sexta-feira, 30 de julho de 2010

SOMOS TODOS SEMEADORES....

Somos todos semeadores. Plantemos sempre sementes do Bem.
Faça sua parte praticando a:
- Verdade.
- Paz.
- Justiça.
- Ética.
- Harmonia.
- Honestidade.
- Imparcialidade.
- Fraternidade.
- Boa educação.
- Informação correta.
- Liberdade com responsabilidade.
etc., etc., etc., e mais:- coopere por um mundo melhor.

E, não jogue fora seu cérebro abdicando da sua individualidade.
Respeite todas as formas de vida, inclusive a vida HUMANA.
Lembre-se que você é um SER HUMANO completo, ou seja, com um corpo físico material, uma mente/inteligência e um espírito/alma. Comporte-se como tal!
SEJA HUMANO por inteiro! Respeite e será respeitado.
Plante sempre sementes do bem. Os frutos do bem, um dia aparecerão.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

QUEM NÃO EDUCA, PUNE...

Está se tornando regra geral o atual governo editar leis punindo, punindo, punindo.. Tudo está se tornando motivo para cadeia! Criminaliza-se tudo!
Quem não educa, pune! - essa é a triste realidade.
Recente reportagem sobre um colégio interno em pleno sertão para atender crianças da redondeza, que de outra forma ficariam sem estudar, nos fez lembrar do tempo em que o colégio interno, o seminário de padres, os colégios de freiras funcionavam como eficientes centros educativos, independente de classe social. Muitos jovens, após os estudos básicos continuavam na ordem, mas não havia a obrigatoriedade de assumir os votos eclesiásticos; muitos saiam formados para a vida e para o mundo. Pessoas de posses pagavam pelos estudos aí realizados, mas os pobres também tinham oportunidade de frequentar esses colégios internos.
Segundo um seriado exibido na TV sobre a vida de JK, quando criança, após a perda do pai, sua mãe o colocou num colégio de padres para que estudasse, pois não tinha condições financeiras para lhe dar estudos... E, todos sabem quem foi JK.
Todas as pessoas que conhecemos e que estudaram em colégios internos eram pessoas educadas, respeitosas, cultas, excelentes profissionais, seguras, equilibras emocionalmente...
Os tempos mudaram. Os colégios internos foram fechados... A teologia da libertação com viez de esquerda parece que na verdade colaborou para "abrir a caixa de Pandora". E o resultado aí está. Todos os dias uma lei nova para punr os infratores. Haja cadeias!
O fato do estado ser "laico" não quer dizer que a educação não possa seguir regras semelhantes ao que dava certo no passado. A FEBEM é mais uma prova da ineficácia do estado quando o assunto é educação.
"Sem resposta para a fome da Verdade, sem cura das doenças da alma ferida por causa da mentira, ou numa palavra, sem a verdade de Deus, o homem não pode se salvar..." - " Um desenvolvimento econômico sem desenvolvimento espiritual destrói o homem e o mundo" (palavras do atual papa, quando ainda era cardeal Joseph Ratzinger - 1986)

terça-feira, 27 de julho de 2010

REPROVAÇÃO NÃO É PUNIÇÃO

Reprovar um aluno que não aprendeu o básico dos conhecimentos sistematizados que compõe o currículo escolar, não é uma punição. É uma avaliação de uma situação e como tal deve ser analisada e cuidada.
Quais as causas que levaram o aluno a não aprender?
Há muitas causas. Além da falta de vontade de estudar e da preguiça, podem ser:
- imaturidade;
- problemas emocionais;
- deficiências cognitivas;
- problemas de audição ou visuais;
- DISLEXIA - que se caracteriza pela dificuldade de decodificar e soletrar - troca letras, confunde símbolos. Tem dificuldade para escrever, letra feia, dificuldade com ortografia, com leitura, matemática, é desorganizado, a memória de curto prazo é fraca, etc.
Para não enfrentar a realidade das condições reais dos alunos, tem sido mudadas as formas de avaliar o rendimento escolar, sem no entanto obter uma melhoria no aproveitamento e aprendizado dos conteúdos, por parte dos alunos.
Antigamente havia as bancas examinadoras; provas aplicadas e corrigidas sem identificação do alunos. A segunda época criava a oportunidade de alunos, através de aulas particulares, melhorar o aprendizado e passar por uma nova avaliação, em geral com bons resultados. A segunda época foi substituída pela "recuperação" que não recupera; e, pela dependência em uma disciplina (que não deu certo). Há 20 anos atrás foram criados os "Conselhos de Classe" formados por professores da classe (5ª a 8ª séries) que avaliavam em conjunto a possibilidade do aluno reprovado em duas disciplinas passar para a série seguinte. Em geral era dada essa oportunidade a todos os alunos nessa condições...
Hoje os cursinhos se tornaram uma indústria lucrativa para "ensinar" o que antes fazia parte das aulas particulares que davam bons resultados. Os jovens já se condicionaram à "necessidade" dos cursinhos - e agora há o ENEM!
Já se tentou de tudo: desde um peso atribuído à frequência, ao bom comportamento do aluno, à aprovação automática, à progressão continuada, etc.
O "laboratório" em que foi transformado o sistema educacional brasileiro gera "teorias", montanhas de "relatórios" burocráticos, "dados estatísticos", etc., etc., que em nada melhoram o aprendizado. E o pior, é que todos conhecem as causas, mas não as corrigem.
O conceito de "pobre" ou de "filhinho de papai" para justificar o baixo nível obtido na escola pública contra um nível melhor nas escolas particulares não convence e não passa de desculpas esfarrapadas. A escola pública já foi muito boa, enquanto que a particular tinha fama de "pagou, passou"... Alunos de escolas públicas num passado não muito remoto (anos 50/70) conseguiam fazer vestibular (prova escrita e oral, com banca examinadora) sem ter que passar por cursinhos. Não havia essa de rico ou pobre. Havia quem sabia e queria estudar, que tinha interesse em aprender.
Desculpas há de sobra.
As causa são conhecidas de todos.
Falta comprometimento dos responsáveis pelo sistema educacional.
Hoje, parece que a escola passou a ser um castigo maior (pela obrigatoriedade) do que a reprovação de antigamente!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

2011 ou 2012 - FICÇÕES OU REALIDADE?

"Um dia os Reis da Luz se foram, indignados com a humanidade... se retiraram para terra da 'Bem Aventurança'..." onde permanecerão até o fim dos tempos.
O tempo se escoa.
Nosso tempo, o desta humanidade, teria começado a contar após o último dilúvio. O tempo linear: ontem-hoje-amanhã terrestres está subordinado a uma "barra" do tempo para esta humanidade. Sua duração? - 7.000 anos? - uma revolução do planeta terra? - ou outra medida desconhecida do homem?
- O que se sabe de concreto? - Quase nada.
Temos especulações para todos os gostos:
1- Nibiru ou Planeta X.
2- Transformações naturais, ou um plano de destruição em massa.
3- Ufos - tecnologia avançada, ou criações mentais?
4- Telescópios espiando o cosmos, ou monitorando a Terra?
5- Terrorismo ecológico para intimidar, ou experimentos com energias desconhecidas.
6- Mutações genéticas espontâneas, ou um programa para o fim da espécie humana com condutas antinaturais.
7- Evolução, ou involução natural da espécie humana.
8 - Governo mundial & colapso do sistema financeiro.
9 - 2011 ou 2012 - ficção ou realidade?
DATAS humanas e as datas Cósmicas tem um descompasso natural. O calendário Maia é o calendário Maia - eles conheciam outras direções do tempo! O nosso ontem-hoje-amanhã pertence a uma contagem do tempo diferente.
Ao invés do "conhece-te a ti mesmo" a grande maioria da humanidade passa por um processo de desestruturação da consciência do "quem sou". Há uma hipnose generalizada.
A Nave Terra tem um comandante. A tripulação está amotinada. NÓS, os passageiros, aguardamos pelo fim do caos que vivemos. Voltarão os Reis da Luz?
Para tudo há um fim... e um recomeço. Como e quando será, passa também pela responsabilidade de cada um nesta caminhada atual.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

DITADOS POPULARES

Nunca é demais repetir e relembrar o que a sabedoria popular ensina. Aí vão mais alguns ditados que podem ajudar quem deseja melhorar a si, melhorando o mundo...

- "Diga-me com quem andas e eu te direi quem és." (cuidado com as companhias!)

- "O exemplo vem de cima". (A melhor educação é dada pelo exemplo que vem de cima: - pelos pais, professores, superiores, autoridades...)

-"Dê uma pocilga a um príncipe e ele, em um ano a transformará num palácio. Dê um palácio a um porco e ele a transformará numa pocilga em uma semana".

- "Não se começa a construção de uma casa pelo telhado; para tudo há uma ordem natural que deve ser obedecida."

- "Quando as mãos e a mente estão ocupadas em algo útil, a pessoa não terá tempo para maus comportamentos".

- "Se vais por um caminho e tropeças uma vez, cuidado... e segue adiante; se tropeças uma segunda vez, redobra o cuidado e prossegue. Na terceira vez que tropeçares, muda de caminho, pois é sinal de que estás no caminho errado".

- "Na dúvida abstém-te".

- "Sempre há um ideal a ser conquistado!"

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PALMAIDNHAS À PARTE...

Palmadinhas à parte... será que um presidente da república teria que se preocupar com isso? - Afinal existem profissionais chamados psicólogos que deveriam tratar desse assunto... e não um presidente de um país do tamanho do Brasil com tudo por fazer, pois o que estava feito quando assumiu o poder há mais de sete anos está a cair aos pedaços, inclusive o Palácio do Planalto!!!
Somos contra toda e qualquer violência seja em relação às crianças, como aos adultos. Sim, porque os adultos que tem que trabalhar para sustentar e educar os filhos, já vem sendo desautorizados no processo educativo de seus filhos.
A jornada estafante - quando tem emprego - impede que eles tenham tempo para um convívio saudável, harmonioso, despreocupado com as crianças. Qual é o pai ou mãe que após um dia de trabalho ao chegar em casa tem disposição para sentar, brincar, conversar, contar histórias, ler um bom livro, levar as crianças ao parque, ao zoológico, etc, etc...?
Uma advertência dada na hora certa e oportuna será suficiente para impor o respeito, isto quando há a convivência de pais e filhos. E, hoje, além dos pais estarem dominados por jornadas estafantes, as crianças são levadas cada vez mais cedo para creches, jardins de infância, para a escolinha, quebrando o vínculo dos primeiros anos de vida com o lar em um ritmo natural de crescimento - tudo em nome da socialização! A criança precisa de tempo para crescer, e o seu
tempo está sendo roubado.
Palmadas e chinelada, já dizia meu avô, "criam senvergonhas"; especialmente as chineladas. Recomendava um bom sermão, dizendo: "te echo el responso!" Um olhar e a intonação da voz eram suficientes para impor limites.
Pelo número de políticos corruptos e senvergonhas dá para imaginar que tipo de educação que receberam... ou não receberam...
Sr. Presidente, crie condições de uma vida mais dígna a todos os cidadãos, para que eles possam se dedicar também à família! Basta de inventar moda.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

AMBIENTALISMO OU ECOTERRORISMO?

Diante da onda de certos "movimentos sociais" em defesa do meio ambiente e contra o ser humano, fica a pergunta? - Esses movimentos são pelo meio ambiente, ou são movimentos terroristas utilizando o tema do ambientalismo para agir impunemente?
Esse ambientalismo radical que prega a Fraternidade dos bichos e das árvores está querendo impor regras radicais para manter a Terra como a Natureza a criou... Eles nada tem a ver com os movimentos alternativos das décadas de 60/80 que desejavam uma volta à natureza, querendo antecipar uma vida mais próxima do tão sonhado paraíso aqui na Terra. Para isso, deixavam expontaneamente seus usos e costumes citadinos e iam viver em comunidades rurais. Colocavam em prática uma nova filosofia de vida.
Porém, soa estranha a filosofia da "ecodefesa" que está na ordem do dia, em que o ser humano é agredido por essa nova forma de terrorismo. Praticam um modismo ecológico anti-humanidade que está se expandindo de forma irracional. Alegam que é preciso reduzir a população mundial em até 90% (!). Pregam e defendem o aborto, a disseminação de doenças contagiosas, o uso de drogas, praticam a destruição de empresas e tudo o que represente o mundo capitalista. Todos os dias há notícias de incêndios criminosos, ataques a lojas, destruição de pistas de pouso em locais remotos a título de impedir a destruição do meio ambiente, entre muitas insanidades.
Mas... esses ambientalistas vivem às custas do que há de melhor no mundo moderno. Eles não gastam um centavo sequer do próprio bolso para suas campanhas. São financiados por ONGS que por sua vez representam alguém que não quer aparecer, mas que leva vantagem de alguma forma.
Flora e Fauna! Árvores e bichos! - serão mais importantes do que o ser humano?
- Preservar? - Sim!
-Proteger o meio ambiente? - Sim!
- Corrigir erros e estabelecer metas novas para uso do meio ambiente? - Sem dúvida que sim!
Mas, daí achar que o ser humano deve ser deletado como um objeto qualquer descartável, já é demais! Essa atitude radical nos leva a conclusão óbvia de que por trás de toda essa loucura está aquilo que as religiões denominam de "O maligno".
A ciência sabe de há muito tempo como manipular as mentes e como controlar as emoções. É por aí que a humanidade está sendo apanhada. A hipnose já atinge grande parte da humanidade que oscila entre a agitação extrema do estado desordeiro, à profunda depressão em busca de derivativos para uma vida vazia, sem objetivos, devido a desestruturação da família, base da sociedade, e da religião, base ético-moral dos bons costumes e respeito próprio e pelos semelhantes. Tudo está escrito e publicado há muito tempo. O Dez Mandamentos são a síntese das regras mínimas para um cidadão se nortear. Quantos os conhecem? Quantos os praticam?
Enquanto olhamos para o céu em busca do "Planeta X", os exobióticos se divertem com o ser humano...
Cuidado! Não se deixem enganar pelos falsos ambientalistas. Eles não sobreviveriam se tivessem que plantar o que comem! São eles que precisam ser "deletados", ou no mínimo, mandados plantar batatas!

terça-feira, 13 de julho de 2010

PROFESSOR/A - PROFISSIONAL QUE FORMA PROFISSIONAIS

Em nossa infância a figura do(a) professor(a) era um símbolo. Representava a chave para o aprendizado em todos os níveis. Tinham um status social pela sua postura de mestre, detentor/a de conhecimentos transmitidos a seus pupilos no dia a dia, não só nas lições, mas também pela sua postura - modelo. Era respeitado/a e tinha uma remuneração digna, condizente com sua nobre função: a Formação de Profissionais...
As reformas do ensino, somadas a avalanche de novos comportamentos introduzidos pelos meios de comunicação de massa, desmantelando conceitos e tradições ético-sociais e atingindo as famílias, a religião e os bons costumes, contribuiu largamente para a desestruturação do sistema educacional.
Hoje, grupelhos de 'reformadores contestadores' conseguem pela força, impor-se e inibir a ação educativa que passou a ser contestada como se obsoleta fosse.
Isso já atingiu muitos professores, que pela sua nobre função, deveriam estar acima de qualquer ideologia menor que quer apenas dominar, exercer o poder.
Hoje faltam professores. Sobram alunos sem oportunidade de realizar o verdadeiro aprendizado.
Que fazer? - Formar novos professores? - Reciclar os que ainda se aventuram a enfrentar o caos do ensino público?
Antes de tudo é preciso valorizar o professor. Dar-lhe condições de trabalho. Ensinar não é tarefa fácil. O número de professores/as que recorrem ao afastamento de suas funções por motivos de saúde é preocupante. Isto quando não abandonam o magistério e mudam de profissão.
Professor é um ser humano. Não é uma máquina a produzir índices para pesquisas e relatórios burocráticos. É nisso que ele tem sido transformado na medida que é ele quem tem sido obrigado a aprovar alunos sem condições de acompanhar conteúdos. Acompanhamos o início dessa obrigatoriedade em que professor que tinha maior número de alunos reprovados, perdia suas férias tendo que assistir a uma verdadeira "lavagem cerebral" onde era convencido de que estava errado e o aluno mesmo não sabendo a matéria deveria ser promovido à série seguinte.
O resultado aí está. FALTAM PROFISSIONAIS NA ÁREA.
E falta mão de obra especializada em muitas áreas produtivas, pois o sistema adotado criou parasitas alienados da realidade.
Valorizar o Profissional que forma profissionais é a solução. O respeito que ele receber se refletirá nos resultados também.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

IDEB - O ENSINO BÁSICO REPROVADO MAIS UMA VEZ

É com tristeza que voltamos ao assunto. Não somos pelo "quanto pior, melhor". Por isso nos sentimos na obrigação de chamar a atenção para o descaso com que tem sido tratada a Educação em nosso país.
Criou-se a cultura do "anti pedagógico" para classificar a prática de ensinar pelo método "antigo" onde o professor exigia de seus alunos a repetição das lições com a finalidade de obter o aprendizado consistente, de forma gradativa.
Se um atleta olímpico, por exemplo, tem que praticar horas seguidas à exaustão, todos os dias, até conseguir a perfeição numa determinada série de movimentos...
Se um músico tem que repetir, repetir, repetir... tantas vezes quantas for necessário, a mesma frase musical...
Se o Maestro executa tantos ensaios quantos necessários forem, para conseguir de seus músicos uma apresentação brilhante...
Se o ator/atriz repetem cada cena, fala, gesto, postura, etc, antes do ok para entrar em cena...
Se o jogador de futebol treina horas seguidas, todos os dias, o chute, o passe, o drible, a defesa, o ataque, etc... para conseguir bons resultados nos torneios...
E assim poderíamos citar dezenas de outros exemplos... - pergunto:
- O que há de "anti pedagógico" fazer com que o aluno repita a lição, a cópia da palavra difícil na sua forma correta, o verbo, a tabuada, etc., etc., etc., para obter o resultado desejado?
A fixação do conhecimento através de um aprendizado gradativo, metódico, de resultados, ainda é a forma didática mais eficiente para melhorar o rendimento escolar de conteúdos.
Aliás, as escolas que tiveram melhor índice de aprovação na última avaliação pelo Ideb, praticam a LEITURA, CÓPIA, DITADO.... à moda antiga!
O ensino básico consta da aprendizagem da língua pátria (português) através de:
LEITURA - de textos adequados a cada nível.
DITADO - realizado diariamente para gravar na memória a forma de escrever, educando o ouvido (como numa aula de canto), e aprendendo a pronúncia correta.
CÓPIA - treino da coordenação motora, estética, correção e diferenciação de palavras em seus detalhes gráficos.
VOCABULÁRIO - (e uso de dicionário) - estudo do significado de cada palavra para melhorar o entendimento do texto, evitando o papaguear decorativo.
INTERPRETAÇÃO de textos - contar com suas próprias palavras, o texto lido. Pode ser oral ou escrita, dando oportunidade de desenvolver a criatividade.
REDAÇÃO - DESCRIÇÃO E COMPOSIÇÃO - onde o aluno exerce sua criatividade imaginativa, além de praticar a escrita e o uso de novas palavras sugeridas pelo professor. Praticar pontuação, estética, ordenação de pensamentos, etc.
CONJUGAÇÃO VERBAL - importante forma de melhorar qualquer texto e a correção no falar.
A matemática é outra disciplina básica - pura e simples com a tabuada cantada (!) e as continhas de "mais", "menos", "dividir", "multiplicar"... Hoje a matemática é uma miscelânea que perdeu a objetividade da ciência exata. A maquininha de calcular acelera as operações e diminui a capacidade de raciocínio das crianças...
As demais disciplinas iniciam pelo contexto sócio-cultural em que a criança vive, abrindo um leque diversificado de conhecimentos de forma gradativa.
Cada disciplina tem um vocabulário próprio, o que exige o conhecimento da língua pátria - e lembrem-se que o português não é um idioma fácil. Portanto o uso de um bom Dicionário é indispensável em qualquer nível.
Criança gosta de se sentir segura.
A dispersividade de certos métodos modernos está se mostrando ineficiente; eles tem servido apenas como um atrativo para levar as crianças à escola, e não como um promotor do conhecimento de conteúdos programáticos.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

DIRETRIZES ALIMENTARES

Há mais de vinte anos batalhamos na divulgação de novos hábitos alimentares, mais saudáveis e sem fanatismos. O trabalho todo está baseado na comprovação científica, uma vez que nosso organismo é produto do que comemos, e portanto, sofre as consequências imediatas ou de efeito retardado pelo uso e abuso de determinados alimentos "viciantes" que provocam degenerações dos órgãos vitais. Gota, diabetes, obesidade, hipertensão, etc, são algumas doenças alimentares. Outros problemas são agravados pelo "vício" alimentar.
Consideramos que a informação deve ser levada aos indivíduos e eles é que decidirão sobre o que lhes convém, ou não usar.
Não é fácil mudar hábitos. Mas, daí o Estado se sentir no direito de legislar sobre alimentação é muito temerário.
Nossa experiência pessoal sobre os efeitos benéficos nas mudanças alimentares com conhecimento de causa, nos deixa à vontade para falar sobre o assunto. Leis não vão resolver o problema da obesidade, por ex. Muito menos resolverá a hipertensão arterial ou o diabetes. Cada caso é um caso. Cada grupo familiar é que deve assumir a responsabilidade das mudanças pois, o Joãozinho não vai comer folhas, se papai e mamãe não derem o exemplo. E para isso o Estado não precisa editar Diretrizes Alimentares como acaba de fazer. Nem tabelas, nem fiscalização de "propaganda enganosa" sobre as qualidades e benefícios deste ou daquele produto alimentar. E muito menos determinar a "dose"... Basta oferecer oportunidade de uma boa educação de base às crianças e adolescentes.
Já comentamos que Pitágoras não aceitava alunos que comiam feijões (feijão inibe as funções cerebrais). Todos sabem que o leite tem seus efeitos nocivos a longo prazo (leite de vaca é para amamentar o bezerro, e só por algum tempo!). O açúcar branco refinado corrói os terminais nervosos... (é uma verdadeira bomba relógio). Sem querer fazer "terrorismo psicológico" sabemos que do feijão é feito um eficiênte raticida; do açúcar branco refinado é possível fabricar explosivos...; e o leite fermentado era usado por Jesus para expulsar demônios (Evangelho dos Essénios). Paramos por aqui. Cada um que analise sua "cesta básica" alimentar.
A natureza é rica um frutas saudáveis, nutritivas, saborosas... A opção é sua.
Aliás, como andará a merenda escolar por este país afora?

VALE A PENA CONHECER O QUE PENSAM ...

Vale a pena conhecer o que pensam personalidades como o Barão de Itararé e o Dalai Lama.
Algumas preciosidades do Barão:
- "O voto deveria ser rigorosamente secreto. Só assim afinal, o eleitor não terá vergonha de votar em seu candidato".
- "O Brasil é feito por nós. Só falta desatar os nós."
- "A Televisão é a maior maravilha da imbecilidade humana".
- "A adolescência é a idade em que o garoto se recusa a acreditar que um dia ficará chato como o pai".
-"Neurastenia é doença de gente rica. Pobre neurastênico é malcriado".


Palavras do Dalai Lama ao ser perguntado sobre o que mais o surpreendia na humanidade:
-"O que mais me surpreende são os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido".

domingo, 4 de julho de 2010

A ALTERNATIVA EXISTE

Não existe democracia sem a possibilidade de alternância no poder. No entanto, o hino à ignorância continua soando mais alto, ensurdecedor e afrontando o cidadão.
Haverá eleições com controle total do Estado sobre o eleitor, que agora, além da obrigatoriedade de votar, deverá apresentar um documento com foto para garantir seu voto. Mas a contrapartida do comprovante de que o cidadão teve seu voto registrado extamente para o candidato de sua preferência, este não será fornecido. A tecnologia para essa contra partida existe. Portanto deve ser oferecida essa garantia ao cidadão.
Democracia não é isso que está aí, com candidato do governo falando como se já estivesse no poder. E olhem que há uma lei que proibe propaganda eleitoral antecipada!
Pelo andar da campanha antecipada, com resultados de pesquisas de opinião, quase que diárias, com indicadores favorecendo ora um, ora outro candidato que tem mais exposição na mídia, e praticamente impedindo que o eleitor conheça outros nomes alternativos para concorrer ao cargo de Presidente da República, temos que admitir que corremos o risco de um estelionato eleitoral. Eleições livres pra inglês ver... Alternância no poder? - Será?

Gostaríamos que o quadro que ora domina no BRASIL não estivesse atrelado ao que já se pratica nos países onde o 'foro de São Paulo' dita regras cerceando a livre iniciativa, a liberdade de expressão, o direito dos cidadãos... Mas está. E quer impor a servidão pela hipnose coletiva em nome de uma falsa democracia.
Enquanto muitos brasileiros vivem marginalizados por falta de investimentos públicos de forma inteligente e competente, os donos do poder fecham os olhos a essa realidade nacional e viajam pelo mundo querendo consertar outros povos de costumes e culturas diferentes, sem um mínimo de conhecimento da realidade humana de cada um desses grupos/nações.
Num texto anterior falamos sobre como viviam os pobres de antigamente. Eles eram felizes e não sabiam. Foram atrelados a uma cultura das "necessidades" tecnológicas - meros brinquedinhos que rendem milhões aos experts em marqueting. E, assim, hoje a grande maioria das pessoas, já são "viciadas" nessas modernidades, e quem não tem o último "brinquedinho" tecnológico, sente-se frustrado, inferiorizado, pobre...
A alternativa existe. Tudo é uma questão de educação. Educação integral do ser humano. Podemos citar um exemplo de estilo de vida em que o cidadão é o elemento mais importante. São os Amish (EEUU) que fizeram uma opção pelo ser humano, pela família, pela religião, pela fé, pela crença em valores não materiais. Sem discriminar ninguém, vivem seus valores, respeitando e sendo respeitados. Vivem em grupos familiares trabalhando pelo bem comunitário; dispensam a eletricidade, utilizando gás engarrafado para aquecimento de água, fogões, refrigeradores, iluminação residencial e demais dependências das propriedades em que vivem. Para o transporte tem confortáveis carroças atreladas a belos cavalos de raça. O mundo profano da TV, rádio, cinema em que os maus costumes são difundidos, não fazem parte de seu mundo.
Vez por outra surgem movimentos alternativos de volta à natureza que não se sustentam, pois as pessoas não tem um objetivo claro do que querem, e o pior é que não conseguem se desligar das luzes brilhantes do "mundo civilizado".
Alternâncias muito boas existem. Em todos os setores e níveis. O grande erro está em que uns poucos atropelam os sagrados direitos do cidadão de crescer em todos os setores de sua vida e como ser humano. Cometem o grave erro de crer que sua míope visão do mundo é a certa ou verdadeira e deve ser imposta a todos sem respeitar ninguém. É a parte negra e triste da história da humanidade que alguns candidatos a ditadores ainda teimam em reavivar apesar dos efeitos negativos que já causaram no passado.

"O ideal é que o homem fosse 100% instrução e 100% educação; que fosse mestre em ciência e mestre em consciência" (Educação do Homem Integral - H. Rodhen).

BOLA PRA FENTE, BRASIL!

BOLA PRA FRENTE BRASIL!!!
Não vejo motivos para tristeza. Foi uma bela campanha a dos jogadores do Brasil. E da Argentina, do Chile, do Paraguai também. O Uruguai ainda está lá representando o Continente. Somos uma aldeia global onde a festa de uns não pode, nem deve ser só de tristezas para quem voltou mais cedo para casa. Futebol é um esporte. Não é uma guerra!!!
Vamos comemorar, sim! Por tudo de bonito e agradável que a festa proporcionou e ainda vai proporcionar a todos os apaixonados pelo esporte, nesta e nas próximas copas mundiais. Com ou sem títulos.
Parabéns à Seleção Brasileira. Parabéns ao Dunga pelo trabalho realizado. Valeu!
Aos 'hermanos', nossa solidariedade.
Aos que participarão da grande final na competição desejamos que continuem oferecendo um bonito espetáculo para todos nós.
Não chorem, não. Nossos aplausos a todos.
"No llores Argentina... encosta tua cabecinha no meu ombro e conta todas tuas mágoas... "