segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AS ESPERANÇAS SE RENOVAM

Ainda é cedo para comemorar. Reconhecemos que a ação conjunta das polícias e das Forças Armadas foram decisivas na operação de guerra aos narcotraficantes no Rio de Janeiro. A ação deve continuar para o bem da comunidade e da Nação Brasileira.
As sábias palavras: "A indignação popular dura como as rosas!" (Dr.Paulo Brossard) devem ser levadas em consideração, ainda agora. Se tudo é tão simples, que apenas o "fazer o que deve ser feito dentro da Lei" gera resultados que podem parecer milagres, não se pode dormir sobre as conquistas.
Fala-se em imprensa livre, e, ela tem demonstrado uma postura, no caso atual, de informar além dos "furos jornalísticos", o que já é um grande passo, quando também tem dado voz a pessoas isentas que começam a falar e esclarecer sobre as origens do mal e a omissão das autoridades durante mais de 30 anos. Isto era omitido na grande imprensa enquanto se satanizava a ação das Forças Armadas pela sua ação no passado contra a desordem que tentava se estabelecer no país.
Hoje, deve-se à cooperação das Forças Armadas com sua organização, logística, capacidade de ação, etc., o início do restabelecimento da lei e da ordem nos morros cariocas. Esperamos que os resultados não tenham a duração efêmera das rosas...
As esperanças se renovam, sem dúvida alguma.
Muito ainda há fazer.

domingo, 28 de novembro de 2010

COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES

- O que fazemos com nossas emoções?
-Nada! - nos limitamos a viver-las passivamente deixando que se alternem: ora com fatos positivos, ora com fatos negativos, os quais costumam ser mais abundantes.
Todos desejamos melhorar nosso estado afetivo, mas não sabemos como fazer. Cada um acaba se deixando levar ao sabor dos acontecimentos.
Ao reprimir e esconder as próprias emoções, as estamos transformando em "sombras" prejudiciais.
Estudiosos afirmam que só há uns poucos sentimentos básicos, que misturados entre si produzem uma grande variedade de emoções. Sua identificação é possível:
- O Ciúmes, por ex., é uma mistura de afeto, aborrecimento e medo.
- Se a tristeza se cristaliza, ela se transforma em depressão.
- A frustração se origina das expectativas vitais (reais ou imaginárias) não satisfeitas que desencadeiam a angústia e a ansiedade.
- Uma pessoa complacente muitas vezes esconde uma desesperada necessidade de aprovação.
- Inveja é um profundo sentimento de inferioridade. Psicologicamente, ele passa a ter raiva, rancor e medo em relação à pessoa que desperta em si esse sentimento de inveja, e, tenta por todos os meios destruir o "inimigo" que se lhe opõe. Com isso, pode ser afetado biologicamente e passar por crises de mau funcionamento da vesícula biliar e do fígado (fica verde!!!).
- A ira, por ex., tem dois aspectos: a raiva destrutiva ou a coragem suprema de superar dificuldades.
A palavra emoção deriva de "movere" + ex (para fora). Ou seja, com as emoções colocamos para fora o que sentimos. Podemos conseguir qualidade de emoções e melhoria de vida ao controlar as emoções. É necessário mudar atitudes e pensamentos através de novas posturas e atitudes positivas como: meditar, praticar relaxamento, saber colocar-se no lugar do "outro" mesmo que isso a princípio seja desagradável, conservar e cuidar de seu espaço pessoal, tanto físico como psíquico, melhorar a capacidade de se comunicar com os outros, etc.
No interior de nossos corações há territórios imensos inexplorados, jamais penetrados pelo entendimento consciente e que vale a pena conhecer.

sábado, 27 de novembro de 2010

LEI E ORDEM & ROTA DE FUGA

Na tradicional caça à raposa na Inglaterra, há um código que os caçadores devem respeitar: -"A raposa é cercada por três lados; o 4º lado é a rota de fuga permitida ao animal indefeso e acuado".
Guardadas as devidas proporções, assistimos a uma estratégia semelhante na ocupação da favela (Cruzeiro -RJ). Ficou em aberto uma rota de fuga para os bandidos fortemente armados e nada indefesos, que simplesmente mudaram de endereço.
Houve conquista de território. Não houve solução do problema. O problema mudou de endereço indo somar forças com outros fora da lei. Fazendo reféns outras vítimas...
Lei e Ordem são prioridade em qualquer lugar.
UPPs (?) - A população é pacífica por si só! Já, o bandido não...
O círculo vicioso que se estabeleceu no país, onde as autoridades tem desvirtuado conceitos básicos com a distorção da verdade e inversão de valores, só poderia culminar no que estamos assistindo. Ou seja, o bandido sentiu-se "em casa"! O restabelecimento da Lei e da ordem passa também pelo restabelecimento ético das autoridades constituídas.
Gravem bem:
- Estado não substitui a Família. Família é a "célula mater" - base da sociedade.
- Escola - a boa escola - fecha cadeias e abrigos, pois educa e forma cidadãos para a vida.
- Estado laico não exclui Religião e Religiosidade que são atributos inerentes ao ser humano.
- ONGs, sindicatos, partidos políticos não substituem os Governos. Estes devem estar acima de grupos, gerenciando os interesses da sociedade como um todo.
- A Religião pode e deve colaborar norteando a ética na política. Já, o Estado não deve impor ideologias aos cidadãos que devem ter liberdade de conhecer e escolher o que estiver de acordo com os princípios de sua cultura e tradições familiares.
- Impor limites é educar, é ordenar a vida, criar regras de conduta que permitam o bem estar particular e coletivo dentro da sociedade.
É necessário reescrever a história sem distorções. Que as lições amargas de hoje sirvam para renovar e rever as politicas equivocadas que tem predominado nas últimas décadas.
O exemplo vem de cima!!!
Lembrem-se que: - "Canhões não atiram travesseiros de plumas". Quando os canhões soarem é sinal que se fizeram necessários!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A INDOLÊNCIA NO PODER E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Desde a abertura politica no país, os governos que se sucederam tem tido algumas características em comum, que somadas estão resultando no caos e insegurança social. Especialmente nos locais onde, somadas a indolência dos politicos e a conivência, geraram situações de guerra como o que estamos assistindo agora.
A Cidade, desde suas origens, é (ou deveria ser) um local de segurança para seus moradores, onde ficariam a salvo de bandidos, assaltantes e de todos os perigos. Mas, cidade, hoje é um caos, um reduto de marginais, e, onde o cidadão de bem sofre as consequências de toda sorte de violência.
O gigantismo desordenado das cidades permitido por governantes populistas e politiqueiros da hora, transformaram as cidades, como Rio de Janeiro, em um verdadeiro reduto de toda espécie de marginais. O anonimato da cidade grande aliada à topografia local, os protege. Infiltrados, tiveram tempo para se organizar sob as vistas complacentes de oportunistas e aproveitadores. Criaram raízes nestes mais de vinte anos.
As cenas que ontem assistimos, e as que certamente ocorrerão nos próximos dias, dão uma dimensão da gravidade a que se chegou. A debandada de marginais de uma favela para outra é apenas um detalhe do problema. Mudaram de endereço. Nos próximos dias assistiremos a continuidade do filme ao vivo e a cores que as TVs exibirão. Isto é um retrato de um Brasil cujo povo é pacífico por natureza. Uma pena! Pena que as autoridades preferiram "modorrar" ao calor tropical ao invez de cumprir com seu dever de zelar pelos cidadãos a quem dizem governar.
Haverá um planejamento urbano adequado como prometem, ou tudo será esquecido tão logo as TVs mudarem o foco das reportagens?
Basta de políticos populistas indolentes no poder.
Somos solidária com o povo carioca que não precisava estar passando por toda essa violência.
Valorizar a pessoa através da Educação em Família, na Igreja, na Escola, na Sociedade - impor limites e ordem, são princípios básicos para que haja paz e harmonia social.
Pensamento: _"A VERDADEIRA RIQUEZA DO HOMEM É O BEM QUE ELE FAZ NESTE MUNDO. QUANDO MORRE, OS MORTAIS INDAGAM QUE BENEFÍCIOS DEIXOU ELE NA TERRA E OS ANJOS PERGUNTAM-LHE QUE BOAS AÇÕES PRATICOU" (Maomé).

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

VOCÊ ACREDITA NO PODER DOS NÚMEROS?

A Numerologia é um interessante estudo que nos informa sobre o que representa cada número, quais suas vibrações positivas ou negativas e como elas podem influir em nossas vidas.
Tudo é vibração. E os números também são formas de vibrações.
Portanto... não custa se informar e verificar o que pode ser bom para nós em termos de vibrações numéricas.
Com base nesses conhecimentos, cada um pode, se quiser, dar uma mãozinha à sorte, ou corrigir vibrações que estejam incomodando.
- Que tal dar uma olhada no número da casa onde você mora?
- Se, por exemplo, a redução do número de sua casa for o nº 4 que indica trabalho e rotina, mas você é uma pessoa extrovertida e gosta da vida social, a vibração de sua casa poderá ser alterada através de uma decoração com plantas, quadros e móveis numa disposição mais dinâmica.
Em geral a insatisfação com o ambiente está mais na própria pessoa que deverá rever sua postura frente à vida.
Alguns significados dos números:
1- indica independência, criatividade - e as pessoas tem tendências a serem orgulhosas, impor sua liderança.
2- número da tranquilidade, simplicidade, diplomacia - bons vizinhos.
3- Alegria e felicidade aos seus ocupantes - cuidado com os gastos.
4- vida prática, honesta, sistemática - afeita ao trabalho.
5- pessoas versáteis, agitadas, não muito domésticas - colaboradoras com a comunidade.
6- atrai pessoas que gostam da vida intima. É o lar ideal. Harmonia para com a família.
7- oferece repouso e quietude; não atrai pessoas barulhentas.
8- ótima para a realização de negócios; não é uma casa tipicamente residencial, mas de influência.
9- atrai pessoas que desejam ajudar a humanidade e artistas em geral - os seus ocupantes devem agir de forma construtiva para não sofrer perdas e desapontamentos.
Como saber qual é o número a considerar: Ex. nº 357 = 3+5+7= 15 ; 1+5= 6 . Ou seja, após a soma e reduções, o nº357 equivale ao número "6".
Atualmente muitas pessoas vivem em apartamentos. Poderá utilizar o nº do prédio, além do número do apartamento. Ex: Prédio = 754 = 7+5+4= 16; 16=1+6= 7 (indica que não é um lugar para pessoas barulhentas); nº do apartamento = 402 = 4+0+2= 6 (familiar). Somando os dois números: 7+6=13; 13= 1+3= 4 (vida prática, sistemática).
Ninguém pode mudar o número de sua casa, mas pode mudar sua atitude, melhorando seu ambiente, pois : "as coisas frias se aquecem, o quente esfria, o úmido seca, e o seco se torna úmido" (Heráclito).

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"O JECA TATU" - O ESTEREÓTIPO.

Monteiro Lobato retratou figuras de sua época com cores fortes, que ganharam dimensões universais. O 'Jeca Tatu', aquele que não faz nada, desanimado, pinguço, opilado, ignorante, etc, é um desses personagens.
É Rui Barbosa, que ao falar em um discurso sobre o livro "Urupês" chamou a atenção para o personagem, ao perguntar: - "Senhores: Conheceis por ventura o admirável escritor paulista? Tivestes, algum dia, ocasião de ver surgir, debaixo desse pincel de uma arte rasa, na rudeza, aquele tipo de raça, que 'entre as formadoras de nossa nacionalidade' se perpetua a 'vegetar de cócoras', incapaz de evolução e impenetrável ao progresso?"
Jeca Tatu era a figura típica, que marginalizado da sociedade do pós ciclo do ouro, e que só usava mão de obra escrava na lavoura, morava no mato numa casinha de sapé. Vivia na maior pobreza, em companhia da mulher magra, feia, doente e de uma penca de filhos pálidos e tristes. Passava os dias de cócoras, pitando enormes cigarros de palha. Ia caçar no mato, tirar palmito, pescar uns lambaris no ribeirão que passava ao lado da casebre; não plantava, nem um pé de couve - pois: "Não paga a pena; formiga corta tudo..."
Jeca Tatu era o mestiço de branco com índio. Não era branco; não era índio...
Criticado por quem não conhecia a realidade do campo, Lobato, tempos depois, escreveu uma história para crianças: "O Jeca Tatuzinho" - divulgada no Almanaque Biotônico Fontoura. Jeca Tatu ganhou um novo status. Passou a usar botina, cuidou da saúde, tornou-se um trabalhador, deixou o "modorrar" silencioso, triste de quem não vive. Passou a ocupar um lugar na sociedade.
Muita coisa mudou. O caipira ainda existe. Sabe filosofar e rir de si próprio. Do seu jeito de falar, de ser... Mas, alguns ainda são reticentes ao trabalho e preferem modorrar no meio de tanta fartura e beleza; preferem comportar-se como "Orelha de pau" que nasce e morre em pau podre.
O sistema politico, econômico e social permitiu criar o tipo "Jeca" tanto no passado, como no atual, em pleno século XXI. Este não usa botina. Mas morre de tudo: maleita, dengue, tuberculose, drogas, violência de todos os tipos...
Educação, valorização do conhecimento, mais liberdade de iniciativa na área produtiva, menos burocracia e interferências governamentais podem resolver inúmeros problemas dos nossos "caipiras" tanto do sertão, como das cidades. Criatividade é o que não lhes falta.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PRECONCEITO E FALTA DE LIMITES

É importante que cada um tenha orgulho de sua cultura, de suas tradições, de seus valores.
A exaltação do que é positivo só enriquece a sociedade como um todo. Especialmente no Brasil onde encontramos povos de todas as origens. E, onde as bases de nossa população se alicerçam em três grandes grupos: o branco, o negro e o indígena. E, onde, da mistura desses três grandes grupos, sem preconceitos, surgiu uma nova geração étnica - a dos mestiços: mulatos, caboclos e cafuzos...
Da convivência pacífica e harmoniosa desses grupos chegamos à Nação que hoje somos. O respeito mútuo deve ser a tônica para todos. Limites são necessários, sejam de que classe for (A,B,C)... Não importa.
Se há exageros a ponto da agressividade se manifestar, é necessário rever hábitos arraigados. Nada é gratuito. Tudo tem suas causas, suas origens muitas vezes num passado distante que permitiu criar e cristalizar comportamentos inadequados às novas gerações, tornando-se um traço do grupo.
A diversidade étnica e cultural brasileira não chegou a criar "quistos", porém as manifestações de agressividade entre os diferentes causa preocupações. Por exemplo, no passado colonial brasileiro em que não havia "preconceito racial", brancos, negros e índios viviam em harmonia.
O aparecimento do mulato, produto da mestiçagem, também gerou um comportamento diferenciado para com ele, pois não era branco, nem negro, mas um filho do branco com uma negra, permitindo-lhe tudo, o que talvez tenha dado início a um conflito de identidade. É um dos assuntos referentes a certos comportamentos para os sociólogos analisar com cuidado.
Em "Cultura e Opulência do Brasil" - André J. Antonil (1928) descreve o quadro social criado na época da escravidão. Cita o provérbio: - "O Brasil é o inferno dos negros, purgatório dos brancos e paraíso dos mulatos e mulatas" - a quem tudo lhes perdoam; e parece que não se atrevem a repreendê-los; antes todos os mimos são seus" (sic).
Esse velho hábito de passar a mão na cabeça e tudo desculpar, não impor limites, não só aos filhos "diferentes" tem que ser revisto, e não é só um atributo em relação ao mestiço em geral.
São os comportamentos adotados pelos indivíduos que tem gerado mais "preconceitos". As características físicas são meros detalhes usados para manifestar a intolerância. Quantas pessoas brancas (de olhos azuis ou não) já não ouviram referências à sua cor de forma provocativa e até agressiva?- E os indígenas, os caboclos (caipira), etc... Inúmeras são as expressões do dia a dia e na literatura que servem para caracterizar pessoas de grupos diferentes os mais variados - os esteorótipos..
É preciso rever posturas.
A zona de conforto de uns não pode ser o inferno dos outros.
O segredo de aborrecer é sempre dizer a verdade.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"CONVITE"

"CONVITE"
Num lance de bom senso e sabedoria
desligue-se dessa rotina automática;
Vamos a teoria colocar em prática!
- Ouça da vida a Canção.
Dê asas à sua imaginação...
Vamos por aí... correr ao léu,
jogar peteca com os anjos do céu.
E, com tinta do arco íris
vamos o sete pintar.
E, o brilho do sol aumentar!

Abaixo do Equador tudo, tudo é permitido,
Já dizia alguém a filosofar.
Dê um novo sentido à sua vida,
compondo lindo versos banhados de luar.
Pegue o brilho das estrelas,
e, mais todas as cores que há;
brincando de esconde-esconde
com as nuvenzinhas do céu,
que ora escondem o Sol - que deita-levanta
e também brinca de bronzear...
Alegrementa a gazetear,
vamos fazer artes e mais artes,
pintando o sete,
brincando de roda,
nos raios de luar...

Tudo é possível melhorar neste canto do mundo,
onde é permitido teorizar sobre o canto do filósofo apaixonado
e sobre o poeta sofredor a filosofar.
Ainda é tempo para recomeçar!

domingo, 21 de novembro de 2010

EM NOME DA SOBREVIVÊNCIA

Tudo é uma questão de adaptação. De luta pela sobrevivência. A humanidade não tem feito outra coisa a não ser ter que se adaptar continuamente ao meio ambiente e suas adversidades, bem como à convivência com outros grupos, e inclusive dentro do próprio grupo em que vive.
O engenho humano, quando empenhado para o bem, é capaz de realizar coisas surpreendentes. E, quando deixado a se comportar como um bruto, também é capaz de se superar em atrocidades.
Deixemos de lado, por ora, esse lado tenebroso e vamos falar um pouquinho do lado positivo do engenho humano. Daquele que tem consciência de que é possível fazer o bem acontecer ao invés de ficar cultivando traumas e tristes lembranças que atormentam a mente de muitos.
As cavernas, segundo conta parte da história conhecida, foi o local escolhido pelo homem para viver protegido das intempéries e do ataque de animais ou de pessoas de outros grupos não muito amistosos.
Hoje, em pleno século XXI, cavernas e subterrâneos também são usados em algumas regiões como moradia. Não é um modismo, mas uma adaptação às condições adversas da superfície da terra. Um exemplo, já exibido na TV, é o caso da mina de Coober Pediz no sul da Austrália onde um terço da população local vive sob a terra muito confortavelmente instalada. Enquanto na superfície as temperaturas chegam a 50º C, no interior desse mundo subterrâneo da antiga mina de opalas, as temperaturas estão ao redor de 25ºC!
Outro exemplo está em Matmata, no sul da Tunísia, África Saariana, onde o povo do deserto - os berberes - escavou casas subterrâneas de dois e três andares... O tipo de rocha macia permitiu as escavações que formam um círculo ao redor de um pátio central da aldeia. Há cerca de 700 poços desses que levam a um ambiente agradável enquanto o calor de verão e os ventos do inverno castigam a região.
As vestimentas longas e amplas usadas, bem como os véus e os turbantes usados nas regiões desérticas também são uma adaptação. Enquanto elas mantém o ar em temperatura agradável ao redor do corpo durante o dia, servem de abrigo à noite quando as temperaturas caem abaixo de zero.
Estações de metrô no Canadá e as linhas que unem as estações também servem de abrigo aos rigores do inverno local, sendo que algumas dessas estações são verdadeiros shopings onde os moradores fazem suas compras sem ter que enfrentar o frio da superfície.
Muitos outros exemplo de como se adaptar aos rigores climáticos existem.
Aqui no Brasil, o cidadão está tendo que apelar para o antigo sistema de "muralhas" para se proteger como antigamente da violência dos bandoleiros. Cidades dentro da cidade para poder ter segurança!!!
Está na hora de fazer um exame de consciência e despertar a consciência Humana. Afinal, somos ou não somos todos humanos independente de cor de pele, origem social, credo religioso, etc, etc, etc....?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA DA BANDEIRA

Os feriados e as comemorações se sucedem no país dos feriadões.
Mas, que sabem os cidadãos sobre o verdadeiro significado desses feriados nacionais muito bem vindos para quem quer curtir uma folga prolongada em uma praia ou no campo, que ninguém é de ferro? - quase ninguém sabe!
No passado, quando não havia tantos meios de comunicação e de facilidades para se conhecer alguma coisa sobre fatos históricos, por exemplo, e alguém tinha conhecimentos superficiais ( mas tinha!) sobre algum assunto, se dizia que a pessoa tinha "cultura de almanaque", ou "cultura de folhinha" (calendário) repletas de pequenas informações úteis, curiosidades, instrutivas, culturais, históricas, religiosas, cívicas, humorísticas, etc. Estes dois informativos, juntamente com o catecismo e os livros de orações e de cânticos religiosos permitiam ao cidadão comum estar informado e participar de forma ativa nos eventos da sua cidade.
Ninguém vivia àtoa na vida. Todos tinham muito que fazer. Mas, dia de festa cívica ou religiosa, ninguém ficava de fora. Havia desfiles com banda tocando na praça, canto dos Hinos, hasteamento de Bandeiras, discursos de autoridades civis e militares, missas concorridas com quermesses animadas e foguetórios para alegrar mais ainda o ambiente festivo. Transcorria tudo em ambiente saudável e instrutivo para todos - ricos e pobres, estudantes e trabalhadores, crianças, jovens, adultos e idosos; pessoas de todos os níveis, em suas roupas domingueiras festando juntos. Cada uma, em seu nível cultural de entendimento, absorvia ensinamentos numa mesma escola ao céu aberto entre aplausos, cânticos e bandas animadas no alegre e entusiático taratá...tá...tachim...tachim...taratátá!!!
Hoje é dia da Bandeira Nacional!
O povo não vai assistir ao hasteamento do Pavilhão Nacional, nem cantar o Hino "Salve lindo pendão de esperança" (esperança que nunca acabe), nem ouvir discursos, nem ouvir a banda alegremente a tocar, e muito menos haverá desfiles alegres de jovens uniformizados.
Dia 15 próximo passado foi dia da Proclamação da República. Dia de feriadão prolongado! Quem comemorou civicamente a data?
Fico feliz por ter vivido uma infância e uma juventude onde os valores cívicos e religiosos eram praticados, respeitados, vivenciados... por todos os cidadãos...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NOVA IDADE DE OBSCURANTISMO?

Apesar de tantas facilidades de se comunicar, a humanidade caminha para uma nova idade do obscurantismo.
A globalização está a fragmentar a cultura das Nações fazendo com que cada uma dessas culturas perca um pouco de sua identidade caminhando para uma reorganização politica, social e econômica mundial.
Estamos assistindo um momento histórico que não é o Fim do Mundo apocalíptico tão anunciado e sempre adiado. O que está a acontecer é um fim no sentido civilizatório como já ocorreu no passado.
A educação, valorizando generalidades de forma superficial, faz sua parte desestruturadora de valores e conhecimentos sistematizados.
- Acontecerá uma nova era de obscurantismo?
- Não é pessimismo. É o que dá para observar quando setores responsáveis pelos valores culturais e conhecimentos, que são a base e acervo de uma Nação, valorizam a formação ideológica em prejuízo do ensino de conteúdos organizados como deve ser um currículo (geografia, história, gramática, literatura, etc.). Omitir fatos do passado histórico da Nação, por ex., e ressaltar feitos recentes como sendo os valores a serem cultuados por serem "os politicamente corretos" para quem os está ditando, está se tornando uma constante. E, o pior, é que corre-se o risco de sofrer represálias e de ser criminalizado quem ousar pensar diferente e tentar restabelecer a verdade.
O controle social já é uma realidade em muitos países e caminha, avança, ganha terreno em surdina em muitos lugares.
Na Idade média iam para a fogueira aqueles que contrariassem a ciência oficial - na época, ditada pela Igreja. Hoje, o Estado já deu bons exemplos do que é capaz de fazer através do Comunismo soviético-marxista ou maoista. A Coreia do Norte e Cuba são exemplos vivos para quem quiser se informar sobre o poder de dominação dos indivíduos: - "Mãos para trás, caminhar para a frente. Não olhar para os lados. Não ter pensamentos próprios. Obedecer. Ser um número... "
A batalha será longa. Quantos resistirão?
Certamente, a continuar a fragmentação cultural e destruição dos sistemas educativos, o conhecimento voltará a fazer parte de sociedades secretas nas mãos de Sábios que não se curvarão à massificação dos cérebros, e àqueles que resistirem às drogas, às mensagens subreptícias, aos ataques de ordem mental e espiritual. Os dominadores sabem que é através da mente que podem dominar cultivando fantasias de um mundo novo possível - naturalmente ao gosto do donos do poder...
Todo cuidado é pouco. Na Epístola aos Efésios, Paulo dá o seu alerta em "A Armadura de Deus" (6-10 ao 18) de como agir para vencer as trevas e não permitir que o mal domine: "Fortalecimento na Oração".

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A ESCADA

A escada:
- gasta e irregular;
degraus alquebrados
pelos anos usados.
Escada que sobe; escada que desce.
- e que do lugar não sai.
Lá no alto está a chamar;
cá em baixo, a empolgar!
É o desafio à imaginação
dos afoitos que a querem galgar.
Escada da vida.
Escada comprida - sem fim.
Degraus gastos de tantos pisar.
Mármore de Carrara, branco a rebrilhar.
De madeira tosca, que o tempo não conta...
Escada de anjos a descer dos céus.
Escada dos homens, o céu querendo conquistar.
Escada, seja qual for - tosca ou majestosa -
Também serve para sentar e esperar...
Esperar, orar e meditar
enquanto se cumpre o eterno destino de cada mortal.
- Cuidado amigo,
se precisares descer.
Não vás, pela escada rolar.
Lembra-te dos degraus gastos,
arqueados, de tantos pisar...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MONTEIRO LOBATO NA MIRA...

Quando ouvi dizer que a obra de Monteiro Lobato - "As Caçadas de Pedrinho" no sítio do Pica pau amarelo - estava sendo objeto de censura pensei que fosse por conta da "onça pintada" - problemas com ambientalistas e defensores dos animais... Mas, vejam só! O problema levantado é o de racismo na figura da Tia Nastácia que povoou o mundo imaginário dos livros do escritor que soube com muita propriedade retratar uma época. Foi a época em que ele viveu, a do Brasil rural com seus costumes, seu povo, seus problemas e sonhos. Foi ele quem substituiu a literatura infantil importada, e, que corajosamente incluiu nas páginas da literatura nacional os personagens de nossa realidade. Foi um retrato da época, com linguagem e modismos próprios da cultura de uma Nação em formação. Tudo é passível de observações e análises inteligentes. Proibições, não!
Monteiro Lobato era neto do Visconde de Tremembé, figura do Império em quem se inspirou para a criação do seu "Visconde de Sabugosa". Foi na casa desse avô que ele conheceu o Imperador D. Pedro II quando este, em suas viagens pelo Brasil, lá se hospedou. Foi na Biblioteca do avô que também ele se iniciou na leitura.
Consta que o visconde de Tremembé foi um dos proprietários de escravos que apoiaram a abolição da escravatura no Brasil.
Lobato tinha seis anos de idade quando a escravidão acabou no país. E sete, quando da Proclamação da República há 121 anos...
Lobato falava do que conhecia: - o sitio do avô, a natureza, o folclore, o povo... Começou como jornalista já na escola com o "agá-dois-ó", o menor jornal do mundo, com tiragem de um exemplar e uma folha só. Já adulto escreveu contos, foi jornalista, advogado, e, um dia, um amigo lhe contou uma pequena história que ele resolveu escrever como um conto para crianças: "História do peixinho que morreu afogado". Escreveu e reescreveu até dar-lhe a forma que mais lhe agradou acrescentando lembranças de sua infância. Nascia aí o escritor infantil, o primeiro escritor infantil brasileiro. Escreve também sobre temas para adultos. Foi editor.
A figura de Lobato rompeu fronteiras em todos os sentidos. Ele era um homem preocupado com o Brasil, com suas riquezas e principalmente com seu povo.
Príncipes, marqueses, viscondes, donas Bentas, tias Nastácias, Narizinhos, Pedrinhos, bonecas falantes, a natureza deslumbrante cheia de mistérios e entes fantásticos foram seu mundo - o mundo que ele soube retratar muito bem.
Ignorância tem limites. Descontruir o passado conforme modelos de hoje é demais!
Os heróis nacionais do passado não perderão o seu brilho, mesmo quando querem substituí-los por heróis pré fabricados a força de prêmios para o "politicamente correto". Literatura de qualidade como a de Lobato nunca vai perder a validade nem é passível de revisões, pois ela é o retrato de um momento do Brasil. Deve ser preservada para o bem da nossa CULTURA!

domingo, 14 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE

"Um diploma universitário não é um sinal de que se é um produto final, e, sim, de que a pessoa está pronta para a vida". (Rev. Edward A. Malloy)

-
A Universidade abre caminhos. Mostra novos horizontes. Cada um vai trilhar o "seu" caminho e será tão bem sucedido quanto mais empenho puser em metas a conquistar. O estudo não se encerra no dia da Formatura. É exatamente nesse dia que a vida ganha uma nova dimensão oferecendo "n" possibilidades de crescimento profissional e pessoal.
Seja qual for a área escolhida, o jovem deve ter em mente que ao entrar para a Universidade, a meta principal deve ser a do CONHECIMENTO. O diploma será apenas o comprovante de que ele começou a caminhada. Tem agora novas janelas para olhar o mundo e realizar suas conquistas.
O período de descobertas que o jovem tem ao entrar para a Universidade deve ser aproveitado ao máximo. Deve não só ler muito, mas também aprender a discernir entre o que é ético e moral e não pode deixar-se desviar do caminho por falsos valores que lhe queiram impor. Bancos escolares são para aprender conteúdos, realizar pesquisas, desenvolver trabalhos e estudos que levem ao progresso e ao desenvolvimento que beneficiem a todos. Há muita coisa boa no Brasil graças à dedicação e trabalho de abnegados mestres que souberam ensinar pelo exemplo, como deve ser um verdadeiro Mestre.
Jovem, saiba escolher. Diga não a quem lhe queira impor doutrinações politicas ou ideologias. Você tem o direito de conhecer todas as correntes de pensamento, para só depois, optar pelos valores que realmente condizem com o que é ético, moral, próprio de uma sociedade livre e verdadeiramente democrática. A família sempre será o seu suporte. Valorize-a e ajude a transformá-la em um centro de crescimento para todos. Compartilhe mais com os seus.
Lembre-se, jovem universitário, que você é muito importante para se prestar ao serviço de "claque" de certos "lideres" desejosos de ter admiradores ao seu redor.
Estudar deve ter o gostinho do "quero mais"... E será para avida toda. É como começar a ler uma enciclopédia e saborear cada nova informação. Os temas ficam ao gosto de cada um e nada impede de escolher mais de um assunto.
Parabéns, jovens que gostam de estudar. Aproveitem ao máximo essa oportunidade para tornar-se cada dia melhores e fazer da sua vida um exemplo dígno de ser seguido por outros jovens.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SINCRONICIDADE

SINCRONICIDADE - ou fatos sincrônicos são aqueles que ocorrem ao mesmo tempo.
O exemplo clássico é o do escaravelho. Mas, no dia a dia, às vezes somos surpreendidos por fatos que surgem à nossa frente, independente de tempo e de espaço, de forma sincrônica.
Ontem recebi uma sequência de fotos maravilhosas dos campos floridos de tulipas na Holanda. Obra e arte do homem trabalhando em harmonia com a Natureza. Lembrei que no Brasil, por obra e arte de imigrantes holandeses, também há lindo campos de cultivo de flores tão lindas quanto os campos mostrados nas fotos. Instantes depois, no contraponto vimos outras imagens não tão bonitas. Elas mostravam a canga pedrogosa laterítica do solo semiárido nordestino. Involuntariamente um vínculo se estabeleceu. Qual a mensagem? - Por ironia do destino - e a história não nos deixa esquecer - no passado os holandeses estiveram lá no nordeste...
O lugar é a gente que faz.
Se queremos um jardim, plantemos flores. Se queremos cascatas marulhantes, preservemos as fontes. Se queremos ar puro, não poluamos o ar. Se desejamos paz e harmonia, evitemos os confrontos que são próprios dos violentos e dos espíritos embrutecidos.
O mundo está carente de bons pensamentos, boas obras, e também faltam "mágicos" construtores de jardins. Não precisam ser campos de tulipas. Flores são flores.

FELICIDADE POR DECRETO!!!

"TODO CIDADÃO TEM O DIREITO ASSEGURADO DE SER FELIZ"... Em mais uma PEC!!!
Mais um PEC(ado)!!!
- E quem não conseguir? - Vai pagar multa? - A quem deve recorrer se aquele seu desejo que o tornaria imensamente FELIZ não for concretizado?
O papel aceita tudo.
Quantas Leis tentando regulamentar leis! E continuarão sendo feitas outras tantas, quanto a imaginação fértil dos desocupados permitir. Eles ganham bem, são felizes e tem portanto tempo para se preocupar em inventar mais leis, mais decretos e tantas "pecs" quantas lhes der na veneta. O cumprimento das leis é que são elas... Isso não é de sua alçada; não é de sua competência; não é de sua área de atuação; não é sua responsabilidade, etc, etc, etc,...
E o povo que amargue com anos de tramitação na Justiça de processos que deveriam ter ser sido julgados em menos de um ano, se houvesse uma justiça como ela deve ser: ágil, imparcial e rápida.
Direitos no papel já há demais. Basta fazer cumprir o que está devidamente na CONSTITUIÇÃO e todos seríamos felizes para sempre!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

COMO SE CHEGOU À DITADURA (1964-1986)

A história é um relato de fatos que se sucedem; para entender um fato histórico é necessário situá-lo no tempo e no espaço geográfico. Cada época tem um conjunto de acontecimentos que se encadeiam e se interrelacionam. Assim, o período de 1964-1986, da chamada "Ditadura Militar" no Brasil, deve ser olhado num contexto maior do país no conjunto social e politico do mundo na época.,
No pós-guerra havia no mundo dois grupos antagônicos : 1- O grupo dos países comunistas de orientação marxista e ateu liderado pela URSS. 2- E o grupo do Mundo Ocidental de orientação capitalista cristã e democrática, liderados pelos EEUU.
O Brasil fazia parte deste segundo grupo.
Na América Latina dominavam algumas ditaduras. Entre elas a de Cuba, sob o regime de F. Batista que foi derrotado, a partir da Sierra Maestra, por Fidel Castro e um grupo de guerrilheiros que tomaram o poder.
O Brasil, com fim da era Vargas, vivia sob um programa desenvolvimentista do governo de J.K. - "50 anos em 5!" A construção de Brasília, a reorganização dos espaços geográficos e a ocupação do planalto central abria novos horizontes.
Na época estávamos cursando a Universidade. A vitória da revolução cubana era motivo para debates, ainda um tanto ingênuos nos meios estudantis. Não havia a massificação das comunicações como hoje. A formação de opinião teve a colaboração de alguns setores da Igreja através de padres que também exerciam cargos políticos , e através da pregação de doutrinas sociais divulgavam novas idéias nas missas para universitários.
A "guerra fria" entre EEUU e URSS se desenvolvia no espaço com o lançamento do primeiro satélite artificial pelos russos. Era um mundo novo. A industrialização começava a chegar ao Brasil criando uma nova classe de operários. Eram os anos dourados. Em Cuba, ao contrário do que era de se esperar, Fidel Castro assumiu o governo da ilha em 1959 quando se esperava que houvesse eleições livres. Isto desagradou aos companheiros de luta (San Marti e Cienfuegos) que foram eliminados. Teve início uma perseguição política aos opositores da nova situação que se agravou com a inabilidade do governo americano e teimosia do "Comandante cubano", os EEUU bloqueram a ilha; Fidel Castro voltou-se para a União Soviética que o recebeu de braços abertos. No Brasil, muitos jovens encantados com o ilusório do diferente começaram a cultivar a ideia de também tomar o poder no Brasil - fazer uma revolução...
No dia 3 de Outubro de 1960, com 5,6 milhões de votos foi eleito para Presidente do Brasil o Sr. Jânio da Silva Quadros (UDN) e para Vice o sr. Jango Goulart (PDT) de orientação de esquerda e simpatizantes comunistas.
O Presidente eleito, antes de sua posse visitou Cuba. Após a posse enviou o Vice, Jango Goulart em missão à China comunista. Durante o curto período em que governou, Jânio Quadros tomou medidas econômica de ordem conservadora e uma politica exterior independente que desagradou a sociedade e as forças políticas. Desagradou também alguns setores das Forças Armadas ao condecorar com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul o revolucionário Che Guevara, jornalista argentino que aderira à guerrilha e ao governo comunista cubano.
No dia 25 de Agosto de 1961 o Presidente Jânio Quadros alegando pressões (forças ocultas) renunciou ao cargo. Coincidiu ser o período em que o Vice Jango estava em viagem pela China. A renúncia foi aceita pelo Congresso e o sr. Raineri Mazzili assumiu a presidência. O ex-presidente nunca explicou o que realmente pensava. "Fî-lo porque quî-lo"! foi sua única explicação. Supõe-se que desejasse fortalecer sua posição no momento em que o Congresso lhe pedisse para que ficasse no cargo e o povo o apoiaria. NÃO ACONTECEU...
A sequência política no Brasil ocorreu com a posse do Vice Presidente sob o regime Parlamentarista. Em 1963 houve um plebiscito e voltou-se ao Presidencialismo. As agitações foram tornando-se constantes e mais atrevidas. Até que em 31 de março de 1964 as Forças armadas entraram em ação para restabelecer a ordem.
Teve início então o período de 20 anos onde se sucederam 4 presidentes militares, eleitos indiretamente, e que tiveram seus governos reconhecidos internacionalmente.
Em 1986, com a abertura política, voltou-se às eleições diretas e aos governos civis.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

VERDADES QUE DEVEM SER DITAS - DITADURA

O período de 1964 a 1986 registra a presença de governos militares o Brasil, a que se convencionou chamar de "Ditadura", e, que nós, entendemos como um período de restabelecimento da ordem e de preservação das instituições. Os quatro governos de militares que se sucederam na época, foram devidamente reconhecidos internacionalmente, e, nenhum Presidente fez menção de permanecer no cargo ditatorialmente, cumprindo rigorosamente o estabelecido para seu mandato por eleição indireta.
Quando ouvimos falar sobre os "horrores" do período, se não tivessemos vivido a época, pensaríamos que no Brasil não havia liberdades. Não é bem assim. Na verdade houve um governo representado pelas Forças Armadas imbuídas de sua responsabilidade Constitucional de preservação e defesa da Nação brasileira combatendo grupos de agitadores, desordeiros e terroristas que queriam impor o comunismo à força, pela luta armada, que foram devidamente rechaçados. Estes grupos eram formados por: 1- Os "intelectuais", provocadores e oportunistas que se aproveitaram para deixar o Brasil e ir viver como "exilados políticos" mesmo quando nada havia contra eles. Estes, aproveitaram para estudar, frequentar círculos políticos e culturais da época, fazer nome, e após o fim da ditadura voltaram muito bem tratados, bem vestidos, saudáveis ... 2- E os mais radicais, reacionários, guerrilheiros que partiram para a luta com armas nas mãos, no estilo cubano onde se haviam inspirado e formado. Estes sofreram represálias duras pelos atos de terrorismo que praticaram contra a ordem e a Lei. Esses dois grupos representam uma parcela mínima da sociedade brasileira.
A sociedade brasileira, ou seja, a grande maioria da população formada de milhões de cidadãos de bem permaneceram no Brasil fiéis às suas obrigações e convicções. Todos trabalhando honestamente e ajudando a construir a Nação Brasileira. Desde o trabalhador braçal ao grande empresário; da mãe de família aos jovens estudantes e todos os profissionais de todas as áreas, todos mesmo, permaneceram aqui no Brasil trabalhando, estudando, contribuindo para que o Brasil continuasse no rumo da Ordem e do Progresso sem serem molestados . Éramos livres para ir e vir. Para trabalhar. Viajar. Não havia os riscos de balas perdidas como hoje que atingem até crianças dentro de salas de aula. Não havia a violência da "democracia" do faz de conta atual... Essa é a verdade que deve ser dita.
Quanto à "Censura", houve sim, uma boa vigilância em relação aos agitadores que queriam criar a instabilidade social. Porém, também deve ser dito - e isto nos foi relatado por uma pessoa que participou em Brasília da Comissão civil para analisar filmes e peças de teatro - que alguns dos "responsáveis", querendo mostrar serviço, muitas vezes cortavam trechos de textos ou de filmes, que na verdade nada tinham a ser censurado, caindo a responsabilidade na conta da "ditadura militar"...
Como se chegou à Ditadura? - Falaremos sobre o assunto no próximo texto. Tudo faz parte de um contexto maior da história.

domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM -2010 - OUTRA VEZ?

Havia feito o propósito de não ficar falando mais de certos assuntos, como por exemplo o ENEM - e o emburrecimento na educação.
Mas, outro erro que só desestabiliza emocionalmente o alunos, já é demais. Temos que falar.
Errar é humano, mas persistir em erros, exatamente quando se trata de Educação, o problema é muito mais grave. E não venham culpar a gráfica e os revisores pelas falhas deste último triste espetáculo. Se eles são incompetentes é por que são o resultado do sistema que aí está.
Enquanto se perdem em teorias e tentando reinventar a roda, o verdadeiro interessado no processo educativo, ou seja, o aluno é relegado para um "número estatístico" para o governo apresentar ao mundo. Pois sim!.
As estatísticas não dizem nada quando se trata de avaliar conhecimentos, pois estão sendo avaliados indivíduos pela média de algo proposto como sendo o essencial.
Hoje, alunos universitários tem um nível de conhecimentos gerais inferiores aos de alunos de 4ª série primária dos anos 50!
O Sistema Educacional através dos seus representantes reflete o desmonte que foi feito na educação nos últimos tempos. A base de tudo está nos primeiros anos do ensino. E nem professores adequados estão sendo formados para tal. Diploma Universitário para dar aula na primeira fase de nada vale se não vier acompanhado dos devidos conhecimentos. Uma professorinha normalista tinha essa formação que hoje não é dada mais. PRIORIZOU-SE O DIPLOMA E NÃO O CONHECIMENTO.
Cartão vermelho para mais esta "falha" do ENEM. Ou melhor, para os responsáveis por mais esse erro.
Aliás, é como dizem os jovens: "O problema está entre a cadeira e a mesa..." - para bom entendedor não temos que explicar!

sábado, 6 de novembro de 2010

A CAMISA DA FELICIDADE

A Camisa da Felicidade, ou "Vestindo a Camisa" é uma adaptação de um conto antigo que apresentamos, por oportuno.
Conta a lenda que um rico e poderoso rei vivia infeliz. Nada o alegrava e passava os dias tão deprimido que já mal saía dos seus aposentos mergulhado na mais profunda tristeza.
O Mago da corte foi consultado para saber como curar o rei. Após observar o comportamento e ouvir suas lamentações o Mago disse:
- V. Majestade deverá usar a camisa de um homem comprovadamente feliz!
Foram expedidas ordens e enviados mensageiros para percorrer o reino em busca de um homem feliz, com a ordem de trazê-lo ao palácio real.
Tarefa difícil. Todos tinham alguma queixa ou tristeza para contar.
Passados muitos dias, um dos mensageiros ao atravessar uma floresta ouviu golpes de machado acompanhados pelo canto de alegres trovas. Aproximou-se e descobriu um jovem lenhador a trabalhar alegremente. Sem fazer perguntas, convocou-o em nome do rei para que comparecesse ao palácio.
O jovem partiu imediatamente. Ao chegar ao salão onde o rei o aguardava junto com a corte foi recebido com entusiasmo por todos.
O Mago dirigiu-se a ele e perguntou:
- Meu jovem, você é um homem feliz?
- Certamente. Sou muito feliz. - respondeu o jovem lenhador.
- Majestade, agora seu problema será solucionado. Basta passar a usar a camisa deste jovem.
O rei então perguntou ao jovem lenhador qual era o preço da camisa que ele usava, pois ele lhe pagaria em ouro.
Surpreso, o lenhador respondeu:
- Eu não tenho camisa! Eu sou pobre...
Só então todos se deram conta que ele usava apenas um velho gibão rasgado. Encabulado, o Mago cochichou ao ouvido do rei: - Poderá substituir a camisa pela cama em que ele dorme...
O rei então disse:
- Meu jovem, já que você não tem camisa, certamente tem uma cama. Diga-me quanto quer por ela.
Encabulado o jovem respondeu: - Bem, majestade, eu durmo no chão duro da cabana sobre um monte de palha.
- Pois compro sua cabana com o monte de palha e passarei a viver como você, sem camisa... - respondeu o rei.
O lenhador que também era um sábio lhe respondeu:
- Seja como V. Majestade deseja. Porém, falta mais uma coisa para ser realmente feliz como eu.
- Diga, meu jovem.
- Isto! - apresentando o machado que trazia. E concluiu: - Cada golpe do machado na madeira dura vai lhe devolver a saúde, a força e a alegria de viver.

MORAL - "Só o trabalho enobrece, dá saúde e alegria de viver".
---------------------------------------------
"Vestir a Camisa"significa assumir compromissos e responsabilidades sem olhar as dificuldades".
"VISTA A CAMISA"!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

AS DESIGUALDADES : RIQUEZA e POBREZA

As desigualdades da vida não existiriam se todos fossem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir bens, e, sóbrios e previdentes o bastante para usar e conservar esses bens. No entanto, a realidade é que as desigualdades de indivíduo para indivíduo são extremamente acentuadas; portanto, pobreza e riqueza estão vinculadas a uma questão de competência para adquirir e administrar bens materiais.
Se, matematicamente as riquezas fossem repartidas com igualdade, a cada um seria dada uma parcela mínima, insuficiente. Em pouco tempo seria desfeito esse equilíbrio, pois cada individuo tem um modo de agir, tem aptidões diferentes e os mais aptos no trato com bens materiais, logo teriam em suas mãos o que os outros não sabem usar.
A origem do mal reside no orgulho e no egoísmo.
A verdadeira riqueza é aquela que o homem pode levar consigo para onde quer que vá, e que nenhum usurpador lhe poderá roubar. Ela é formada pela inteligência, pelos conhecimentos que adquirir e pelas qualidades morais. Esse é um patrimônio individual que pode ser repartido ao infinito e que nunca se esgotará. Costumo dizer que, ao nascer, cada um recebe um "kit" completo formado pelo corpo - mente/inteligência - e espírito, inegociável e de responsabilidade individual. Do bom ou mau uso que fizermos desse "kit" é que seremos mais ou menos felizes e realizados.
Os espiritualistas dão mais importância ao conhecimento transcendental; os materialistas se apegam aos bens materiais e aos prazeres da vida; e, os intelectuais mergulham em infinitas interpretações de ideias, ideais e utopias muitas vezes tão fantasiosas que já conduziram a humanidade a catástrofes históricas quando aplicaram suas ideias e sonhos mirabolantes à vida politica e social.
Fanatismos e radicalismos são o maior mal em qualquer um dos casos. São piores do que qualquer pobreza material pois demonstram pobreza de valores mais importantes que o próprio ouro.
Lembremos que os trabalhos de grande vulto que geram progresso e bem estar à humanidade ficariam impossibilitados de ser realizados se por ventura, um país ou Nação, quiser repartir os bens tirando a oportunidade de quem produz continuar a produzir e colocando nas mãos de quem não tem habilidade os bens que não sabem administrar.
O mundo de orientação comunista atéia que concentra as riquezas em mãos do Estado sob a alegação de distribuição igualitária para todos está repleto de exemplos desastrados de condução para a inanição e pobreza generalizada de seu povo. Todos conhecem o caso de Cuba e dos países do Leste Europeu...
"Doar conhecimentos é o mesmo que com a luz de um fósforo acender milhares de outras luzes sem perder a sua luz".

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A POLITICA NO DIVÃ - HORA DE REFLEXÃO

Chegamos ao final da campanha eleitoral sem que o debate politico tenha ocorrido. Esta campanha superou as expectativas de qualquer ficcionista. Tornou-se um "prato cheio" para os estudiosos da mente e do comportamento humano!Um psicólogo ou um psicoterapeuta poderiam ajudar a entender o que aconteceu com os partidos políticos, com os candidatos e os militantes...
O poder tende a corromper o carater das pessoas e dos partidos políticos, pois à medida que se acomodam em postos e cargos perdem a noção do que é correto e pode, e o que não é correto e portanto não pode, por contrariar as normas Democráticas.
O espetáculo (triste) oscilou em alguns momentos entre a esquizofrenia paranóica e a irresponsabilidade da loucura de conveniência passando por atitudes de mau caratismo e irresponsabilidade explícita. Uma lástima...
Entendemos que os representantes da Nação, em qualquer nível de representatividade devem ter senso de responsabilidade, auto-crítica, ser ético, ter caráter, ser respeitoso consigo e com os seus semelhantes; é o mínimo que se espera, seja de um candidato ou de um cabo eleitoral.
Quanto a escolha de candidatos pelos partidos deverá preencher requisitos que incluam não só a ficha limpa e/ou folha corrida, o conhecimento das Leis (CONSTITUIÇÃO), ter uma formação compatível com o cargo que deseja concorrer, além de ter equilíbrio psicológico comprovado. Caso contrário jamais se dará um salto de qualidade na politica nacional.
O descontrucionismo das verdades distorcendo fatos querendo apagar realidades e a omissão de parte da história pessoal ou da Nação ao relatar o detalhe que interessa em detrimento da verdade, as contradições de comportamento e de posições de pensamento demonstram a imaturidade politica, a falta de respeito não só por si próprios, como pelos adversários e para com os cidadãos que querem representar.
Um regime democrático implica em: alternância de poder, respeito pelos direitos de todos os cidadãos, humildade para servir a Nação (e não servir-se dela), dignidade, imparcialidade, retidão nas palavras e nos atos, entre muitas outras normas de convivência harmoniosa e exemplar que devem reger a vida dos cidadãos em uma sociedade.
"Toda Nação acaba ficando parecida com quem a governa!"
Se queremos uma nação mais rica em valores, estes dever ser cultivados no sentido de elevar o seu nível.
Se o exemplo dos "lideres" tem vícios arraigados, ao invés de melhorar, a Nação acaba se nivelando por baixo numa auto depreciação e permissividades perigosas.
Que as lições desta campanha norteiem os futuros homens e mulheres governantes.
A reflexão é necessária. O divã é o melhor lugar no momento para essa reflexão sem medo de mergulhar no subconsciente e trazer à luz os problemas que sufocam a cada um que usou o momento político para atirar pedras a torto e a direita nos adversários.
- Quem ganhou?
- Quem perdeu?
- Ainda é cedo para dizer apesar da velocidade, nunca antes vista, as urnas terem dado o resultado quase que antes do começo da votação!!!
Tudo merece uma análise mais profunda.
Boa sorte a todos os brasileiros que de boa fé compareceram esperando por um mundo melhor...
Que o bom Deus abençoe a todos nós, inclusive aos que não crêem.