salvar?
Copenhague decidirá o quê? Baseada em dados manipulados para assustar a humanidade desavisada e desmascarados pelo climategate? Mais uma desculpa para reunir autoridades querendo notoriedade? Vaidade das vaidades!!!

Leia no Shvoong - em Sanmys Summaries "MEMÓRIA PALEOCLIMÁTICA".

domingo, 6 de dezembro de 2009

O HOMEM & OS ANIMAIS

- O ser humano ameaça o mundo animal?
- É uma pergunta a que os ecologistas respondem com um retumbante SIM!
Na natureza existe uma espécie de equilíbrio onde uma espécie muitas vezes sobrevive graças a outras espécies e que vivem em harmonia com troca de favores como ocorre com certas larvas de borboletas e formigas; por outro lado há espécies que combatem outras evitando assim a proliferação desmedidas de espécies predadoras. Por exemplo podemos citar as cobras que caçam ratos e pequenos roedores - daí as cobras em certos países antigos serem consideradas sagradas, pois protegiam as plantações de grãos tão necessárias à alimentação das populações. O mesmo com os gatos sagrados, com a mesma função. Aves domésticas, como patos e galinhas soltas em terreiros e ao redor das casas funcionavam como alerta de animais predadores intrusos; e estas aves ciscando o dia inteiro acabavam com os temidos escorpiões e pequnas aranhas venenosas. No Brasil temos a siriema caçadora de cobras dos campos... Mas a modernidade considera tudo isso descartável e usa indiscriminadamente venenos e agrotóxicos nas lavouras. Resultado: as espécies predadoras tornam-se cada dia mais resistentes e o ser humano mais vulnerável.
Algumas curiosidades que o civilizado poderia aprender com os nativos que vivem ainda em certa harmonia com a natureza:
1- Os nativos da cultura marajaoara usam a pele de um sapo vivo para curar erisipela - a pele do sapo destila um antibiótico que em contato rápido com a pele doente, produz a cura.
2- Outro antibiótico natural , segundo os nativos australianos é obtido através das formigas. Elas exudam de seu corpo uma substância que age como antibiótico natural, combatendo vírus e bactérias, ao qual não conseguem desenvolvem defesas como ocorre com os antibióticos produzidos em laboratórios. Numa demonstração, uma nativa australiana coloca sobre um pano várias formigas, procurando irritá-las, não permitindo que escapem. Após alguns minutos, sacode as formigas e utiliza o pano como curativo com a substância química deixada pelas formigas; serve para cicatrizar cortes.
3- Picadas de abelhas que injetam pequenas doses controladas de veneno também agem como medicamento e já há especialistas na aplicação do seu uso.
Muitos exemplos podem ser citados. Há um, que no entanto parece que não seria aprovado pelos ecologistas - Suco de Vespa - segundo uma maratonista vietnamita, após vencer mais uma competição foi perguntada sobre seu preparo físico para vencer a prova e ela respondeu que usava como complemento alimentar SUCO DE VESPA!!!
O homem, bem ou mal, sempre conviveu com os animais. Consta que em 1519, Hernán Cortez descobriu no México um zoológico tão grande que necessitava de 300 funcionários para cuidar dos animais. E a Amércia tem sido um rico celeiro de espécies cobiçadas no mundo.
Também, como não se encantar com algumas espécies como o menor colibri do mundo (beija-flor) - o "colibri-abelha" de Cuba? Ele mede 5,7 cm sendo que a metade dessa medida corresponde ao bico e à cauda. Pesa apenas duas gramas.
O cão, melhor amigo do homem é um dos animais mais conhecidos e estudados. Existem na pradaria dos EEUU uma espécie de cães que vivem em colônias subterrâneas formada de milhares deles de onde saem para suas caçadas.
E o bicho-preguiça que no Brasil serve de alimentação entre populações nativas? Também parece que é o animal mais fácil de ser caçado. O bicho-preguiça de três dedos da América do Sul demora as duas horas e meia que fica acordado para subir numa árvore a uma velocidade de 4m/minutos; quando caminha no chão sua velocidade é de 2m/minuto - até parece um F1!!!
Proteger a natureza é uma necessidade. Aliás, deixar que ela se auto-regule seria o correto. Parece que o ser humano é um eterno inquilino do planeta - uma espécie de sócio usuário perdulário. Leis e regulamentos existem. E, como em tudo o que é regulamentado, só falta ser cumprido. No mais, a sábia mãe natureza se encarrega de colocar em prática suas leis.

sábado, 5 de dezembro de 2009

NOVIDADES NÃO TÂO NOVAS

Recentes notícias informam a redescoberta de que as ervas medicinais que conhecíamos desde nossa infância, lá do quintal da vovó, são realmente eficientes.
Como o conhecimento não se transmite geneticamente e muito menos por osmose, ficamos alegres ao saber que as novas gerações começaram a dar atenção às informações guardadas no baú desde milênios!!!! E a estudar, pesquisar, se informar antes de classificar tudo como superstição, ou coisa ultrapassada, com "validade vencida"... entre outras alegações reacionárias de gerações ditas modernas.
Assim, ervas como: alecrim, boldo, espinheira santa, hortelã, erva-doce, folha de eucalipto, quebra pedra, etc, etc, etc.... já são objeto de estudo e adoção por alguns centros oficiais de terapias.
Isso é um bom sinal. Sinal de que nem tudo está perdido. Notamos também uma constante divulgação de dietas naturistas para uma melhoria das condições de saúde das populações.
Quando ouço falar em fome de milhões de pessoas, sinto tristeza pois a fome é produto da falta de consciência dos governantes, bem como da ignorância em que as pessoas são mantidas. Lembramos de que alimentação em excesso também é prejudicial à saúde.
-"Não morra pela boca... Jejum e oração podem substituir uma refeição" - limpando o organismo e a mente também. Conta a história que a prática do jejum, ou a abstenção de determinados alimentos levou à longevidade muitas pessoas, enquanto que os glutões sempre tiveram vida curta e cheia de problemas.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CAMINHOS DA VIDA

Para compreender a vida há dois caminhos: - o Científico e o Imaginário.
O primeiro se baseia nos princípios matemáticos e o segundo está nos domínios da Inteligência.
É a percepção que leva à ação, e esta por sua vez leva ao conhecimento.
Os homens tomam muitas vezes sua imaginação por seu coração. Imaginam, por exemplo estarem convertidos, mal pensam em se converter. Esquecem que o conhecimento, pelo entendimento é o que tem real valor.
Não basta conhecer; é necessário entender o significado dessas informações que chegam, evitando assim menosprezar o que ouviram dizer, porém não apreenderam seu real significado. Uma dessas ironizações costuma ocorrer em relação a certos "hábitos" e práticas religiosas, como por exemplo o recitar três vezes uma oração. Alguém já se perguntou o que isso significa? - pois bem, como tudo neste mundo tem um significado especial, e neste caso está relacionado com a harmonização da vibração pessoal. Essa harmonização vai permitir à pessoa estabelecer, ou dar início à comunicação proposta de "religare"( religião) com as vibrações positivas do universo rompendo a influencia negativa que teima em perturbar as mentes humanas. Três vezes é o ponto de partida para uma mudança a favor. Difícil? - não!
Se for insuficiente, repita mais três vezes... e outras tantas três vezes até sentir a diferença...
Uma oração que poucos entendem é o "Pai Nosso" ensinado por Jesus.
Entre seus ensinamentos encontramos uma inscrição interessante. Diz ela: "O mundo é uma ponte. Passe por ela, mas não se detenha nela! Aquele que espera por uma hora pode esperar pela eternidade! O mundo é apenas uma hora; passe esse tempo em devoção, pois o resto não é valioso" (Portal da Vitória - Fateh pur Sikri - 1596 a.D).
Lembre-se: -"Temos uma tarefa a cumprir; ai do preguiçoso que dorme no caminho. Um dia, a dor, como um cão, morde o calcanhar daquele que com um só dia perdido, sobrecarrega o dia de amanhã."
Os inúmeros caminhos da vida se abrem à nossa frente. Cabe a cada um escolher e caminhar, sem esperar que alguém faça isso por nós.