sexta-feira, 30 de abril de 2010

ENSINO SISTEMATIZADO, SUPLETIVO, MADUREZA, MOBRAL...

Ensino sistematizado público ou privado, Supletivo, Cursos de Madureza, Mobral...
A ordem dos fatores não altera o produto. Certo? - Certo!
Qual a diferença entre aprender aos 7, aos 17, 27 ... ou 77 anos, se estamos sempre aprendendo? Quem deixou a escola ao terminar o primeiro grau (4ª série de antigamente) e quer voltar a estudar, ou aquele que sequer frequentou uma escola e aos 40 anos quiser começar, não deve ser olhado como um cidadão de menor valor. Pela nossa experiência como professora sabemos que cada um tem um ritmo de aprendizado e muitas vezes falta maturidade.
O Brasil, por sua extensão territorial, diversidade populacional e falta de um planejamento desde o início de sua formação, tem apresentado grandes lacunas na área do ensino sistematizado. E aqui entra também a vontade de estudar (ou falta de vontade), a vocação ou não para o estudo sistematizado, entre outros fatores inclusive culturais.
Entendemos que testes vocacionais seriam uma saída honesta para redirecionar os alunos de acordo com suas capacidades, habilidades, interesses e gostos... pois todas as profissões são dígnas e necessárias para a coletividade.
- Afinal o que há de errado em uma criança gostar de jardinagem, horticultura, trabalho junto à natureza, trabalhar com artesanato, música, exportes, pintura, etc, etc, etc... ao invez de ficar horas decorando regras gramaticais, línguas, ou a história sanguinária dos povos, por ex.? Creio que tão logo uma criança demonstrasse real dificuldade ou desinteresse no aprendizado sistematizado, deveria ter a oportunidade de seguir outro caminho de conhecimentos.
A obrigatoriedade a que se chegou é contraproducente. Impor a "prego e martelo" o ensino sem respeitar as diferenças individuais é um constrangimento inútil. Nivelar por baixo e para baixo todos os alunos para melhorar os índices com medidas ditatoriais alegando que somos 3° Mundo é ofensivo. Ninguém leva em consideração que os ditos países de primeiro mundo tem uma unidade racial e cultural mais homogênea enquanto que no Brasil a diversidade é extremamente variada . Não se nivela seres humanos sem destruir sua individualidade.
Lembro que na minha infância morávamos em uma chácara e na vizinhança havia várias famílias de outras etnias que não frequentavam a escola. Minha mãe procurou as famílias e tentou convencê-las da importância de mandar as crianças à escola. Após ouvir atenciosamente, as mães reponderam: - "Escola é coisa de branco... nós não temos esse costume... não precisamos disso". Mudar hábitos culturais não ocorre da noite para o dia. Cada um vai por si e em seu tempo incorporar novos comportamentos. É o que tem ocorrido e falta muito para mudar ainda.
O profissional da educação não tem sido valorizado para que tenha tempo de desenvolver um trabalho mais eficiente junto aos alunos. Não serão gratificações aleatórias (seja para professores, seja para alunos) que irão mudar o quadro de aprendizado escolar. Temos que considerar que numa mesma sala de aula há o aluno tipo gênio que pode se desinteressar do estudo por ficar tolhido, limitado a um esquema que visa aprovar todos... mesmo com prejuízo do conteúdo programático. E há o preguiçoso que uma vez descoberto seu foco de interesse torna-se um dos melhores e mais ativos alunos. Mas há o aluno (que vou classificá-lo de "copista") que se esforça, mas nem com todo o tempo e paciência do mundo não conseguem acompanhar os conceitos mais elementares. Quando um desses alunos diz: "não cabe na minha cabeça" é porque realmente ele deve seguir outro caminho. Este é o tipo de aluno que tendo consciência de que está ali perdendo seu tempo, desiste de estudar e vai procurar algo fora da escola para fazer. É aí que o poder público mais preocupado com estatísticas, falha. O trabalho voluntário vem fazendo milagres com crianças que, se estivessem à mercê somente do ensino sistematizado, jamais deixariam de ser um zero à esquerda na sociedade.
MUDAR É PRECISO se queremos cidadãos integrados realmente na sociedade. A Universidade da Vida com oportunidade para todos ainda é a melhor escola que um cidadão pode aspirar. As exigências crescentes são um estímulo para o verdadeiro aprendizado. O poder público ainda tem muito para aprender em termos de ensinar...
A Leitura é o caminho mais curto para começar a aprender. Hoje o brasileiro é um dos povos que menos lê.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

SEMPRE É TEMPO DE APRENDER

SEMPRE É TEMPO DE APRENDER QUE:

- DEUS é o maior e o melhor amigo.
- Os PAIS e familiares são a melhor companhia.
- O LAR é a melhor casa do mundo - ela reflete a vida de seus moradores sendo que cada um pode colaborar para transformá-la em um recanto de paz, harmonia e felicidade fazendo sua parte.
- CONSCIÊNCIA tranquila é a maior felicidade que se pode desfrutar.
- HOJE é o mais belo dos dias de sua vida, pois o ontem já se foi e o amanhã ainda é uma incógnita.
- AGORA é o melhor tempo. Aproveite para transformá-lo em motivo de alegrias e paz.
- DISCIPLINA e PERSISTÊNCIA são duas regras básicas para VENCER...
- TRABALHO HONESTO é o melhor investimento a seu favor. Ele sempre resultará num bom negócio a longo prazo.
- BOAS AÇÕES - É a melhor, mais valiosa e segura coleção que uma pessoa pode fazer, pois ninguém vai conseguir usurpá-las.
- RETIDÃO - é o caminho da felicidade colaborando com a tranquilidade da consciência.
- O BEM - É uma força imbatível. Ele sempre vence!
- CORTESIA - É a melhor atitude em qualquer circunstância.
- CORAGEM de ser Correto e Bom é o verdadeiro heroísmo do homem atual.
- MENTIRA - é uma falta gravíssima; para corrigí-la não basta pedir desculpas; é necessário restabelecer a verdade com humildade.
- PREGUIÇA é a mãe de todos os males, com destaque para a pobreza não só material, mas também moral e espiritual.
- DESÂNIMO é o passaporte para o maior e pior fracasso.
- O MAL & O ÓDIO são os maiores inimigos. Mantenha distância.
- A Prática Diária do BEM, sem olhar a quem, é o melhor esporte.
- O AMOR e a ORAÇÃO são as melhores armas que devem ser usadas sem restrições.
E ainda, lembre-se que queda, fracasso e dificuldades são oportunidades para progredir.
BOA SORTE A TODOS!

terça-feira, 27 de abril de 2010

SONHOS DE UM CIDADÃO

Um país se constrói com pessoas e suas realizações. Do processo gradativo e constante dessas ações e realizações devidamente coordenadas com um planejamento coerente é possível reverter situações de estagnação, miséria, ignorância, abandono, etc, em que vivem bilhões de cidadãos pelo mundo afora.
Porém, sempre há um porém, embora sonhar seja permitido:
Exemplos? - Muitos!!! - Como o Sonho capitalista desfrutado por um comunista tipo Oscar Niemayer, e que é negado a um cidadão comum da periferia de Brasília... e que, ocasionalmente, ajudou a construir a capital Brasília. O que impede que esse cidadão também tenha um bom lugar para morar e um carro com motorista?
- As Damas de Branco (Las Damas de Blanco) - cerceadas em seus direitos de se manifestar pacificamente nas ruas de Havana contra as arbitrariedades de um governo castrador (sic) que não aceita ser contrariado em suas decisões ditatoriais...
- O direito de opinar e sua opinião ser respeitada, ou seja, não ser confiscada: - Respondemos a uma enquete na Internet realizada pela revista Época sobre o aquecimento global. As alternativas eram se o leitor achava que: a) NÃO - o homem não é o culpado pelo aquecimento global; b) SIM - o homem é o culpado pelo aquecimento global. Nossa resposta foi NÃO!!! - ao clicar em votar, abriu a nova página com: "Obrigado pela sua participação..... estamos registrando sua opinião.... : SIM o homem é o culpado..." E ao verificar o total de votos o Sim estava com mais de 69%!!!" - Confiscaram meu voto e o transformaram em voto de interesse a quem estava fazendo a pesquisa...
Aí vem a pergunta: - Até que ponto quando opinamos numa eleição o nosso voto está realmente sendo respeitado? Conhecemos diversos casos fidedignos de pessoas de bem que acreditaram que poderiam fazer a diferença sendo candidatos a cargos eletivos e que após a apuração dos resultados não apareceu sequer o próprio voto... Temos todo o direito de não confiar mais no sistema que aí está por vicioso, corrupto, mentiroso, monitorado, pré-fabricando candidatos com pesquisas de opinião para impor como "já eleito" o candidato de interesse dos "donos do poder".
Será que num universo de 190 milhões de cidadãos só existe essa meia dúzia de políticos que se agarram ao poder como se só eles é que tivessem o direito de ser candidatos e serem eleitos?
Aliás, o abuso continua porque a repetição hipnótica tem sido programada na cabeça dos cidadãos acomodados e alienados que se esquecem de ter opinião própria, pois custa pensar, analisar, estudar, informar-se e aceitam o prato pronto "deixando rolar..." O abuso continua.
Isto não é Democracia! - e eu ainda sonho em viver a verdadeira Democracia.
Um artigo sobre o índice de satisfação dos cidadãos realizada a nível mundial teve como resultados: O povo chinês é o que tem maior índice de satisfação (83%) seguido pela Índia com 53% - os dois países mais populosos do mundo. Seguem os EEUU com 36%, o Brasil com 28% e a Rússia com 25%. Como vemos, nosso país visto de fora não é nenhuma unanimidade em termos de satisfação.
A frase do dia: -"Uma revisão de sua gestão revela que a melhor coisa que ele (Lula) fez como chefe executivo do país foi nada". (Mary Anastasia O'Grady - do Wall Street Journal - artigo "Contenha seu entusiasmo pelo Brasil").

O sonho da segurança, da moradia decente, do direito de ir e vir, de opinar e ter sua opinião respeitada sem constrangimentos, da educação com qualidade, da saúde, do lazer, etc, tem que ser prioritários. Um país se constroi com pessoas e suas realizações...
Sem culpas pelos "aquecimentos globais", pelos terremotos, pelos "pollos" transgênicos, pelos EYJAFAJALLAJÖKULL da vida...

domingo, 25 de abril de 2010

O PROJETO RONDON

Durante os governos militares foram desenvolvidos projetos de abrangência nacional visando principalmente o desenvolvimento regional diminuindo as graves diferenças socioeconômicas e de ocupação do espaço territorial que dominavam.
Um dos projetos que foi implantado na época foi o Projeto Rondon.
O objetivo era o de conscientizar as novas gerações quanto ao seu papel no desenvolvimento do país, como um todo.
"-O Projeto Rondon surgiu dentro da Universidade ao mesmo tempo em que nascia a Escola de Comando do Estado Maior. Educadores e militares julgavam que só se poderia obter realmente a segurança se ela fosse calçada numa base educacional.
O professor Wilson Choeri, da Universidade do Estado da Guanabara (atual Rio de Janeiro), em viagem pelo interior do país, conheceu o trabalho do 5º Batalhão de Engenharia da Construção na abertura da estrada Cuiabá-Porto Velho. Entusiasmado, pensou em levar um grupo de rapazes para que vivessem as emoções de ver a luta do homem desbravando o sertão. Encabeçou, dentro da Universidade um movimento para se criar um grupo piloto que fosse prestar serviços naquela região. Depois de muitas idas e vindas (1967), conseguiu convencer as autoridades a abrirem um crédito de confiança aos moços. Muita gente perguntava se não se estaria colocando lenha na fogueira, ao mostrar aos jovens áreas em que os problemas sociais eram graves e nas quais muitas vezes, a ação governamental ainda não havia chegado com o ímpeto necessário em consequencia da fase evolutiva que se vivia.
Aberto crédito de confiança, ficou demonstrada plenamente a maturidade dos jovens, quando devidamente preparados e motivados.
O Projeto Rondon foi um movimento de voluntários tendo por base a formação de uma elite. O humanismo era o meio; o fim era realmente ter uma elite capaz de no futuro assumir responsabilidades perante a Nação.
O grande resultado inicial não foi o que os estudantes deixaram lá, mas o que eles traziam: uma consciência de Brasil, desejo de participar, de se comprometer, de enfrentar realmente os problemas.
O objetivo fundamental do Projeto Rondon era o homem, a sua valorização como base do desenvolvimento e da integração nacional. Visou colocar o Universitário em contacto com a realidade e fazê-lo sentir essa realidade, criando nele um espírito de aventura. Ele devia ver no interior do país os novos mercados de trabalho, ao mesmo tempo em que procurava criar condições mínimas para aí permanecer.
Para se montar uma operação dessas, o projeto necessitava da cooperação e apoio de todos os Ministérios, e valer-se em particular, das instalações e transportes do Exército, Marinha e Aeronáutica. O movimento foi coordenado pelo Ministério do Interior.
O Projeto possuia um excelente grupo de trabalho que o mantinha. Nas universidades, cartazes procuravam sensibilizar os estudantes. Nas regiões a serem trabalhadas, buscava-se o apoio das unidades militares, dos órgãos governamentais atuantes na região.
O Projeto-Piloto em 1967 teve a participação de 32 estudantes. O Pojeto-1, em Janeiro-Fevereiro de 1968 contou com 648 estudantes que atuaram na Amazônia, no Nordeste e no Centro-Oeste. O Projet0-2 em julho de 1968 contou com 3.500 universitários do Norte e Nordeste que atuaram nos Estados do Sul, atendendo 176.000 casos. O Projeto-3 em Fevereiro de 1969 levou 4.000 participantes para as regiões amazônicas, do Vale do São Francisco, Vale do Jequitinhonha e ao longo da rodovia Belém-Brasília, Nordeste, São Paulo, e sul do Mato Grosso.
Até o final de 1970, houve de 16 a 20 Campus avançados: área de estágio permanente nas regiões mais longínquas do interior do Brasil. Funcionaram como um prolongamento do currículo escolar, em que a Universidade, pelo revezamento sucessivo de suas turmas assumia o grau de assessoramento junto aos governos municipais ou estaduais. "

Nota - Este assunto fez parte de leituras e debates em salas de aula onde lecionamos na época, a nível colegial, o que motivou a alguns dos jovens a se engajarem no projeto quando entraram na Universidade. Hoje ao ver as tristes notícias sobre jovens vivendo à deriva das drogas, dos preconceitos e da desorientação generalizada, nos perguntamos onde estão os verdadeiros educadores. E o mais triste é ver que as autoridades constituídas, além de não cultivar o amor à Pátria, ainda provocam a desconstrução das mentes em formação repetindo exaustivamente as "injustiças" que sofreram no passado como se não houvesse leis a serem respeitadas. É necessário dar um basta à desinformação sobre o período dos Governos Militares que agiram como poder moderador tão necessário à sociedade. Se a situação atual não se modificar caberá mais uma vez ao poder moderador das Forças Armadas impor a ordem.

sábado, 24 de abril de 2010

VISLUMBRES

"Queda nuestro sueño en olvido,
Tan lejano se fué la quimera.
- Nuestra vida?
- és el sueño, sin olvido del Ser mayor
que no silenció su amor.
Renace esperanzada la quimera perdida en la noche...
La noche que mal principió.

Sueño, olvido, esperanza...
-Esperanza sin temor!
- El Universo en llanto!
Calla el poeta su canto.
Calla la noche su encanto y misterio.
la rosa sin olor, se findó.
Solamente el Ser Mayor no silencia,
Y canta el himno Criador.
El canto del Amor!

-Adonde estas alma desesperanzada,
que no oyes este canto,
qua a todos encanta y acalla?
-Adonde estás alma mia,
hermana de mi dolor...

- Quedate quieto! - Escucha!
Que bello himno de Amor
Del infindo Universo
Canta el Criador
A sus hijos, y ati, pobre soñador!

(setembro/1976)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

MACIEIRA & MAÇÂS

Macieira (Pyrus Malus) - tem atualmente mais de mil variedades. A macieira atual deriva de espécies da Ásia Central e Ocidental. De cultura muito antiga, atualmente é cultivada em muitos países, inclusive no Brasil.
Seu fruto - a maçã - é muito apreciado pelo sabor e aroma, além das inúmeras qualidades alimentares e medicinais importantes. Sua composição: 85% de água, 12 % de açúcar, ácidos orgânicos, pectina, tanino, Vitaminas B¹, B², C, E, PP e provitamina A.
A maçã é um alimento que favorece a assimilação do cálcio. Usada ao natural, em sucos, ou ralada em saladas, ajuda a limpeza do organismo. Sua polpa cozida tem efeito resolutivo; o suco ajuda a retardar o aparecimento de rugas e a flacidez da pele. Os médicos de antigamente aconselhavam a comer uma maçã todos os dias antes de ir para a cama.
É um alimento especial para crianças fracas, pessoas convalescentes, indivíduos que tem intensa atividade mental, pessoas com problemas por uso constante de proteína animal. A cura pela maçã é recomendada para combater acidose, gota, reumatismo, transtornos do fígado, tosses, debilidade cardíaca, dermatoses, obesidade, diabetes, enfermidades do estômago, tabagismo, alcoolismo, etc, etc...

PURÊ DE MAÇÃ
Cozinhar 3 maçãs maduras, descascadas e 1 pedaço de casca de limão em um litro de água.
Passar na peneira e adicionar 2 colheres de mel.
Comer após as refeições - (combate prisão de ventre).

terça-feira, 20 de abril de 2010

FIM DO MUNDO?

Após reler textos históricos e os relembrar os motivos que levaram ao fim de outras civilizações temos que admitir que tudo se encaminha para uma grande mudança novamente. Isto não quer dizer que tenhamos um fim de mundo literalmente.
Segundo alguns textos comentando a época em que viviam os "gigantes" - nefilin, refain, amins, etc, estes seres tidos como seres monstruosos, ou homens horríveis com comportamentos abomináveis influindo negativamente no comportamento da geração dos humanos (criaturas de Deus), antropologicamente eram os homens que viveram antes do "Homo Sapiens". Seriam os homens de Neanderthal, Cro-Magnon, Javantropo, Australopitecus, etc.
Uma geração de "hibridos"...
Como eles agiram de forma contrária aos princípios divinos, primeiramente houve um extermínio com o dilúvio de Noé que foi salvo por ser um homem íntegro. Reapareceram após o dilúvio, e como houvera a promessa de que não haveria mais dilúvio, o Senhor Deus dos Exércitos resolveu exterminá-los de outra forma. Foi através do povo de Israel, sob o comando de Moisés e depois de Josué que esses povos foram destruídos. Qual a origem dessa raça "hibrida" que foi destruída? - Anjos caídos, invasores do espaço, filhos dos deuses com as filhas dos homens? - tudo são especulações. Porém a história os registra... E foram destruídos.
Hoje há muitas referências a presenças de não humanos no planeta.
- Quem são? - o que fazem aqui? - qual sua influência sobre os humanos? - haverá uma "punição" a nível global com extermínio de muitos que aderiram a eles? - Será a tal separação do joio do trigo?
Sete mil anos seria a data limite para uma separação entre os bons e os maus. Dia e hora ninguém sabe. Como será também é um mistério. Enquanto isso o homem vai fabricando armas que são capazes de contaminar o planeta a ponto de torná-lo inabitável. E entre essas armas há os poluentes ambientais de uso diário por todos os cidadãos de bem!!! Cidadãos que estão cada vez mais à mercê da vida antinatural das grandes cidades. A quebra do equilíbrio ecológico é uma agravante se considerarmos que o planeta Terra é um planeta especial, com uma vida interdependente, onde uma espécie (flora ou fauna) é ponto de apoio de outra - e aí vem os higienizadores de ambiente matar baratas, formigas, insetos em geral e contaminar tudo com venenos...
Enquanto a indústria continua fabrincando todo tipo de descartáveis e a mídia a fazer propaganda de: "use e jogue fora", "use e jogue fora", "use e jogue fora".....
Não vamos aqui repetir o que todos já sabem.
Até quando persistirá essa insanidade a todos os níveis?
A volta ao natural ainda é possível. Consertar os erros é uma necessidade premente.
Fim do Mundo? - haverá certamente um fim para toda esta confusão, mais dia ou menos dia. Com traumas ou sem eles. Tudo depende do bom senso de cada um de nós.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

LEMBRETES

"Há no Cristianismo bastante luz para que o homem de boa vontade, não obstante as trevas que existem, crer na Luz; e há no Cristianismo bastantes trevas para que o homem de má vontade possa negar a Luz e só crer nas trevas" (Pascal).

"Um Mestre ensina pela palavra e pelo exemplo. Aprender ou não é responsabilidade de cada um".

"Se alguém quiser que um seu semelhante viva de forma contrária à sua condição humana, que esse alguém seja destituído de seu "cargo" de dono do próximo - especialmente se esse alguém for uma "autoridade" constituída para administrar a coisa pública..."

"A Verdade é dura como o diamante, mas também delicada como flor de pessegueiro".
(M. Gandhi)

"Eu creio no mundo espiritual - porque é absurdo!" (Tertuliano)

"A Vida é!
- Os vivos, vivem e deixam de viver.
- O vivo nasce quando emerge da Vida; e morre quando mergulha novamente nessa Vida".
(H. Rodhen)

"Agir é tua missão, porém não ambiciones os frutos de tua ação". (Bhagavad Gita)

"Agir corretamente é trabalhar em harmonia com a Lei, sem apego, desinteressadamente, livre de ódio e paixão - e é esse agir nascido da Verdade que liberta o homem". (Bhagavad Gita)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

NADA ALÉM DO POSSÍVEL

Vejo pela janela da vida, nada além do possível:
- Uma varanda ampla, luminosa, arejada, voltada para o nascente...
Plantas! muitas! floridas, coloridas, saborosas, odorosas, entre fontes a marulhar, brincando de saltar entre pedras... Eis lá as carpas! Carpas! lindas! dourado-prateadas. Igualzinho às da minha infância, à sombra de frondosa árvore, em lago misterioso; deslizando, ora aparecendo, ora sumindo, brincando de esconde-esconde com os raios solares... Estão ali. As carpas!
Os pássaros a cantar saltitando de galho em galho. Revoada barulhenta de fim de tarde. Hora do grito! Volta para casa. Saudade...
O sol querendo partir. Horizonte vermelho. Cor do fogo. Prenúncio do frio(?) - Símbolo do calor.
Calor reconfortante na aragem da manhã - de neblina, garoa, orvalho cristal...
Ou do meio do dia ao fim da tarde, com doces aromas de flor de laranjeira.
Noite de luar - luz prata-azulada. Mais o brilho das estrelas a tilintar no límpido céu de verão austral. E o silêncio do ar puro a ressoar os sinos de cristal a tocar. Sinos de Cristal, sim!
Borboletas! Muitas. Estão ali. Coloridas, festivas, abrindo e fechando as asas ao estalo do toque de cada pingo de luz...
O encanto a reinar. Nada além do possível.
O canto dos grilos a incomodar(?) - não importa. Quero escutar. Quero ouvir a cigarra a cantar até estourar - tal qual lá na Água da Estiva. Aquela das pedrinhas coloridas. Onde estão?
O pio noturno das aves guardiãs dos telhados - tudo como era outrora! Tal qual...
Nada mais de barulhos... Chega de esbulhos. De entulhos. Chega de tudo o que pesa e nada vale.
Quero a liberdade de pensar e falar; de viver e sentir. Quero ver a todos sorrir..
Serem felizes sem ter que fingir.
Nada além do possível...