segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BASTA COMEÇAR - LIBERTE-SE!

"BASTA COMEÇAR"
- "Eu nunca olho as massas como sendo a minha responsabilidade. Olho o indivíduo.
Eu só posso amar uma pessoa de cada vez. Somente uma, só uma...
Assim como você começa, eu começo.
Eu curei uma pessoa - talvez se eu não tivesse curado essa única pessoa, eu não teria curado quarenta e duas mil.
Todo esse trabalho não passa de uma gota no oceano. Mas, se eu não tivesse colocado essa gota, o oceano estaria com uma gota a menos.
A mesma coisa acontece com você, com sua família, com a comunidade onde você vive.
Basta começar... uma, mais uma e mais uma." ( Madre Teresa )
 
"ESCOLHA SER FELIZ!"
- "Ser Feliz é estar em paz consigo mesmo e em harmonia com o ambiente".
 
"LIBERTE-SE!"
- "Liberte-se. Se você está apegado a algo negativo, não há espaço para que o positivo faça parte de sua vida."
 
"Quando nos libertamos dos nossos próprios medos, nossa presença liberta os outros". (Nelson Mandela).

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

LANÇANDO MODA: CHAPÉUS E SOMBRINHAS

No antigamente, não muito antigo, era moda o uso do chapéu (masculino e feminino) e a sobrinha. É só olhar os filmes da década de 1940/50, por exemplo. Mas não era só no cinema, não. No dia a dia, as pessoas usavam chapéus e sombrinhas. Na minha infância para ir à escola desde a chácara onde morava, à pé, sem as mordomias de transporte motorizado, caminhava uma longa distância sob o sol tropical, escaldante! Usava chapéu ou sombrinha. Já fazia calor naquele tempo - o forte calor não é excluividade do momento atual em que os "entendidos" falam em aquecimento global... E como fazia calor!. Também chovia muito, com inundações e tudo o mais. Guarda-chuva em ação.
Por onde andam os estilistas modistas que esqueceram dos chapéus e das sombrinhas? - Afinal, vivemos num país tropical, onde chove, faz calor de torrar e de derreter asfalto das ruas - quando este passou a substituir os calçamentos de paralelepipedos - como já enfrentamos há mais de 40 anos.
Criar moda dentro de salas com ar condicionado dá nisso... Esquecem da realidade do mundo lá de fora.
Uso de Chapéu e Sombrinha é moda útil que também tem seu charme!
Havia também os lenços de cabeça - em geral  de seda, charmosos. Sem esquecer do uso do leque, da ventarola, "abanico"... tudo muito prático e que funcionava num dia calorento.
Os hábitos mudaram com a introdução de outras "comodidades" não tão cômodas como parecem ser, haja vista uma sala fechada com o "ar" condicionado pifado, ou a falta de energia para a ventilador, por exemplo.
Enfrentar a rua com sol a pino, com um chapéu na cabeça ou uma sombrinha na mão, ainda pode ser uma alternativa elegante  para enfrentar o tradicional clima tropical... É só lançar a moda.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ALGUNS PROBLEMAS DE SAÚDE E TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

"O povo é como o pesquisador de ouro e de diamantes: ele transporta, escolhe, conserva, polindo ao longo dos decênios somente o que é mais precioso, o que é mais genial"  (M. I. Kalinine). Isso também diz respeito à formas alternativas de tratamentos para alguns problemas de saúde. Coletamos alguns exemplos.

1-    TIREÓIDE – a luxação nas vértebras (3ª e 4ª) cervicais afetas o funcionamento da tireóide. Tratamento: usar o travesseiro duro sob a nuca para corrigir a luxação e regularizar a função da tireóide. Uma alimentação de origem marinha (algas), tomate e alface ajudam a repor o iodo necessário ao seu bom funcionamento.

2-    DIABETES - afeta grande número de pessoas devido a uma alimentação errada e hábitos sedentários. Algumas recomendações: a) usar 3 sementes de urucum às refeições diariamente; b) Fazer massagens no dedão do pé para ativar o funcionamento do pâncreas. c) Frutas recomendadas: abacate, coco, mamão, nozes, pêssego, amêndoas moídas com suco de limão ou de laranja; d) alcachofra e verduras. E) Mel Polivitaminado (25 grs./dia) – preparar em laboratório ou em farmácia de confiança – (Receita: 100 gr. De mel, 13.200 UI de vitamina A, 8 mg. de vitamina B¹; 300 mg de vitamina C; 60 mg PP e 3.200 mg de sais de cálcio).

3-    DEMÊNCIA – em geral há um mau funcionamento na assimilação e eliminação do gastrointestinal. Portanto, manter em bom funcionamento os intestinos. Choques térmicos (banhos frios alternados com banhos quentes) para melhorar a circulação e eliminar toxinas do organismo. Uso de frutas como base da alimentação, com destaque para as maçãs, Além de abacaxi e ameixas.

4-    CÁRIE DENTÁRIA -  em geral é deficiência de cálcio e Vitamina C. Recomendações: escovar os dentes com escova macia e uma solução de água e sal marinho; tomar chá de folha de caqui (quando os dentes amolecem); uso do travesseiro duro sob a nuca – para corrigir a arcada dentária e evitar o atrito entre os dentes; Eliminar o açúcar branco da alimentação.

5-    AFECÇÕES DO FÍGADO - papa de aveia ou cevada com mel. Uso de azeite de oliva ou de amêndoas com mel – uma dose diária. Frutas: mamão e suco de cenoura.

6-    ÚLCERAS DO ESTÔMAGO – E DO DUODENO – suco morno de limão com mel durante 7 dias, em jejum. Dar uma folga de 3 dias e repetir por mais 7 dias. Acaba até com a "barriguinha"...

7-    QUEIMADURAS de 1º grau – não use água ou pomadas. Use MEL puro.

8-    TUBERCULOSE pulmonar – tomar todos os dias um copo de leite de égua. Leite de cabra também é recomendado.

9-    CÓLICAS MENSTRUAIS – cura do Melão. Fazer uma dieta a base de melão por 7 dias, usando a fruta em jejum e não utilizado outros alimentos até a hora do almoço. Descansar 3 dias e repetir o tratamento por mais 7 dias. Eliminar da alimentação os queijos cremosos e yogurtes formadores de muco. Funciona!

10- HEPATITE – (simpatia) Pegar uma cabeça de alho e cortar os dentes ao meio. Com um fio de linha comprida e uma agulha, passar os dentes de alho formando um colar. Usar ao pescoço até os dentes do alho caírem ou o fio arrebentar naturalmente. Evitar o uso de carne suína e feijão.

11- CATAPLASMA – para aplicar sobre o fígado: raspar a parte branca e esponjosa da casca da cidra e misturar com melado; aplicar essa massa sobre o fígado.

12- COBREIRO – (benzimento) – Delimitar com tinta azul a área do corpo afetada pelo cobreiro. Ou com resultados mais rápidos fazer o "benzimento" – Três folhas grandes de mato (de mamona, por ex.). Durante três dias, usando uma faca ir fazendo três cortes no cabo da folha, enquanto a pessoa com o cobreiro segura a folha, e perguntando: 1)- o que corto? – resposta do doente – cobreiro bravo e sapeiro; 2) o que corto? – cobreiro bravo e sapeiro; 3) o que corto? – cobreiro bravo e sapeiro. Colocar as folhas para secar. Antes das folhas acabar de secar o cobreiro desaparece.

13- MONGOLISMO – Chá de minhoca feito com 10 minhocas cortadas ao meio (segundo o médico naturista que nos passou esta informação tem bons resultados, embora ele não soubesse o porque de 10 minhocas cortadas ao meio). Outros procedimentos: exercícios para estimular a parte motora; banhos alternados (frio/quente) e de ar. Monodieta ou jejum à base de farelo de trigo, arroz integral e verduras cruas.

14- CISTITE – Chá de grama (3 xic./dia) ; Chá de estigma de milho. Segundo Gilberto Freire em "Casa Grande e Senzala" – se acrescentar 6 moscas ao chá, o efeito é mais rápido...(sic). Use também frutas diuréticas como melancia, melão, pepinos, etc.

15- HEMORRAGIAS – Para pequenos cortes – beber ½ copo de água a temperatura ambiente para ativar a circulação; para cortes médios – além de beber água, aplicar sobre o corte a cinza de papel de jornal; (em ambos os casos, lavar o corte com urina – urino terapia para a cicatrização). Hemorragia interna – queimar folhas de jornal, fazer uma infusão com as cinzas e tomar uma xícara de hora em hora até passar a hemorragia. HEMORRAGIA NASAL – Aplicar compressas de água fria. Tomar chá de urtiga branca (4 xic. ao dia).

16- Picadas de insetos – (mosquito borrachudo) – passar saliva no local. Alivia e resolve...

Como são procedimentos simples, quem quiser experimentar, na melhor das hípóteses, vai dar certo; caso contrário não traz nenhum

prejuízo!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PINTOR QUE PINTA ESTRELAS

 Numa tela sem começo nem fim

Pintou o pintor, um lindo quadro para mim. 

Pintou ao fundo, um céu estrelado,

e, lá no meio, uma lua prateada colocou.

Entre nuvens coloridas, o Mestre do pincel,

Lindo anjos a voar, também ele pintou;

E, para completar tão belo painel,

Pintou o pintor, o teu rosto lá no céu estrelado!

O Pintor que pinta estrelas e céus dourados, 

na volta do tempo quis a primavera pintar,

para com ela a vida, de flores enfeitar, 

e tudo, com doces aromas perfumar...

Pintou o verão ousado,

que com seus raios dourados,

tudo, tudo quer bronzear.

Depois pintou o outono, a estação mais farta do ano:

- com mil frutos, mil cantos, mil folhas a cair.

É o adeus do pintor que vai dar a última pincelada

pintando o branco inverno,  antes do cenário sair.

Oh! Pintor que pintas estrelas,

Por favor, dê mais umas pinceladas!

Quero fazer parte desse magnífico painel,

e no céu estrelado também viver!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A CASA DOS MEUS SONHOS

- A CASA DOS MEUS SONHOS? -  Fica ali, bem ali. No meio do campo aberto rodeada de colinas floridas e banhadas de muita luz. Tem lindas janelas sorridentes; portas acolhedoras; teto brilhante; varanda ampla, luminosa, arejada olhando para o nascente...

O verde do gramado das árvores se mistura ao azul do céu que brinca com as cores brilhantes do jardim em perpétua mutação.

Uma fonte a marulhar entre pedras e plantas aquáticas percorre o caminho das pedras... Carpas, as carpas de minha infância estão alí no remanso sombreado do majestoso angico florido...

Canto de pássaros nas árvores. Calor refrescante na aragem da manhã, do meio dia, e do fim da tarde. Luz prateada à noite de luar, a competir com as estrelas a tilintar no céu negro profundo do  verão.

Borboletas! Muitas! Festivas a esvoaçar daqui para acolá, abre-fecha as asas aquecidas nos raios furtivos... Grilos a cantar... a incomodar. Não importa. Estão ali. São de casa. Como a cigarra a cantar até secar no tronco da árvore. Como o pio das aves noturnas, eternas guardiãs dos telhados...

Cortinas a esvoaçar indicam o aconchego do recanto, em encanto, a acenar para as doces fragrâncias da natureza  e a se mesclar com as gotas de paz que caem por todos os lados.

Ao ouvir o tilintar cristalino de delicados sinos tocados pelos raios luminosos ao esbarrarem na abóboda celeste das manhãs primaveris, sinto a vida a renovar. Lindo! Quem já não os ouviu alguma vez na vida? – Indescritível a beleza do som. São momentos como esses a nos brindar a lembrança que nos renovam a alegria um dia vivenciada.

A casa dos sonhos existe, porque eu a construí. Conservei. Ampliei. Ornamentei. Renovei. Coloquei cada um dos tijolinhos coloridos, cada telha protetora, cada parede amiga, cada porta acolhedora, cada janela sorridente, cada cortina esvoaçante... e deixei que a natureza se encarregasse do resto.

Esse é o recanto que me acompanha para onde quer que eu vá, more ou mude... Está a salvo das tempestades da vida e dos vendavais da sorte. Esse recanto do meu universo é real, tão real como o mundo em que vivemos a renovar sonhos. Tudo é natural. Normal. Secreto aos olhos indiscretos dos incrédulos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SALÁRIO MÍNIMO

"Todos os que usam barba passem a usar calças curtas... que todos os problemas serão resolvidos". Ou seja, voltem à escola para aprender o B a ba da economia, da ética, do respeito à dignidade humana e as Leis, etc...
A impressão que temos é que a "inteligência tirou férias permanentes" quando se trata de político a discutir problemas inventados para fazer de conta que estão trabalhando.
Ora vejam! Os abonados salários MÁXIMOS decidindo sobre o "salário mínimo"!
Não é o máximo?
A CONSTITUIÇÃO é clara sobre o que deve ser o salário mínimo: - que permita ao cidadão viver dígnamente com o que recebe por seu trabalho/aposentadoria.
Salário para quem está na ativa: - Negociado! de acordo com a competência e produtividade. De acordo com as realidades regionais.
Salário/aposentadoria - para quem contribuiu durante uma vida de trabalho: - de acordo com as regras de investimentos em caixas de previdência e pecúlios. INSS é para quem contribuiu durante uma vida e assim não vir a ser um peso para a família ou para a sociedade. Mas o governo insiste em fazer cortesia com chapéu alheio... Sem falar na corrupção, e parasitismo crônico...
R$545,00 !!! - representa R$2,27 /hora/trabalho (jornada de 8 horas/dia - considerando que o mês comercial tem 30 dias e o descanso deve ser remunerado). E, R$2,27 equivale a 1 dólar e 35 cents/hora (nos EEUU a hora/trabalho é ao redor de 7 dólares). Bem, cada um faça seus cálculos e descubra o que dá para comprar com  R$545,00.
Que mal pergunte: - "Quanto custou aos cofres públicos toda essa encenação política para provar por a + b que o governo vai "quebrar" com um salário maior?" - Certamente vários salários mínimos somados muitas vezes... Talvez o suficiente para pagar um salário mínimo mais dígno, de acordo com a realidade de cada região do país.
Educação - Instrução - Conhecimento - para todos, inclusive para os senhores "ditadores" que teimam em ditar regras. A volta às salas de aula para reciclar conceitos e acabar com essas "férias" coletivas permanentes pode resolver muitos problemas.
 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ESTOU EM EQUILIIBRIO COM MEU MUNDO?

Eu estou em  Equilíbrio com "Meu Mundo"?
"Meu Mundo" é do tamanho que desejarmos que ele seja. Umas pessoas são mais introspectivas, fechadas, outras mais comunicativas, expansivas. A auto-imagem que criamos pode colaborar nessa visão e relação com nossos semelhantes, e em relação ao meio em que vivemos. A fadiga e a estafa são sinais de alerta para que paremos e reciclemos nosso modo de agir e pensar, afim de poder restabelecer o equilibrio com nosso mundo.
- Como vão seus interesses intelectuais? - Parou no tempo?
 - Sempre é oportuno desenvolver novos interesses intelectuais para formular uma visão mais positiva: - "Não faça o mundo mais pesado do que ele é"...
O cansaço exige repouso. Desligar sua mente para que ela possa repousar, ou seja, "recarregar as baterias" periodicamente é necessário para manter o bom equilibrio pessoal e social. Esse repouso vai desde o "não fazer nada", até mudar de atividade, fazer uma caminhada, ouvir música (disse: "música"...) tomar banho de sol, respirar ar puro junto à natureza, etc., etc., etc.
O corpo físico abriga o verdadeiro SER que você é. Portanto, dê-se mais atenção; você não é uma máquina! Cuidados de higiêne física e mental vão permitir que seu verdadeiro mundo seja da forma que você quiser e determinar que ele seja. Muitas pessoas conseguem ter padrões de pensamento que as mantém descansadas mesmo no meio da agitação da vida moderna. Sabem "desligar". Estão alí - como o turista que está apreciando o mundo que o rodeia sem se envolver nele...
A pática da meditação e da concentração contribuem para superar a fadiga mental. Entendemos como meditação a abstração, o desligar, não pensar em nada, mergulhar no oceano infinito das belezas que existem em cada momento de nossa vida e que muitas vezes não lhes damos a devida atenção. Quanto à concentração, equivale a saber separar interesses.
Há um ditado que diz: - "ao sair para o trabalho deixe os problemas na gaveta ou dependure na primeira árvore da rua. Arme-se de um sorriso (sorria com os olhos...) e vá em frente." Os problemas na gaveta, um dia você descobre que já se solucionaram sozinhos, outros "perderam a validade"....
Um mundo melhor é possivel, desde que lhe demos oportunidade de acontecer.
Cultive seu jardim para poder colher flores.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR - ALTERNATIVAS PARA ALGUNS "PROBLEMINHAS"

A SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR - Há alguns anos nos temos dedicado a pesquisa e ao estudo de temas referentes à Saúde, Alimentação e melhoria da qualidade de vida. Ao paticipar da co-autoria dos textos do livro "As Delícias da Cozinha Alternativa" coletamos muitas informações referentes às alternativas de tratamentos corriqueiros para probleminhas que afetam muitas pessoas. Por não serem itens pertinentes ao assunto do livro em questão, guardamos, e hoje estamos partilhando alguns  itens sobre como enfrentar um ou outro "probleminha".

 1-    CRESCIMENTO – Crianças com estatura inferior ao normal para sua idade. Se a criança não sofre de algum distúrbio sério, experimente:

a)    Aumentar o tempo de permanência da criança deitada; dormir após o almoço.

b)    Exercícios leves de alongamento da coluna.

c)    Alimentação rica em frutas, verduras cruas e Mel.

2-    ALERGIAS – Deixe de comer aquilo que você mais gosta!

3-    INSÔNIA – Vai contar carneirinhos? – Não! Experimente algumas simpatias: a) vista o pijama do avesso; b) mude a posição da cama no quarto. Se não for possível, mude você; deite-se ao contrário na cama – os pés na cabeceira...; c) tome um chá de folha de erva cidreira adoçado com mel; ou um suco de maracujá; d) use roupas azuis e mentalize a cor azul.

4-    CALVÍCIE E QUEDA DE CABELO –  A calvície ocorre por falta de irrigação do couro cabeludo. Alguns cuidados como massagear o couro cabeludo, dormir no chão ou em cama dura, caminhar bastante para ativar a circulação, fazer caretas, etc, são algumas recomendações. Há quem recomende o uso de suco de couve para tomar e fazer massagens. Ou, usar água de coco para a massagem do couro cabeludo; lavar a cabeça duas horas após a aplicação. (Obs. Não tomar sol enquanto estiver com o cabelo molhado com a água de coco).

5-    QUEDA de Cabelo por efeito de parasitose – aplicar no local gotas de leite de pinhão do Paraguai.

6-   DESIDRATAÇÃO – Jejum ou monodieta, e hidratação com "Gaspacho" - ( um copo de água, 1 pitada de sal, 1 dente de alho amassado e 1 colher de azeite de oliva, 1 colher de vinagre). Frutas: goiba, banana, maçã ou pêssego.

7-   ALCOOLISMO X TABAGISMO -  a cura pode ser demorada mas não custa experimentar mudando hábitos alimentares. Recomedações de tipos de "cura": - Cura com frutas secas (uvas passas, ameixas, figos); Cura pelos sucos: de laranja, melancia, da maçã. No caso de filhos de pessoas viciadas é altamente recomendada a maçã (cozida, assada, xaropes e ou compotas), melancia e uvas (sucos e a fruta ao natural).

Oportunamente divulgaremos outros itens, como "simpatias" -  na base do: - "não precisa acreditar". Basta fazer.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

AS FRUTAS - FONTE DE SAÚDE O ANO INTEIRO

AS FRUTAS  são uma FONTE DE SAÚDE o ANO INTEIRO...

Os antigos conheciam bem os benefícios das frutas e adotavam sistemas de tratamento. Tratamento da Uva, da laranja, cítricos em geral, da maçã, etc. Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais, além de suprir o organismo com sais minerais, vitaminas e outros nutrientes. No Brasil, graças à sua extensão temos muitos e variados tipos de frutas o ano todo.

Vejamos a época de cada uma das mais comuns:

Abacate – safra de outubro a janeiro. É uma fruta gordurosa e pode substituir alimentos como as carnes. De difícil digestão deve ser usada com moderação. Ele tem propriedades laxativas e anti reumáticas.

Abacaxi – entre outubro e janeiro são encontradas as melhores frutas. O abacaxi é ótimo para o verão.

Banana – encontrada em qualquer época do ano. De alto valor nutritivo deve fazer parte da dieta desde a criança ao idoso. Tem propriedade antidiarreica, combate a anemia e é lactigena.

Caju – típica do verão, pode ser utilizada pelas crianças já a partir dos 6 meses de idade. Rica em vitamina C.

Laranja – encontrada em qualquer época do ano. Juntamente com outros cítricos é de largo uso em sucos refrescantes ricos em vitamina C.

Maçã – típica de climas temperados frios hoje já está aclimatada em várias regiões do país, permitindo seu consumo o ano todo. No entanto, a safra de fevereiro tem as melhores frutas. "Uma maçã por dia afasta o médico" – diz o ditado... Seu alto poder higienizador e regenerador faz com que ela exerça amplos benefícios à saúde física e mental.

Mamão – fruta tipicamente nacional, sua safra vai de maio a junho, mas os modernos processos de cultivo permitem seu uso o ano todo. Age como facilitador da digestão.

Manga – a safra da fruta de origem oriental, vai de outubro a janeiro. Por ser uma fruta fibrosa não é aconselhada para crianças de menos de um ano. Nutritiva ela age também como limpadora do organismo ajudando a eliminar as toxinas deixados por alimentos de origem animal.

Melões e Melancias – produzida praticamente todo o ano, os melhores frutos são encontrados de novembro a março. Como toda fruta é um ótimo refresco e medicamento para todas as idades.

Peras – de qualidade são as colhidas de fevereiro a março. Fruta diurética e de fácil digestão.

Uva – a safra principal vai de dezembro a março; porém já há espécies que produzem o ano todo.

A Ameixa, o Figo, o Pêssego e a Nêspera são frutas mais requintadas de verão. A sua produtividade é reduzida a algumas poucas áreas, o que encarece o produto e restringe a pequeno período de uso.

Outras – Goiaba, Jabuticaba, Amora, Morango, Maracujá, Caqui, são frutas também de produção regional e em alguns casos praticamente inexiste nas feiras, como a amora por exemplo.

No Brasil há muitas espécies nativas espalhadas por todas regiões, todas muito ricas e nutritivas.

Fruta todo o dia é o cardápio mais saudável e prático, pois já vem pronto para uso. Bom apetite!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MEDICINA CASEIRA - POPULAR - SUCOS CURATIVOS

-"De poeta, médico e ... todo mundo tem um pouco" - diz um refrão popular.
A sabedoria popular muitas vezes surpreende pela originalidade e simplicidade nos métodos de cura. Infelizmente essa sabedoria anda meio esquecida, pois a dita civilização e a tecnologia sofisticada não tem deixado vez e voz a esse tipo de conhecimento classificado como "superstição". Isso não quer dizer que estejamos condenando a medicina oficial; apenas estamos lembrando que há muitas coisas práticas e simples que podem ser adotadas pelas pessoas antes de correr atrás de doutores estressados com um trabalho nada gratificante, na maior parte das vezes.
Hoje apresentamos o poder dos SUCOS NATURAIS para a "cura" - ou melhor, para levar o organismo a um melhor funcionamento através de uma forma nova de comportamento frente ao consumo de alguns produtos encontrados em qualquer feira ou supermercado.
1- Suco de Cenoura crua - passar na centrífuga 1 kg de cenouras bem lavadas. Congelar em porções de 50 grs.
2- Suco de Beterraba - descascar 1 kg de  beterrabas, e passar na centrífuga. Congelar em porções de 50 grs.
3- Espinafre - 2 maços de espinafre bem lavado. Passar na centrífuga e congelar em porções de 50 grs.
4- Couves - 2 maços de couves limpas e cortadas com os talos; passar na centrífuga e congelar em porções de 50 grs.
Guardar no Freezer.
Todos os dias, em jejum, durante sete dias, usar uma porção de cenoura, ou de beterraba com uma de espinafre ou de couve, diluindo em suco de laranja.
O suco de couve com laranja, por exemplo, é ótimo para problemas pulmonares e vias respiratórias. A couve pode ser substituida pelo agrião ou pela rúcula no "tratamento".
Lembre-se: "Seja teu alimento teu medicamento..." também funciona, pois nosso organismo é feito dos alimentos que ingerimos... Se forem favoráveis, teremos saúde; se sobrecarregarem o organismo com toxinas, gorduras, açúcares, etc., os resultados serão o "entupimento" do sistema produzindo doenças, degenerações, sofrimento.
A raspa das verduras pode ser adicionada às saladas cruas ou sopas. Ou ainda fazer patés para comer com torradas.
Leia mais sobre o que você come e aprenda a gostar do que faz bem!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O PODER DA MAGIA

Há três tipos de magia: a Magia Branca, a Magia Negra e a Magia cinza ou marron. A primeira é boa, a segunda é má, e a terceira é "neutra" em tese...
A Magia Branca pressupõe que se faz o Bem pelo Bem, sem prejuízos para quem quer que seja. É o canalizar as energias positivas em nosso favor ou de outras pessoas, ou seres. A Fada Madrinha com sua "varinha mágica" distribui benesses, alegria, paz, amor. É a alta magia em harmonia com o Universo.
O poder mágico e a realização dos sonhos decorre do fato de se estabelecer um vínculo com as energias cósmicas de luz, e atrair - materializar - no mundo real, para o benefício humano, aqueles bens superiores que traduzem bem estar e felicidade.
A Magia Negra é o contrário de tudo o que é bom e belo. Trabalha com as forças obscuras, e destrutivas que são alimentadas por pensamentos e vibrações negativas.
Muitos povos primitivos tem ligações com entidades do mundo obscuro e trabalham em sintonia com essas forças que agem e reagem conforme são solicitadas. Os humanos formam uma legião de vítimas dessas forças no afã de conseguir bens materiais. Não basta dizer que não crê nelas para se livrar de sua influência. Matreiras, elas enganam os mais afoitos em obter resultados muitas vezes efêmeros, com consequências desastrosas - é o tal, do "aqui se faz aqui se paga".
Já a Magia Cinza ou marron envolve as duas anteriores. Se de um lado temos o desejo de vencer e ganhar, resolver a nosso
 favor, estamos trabalhando energias que, dependendo de como são usadas, para um ganhar, outro tem que perder. A oração, ou reza, os ritos, etc, são alguns dos elementos utilizados pelos praticantes deste tipo de magia, que aliada à convicção de que vão ter sucesso, usam a energia mental para influenciar as correntes dos acontecimentos.
Somos pelo pensamento positivo. Sempre. Cuidado, no entanto, com as intenções colocadas nessas canalizações de energias.
O "efeito borboleta" em todos os casos se farão sentir mais cedo ou mais tarde. Se for da alta magia para o Bem, o Bem será o retorno, e, se malévola, idem... "Colocar Deus contra a parede" como muitos "pedintes" fazem em suas orações não resultam em nada duradouro. O "Pedi e recebereis" é algo mais. É saber criar vínculos com as energias cósmicas que estão disponíveis em abundância. O retorno depende de como cada um coloca o seu pedido, e a Gratidão que tiver para com os favores recebidos - sejam de ordem material, ou não.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

DITADORES, DITADURAS E O MUNDO ÁRABE

Dizem que todos temos uma tendência a ser "ditadores", autoritários, querendo concentrar o poder nas mãos...

Os ditadores despóticos, concentradores de todos os poderes do Estado, tem como característica principal a de se julgarem sempre certos. Abraçam um "sonho", um  "ideal", uma filosofia ou crença, seja lá qual for, e não mudam de rumo nem que a lógica lhes prove que não são donos da verdade. É um traço do caráter que determina essa conduta radical, ou será um desequilíbrio mental? Um forte desejo de auto afirmação e dominação sobre os outros leva muitos mandatários concentrar o poder, muitas vezes apoiados na crença de estarem cumprindo uma missão... As motivações que levam uma pessoa a se tornar um ditador são as mais variadas. Uma vez no poder, só o deixam pela deposição, pela morte natural ou assassinato, quando não pelo suicídio como ocorreu com Getúlio Vargas.

A ambição pelo poder tem levado a grandes tragédias humanas. O mapa do mundo atual onde predominam governos com essas características é impressionante. As poucas democracias e governos republicanos com alguns reis exercendo o poder moderador, oscilam entre a pressão das forças ditatoriais querendo dominar, e a força de vontade de manter um rumo coerente com os princípios e valores humanos.

Os países do norte da África e países da península Arábica que são dominados por culturas semelhantes, estão passando por uma agitação popular com tendência a abolir os sistemas ditatoriais vigentes por décadas, com destaque para o Egito, Tunísia, Argélia, Iemen, Jordânia, etc. O "efeito borboleta" foi desencadeado no dia 17/12/2010 quando um jovem tunisiano, em sinal de protesto por lhe terem confiscado o carro de venda de verduras, ateou fogo a si. Esse ato pessoal o transformou em mártir e modelo. A ditadura de Zine el Abidine Ben Ali (23 anos no poder) acabou. Os protestos se multiplicaram numa onda de revoltas sacudindo o mundo árabe. A situação de pobreza e de falta de liberdades básicas é compartilhada pelo maior parte da população do Magreb e Oriente próximo. O povo está desejoso de um novo estilo de governo e a grande maioria do povo da região vê no modelo democrático Turco – o modelo ideal.

Novos ventos e novos rumos... O que o futuro reserva para esses povos que no conjunto tem as mesmas crenças, estilo de vida semelhante, ainda não está definido. Certamente haverá uma reorganização politica e de caráter social, mas abolir costumes e adotar  novos conceitos e padrões de vida será mais difícil. Os conflitos serão inevitáveis.

Ditadura – excesso de autoridade, qualquer regime de governo que cerceie ou suprima as liberdades individuais. É a forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos de um indivíduo, de um grupo, de um partido, de uma assembléia, ou de uma classe.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"CAUTELA E CALDO DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM"

"Seja teu alimento teu medicamento. Seja teu medicamento teu alimento"...
Medicamento é um vício, ou o alimento é que é um vício a ponto de provocar doenças que fazem com que as pessoas passem a usar medicamentos?
- O circulo vicioso é inegável na moderna sociedade de consumo.
Enquanto pessoas jejuam para curar todos os tipos de mazelas, outros se desesperam em pensar que poderão faltar alimentos para a humanidade, sendo que a ONU acaba de apresentar a proposta de uma "dieta saudável, barata e ecologicamente correta" como forma de combater a fome; recomenda o uso pratos como: "quiche de minhoca", ou de "larva de besouro", "rolinho primavera de grilo", etc.
Por outro lado vemos o empenho do atual governo iniciar um burocrático sistema de distribuição gratuita de medicamentos "indispensáveis" para o tratamento de doenças alimentares como o diabetes, por exemplo.
Na babel de informações sobre usos e costumes, os ditos povos primitivos se alimentam naturalmente de insetos. Já falamos das formigas como alimentação de tribos indígenas nacionais. E a TV costuma mostrar os pratos exóticos dos chineses com destaque para os espetinhos de escorpiões... Tudo isso nos fez lembrar de um médico naturista que receitava chá de minhoca para certos tipos de tratamentos.
Ainda somos pela moderação em tudo.
E, como diziam os antigos: "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém", - encontramos a explicação científica para a cura de resfriados, dando fim à tosse, garganta inflamada, nariz entupido, etc, à base de "consomé" de galinha com legumes. O segredo estaria, segundo um pnemologista (dr. Stephen Rennard) em que, uma canja de galinha impede a migração dos neutrófitos para as vias respiratórias, combatendo assim o resfriado.
O "consomé" de carnes ou de legumes é um prato simples e de fácil preparo, muito usado pelos antigos... Como sempre a sabedoria popular recomenda o correto. Ficamos com ela.
 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O DISCURSO E AS BOAS INTENÇÕES DO NOVO GOVERNO

Abertura dos trabalhos no Congresso com Discurso e "Trabalho de Grupo": -Tudo genérico....
O discurso genérico lído pela Presidente(a) teve todos os ingredientes indispensáveis para apresentar o modelo de uma administração perfeita, ideal... Aquela dos sonhos! O redator (ou redatores) do texto cumpriu a contento os requisitos de boas intenções típicas da política nacional - incluindo desde salário mínimo, erradicação da miséria, educação, saúde,.... mais as eternas promessas de reformas.... etc, etc, etc... palavras, palavras e mais palavras.
O discurso nos fez lembrar, guardadas as devidas proporções, os "trabalhos de grupo" elaborados pelos alunos para melhorar a nota do bimestre - isso lá pelos anos de 1973 a 1980. Sem tirar nem por!
Na época nos acostumamos, como professora, a avaliar o desempenho dos alunos e sabíamos por antecipação qual era o papel de cada aluno dentro do grupo. Havia os alunos estudiosos que faziam a pesquisa, os alunos bons de redação que coordenavam o trabalho, os alunos que copiavam de forma apresentável o conteúdo, o finalmente os alunos com boa dicção e que liam corretamente o texto, na apresentação aos demais colegas da classe. Por esse motivo, o valor do trabalho costumava ser de um ponto a mais na média do bimestre para cada participante do grupo.
Considerando que a equipe envolvida na elaboração do "discurso" com promessas para o governo atual se aproveita do vácuo político das oposições, para parecer bem organizado e preparado - pelo menos teoricamente -  dá para deduzir por antecipação que os resultados serão mínimos, haja vista que os membros do governo atual nada tem de novidade; são bem conhecidos há alguns anos...
Vamos aguardar para saber se, um ponto a mais na média geral será merecido no final do mandato.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

FÁ MAIOR -

 

FÁ MAIOR:

- Do, ré, mi, fá, sol...

É tempo de cantar,

O sol voltou a brilhar.

- Do, ré, ré, ré...

Não adianta insistir:

Tristeza , tu vais partir!

- Lá, si, sol, si...

Eu tenho a dizer: - nada a temer!

- Sol, fá, mi, ré, do.

Que bom ser assim: - tudo tem um fim.

- Do, si, lá, sol...

Fá, mi, ré, do...

Si, la, do, si, lá, sol!

Fá, mi, re, do...Sol!

O dia todo o coração cantar,

E o Sol... sol... sol...Sempre a brilhar!

Nova vida a viver...

- Do, ré, ré, ré...

Do, ré, mi, fá, fá, fá...

Não há pastoras a pastorar,

Nem castelos a encastelar.

Há um sonho a viver,

Uma vida a sonhar e tudo o mais brilhará

Como este Sol, sol, sol... Fá!

( noite de chuva – 01/02/1977)

---------------------------------------------------------------------------------

As notas musicais e suas relações com as cores e com os animais:

Do = verde = pavão;    Re = vermelho = sabiá/cotovia; 

Mi = cor do ouro = cabra; Fá = branco/amarelado = garça;

Sol = negro = rouxinol;  Lá = amarelo = cavalo;

Si = todas as cores combinadas = elefante.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"O CÉU É O LIMITE"

Todo dia é dia de melhorar nossa vida com pequenas atitudes mentais positivas. Quem deseja o sucesso tem que saber o que leva as pessoas a vencer - seja em realizações pessoais, seja em conquistas profissionais.
Nada cai do céu, mas lembre-se: - "O Céu é o Limite"- e, não tenha medo de acolher as novidades que baterem à porta.
A ação deve se seguir com ordem:
- Estabeleça prioridades e delegue responsabilidades;
- Ouça a voz da experiência;
- Paciência é uma virtude que deve ser levada em conta... Junte-lhe a  Diplomacia necessária, e mais Disciplina como palavra de ordem;
- Use a força interior e mantenha um rumo constante, sem abrir mão da solidariedade.
- Respeite as convenções com alegria;
- A prosperidade está a seu lado. Tenha um objetivo e vá em frente. Mas, quando precisar parar, lembre-se de que parar não quer dizer renunciar aos projetos. Vale para rever atitudes  quando necessário.
- As diferenças é que fazem a vida na comunidade mais feliz. Saiba pertencer a um grupo.
- A modéstia abre caminhos e garante o sucesso. Tudo o que você realmente desejar, você consegue realizar.
- A mola propulsora do progresso chama-se entusiasmo, que aliado à criatividade abre caminhos e aproxima pessoas.
- Olhe sempre. Esteja atento. Todos os sinais tem o seu significado. Olhe! Este é o momento de olhar o que não queremos ver.
- Estude a sabedoria antiga e pratique-a no presente. Não se precipite. A cada dia o seu trabalho!
Renove seus pensamentos, recicle idéias, construa algo novo para sua vida.
Boa sorte. Ela espera por você.