quinta-feira, 27 de maio de 2010

'ESCOLA DA PONTE' - PORTUGAL

A 'ESCOLA DA PONTE' - está localizada na Vila das Aves, no Distrito do Porto, em Portugal.
É uma escola que visa a educação de crianças e jovens num contexto de inserção. A Escola Básica Integrada atende alunos dos 5 aos 16 anos e sua filosofia é a da inclusão.
Portugal, por sua localização na Europa, ficou muito tempo quase que isolado dos demais países sofrendo as consequências de um baixo desenvolvimento; ao serem definidas novas politicas para o continente com a criação da moeda única - o euro - Portugal foi incentivado a adotar medidas que possibilitassem à população se adequar à nova situação continental.
A educação foi essa porta de entrada num mundo novo que se desenhava.
'Escola da Ponte' surgiu na década de 1970 dando a oportunidade que uma escola formal não havia oferecido aos jovens. A nova escola tinha por finalidade respeitar as diferenças individuais dos alunos e dar-lhes a oportunidade de um aprendizado prático, para a vida. Iniciou em 1976 com cinco polos escolares (escolas primárias e jardim de infância), em 2006 já estava com o 9º ano de escolaridade (3º ciclo).
Os alunos formam grupos heterogêneos. Eles não são agrupados ou distribuídos por turmas nem por anos de escolaridade. O trabalho nesses grupos heterogênos é desenvolvido por 'orientadores educativos'. Estes orientadores estão organizados para atender as diferentes áreas do conhecimento, como: Artística, Linguística, Lógico-Matemática, Naturalista, etc.
Os alunos é que decidem em Assembleia escolar os direitos e deveres fundamentais para o ano. Isto é feito respeitando as regras que visam o bem comum. Diariamente há uma avaliação com debate sobre as realizações levadas a cabo.
Algumas curiosidades praticadas na escola:
- 'Caixinha dos Segredos' onde os alunos depositam seus segredos que podem revelar por ex., as causas das indisciplinas.
- 'Eu Já Sei' - com o objetivo de desenvolver a autonomia, o aluno quando se sente apto a ser avaliado, inscreve seu nome numa lista para informar que já está apto a ser avaliado.
- 'Caixinha dos textos inventados' - onde o aluno pode mostrar sua criatividade.
Há os grupos de responsabilidade onde cada aluno e a maioria dos orientadores são responsáveis por algum aspecto do funcionamento da escola. Por ex.: a Biblioteca, o Jornal, Jogos, Esportes, Refeitório, mapas de presença e datas de aniversário, etc.
Todos os projetos são avaliados mensalmente. A Associação de Pais é efetiva. Percebe-se o interesse que o sistema educativo proposto tem despertado, pois o sistema além de respeitar as diferenças individuais é um incentivo a que a criança e o jovem se tornem cidadãos responsáveis e respeitadores de regras visando o bem comum.
Parabéns aos seus idealizadores. O mundo precisa de mais iniciativas como essa. Simples, práticas e eficientes, onde o elemento humano é o mais importante.

terça-feira, 25 de maio de 2010

AINDA A EDUCAÇÃO

Educar os jovens para um mundo melhor é possível.
Reverter esse quadro desanimador que se propaga pelo mundo é urgente.
A lavagem cerebral a que as pessoas estão sendo submetidas tem que ser abolida a qualquer custo, pois os princípios morais já não são levados em consideração e o certo está sendo visto como errado. A irracionalidade e a barbárie são, infelizmente, manifestações correntes. E, qualquer ignorante, valendo-se de um chavão copiado dos meios de comunicação e aprendido pela repetição abusiva do poder, inibe a ação da lucidez. A desorientação a que as novas gerações estão atreladas é alarmante!
O mais grave é que, um Estado que se diz "laico", usa princípios religiosos para pregar a distribuição de riquezas e "fazer justiça social"! Lobos vestidos de cordeiros. Não passam de impostores comunistas ateus sob a capa do "socialismo". Esse filme é velho como o tempo. A ignorância da população impede que perceba a armadilha em que caiu.

A auto-educação deve ser a base de toda Educação. Devemos criar o melhor e mais propício ambiente para que a criança e o jovem eduque a si junto aos professores-educadores, da maneira como ela precisa educar-se para atender seus anseios interiores.
A educadora M. Montessory expressa seu conceito sobre a educação como "uma ciência pela paz". A Educação em seu ponto de vista deve estimular a consciência da responsabilidade de cada um consigo mesmo e com a vida dos outros. Ou seja o respeito mútuo, tão esquecido e mal praticado. Os interesses e inclinações das crianças devem ser estimulados e aprofundados.
Outro educador, R. Steiner, fala em uma pedagogia holística. O aluno é respeitado do ponto de vista físico, anímico e espiritual. A educação deve levar em conta: 1- o querer - agir, que deve ser cultivado através de atividades corpóreas; 2- o sentir - através de abordagens artísticas em todas as matérias, de acordo com a idade; 3- o pensar, cultivando paulatinamente através de exercícios (físicos) e educação dos sentidos, através da imaginação dos contos de fadas, lendas e mitos até o pensamento científico no ensino médio.Esse método é mais eficiente do que um procedimento uniforme que relega para segundo plano as diferenças individuais, além de ignorá-las. Há que respeitar também o ritmo e interesse de cada um. Nivelar todos por baixo e para baixo para melhorar índices de aprovação além de ser um desrespeito para com o educando, é um crime.
Interessante o método de ensino atual adotado por algumas escolas como por exemplo "A Escola da Ponte" em Portugal. O tema fica para outro blog.

Nota - A social democracia é uma teoria que nem como teoria se sustenta, pois não tem lógica. É uma estratégia para conseguir dinheiro que funciona bem para uns poucos espertalhões às custas de muitos tolos que ganham a vida com o suor de seus rostos. A arrecadação de impostos é uma prova do que falamos. O governo fica com trilhões nas mãos para fingir que faz "justiça social"... A verdadeira educação será a alforria da humanidade.
"Conhecereis a Verdade e ela vos Libertará"!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

SISTEMA ÚNICO DE EDUCAÇÃO?

- Sistema único de educação? - Unificar a educação? - Como assim?
A proposta da candidata VERDE, Marina Silva, soa um pouco estranha.
Muito bem que pense num sistema que ofereça educação em igualdade de condições para todos a nível nacional. Apesar da diversidade e dimensões do país isso é possível enquanto considerarmos os aspectos de toda a infraestrutura física (prédios adequados, material didáctico de qualidade) e os aspectos humanos com destaque para um corpo docente com preparo de nível elevado, qualificado para atender "n+1" alunos, pois não podemos ignorar as marcantes diferenças individuais, além das diferenças culturais dos alunos das mais diversas origens. Aí é que a luz AMARELA entra em ação. E ameaça passar para o VERMELHO - Perigo!
Já é obrigatória a Educação "sob tutela do Estado, para crianças dos 4 aos 17 anos!"
- O que significa isso? - Significa que os pais com filhos de 4 anos até os 17 anos deixam de ser os educadores e orientadores de seus filhos. O Estado usurpa o pátrio poder de ensinar a seus filhos os valores cívicos, ético-morais, religiosos, culturais, etc, cada vez mais cedo, e, por um período mais longo. E, estes pais correm o risco de punições severas se contrariarem as regras, como ocorreu recentemente em relação à família que decidiu educar seus filhos em casa.
Tememos pelo futuro das gerações que aí estão e das próximas.
É notório o uso da sala de aula para impor ideologias, a exemplo do que ocorre nos países comunistas-materialistas-ateus. Esse sistema, com amplo resultado negativo, destroi a personalidade criando jovens sem perspectivas de vida. As consequências são fatais: alto índice de uso do álcool e drogas, envolvimento com o crime e do suicídio entre jovens, cada vez mais cedo, etc, que, cerceados por um sistema que impõe o "politicamente correto"(*) como norma, procuram uma válvula de escape, uma fuga para sua triste realidade.
(*)-"Politicamente correto" corresponde a uma espécie de manual de comportamento e policiamento do pensamento e do vocabulário. Há uma espécie de "código" que determina o que é considerado "correto" pensar, dizer, divulgar. Leva o indivíduo a deixar tacitamente de usar palavras, emitir opiniões, fazer críticas, etc, para evitar punições por parte dos superiores e até por parte de colegas radicais - como ocorre em Cuba, na Coréia do Norte, Irá, Venezula e em todos os países onde as liberdades individuais de há muito foram abolidas.
Educação deve ser para todos. Mas, para a Liberdade, e não para a submissão cega. E, Liberdade com Responsabilidade.
Repetimos aqui o que já dissemos em outros artigos: "O ser humano não é apenas corpo material e mente intelectiva. Ele é uma centelha Divina e como tal tem o direito de realizar-se plenamente".
Tememos que esse sistema de unificação do ensino proposto venha a corroborar na manipulação das mentes infantis, deformando-as com a "história oficial" contada ao gosto de mentes doentias.
Toda atenção é pouca! Os meandros da política estão repletos de armadilhas... Que não seja este mais um passo rumo ao fim das liberdades, visando criar a tal "sociedade utópica". Esfacelada ela já está. Se querem fazer na Educação algo bom, de qualidade, deixem a cada comunidade que se organize, a exemplo do que já ocorre nos países de primeiro mundo onde os pais é que decidem que Escola querem para seus filhos. Essa é a verdadeira democracia. E funciona, haja vista os resultados. As crianças e jovens não só estabelecem seu ritmo de atividades escolares, como sua inciação no trabalho produtivo remunerado. Aprendem com Liberdade e senso de responsabilidade. É isso que esperamos para nossas crianças e jovens.

"Nem os tiranos da antiguidade, nem os monarcas absolutos da Idade Média, nem Thomas Hobbes, nem Maximilien Robespierre, nem talvez o próprio Karl Marx imaginaram jamais estender o poder do Estado aos meandros mais íntimos da alma infantil, para fazer dela a escrava dos planos governamentais insanos". (Olavo de Carvalho - 13/05/2010 - 'Para Além de Hobbes').

sexta-feira, 21 de maio de 2010

GOTAS DE SABEDORIA

- "O homem superior tranquiliza sua própria pessoa antes de se por em movimento; concentra-se interiormente antes de falar; consolida seus relacionamentos antes de solicitar alguma coisa." (Confúcio).

- "A barba é um adorno supérfluo. Cultivá-la por si só, sem levar em consideração o conteúdo interno ao qual ela serve de ornamento, seria um sinal de frivolidade"- (prov. chinês).

- " Quando alguém descobre algo bom nos outros, deve imitá-lo, integrando a si, desse modo, todo o bem sobre a terra. Quando percebe algo mau em si mesmo, deve descartá-la. Assim se libertará do mal." (I.Ching - 42 - imagem).

DITOS POPULARES:
- "Boa romaria faz quem em sua casa fica em paz".
- "Se vais por um caminho e tropeças, presta atenção e prossegue; se tropeças mais uma vez, redobra a atenção e continua o caminho. Mas, na terceira vez que tropeçares, muda de caminho, pois estás no caminho errado!"
- "Quem dá valor ao que tem, prospera naturalmente. Dinheiro não aguenta desaforo..."
- "Para boa fome não há pão duro".
- "Pão, água e paz valem mais que um banquete no meio da discórdia."
- "Se queres mudar o mundo, comece por mudar você em primeiro lugar e a olhar o mundo com olhos amorosos".
- "O ódio quando não mata, contamina o ambiente para sempre."
- "A prudência manda; mas, quando a vaidade fala mais alto põe tudo a perder!"
- "O Sol brilha para todos - mas se choras por não poder ver o Sol, tuas lágrimas impedirão que vejas as estrelas".

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A MINI-ERA GLACIAL

Já falamos algumas vezes sobre o tema "aquecimento global" que tem sido usado por muitos para causar medo e culpas.
Na verdade o que está a ocorrer é exatamente o contrário, ou seja, caminhamos para uma mini-era glacial como já ocorreu em outras épocas da história da Terra.
Segundo estudos realizados e divulgados pelo Instituto de Geofísica da Universedade Nacional Autônoma do México (UNAM), a Terra entrou num período chamado de mini-era glacial que pode durar de 60 a 80 anos. As temperaturas podem cair 0,2º C. Este fenômeno está relacionado com o mínimo da atividade solar. Os lapsos são de 120 anos. Houve um desses mínimos com forte queda de temperatura no século VI (o mínimo medieval), seguido por um período mais quente, alternadamente.
Lendo algumas opiniões sobre o tão terrível CO² encontramos um texto disponível em PDF - "Aquecimento Global - Realidade e Fantasia" - do geólogo Anderson C. r. Soares, onde ele resumidamente aborda o tema, lembrando que "Geologia é a História da Terra".
Diz ele: -"A politica dos chamados ambientalistas, desconhecedores da geologia é, na verdade, uma política de suicídio coletivo. Geologicamente falando, as emissões de CO² não constituem um problema, mas uma solução para uma vida melhor aqui na Terra". "Os efeitos do CO² são temidos apenas pelo desconhecimento do que se chama de "Ciclo da Energia".
Esse ciclo tem as seguintes fases:
1- Lixo Orgânico (acumula nas bacias sedimentares) >
2- gera petróleo (energia de subsuperfície) >
3- produz combustão (trabalho e desenvolvimento) >
4- CO² + H²O > cadeias Orgânicas (atraídas pela gravidade) >
5- resulta em VIDA FOTOSSÍNTESE (energia de superfície).
Resultado: - "O Petróleo é a energia do Sol armazenada em subsuperfície como resultado da energia formada na superfície (vida)". Portanto não vai acabar nunca!
O Prof. Claud Allègre, ex-ministro da Educação, Pesquisa e Tecnologia da França diz: - "As proclamações dos fanáticos dos gases estufa consistem em denunciar a parte do homem no clima sem fazer nada, salvo organizar conferências e preparar protocolos que viram letra morta."
Mas, o que tem de gente vivendo às custas do CO² sem fazer nada, ou melhor, sendo pagos para protestar... mostra que, para alguns, é um alto negócio!!!

AQUI VAI NOSSO ALERTA - PREPAREM-SE PARA UM FRIOZINHO DAQUELES! MAS, AINDA NÃO SERÁ O FIM DO MUNDO.

terça-feira, 18 de maio de 2010

ACORDO NUCLEAR, OU...

Acordo Nuclear, ou chamuscando a barbicha?
Mais uma vez assistimos ao exibicionismo de um presidente (como nunca houve antes neste país) e de sua comitiva de 300 pessoas(!), "passeando pelo mundo e rodeando a Terra" (sic) - sem tirar nem por, como está descrito no livro de Jó.
Uma festa! A soltar foguetórios e a comemorar um acordo nuclear.
Já soltaram o rojão, aplaudiram e agora vão ter que correr da vareta que pode voltar como um "boomerang" sobre uma nação inteira, e explodir como uma bomba de efeito retardado. Retardado, mas já exibindo os primeiros rolos de fumaça. O amigo iraniano já anunciou que continuará a enriquecer urânio a 20%... Fez um negócio da China ao concordar em enviar parte do seu estoque de urânio para ser enriquecido na vizinha Turquia que lhe devolverá o produto prontinho para uso. Ou seja, o Irã arrumou um parceiro para o enriquecimento do urânio enquanto nada vai mudar nos planos e atividades internas - pacíficos ou não. É esperar para ver.
Quem venceu? Quem perdeu? - Ainda é muito cedo para comemorar.
Os louros serão para os vencedores. E as batatas, para os perdedores. E neste caso, há um cheiro de batatas podres no ar.
Detalhe: - A linguagem oral tem nuances que é preciso ter um ouvido muito bem treinado e muita sensibilidade para entender quando o SIM quer dizer Não e vice-versa
.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ATOS ADMINISTRATIVOS

Frase: "Brasil era capitalismo sem capital. Resolvi que era preciso construir o capitalismo para depois fazer o socialismo". (Lula - entrevista a Juán Luis C. Echarri - El País - 09/05/2010).

Mais de sete anos fazendo de conta que trabalha pelo capital...e o Impostômetro mostra dia e noite como o capital escoa do caixa de quem trabalha e produz, diretamente para os cofres públicos parasitas, para o governo sustentar o festival de cargos de confiança política. São só na adminstração direta do governo federal 20.578 (!) É a burocracia brasiliense.
E há "n+1" cargos das estatais incluindo fantasmas e alimentando a corrupção!
Aí está a porta aberta para a entrada dos "amigos do rei" e de seus comparsas políticos. 37,8% dos cargos de confiança são ocupados por filiados de partidos (os militantes) - que no atual governo,PT e PMDB principalmente fazem a festa capitalista.INCRA, IBAMA, FUNAI... são redutos para os filiados, o que incentiva a filiação partidária.
Não há um equilíbrio entre funcionários de perfil político (em grande maioria) e os tecnocratas qualificados. Os cargos tem funcionado como moeda de troca politica e para pagar favores.
E viva o capital e o capitalismo que permite a um presidente sonhar em implantar o governo dos sonhos socialista punindo o gerador do capital, da renda, do verdadeiro trabalho produtivo.
A maioria dos funcionários públicos não tem qualificação e ocupam cargos sem passar por concursos - saber ler e escrever seriam os requisitos básicos. Aliás, atualmente com provas de múltipla escolha, basta assinalar com um "X", no palpite de apostador de loteria, e qualquer candidato bom de chute passa brincando... e se efetiva em cargos públicos com salários muito acima do de um professor, por ex.
Aliás, com o exemplo que vem de cima, pra que estudar? S.O.S !!!
Há eleições e o cidadão vai e escolhe seu candidato para determinado cargo. Aí o presidente nomeia seus assessores que através de "atos administrativos" vão governando em seu nome (você eleitor!)
Os atos administrativos usurpam a competência de quem deveria realmente legislar e desviam a finalidade legislação vigente atendendo a propósitos politicos, ideológicos e corrupção. Disfarçado de "beneficio social", 'bem comum", "interesse público", 'medida de controle' e vão ocupando espaços. Quando o cidadão de bem acordar estará sob rígida ditadura comunista, socialista ou seja lá a cor ideológica que tiver, sem se dar conta que simples atos administrativos para o" bem comum" lhe tiram toda a liberdade de decidir.
Acorda Brasil!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA?

Quando o sociólogo e ex-presidente FHC defendeu a legalização da maconha por seu uso ser de tradição cultural, certamente ele estava se referindo às origens da planta no Brasil.
Segundo Maria C. Vergueiro Santarcangelo, em "A Realidade dos Tóxicos" (pág. 122) ... "os negros escravos trouxeram sementes da "cannabis" que aqui plantaram e aqui se incrementaram pela propriedade do clima. Era denominada de "fumo de Angola" porque veio daquele país africano".
E prossegue: "Desenvolveu-se rapidamente em Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Pará, Amazonas, etc. É uma cultura que melhor floresce nas regiões mais quentes, por isso aclimatou-se bem no norte e no nordeste, onde são encontradas as maiores plantações."
Ela relata que os escravos utilizavam a erva nos seus rituais fetichistas, para aliviar os sofrimentos pelo seu efeito sedativo, e para minimizar a saudade de seu país de origem. Com o tempo o seu uso se tornou hábito entre as populações menos favorecidas do Nordeste, e a partir de 1940 com a migração de nordestinos para o sul do país, o hábito de uso se generalizou principalmente em São Paulo (região de São Miguel). Seu cultivo foi proibido em 1937 e desde então classificada como "entorpecente"; grandes plantações passaram a ser destruídas em cumprimento à legislação sobre o assunto.
Apesar dessa proibição a maconha continua presente na região nordestina ocupando áreas férteis que deveriam estar sendo usadas para fins produtivos de alimentos. Falta vontade politica para sanar as distorções no uso de certas áreas agricultáveis que inclusive são de propriedade do governo. E, agora, com o "discurso do politicamente correto" querem legalizar a produção e o consumo...
A maconha é um antigo mal que tem dominado a sociedade desde há muito tempo. Começou a ser difundida desde a Ásia, pela facilidade de cultivo. O hábito de consumo em grupos levou na Idade Média por exemplo, usuários da droga a formar gangs (os haxixe) que sob os efeitos da droga atacavam e espalhavam o terror e a violência entre a população indefesa. Qualquer semelhança com o que ocorre atualmente não é mera coincidência.
Grande número de estudiosos já opinaram sobre a necessidade de abolir a maconha, pois se a princípio pode parecer inofensiva, ela é o primeiro passo para o uso de outras drogas.
As estatísticas não são definitivas gerando controversias devido a:
1- Existem diferentes tipos de "cannabis sativa" (cânhamo). Umas são mais tóxicas que outras devido às diferenças ambientais (clima e tipo de solo) onde são cultivadas.
2- Os usuários muitas vezes não sabem distinguir uma planta macho de uma fêmea misturando ambas e obtendo resultados diferentes de toxidade.
3- Essa diferença de toxidade do produto obtido, aliado às diferenças de resistência de cada indivíduo também pode gerar a falsa ideia de que ela é inócua.
Seu uso provoca alucinações com distorção perceptiva, confusão mental, sonolência, instabilidade e depressão, irritabilidade, olhos vermelhos, causa náuseas, vômitos, distúrbios cardiovasculares, neurológicos, perturbações psicomotoras, etc.
Considerando que o uso de drogas, notadamente entre jovens cada vez mais cedo, não bastará criar mais uma lei regulamentendo seu uso. O álcool, por exemplo, que é proibido para menores, é consumido amplamente cada vez mais cedo.
Prevenir é a melhor solução. A fuga da realidade, a busca de novas sensações nas "festinhas" e encontros são mais frequentes do que parece e são o reflexo de uma sociedade a beira do caos devido a desagregação das famílias, desrespeito aos valores ético-morais inclusive por parte de muitas autoridades que deveriam dar o exemplo. Um jovem com personalidade equilibrada, com uma educação baseada em princípios sólidos de um lar harmonioso e disciplinado saberá dizer NÃO aos "atrativos" de estimulantes e tóxicos em geral.
Jovens não se iludam com o discurso de pessoas "influentes" em defesa de "tradições culturais" que não são as suas tradições.

"A LUTA CONTRA OS TÓXICOS SERÁ TALVEZ A BATALHA DECISIVA DA ESPÉCIE HUMANA" (ed. Lance Ltda. 1974).

Lembrete: Plantação de cânhamo (cannabis sativa) só se for para uso do caule para produzir fibras importantes na fabricação de tecidos, gerando trabalho e renda para os cidadãos de bem sairem da dependência viciosa em que muitos estão vivendo. Vamos criar uma nova tradição cultural educando para o bem?

quinta-feira, 6 de maio de 2010

VIDA SAUDÁVEL

Conselhos são muitos, especialmente em termos de hábitos alimentares. Vai depender de cada um ter uma qualidade melhor de alimentação. Além do mais, o que é bom para um, pode não ser bom para outro, pois cada pessoa é única. Porém, cultivar hábitos saudáveis não é difícil. Basta querer e ter força de vontade para fazer as mudanças necessárias, como colocamos no livro "As Delícias da Cozinha Alternativa".
A Alimentação baseada em frutas e saladas ricas em vitaminas, sais minerais, açúcares naturais, e mais as leguminosas, integrais, coalhada natural, com poucas proteínas animais, moderação no uso de massas e doces, combinada com exercícios físicos opera verdadeiros milagres.
Os exercícios físicos, antes inclusos no currículo escolar como aulas de ginástica, hoje não são mais praticados nas escolas públicas, que se limitam a algumas práticas desportivas que nem sempre englobam todas as crianças e jovens.
MEXA-SE! todas as pessoas de qualquer idade podem e devem encontrar uma maneira de praticar exercícios físicos variados como: caminhadas, dança, musculação em academias, jogar tênis, voleibol, peteca, nadar, pedalar, praticar yoga, judô, artes marciais, etc...
Os exercícios físicos queimam calorias, mantém os ossos saudáveis, melhoram o desempenho cardiovascular e a digestão, tonificam os músculos e a pele, aumentam também as chances de um sono relaxante. Eles também estimulam o cérebro a liberar as endorfinas, substâncias tranquilizantes naturais que aliviam as dores e produzem bem-estar emocional. Esse detalhe não tem sido levado em consideração pela educação e o que vemos é uma juventude cada vez mais violenta, agressiva, voltada para as drogas, sexo antes do tempo, num círculo vicioso que está se tornando incontrolável e preocupante.
A falta de glicose por exemplo gera estreasse; a maneira mais rápida de recuperar a energia seja de origem física ou psicológica é o uso de glicose, daí muitos apelarem de forma errada para o consumo de doces. Porém o açúcar, especialmente o branco, refinado é um veneno. Ao contrário do que todos pensam, inclusive os médicos, os nutricionistas e até os químicos, o açúcar não é um alimento. É sim um potente destruidor dos terminais nervosos, provoca cáries, ataca o sistema endócrino, o imunológico, os músculos, especialmente o metabolismo do qual dependem todas as funções do organismo. Infelizmente atualmente ele é adicionado aos alimentos industrializados.
O substituto natural do açúcar branco é o MEL DE ABELHAS. Substituindo o açúcar pelo mel as mudanças na saúde e na disposição geral, bem como na disciplina alimentar, tornam-se evidentes. O melhor ainda é o uso das frutas ao natural. As frutas secas (passas, nozes, castanhas) substituem com vantagem os petiscos gordurosos, doces, salgadinhos, etc.
Refeições leves como no tempo da vovó, a saber: o refrescante "gaspacho", a sopa de "ajo", caldos, uma azeitona com um pedaço de pão, uma torrada com azeite de oliva, "tostones", etc... são saudáveis e podem ser introduzidas com frequência nos hábitos alimentares para aliviar o trabalho digestivo.
Sabia que tomar um bom copo de água, por exemplo, funciona como um substituto de petiscos enquanto espera pela refeição?
Qualidade de vida se conquista pela boca, principalmente pelo que deixa de usar, e não pelo que se usa.
Praticando exercícios você gasta energia. E gastando energia, você aumenta sua energia!
Conquiste uma vida saudável. Só depende de você!

terça-feira, 4 de maio de 2010

CAMPANHAS POLITICAS GENÉRICAS

Ano eleitoral! Os políticos profissionais mal se contém na ânsia de garantir seus lucrativos postos de trabalho.
Os marqueteiros, profissionais do engodo, já estão a todo vapor preparando os "scripts" que deverão ser decorados e estar na ponta da língua de cada candidato. Tarefa não muito fácil, mas que diante do despreparo do eleitor, conseguem enganar bem: - "Falou bonito!!! mas não entendi nada.
Os senhores candidatos deverão falar como entendidos. Tratarão dos valores difusos como: saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente, geração de empregos, combate à pobreza com promessas de todo tipo de "bolsas agrada eleitor", etc, etc, etc... É a propaganda genérica. Programas concretos, propostas de trabalho efetivo, ideologias, etc, ficarão em segundo plano e serão introduzidos a conta-gotas conforme as "oposições" se manifestarem rebatendo, criticando ou acusando...
Ganhará quem souber montar uma história humana (do candidato, naturalmente), capaz de convencer o maior número de eleitores. Tudo vai girar em torno de traços pessoais, sentimentos, auto biografias e identificações. Tudo isso coroado pelos valores genéricos...
A história se repete. E com uma agravante. As cartas estão marcadas. Denúncias que vem se avolumando em relação ás urnas eletrônicas manipuláveis de acordo com as pesquisas pré-fabricadas deixam o eleitor com cara de bobo participando da "festa cívica" (ou seria cínica?).
A alternância de seis por meia dúzia dos sempre mesmos candidatos vai continuar pois é o partido quem decide.
Bilhões de recursos financeiros serão mais uma vez manobrados para pagar as contas. Novas denúncias de mensalões, ralos abertos, denúncias, investigações, CPIs, e o tempo vai passar pois a justiça é lenta, cega, surda e haja paciência. Os fichas suja continuarão dando as cartas, os mandantes nunca vão saber de nada, e todos continuarão livres e soltos correndo mundo alegremente como colegiais de férias. O Brasil é o país do futuro! Então vamos deixar para o futuro... Chega desse comportamento de garoto mimado, dono da bola que não quer obedecer as regras do jogo!
Ou será que desta vez será diferente e o eleitor sairá com um comprovante impresso como documento de que ele votou realmente em seu candidato e que seu voto não foi confiscado?
"O BRASIL não é um país sério" (Gal De Gaulle).

sábado, 1 de maio de 2010

VIVA O DIA DO TRABALHO!!!

Viva o dia do Trabalho! Viva o dia do TRABALHADOR!!!
Viva tudo o que ele representa de bom para as pessoas e para a sociedade.

Trabalho: aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim com resultado útil; tarefa, obrigação, responsabilidade.
Trabalhador: pessoa/individuo que trabalha; laborioso, ativo, jornaleiro, empregado, operário.

Hoje é dia do TRABALHO! Por isso não se trabalha. Comemora-se! Muito justo quando se tem a consciência do dever cumprido.
Vivemos num país onde o governo atual é exercido pelo partido dos trabalhadores. Mas na contramão do conceito de trabalho produtivo e útil, apresenta falhas graves. Os respectivos representantes em sua maioria vive como colegiais em férias... Mas, hoje comemoram!
A máquina estatal montada nestes últimos mandatos abriga milhares de trabalhadores que tem o trabalho de assinar o ponto todos os dias úteis, ou justificar a ausência... Quanto às funções burocráticas o sistema se encarrega em distribuir, redistribuir e novamente distribuir por salas, gabinetes, repartições, autarquias, ministérios, setores, andares, edifícios, cidades, estados, municípios, distritos, etc... numa trabalheira sem fim. O maior problema parece ser o da competência - pois em geral todos alegam que o assunto deve ser tratado em outro lugar, nunca naquele primeiro procurado pelo cidadão comum. Mas, hoje há uma pausa para comemorar...
Os novos candidatos a chefes da Nação já acenam com a criação de mais ministérios, e naturalmente mais cargos. Isso sem falar no novos concursos a cargos públicos com filas imensas de candidatos (as) a trabalhadores com salários garantidos pelo poder público, que nada faz, a não ser arrecadar, cobrar do verdadeiro trabalhador. O dinheiro não existiria sem a iniciativa privada cujos trabalhadores chamados de "patrões" são os que realmente trabalham; e que tem pouco para comemorar.
Mas, viva o dia do trabalho! Eu, pessoalmente trabalho desde que me conheço por gente. Trabalho faz bem, enobrece o cidadão que ao ver suas realizações, por mais modestas que sejam, foram ou estão sendo úteis a si e à sociedade.
Lendo notícias do mundo, em suas comemorações pelo dia do Trabalho, lemos: "Um milhão de trabalhadores excedentes do serviço público devem ser despedidos em Cuba".
Oras, o paraíso socialista-comunista cubano após 42 anos de ter abolido a atividade privada (1968) vai despedir um milhão de trabalhadores! É isso mesmo! O regime cubano está com a corda no pescoço precisando urgentemente agarrar-se à tábua de salvação da atividade privada! O Estado faliu! Viva o Trabalho!
Exatamente ao comemorar o 51º aniversário da revolução (abaixo o capitalismo e a iniciativa privada) a salvação do paraíso cubano está no TRABALHO produtivo da iniciativa privada! Mas há que vencer a burocracia recheada de regras, de proibições, punições, etc, cultivada durante meio século. E não é só isso.O problema esbarra em que funcionários públicos não querem ser "rebaixados" a trabalhadores rurais, da construção civil e outras atividades produtivas... Outro
problema é que o cidadão adquiriu o hábito parasitário que já parece impregnado no DNA... Cultivar o campo para se alimentar e alimentar outros trabalhadores de outros setores? - Difícil de aceitar. Ser pedreiro e colocar a mão na massa para construir ou restaurar edifícios transformados em cortiços (produto de meio século de abandono), ser responsável pelo local e atividades que vão gerar seu ganho, lá em Cuba gera insegurança, medo preocupação.
Viva o dia do trabalho e do trabalhador.
Graças ao bom Deus, aqui no Brasil em 1964 escapamos que regime semelhante se instalasse. E nossos pequenos empreendedores de lojas, bares, restaurantes, salões de cabeleireiro, taxistas, marceneiro, pedreiros, encanadores, eletricistas, etc, etc, etc. trabalham por conta própria e com orgulho conseguem seu sustento e dos familiares.
Que a lição dolorosa que vive o povo cubano não se repita aqui no Brasil.
VIVA O DIA DO TRABALHO E O VERDADEIRO TRABALHADOR!