sexta-feira, 15 de abril de 2011

NOVELAS - MELHOR NÃO VÊ-LAS?

Novelas - melhor não vê-las?
Um trocadilho intencional num momento em que está no ar uma novela abordando, ao que parece, de forma parcial, um momento da história recente denominada de período da "ditadura" e , que nós, que vivemos a época,  preferimos classificar como "regime militar", pois em nenhum momento houvse a intençaõ de se perpetuarem no poder.
Acredito que o bom novelista tem que ser capaz de oferecer algo novo, bom, que eleve o ser humano induzindo o lado positivo da vida e seus valores. Toda violência, explícita ou não, é um veneno mortal. A loucura humana tem origem na deturpação dos valores criando confusão mental em personalidades fracas, ou ainda em formação.
O objetivo  último de uma narrativa novelesca é a de contar a verdade e divertir, mas que no final tem uma conclusão lógica, interessante e inesperada.
Já os temas históricos baseados em fatos verídicos ficam bem em um documentário por este oferecer o recurso da verdade reinterpretada - mas nunca deturpada ou mutilada. Caso contrário o resultado é um "lixo".
Oportunamente estão vindo a público documentos da época em que participantes do grupo de guerrilheiros - VAR-Palmares (1969-70) conseguiram se infiltrar numa unidade do Exército em Brasília; eles planejavam exterminar totalmente os adversários. A atual presidente do Brasil fazia parte do grupo e acabou detida... Eles não queriam a democracia... Seguiam a cartilha do comunismo.
Esperamos que a novela em questão, que está sendo exibida no SBT, aborde todos os ângulos da história de forma imparcial e correta. Documentação há, e nos parece suficientemente esclarecedora dos fatos ocorridos na época.
O regime militar acabou em 1985 com a abertura política. Foi um período de oportunidades e de trabalho; muito do que a Nação pode usufruir nestes últimos 30 anos teve suas bases nesse período.
O Brasil mudou, sim. Não pelos méritos dos guerrilheiros, mas porque houve pulso firme para contê-los.
Não estranhemos a violência crescente. Ela não é produto das novelas. Mas é a "novela da vida" deturpada pelo sistema implantado por filosofias que buscam destruir o que existe, mas que não tem nada melhor a apresentar como alternativa.
Toda  informação correta sobre fatos ocorridos é bem vinda. As novas gerações tem o direito de saber a verdade por inteiro.
Novelas? - prefiro o "non sense".

quinta-feira, 14 de abril de 2011

NOTA DE CORREÇÃO AO TEXTO "FUKUSHIMA E DESARMAMENTO"

Nota de Correção:
- Por uma falha na digitação, o texto - FUKUSHIMA E DESARMAMENTO - publicado ontem, apresenta erros. Como não foi possível fazer login para efetuar a correção do penúltimo §: (Quanto ao problema nuclear que o Japão ora enfrenta, certamente não vai influenciar a decisão já tomada de construção de mais usinas nucleares no Brasil. Ou será que não essa seria uma oportuna consulta popular a ser pensada? )- estamos apresentando em vermelho o texto com a devida
correção: 
- "Quanto ao problema nuclear que o Japão ora enfrenta, certamente não vai influenciar a decisão já tomada para a construção de mais usinas nucleares no Brasil. Ou não seria esse um bom motivo para uma oportuna consulta popular a ser pensada e proposta? Afinal, um desastre nuclear, mesmo que teoricamente mais remoto de acontecer, é de alta periculosidade para a comunidade  como um todo."
- Meu voto é NÂO para uma ou para a outra questão.
 
Pedimos desculpas aos leitores pela falha.
 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

FUKUSHIMA E O DESARMAMENTO

"O primeiro ministro japonês nega ter demorado em reconhecer o tamanho da tragédia na usina nuclear de Fukushima. O ministro da Ciência e Tecnologia reconhece que há estrôncio - material que provoca leucemia - espalhado na vegetação e no solo ao redor da usina. E os tremores não param de acontecer. Na última madrugada o governo de Tókio admitiu que o desastre foi de 7 na escala de acontecimentos nucleares, antes considerado de 5, equivalente ao ocorrido em Chernobli há 25 anos. Estas partículas se unem a outros elementos encontrados nas medições já realizadas ao redor da central, como o iodo, o césio e o plutônio."

Essa é uma das muitas notícias que correm mundo há um mês após o terremoto e o tsunami devastador na costa NE do Japão. Enquanto o mundo segue em suspenso sobre os rumos desse grave acidente nuclear, e as notícias dos conflitos na países do norte da África continuam nada animadoras,  aqui no Brasil vivemos as tragédias de um país gigante no tamanho e pequeno na tomada de decisões por parte das autoridades que parece viver em outro país. Alguns, ironicamente falam na "ilha da fantasia" (Brasília) ou em "Banânia"...

"Desarmamento" é a palavra do dia lá no planalto. Não sei porque, mas cada vez que ouço essa palavra lembro daquela fábula "Assembléia dos Ratos". Desarmar quem? - O povo, aquele que sofre as consequências da violência - é o que se atrevem a propor os pacifistas muito bem protegidos por seguranças armados(!)

Enquanto isso os bandidos continuam armados até os dentes, com tudo o que há de mais moderno, inclusive  armamento capaz de derrubar aviões...

- Plebiscito! Pobre plebe! - Ela já deu seu paracer em 2005. Não valeu? Se for consultada outra vez dirá que sim? Dirá que não? O problema vai se resolver na urna... ou ficará por conta da Assembléia com poder de dizer o que melhor lhe parecer. Ou vão mudar as regras para satisfazer o ego? Já temos 40 Ministérios. QUARENTA! Entre eles há os especializados para tratar da segurança pública. Não seria o caso deles cumprirem com suas funções? Afinal são pagos pelo povo para garantir a segurança também.

Quanto ao problema nuclear que o Japão ora enfrenta, certamente não vai influenciar a decisão já tomada de cosntrução de mais usinas nucleares no Brasil. Ou será que não essa seria uma oportuna consulta popular a ser pensada?

 - Meu voto é NÂO para uma ou para a outra questão.

terça-feira, 12 de abril de 2011

SAÚDE MENTAL E TERAPIA OCUPACIONAL

Saúde Mental e Terapia Ocupacional - "Mãos e Mentes ocupadas não deixam tempo para 'tonterias' "... era um dito da minha avó com quem tive o privilégio de conviver. Na época os meninos acompanhavam o pai e as meninas as mães, tanto nos afazeres como nas horas de lazer. Aprendiam pequenas tarefas dentro de suas capacidades e principalmente regras de boa conduta, solidariedade, respeito mútuo, etc. Esse tipo de convivência familiar permitia a observação atenta da conduta e das tendências de cada um impondo-se então os limites e a disciplina. Os exemplos oferecidos às crianças, tanto em palavras como em atitudes contribuiam com  a formação da personalidade e o equilibrio emocional, pois ela se sentia segura e amada, mesmo quando repreendida de forma correta no momento certo.
O Estatuto da Criança e do Adolescente associado a uma vida antinatural a que as família foram atreladas, principalmente neste último meio século, tem distanciado pais e filhos. A família têm-se fragmentado cada vez mais, e a responsabilidade da educação foi para a escola; por sua vez o Estado insiste em dominar o tipo de educação que deve ser oferecido às crianças e jovens, no que está falhando redondamente, pois além de desautorizar a familia muitas vezes no processo educativo não oferece, na maior parte das vezes, um espaço condizente com o processo educativo.
Já falamos na TV deseducativa que invade os lares e atinge desde o bebê ao vovô; programas que só deveriam ser exibidos em horários para "adultos" invadem a tela com chamadas em qualquer horário - e, em geral, exibindo cenas pouco recomendadas.
Nos últimos anos, a facilidade do uso da Internet, e os famigerados jogos eletrônicos de violência tem sido o lazer de muitas crianças, sem um mínimo de controle. Uma mente em formação, desocupada, sem disciplina ou limites, evidentemente vai sofrer graves consequências dessa exposição à um "lazer" perigoso - tão ou mais perigoso do que  brincar com uma arma de fogo. A arma de fogo pode ou não dispar... Já a imagem vista fica gravada no subconsciente e isto é letal em muitos casos onde a criança ou jovem adolescente tiver algum problema mental.
Após a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, as autoridades correram a falar em "desarmamento" - outra vez!.
Não sou a favor do uso de armas. Mas a solução não é por aí. Em primeiro lugar é preciso "desarmar" os espíritos belicosos redirecionando-os para comportamentos positivos onde cada um possa descarregar as energias acumuladas - seja através do esporte, ou seja da arte  como por exemplo: a música, pintura, dança, teatro, etc.
Trabalhei vários anos com jovens adolescentes. Na sala de aula percebia-se o excesso de energia com a qual eles não sabem lidar - sobram braços e pernas... - precisam de uma atividade, que deveria ser bem trabalhada em aulas de educação física com exercícios coletivos e não para alguns do "time" para representar a escola, enquanto a grande maioria são a "torcida". É só verificar o que ocorre hoje com as torcidas organizadas... Faltou disciplina, queima de energias negativas, redirecionamento de comportamentos.
Cabe ao Estado proporcionar o espaço adequado nas escolas para a prática esportiva, recreativa e artistica, bem como a de contratar professores valorizados profissionalmente, e em quantidade suficiente para atender à demanda crescente de alunos no ensino público.
Educar para não ter que punir, ou  ter que lamentar no futuro a perda de vidas roubadas pelo descaso.
Estamos falando até aqui de pessoas "normais", sem possíveis problemas mentais. Esses são outro caso muito sério, e aí sim, as autoridades da Saúde tem que rever posturas. A família e a sociedade não tem, e nem sabem como cuidar de pessoas com problemas de desequilibrio mental. Esta é sem dúvida alguma uma questão de direitos humanos que atinge a todos os cidadãos. Voltaremos ao assunto.
 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

É TEMPO DE REFLEXÃO

Os tempos são de reflexão. As máximas são válidas e oportunas em todas as épocas. Vale a pena rememorar alguns ditos populares, que traduzem muito bem o que vai por esse mundo afora:
 
- Em tempo de segurança e de paz não se deve esquecer dos tempos de infelicidade. A imprudência leva a frustrações maiores do que os benefícios obtidos na comodidade.
 
- Os demagogos são especialistas em semear a discórdia. Muitas vezes induzem as pessoas a procurar abrigo entre o inimigo sem perceberem que estão caindo numa armadilha.
 
- Os mentirosos se vangloriam dos feitos próprios apenas quando não há ninguém para contestá-los. Os que têm mau caráter podem até mudar de aspécto (mudar a cara), mas não mudam sua natureza. É preciso ter cautela.
 
- Muitos responsabilizam os deuses por seus infortúnios, que na verdade são causados por sua própria culpa.
 
-Cidades vazias são o símbolo da rudeza dos homens que preferem a guerra e a opressão do povo para melhor dominar.
 
- O vício não reprimido desde o início torna-se cada vez maior.
 
- Cuidado com favores inesperados... Jamais confie nas aparências.
 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

LEI NO PAPEL = PALAVRAS AO VENTO

A verdadeira Lei é a da moralidade de fazer o que é correto; fazer o que tem que ser feito.
A lei no papel não vale nada. É o mesmo que "palavras ao vento"...
Ela tem que estar impressa no coração das pessoas dispostas a praticá-la e respeitá-la.
O segredo está aí - em praticar. FAZER de forma correta, por pessoas competentes e isentas de interesses o que uma Lei pode determinar como regra aceitável para a conduta em sociedade.
Perguntar se tragédias que ceifam vidas humanas poderiam ter sido evitadas é no mínimo querer jogar para outros a responsabilidade que é de todos.
Esperar o que num país onde se criminaliza até pensamento e opiniões pessoais; onde autoridades que deveriam dar o bom exemplo cometem arbitrariedades, corrupção, crimes e continuam impunes; onde a mídia só fala o "politicamente correto"; onde há 50 mil homicídios por ano; onde são eleitos deputados, "ilustres puxadores de votos", que não sabem o que um deputado faz nem conhece a Constituição; onde o MEC - um dos 40 ministérios(!) do atual governo se preocupa em gastar dinheiro com um "Kit gay" enquanto crianças estudam em salas improvisadas em garagens ou dividem espaço em alojamento de animais... - onde já falam em voto em partido e não em candidato (vai ficar pior, sim senhor!); onde nem ponto eletrônico consegue controlar os servidores do Congresso...etc, etc, etc,..
Nova lei de desarmamento? - Armas são armas, sejam legais ou ilegais. Esparramar bandidos e instalar UPPs pode dar visibilidade aos governos, mas não resolve o problema de segurança pública.
E, quando ocorre uma tragédia das proporções da ocorrida na escola de Realengo (RJ), dizer que "isso não é característica nossa" não vai resolver o problema, nem diminuir a responsabilidade de cada um, pois isso já é o efeito da globalização do desrespeito espalhado pelo mundo através de filosofias que não valorizam o ser humano.
Não será criticando a postura de um Bolsonaro, nem agindo à moda do CQC, e muito menos escrevendo mais uma lei, que os problemas vão se resolver.
Educar para não ter que punir. Educar e Instruir, pois é pelo conhecimento que a pessoa se liberta do marasmo imposto por falsos valores e ideologias antiéticas e amorais. As  condutas negativas praticadas por quem deveria ter um caráter reto, exemplar, mas que soem acontecer com a inversão de valores e interpretações oportunistas de  conceitos confundem os jovens se eles não tiverem uma formação adequada para poder avaliar e distiguir o que é certo do que é errado. Faça cada um sua parte. Principalmente as autoridades. Para isso são regiamente pagas pela sociedade.
Leis no papel são como palavras ao vento!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MORTE DE CRIANÇAS NA ESCOLA - RJ

RJ - MORTE NA ESCOLA...
O choque brutal da notícia nos deixou sem palavras. Tudo menos isso. A esperança de que tal insanidade acontecesse entre nós parecia tão remota e impossível que ao ver a notícia custei a acreditar. Infelizmente era verdade: crianças foram assassinadas numa escola...
Sentir revolta é pouco. É muito mais do que indignação, revolta, horror e impotência por pensar que a violência chegou a esse ponto em nosso país. 
Neste momento é pedir aos céus por proteção para todos nós, pois as autoridades ficarão nas condolências e desculpas de costume.
À dor das famílias enlutadas juntamos nossa tristeza. O luto é da Nação brasileira.

31 de MARÇO NA AMAN (Academia Militar de Agulhas Negras)

Por achar oportuno transcrevemos o texto de e-mail que nos chegou ontem noticiando como foi apresentado na AMAN o período da história nacional abrangendo o período de 1935 a 1984. Consideramos importante a atitude do professor em questão, pois já é tempo de restabelecer a verdade. Só os estados totalitários é que procuram eliminar a memória. PARABÉNS!

"Não houve comemoração do 31 de março na AMAN, mas a cadeira de História da Academia Militar das Agulhas Negras deu uma aula para todos os oficiais, cadetes e praças sobre esse evento histórico.

     Foi uma aula sensacional. O professor, oficial de Intendência - formado em História e em Direito – fez uma pesquisa muito trabalhosa e interessante: trouxe fotos da época, páginas de todos os jornais que cobriram a história do país de 1935 – cobrindo a Intentona Comunista - até 1984.

     As fotos e as páginas e manchetes de jornais e revistas mostraram os FATOS e como esses acontecimentos foram vistos pela população.

     Não sei onde ele conseguiu fotos da população aplaudindo as tropas que se deslocavam para o Rio, nem onde conseguiu as fotos, reportagens de rádio e vídeos - inclusive discursos do Brizola pedindo que os sargentos invadissem as reservas de armamento e matassem os oficiais... Teve discurso do Jango na Central do Brasil, no comício em que ele DECRETOU a expropriação de fazendas ao longo das rodovias, determinou que o governo iria dizer quanto valeria o aluguel de casas e aptos, o que praticamente abolia o direito de propriedade.

     OUVIMOS vários discursos feitos no rádio - principal meio de comunicação social da época... palavras que não podem ser DESMENTIDAS...

     Uma pesquisa EXCELENTE... Praticamente ele não falou nada, apenas MOSTROU à nossa juventude militar o que realmente ocorreu, por meio de filmes, fotos, gravações, manchetes e artigos dos jornais e revistas ELOGIANDO o que estava ocorrendo... Tudo documentado com IMAGENS e SONS ao vivo da época - não dá para desmentir!

     Mostrou fotos e arquivos dos que foram fazer cursos na CHINA, ainda em 1961... Mostrou fotos de corpos, carros, agências bancárias e quartéis, vítimas dos atentados terroristas... Muitas e muitas fotos e manchetes de jornais e revistas da época CONDENANDO os atentados...

     Mostrou que os atentados iniciaram ANOS antes do AI 5 – a esquerda diz que o terror foi reação ao AI 5... Mostrou fotos de ex-terroristas justiçados pelos próprios "cumpanheros"... Mostrou fotos das grandes obras do período militar... Apresentou dados do próprio IBGE - órgão do governo (insuspeito) sobre os índices do progresso que o Brasil teve em todas as áreas...

     A aula está disponível na Sec. de História da AMAN, mas fica difícil enviar por e-mail - muito "pesada". Foi uma AULA! Não foi palestra, nem formatura comemorativa de nada.. Não houve comemoração nem também crítica a ninguém... só foram apresentados artigos, fotos e gravações do que foi divulgado pelos meios de comunicação social da época.

     Foi emocionante ver a juventude militar prestando atenção em tudo..."

quarta-feira, 6 de abril de 2011

AFORISMOS - E A FILOSOFIA DE "PENSO, LOGO TUITO"

As mensagens curtas e rápidas tornaram-se uma mania nas redes sociais. Ainda não consegui me adaptar ao sistema telegráfico de comunicação. Aliás, sempre dei preferência às cartas e mensagens mais longas. Tenho para mim que frases curtas tem que ter um significado maior do que simples cumprimentos ou opiniões rápidas. Os 140 caracteres de hoje tem lá sua utilidade, com privacidade zero. Se a pessoa for infeliz nas suas declarações, a celeuma está formada.

Os aforismos - máximas e provérbios, que muitos apreciam, foram no passado uma forma rápida de comunicação, mas que obrigam ao leitor a pensar e ter que ler com vagar. Saborear cada palavra. Sentir a intensidade do significado mais profundo da mensagem.

Em 1890, Jules Renard escreveu: - "construí no ar castelos tão lindos que me conformo com as ruínas", frase que, com limite inferior aos 140 caracteres fixados no serviço de mensagem pública e instantânea caberia perfeitamente numa mensagem da rede social Twitter. Esta forma de comunicação rápida deu vida nova ao gênero filosófico e literário de larga tradição – o aforismo: sentença moral breve e conceituada, e a outras formas de pensamento breve. Vejamos alguns exemplos de ditos antigos que são válidos ainda hoje:

- Korochi: "Passam mais calor os que instalam ar condicionado que os que instalam estufas". / "O copo sempre é o mesmo, mas quando tem  água está meio cheio e quando tem whisky está meio vazio."

Gómez Dávila: "A serenidade é fruto da incerteza aceita". / "Para que a idéia mais sutil se torne tola, não é necessário que um tolo a exponha, basta que a escute". 

Outros Ex. - "É melhor viver rico que morrer sendo-o". / "Aquele que elogia todo mundo não elogia a ninguém".

-  "Permanecer indiferente é comprometedor". / "Cada vez que nasce um herói, morre um cidadão".

Twitter e outras ferramentas da Internet dão um novo ar ao aforismo. Este, no entanto  exige uma síntese e uma reflexão o que nem sempre ocorre nas mensagens rápidas e imediatistas do Twitter. 

Mais sobre o assunto Vc. pode ler nos nossos resumos postados em http://www.shvoong.com/escritores/sanmys  -

 

terça-feira, 5 de abril de 2011

ASNEIRAS TAMBÉM TEM LIMITES

Não resisti. Aqui vai um trecho de uma entrevista do jornalista português Miguel Sousa Tavares (2009) ao Diário de Notícias de Lisboa, referindo-se ao Brasil: "É um país novo, de que eu gosto há muitos anos.... É um país optimista, não está cansado, não está desiludido, sem esperança. Mesmo que haja tanta asneira feita no Brasil, todos os dias, não é? Só que eles tem espaço e tempo para uma dose maior de asneiras do que nós" (sic).
Todos sabem que "asneira" tem o mesmo signifcado lá e cá. Haja espaço e tempo!
Lamentamos a falta de um Gregório Matos (1636/1695), aquele poeta brasileiro satírico  de humor cáustico que não poupou a corte portuguesa e a classe dominante, nem aos negros, mulatos e índios. E, muito menos aos doutores de araque; para estes tinha uma pérola! - "É verdade que da Europa voltaste feito doutor? / - E que mal há nisso? É verdade, sim senhor!/ - E por qual Academia e qual Ciência, então? / - Oras, isso eu não sei, não. O diploma está escrito em alemão".
E por falar em estudar, ler, aprender... Será que já está funcionando a Biblioteca Pública de Brasília, aquela que ficou interditada aos leitores por falta de sensores nos livros para evitar furtos? - Será que as novas gerações tão dependentes da tecnologia nunca ouviram falar no controle manual dos livros de uma Biblioteca? - Ah! precisa escrever com caneta, letra legível, etc... No passado não muito remoto funcionava e muito bem. Será pedir muito à inteligência ou preferem continuar sendo objeto do repertório de asneiras que se cometem neste país. Uma Biblioteca que custou mais de 42 milhões de reais com um acervo de mais de cem mil livros ficar fechada ao público por falta de sensores... Não é piada, não.
Outra asneira que ouvimos recentemente é a tal "ocupação de espaços" pelas pessoas na sociedade, no trabalho, nas escolas, etc... querendo justificar medidas que vão contra os princípios da isonomia e igualdade de direitos de todos os cidadãos. Tal afirmativa é ignorar a própria história nacional. Cada branco, negro, mestiço, índio sempre ocupou o espaço que se propôs ocupar colocando em seu benefício a força de vontade para estudar, aprender, trabalhar, ter senso de responsabilidade e respeitando para ser respeitado. Quem não tem força de vontade e se acomoda, jamais conseguirá vencer na vida.
Reafirmamos o compromisso da UNESCO com os valores Universais de tolerância, respeito à diversidade e aos direitos humanos (de TODOS). Para tudo há um limite. Até para as asneiras.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ATIVADORES DE VITALIDADE

ATIVADORES DE VITALIDADE"- é um manual - livro ( 80 páginas )- explicativo que acompanha pequeno aparelho magnético desenvolvido pelo autor. O livro tem a finalidade de esclarecer aos leigos e especializados em saúde, pacientes, etc., o que é o "Ativador Magnético".

Conteúdo do Livro - Índice - APRESENTAÇÃO. 1 - Prefácio. 2 - Regeneração, Desintoxicação e Recuperação de Drogados. 3 - Introdução ao Ativador Magnético - Nutromagnetismo (o magnetismo pode ser absorvido pelo corpo em um processo de alimentar-se com a corrente do fluxo magnético para abastecimento das células vivas). - O que é o nosso Ativador Magnético? - Por quê Nutromagnetismo? - Outros assuntos conectados ao Nutromagnetismo. 4 - Alguns Ativadores mais Conhecidos -  A) Mel,  B) Geléia Real de Abelhas,  C) Água Leve,  D) Pfáffia e Ginseng,  E) Ginkgo Bilova,  F) Levedura de Cerveja,  G) Pólen,  H) Exercícios,  I) Banhos,  J) Agulhas,  K) Massagens,  L) Dinamizações,  M) Imãs,  N) Cobre,  O) Argila, ou Geoterapia,  P) Própolis,  Q) Apitoxina,  R) Células Tronco. Outros. I - Apresentação do Ativador Magnético. 1. O Ativador, 2. O Material, 3. A Ressonância Magnética, 5. Magneto terapia,.. II - Alguns Tratamentos: a) Amenizar Dores com uso de 5 a 10' ajudando na medida em que o local afetado voltar ao normal; b) Pele - Cicatrizar e Regenerar, c) Órgãos Internos (intestinos, pulmões, vesícula, rins - pedras, etc); d) Nervos e Nevralgias, e)... g) Outros Casos, h)Regime Alimentar. Nota sobre diabete e pâncreas. III - Para Animais. IV - Para Plantas: 1. Ativação de Sementes, 2. Para Mudas e Enxertos, ...Adubos Ativados. V - Instrumento POLIVALENTE. VI - Tratamento Ideal. ... RESUMO E CONCLUSÕES. Sobre o Autor.

Os mais de 20 anos de estudos, pesquisas e divulgação e uso pessoal e de ensino na área de Saúde, Alimentação e qualidade de vida também são apresentados numa rápida visão de alguns livros de sua autoria chamando a atenção de que os tratamentos só dão certo se houver vontade de sarar conjugados à prática de hábitos saudáveis que permitam aproveitar o que a terapia com o ativador de vitalidade oferece.

O Magnetismo é um tratamento complementar que massageia internamente e cria condições máximas para o bom funcionamento orgânico. Para obter o efeito total dessa harmonização recomenda fazer um regime alimentar desintoxicante.

Esclarece que o  ativador vital não é placebo, artigo medicinal ou complemento de algum processo terapêutico. Corresponde ao uso de ímãs conhecidos desde a antiguidade e hoje comprovados como sendo capazes de refazer a vitalidade dos seres vivos. A ciência sabe disso e usa a ressonância magnética para mostrar as regiões do corpo onde faltam elétrons e onde eles estão em excesso; ela sabe também que é possível normalizar o fluxo energético do organismo.

Em resumo: o que é, e como funciona o ATIVADOR VITAL? -  Ele é um instrumento sem contra-indicações, que pode ser aplicado em doentes e sãos, para ajudar em fisioterapia, prevenção de doenças e aumento de vitalidade, para homens, plantas e animais; seus efeitos resultam da "ressonância" magnética sobre as células vivas, obtida por ímãs permanentes (alternados em seus pólos) e que é amplificada pela posição em forma de Pirâmide aberta, dentro de uma caixa de madeira bruta.

Ele atende ao que seria a TERAPIA IDEAL: 1- muito barata e simples de usar; 2- atende a todos os problemas e não conflita com outros tratamentos; 3- não depende de terapêuta, farmácia ou hospital; 4- não causa efeitos colaterais, nem tem contra indicações; 5- independe de manipulações complicadas; 6- o medicamneto não se gasta nem tem limite de validade; 7- altera o mínimo nossos hábitos, sendo preventivo e curativo; 8- tem explicação compreensível para qualquer pessoa; 9- seja coisa tradicional de longa prática.

O mais importante é que pode ser utilizados sem exigir nenhum trabalho, pois é um instrumento naturológico simples, avançado, e fácil de utilizar já descoberto. O ativador vital é de uso individual, mas toda uma família pode utilizar o mesmo objeto. Sua capacidade magnética é de pequeno alcance e se destina a múltiplos usos. Ele em si não cura doenças nem mata micróbios, mas colabora nutrindo os campos magnéticos das células de nosso corpo como fazem as comidas naturais. Ele só recicla as energia mantendo sempre a mesma capacidade.

RESUMO - O ATIVADOR VITAL é uma almofada em material asséptico lavável, guardada em estojo do mesmo material. Contém dentro dois conjuntos polares de ímãs, cujo poder de cura foi acentuado por dois efeitos normais do MAGNETISMO: Pontas e Polaridades Alternadas. É o que chamamos de Fluxo Magnético.O ATIVADOR VITAL MAGNÉTICO não é uma terapia por si só; é um processo magnético de normalizar a energia das células vivas e por isso ele pode ajudar a tratar e a prevenir todos os problemas de saúde. Os leitores podem encontrar mais informações no site do prof. Mário Sanchez, http://www.mariosanchez.com.br  bem como o aparelho fabricado com o conjunto de ímãs na forma que ele o aplica a si e para seus familiares e que também é de uso de longo uso pelos participantes do Grupo de Estudos  Avançados.

sábado, 2 de abril de 2011

EDUCAÇÃO PARA A VIDA EM SOCIEDADE

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – CONCEITOS – IMPORTÂNCIA COMO BASE PARA A VIDA EM SOCIEDADE.

Conclusões gerais sobre o conjunto dos textos sobre  "EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA" publicados neste blog entre os dias 23/03/2011 e 02/04/2011.

Vivemos num grande País chamado Brasil. Cada um de nós faz parte da Nação Brasileira. O que une uma Nação são as Leis, a Língua Pátria, o respeito às exigências éticas e morais no convívio social – familiar – religioso e cultural.

Educar para não ter que punir. Educar para formar cidadãos conscientes da importância da sua conduta ética e moral junto à Família (base da sociedade), e na Sociedade como um todo. Educar para que cada um saiba dar-se ao respeito e evitar o apagão moral que a permissividade tende a impor ao indivíduo. Educar toda criança e jovem para que desenvolva em si a firmeza de caráter sendo coerente em suas atitudes. E reeducar o adulto que perdeu seus valores e quer tornar-se um indivíduo dígno de respeito perante a sociedade e  a família.

Educar e Instruir, pois é pelo conhecimento que a pessoa se liberta do marasmo imposto por falsos valores e ideologias antiéticas e amorais. As  condutas negativas praticadas por quem deveria ter um caráter reto, exemplar, mas que soem acontecer com a inversão de valores e interpretações oportunistas de  conceitos confundem os jovens se eles não tiverem uma formação adequada para poder avaliar o que é certo e o que é errado.

O que é moral? O que é ética? O que é civismo? Quais são os direitos e os deveres de cada cidadão? – Família, Sociedade. Religião. Pátria: suas origens, características; quem foram as personalidades que num momento da História Pátria contribuíram para a formação da Nacionalidade Brasileira. As Instituições. Os Símbolos Nacionais: significado e importância. Reverenciar a Bandeira. Cantar o Hino Nacional. Conhecer as Leis e as formas de governos; qual a função de cada um dos Três Poderes nacionais: Poder Judiciário, Legislativo e Executivo. Datas Nacionais. O trabalho como um direito do cidadão e um dever social.  Noções de direito e de propriedade, etc. Temos uma CONSTITUIÇÃO – A "CARTA MAGNA" – "É ela que assegura a cada um o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias..."

É com esse objetivo magno de que todos tem o sagrado direito de saber, que partilhamos nosso trabalho: "Educação Moral e Cívica" destinado a todo jovem estudante ou não, aos professores e educadores em geral e cidadãos que queiram se informar sobre o assunto de forma clara, direta  e sem proselitismos. A redação de forma didática é de fácil compreensão. Envolve conceitos de: Cultura Filosófica, Cultura Religiosa, Sociologia, Antropologia e Etnografia Geral de do Brasil, História, Geografia e Política. Os temas apresentados em 25 Lições estão disponíveis para todos indistintamente.

Este trabalho é uma doação pessoal da autora sem qualquer tipo de patrocínio.

http://martinasanchez.blogspot.com

DATAS NACIONAIS - Lição nº25 - (EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA)

LIÇÃO Nº. 25 - "DATAS NACIONAIS" - (Educação Moral e Cívica) - Encerra o conjunto de Lições elaboradas e ministradas como matéria curricular do ensino de 1º grau na década de 1970/80.

 

DATAS NACIONAIS - destacam-se:

I – FERIADOS NACIONAIS:

1º de Janeiro – Dia da Fraternidade universal (feriado internacional)

21 de Abril – Dia de Tiradentes – Patrono cívico da Nação brasileira. Este dia é dedicado aos precursores da Independência, simbolizados em Tiradentes. Comemora-se também a fundação de Brasília.

1º de Maio – Dia do Trabalho (Feriado Internacional).

7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil

15 de Novembro – Dia da Proclamação da República.

25 – Dia de Natal

II – DATAS CÍVICAS

7 de março – dia do Fuzileiro Naval

8 de março – dia Internacional da Mulher

14 de Abril – dia Pan-Americano (comemoração da União das Nações Unidas).

18 de Abril – dia do Livro

19 de Abril – dia do Índio

21 de Abril – dia de Tiradentes

22 de Abril – data comemorativa da descoberta do Brasil

1º de Maio – dia mundial do Trabalho

8 de maio – dia da Cruz Vermelha e comemoração do fim da IIª. Guerra Mundial.

13 de Maio – dia da Abolição da escravatura

23 de Maio – dia do soldado Constitucionalista.

24 de maio – dia do Café.

Nota – O dia das Mães é comemorado no 2º. Domingo de maio.

9 de Junho – dia de Anchieta

11 de Junho – dia da Marinha (Batalha de Riachuelo)

4 de Julho – dia do Bombeiro

19 de Julho – dia da caridade

11 de Agosto – dia do Estudante

23 de agosto – dia do Folclore

25 de Agosto – dia do Soldado (data de nascimento de Caxias – Patrono do Exército)

Nota – dia dos pais comemorado no 2º. Domingo de Agosto.

7 de Setembro – dia da Independência do Brasil

21 de Setembro – dia da Árvore – e dia do Rádio

27 de Setembro – dia do Idoso

12 de Outubro – descobrimento da América e dia da Criança – Também dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

15 de Outubro – dia do Professor

23 de Outubro – dia do Aviador – e da Aviação nacional

24 de Outubro – dia da ONU (Organização das Nações Unidas)

28 de Outubro – dia nacional do Funcionário Público

29 de Outubro – dia da Democracia

2 de Novembro – dia de Finados

5 de Novembro – dia da Cultura

14 de Novembro – dia do Bandeirante – e dia Nacional da Alfabetização

15 de Novembro – dia da Proclamação da República

19 de Novembro – dia da Bandeira

22 de Novembro – dia da Música

Nota – o Dia Nacional de Ação de Graças é comemorado no 3º domingo de novembro.

10 de Dezembro – dia Universal dos Direitos Humanos.

13 de Dezembro – dia do Marinheiro

16 de Dezembro – dia do Reservista

25 de Dezembro – dia de Natal.

III – DATAS SANTIFICADAS

6 de Janeiro – dia de Reis

15 de Agosto – Assunção de Nossa Senhora

12 de Outubro – dia de N. Sra. Aparecida

1º de Novembro – dia de Todos os Santos

2 de Novembro – dia de Finados

8 de Dezembro – dia de Nossa Senhora da Conceição

IV – FESTAS RELIGIOSAS MÓVEIS

4ª. feira de Cinzas; Domingo de Ramos, Sexta Feira Santa, Domingo de Páscoa, Ascensão do Senhor, Corpus Christi.

 

Nota - há um grande número de outras datas comemorativas sem caráter oficial, prestigiando profissionais, fatos culturais, eventos regionais, etc.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

"UNIDADE NACIONAL" - LINGUA - FOLCLORE - RELIGIÃO

Na Lição nº. 24 - 'UNIDADE NACIONAL" - temos a destacar a importância de um elemento de união - "A Língua" - embora a diversidade cultural seja acentuada devido às diferentes ondas de povoamento que ocoreram no imenso território, sua unidade foi preservada graças à lingua o que facilita a comunicação e entendimento nacional.

 

LIÇÃO Nº. 24  - UNIDADE NACIONAL

 

I - LÍNGUA – Sua Unidade.

Apesar da grande extensão territorial o Brasil é um país perfeitamente unido e integrado especialmente em relação ao idioma comum falado por todos os brasileiros. Enquanto que em certos países do mundo dentro de um mesmo país se falam mais de um idioma e vários dialetos, no Brasil, de norte a sul os brasileiros usam a mesma linguagem. A língua é um dos meios de transmissão do pensamento humano. Cada povo possui uma língua diferente.

No Brasil fala-se o português. Porém é diferente do português falado em Portugal. Isto acontece devido à influência que a língua portuguesa sofreu especialmente da língua indígena e da africana. No Brasil não há dialetos; porém apresenta regionalismos linguísticos. Em cada região temos diferentes modos de pronunciar as palavras, e inclusive há palavras com significados diferentes para dizer a mesma coisa.

Há também os "estrangeirismos", ou seja, palavras introduzidas em nosso vocabulário por imigrantes italianos, espanhóis, alemães, japoneses, etc. Porém nem os regionalismos nem os estrangeirismos quebram a unidade linguística nacional.

 

II – USOS E COSTUMES NACIONAIS – O FOLCLORE

A palavra "folclore" é usada para designar lendas, provérbios, adivinhações e formas poéticas das chamadas classes incultas dos países civilizados; correspondem, portanto, à literatura oral elaborada pelas pessoas do povo. 

Os aspectos dominantes do folclore brasileiro são de origem européia, pois os portugueses constituíram a camada social predominante da população na época colonial. A influência indígena ou negra aumenta ou diminui de acordo com a região,  pois durante a colonização em algumas regiões havia o predomínio da população indígena ou do negro, enquanto que o europeu era minoria.

As tradições portuguesas sofreram alteração muito grande porque o Brasil ofereceu um ambiente muito diferente daquele de onde eles vinham: africanos, portugueses e índios, antes da colonização faziam parte de comunidades estruturadas e estáveis.

O encontro das três culturas provocou uma alteração e mesmo perda das tradições folclóricas de cada um dos grupos. Os fragmentos folclóricos que sobreviveram se reorganizaram em novos sistemas, dentro de cada região brasileira. Por isso o folclore brasileiro apresenta grande diversificação regional.

As migrações internas e a influência da Igreja católica influíram na formação do folclore nacional. A Igreja católica influiu inicialmente nas reduções e aldeamentos indígenas. Os missionários criaram autos religiosos com acompanhamento de músicas e danças  indígenas. Deram origem a um folclore artificial que acabou se desligando da Igreja e cujos traços ainda persistem em certas danças como no "sairé" da Amazônia e no "cateretê" em São Paulo.

A partir do folclore negro, além do samba e do batuque que sobreviveram como dança de terreiro nas grandes fazendas, surgiram novas danças, cerimônias e representações que deram origem aos maracatus, congos e congadas.

Em toda parte a organização de festas e comemorações periódicas  vinculam-se à Igreja que fornece o quadro básico da divisão de tempo, reunindo a população esparsa e oferecendo a oportunidade para o tipo de contacto que favorece a transmissão oral, indispensável à elaboração folclórica.

No Brasil o folclore está desaparecendo por toda parte dando lugar  ao folclore artificial. Danças e representações dramáticas passam a ser executadas por grupos semi-profissionais ou por amadores com a preocupação de reviver o passado. Suas manifestações mais típicas constituem adaptações locais de elementos próprios da cultura de massa, influenciados pela moda.

III – RELIGIÃO

No Brasil domina a religião católica pois desde o início da colonização os primeiros colégios e os primeiros professores foram subordinados à Igreja católica, através dos padres jesuítas. Porém há liberdade de culto e respeito a todas as outras religiões. Em segundo lugar aparece a Igreja protestante que é cristã como a católica. Hoje há um grande número de ramos dessa Igreja como a Presbiteriana, a Batista, a Metodista, etc. e  igrejas evangélicas, além de outras como a Budista, Judaica, Islamita, grega-cismática, mosaismo, etc. Este mosaico religioso vivido no Brasil representa bem a liberdade de expressão de cada pessoa, característica do país.

"A JUSTIÇA - DEVER MORAL"

Chegamos à Lição de nº. 23 - "JUSTIÇA" - "O senso de Justiça é uma importante conquista do Homem. Só quem tem o verdadeiro senso de justiça sabe reconhecer com precisão o que é direito dos outros e pode ser considerado um indivíduo de caráter."

 

LIÇÃO Nº. 23 - A JUSTIÇA - DEVER MORAL

 

Justiça é o dever moral de dar a cada um o que lhe é devido.

A Justiça é a base insubstituível de relacionamento não só de pessoas entre si, como entre as pessoas e o Estado, e dos Estados entre si.

O senso de justiça é uma importante conquista do homem. Só quem tem o verdadeiro senso de justiça, ou seja, só quem sabe reconhecer com precisão o que é direito dos outros e pode ser considerado um indivíduo de caráter.

Há várias espécies de justiça:

1-    Justiça Legal – que tem como sujeito todos os cidadãos com relação ao Estado, e os obriga a prestar contas à comunidade tudo o que lhe é devido para realizar o bem comum. Chama-se legal  porque suas exigências são normalmente fixadas por leis. É em virtude dela que temos o dever moral de, por ex., pagar impostos. Todo ato ou omissão contra o bem comum não é apenas uma falta de civismo, mas é uma culpa moral.

2-   Justiça Distributiva – é a incumbência de todos os que são investidos  de uma autoridade, e os obriga a distribuir os encargos e as vantagens da vida social segundo os méritos e as competências individuais. A falta moral contra a justiça é o favoritismo que se guia por preferências pessoais e interesseiras.

3-   Justiça Comutativa – regula as relações das pessoas entre si, obrigando cada uma a dar aos outros o que lhes é devido, seja um bem material, como salário justo, seja um bem espiritual, como a fama e a reputação. A falta contra esta justiça constitui um roubo, e por isso é obrigação moral a restituição. Ex. o patrão que sonega o salário devido ao operário, o maldizente que calunia uma pessoa, etc., são obrigados a reparar o mal causado.

4-   Justiça Social – é a justiça que compete às comunidades. Todos nós somos responsáveis, cada um de acordo com suas possibilidades, pela realização de estruturas sociais que permitam a todos os membros de uma comunidade atingir um nível de vida digno. Justiça social não é questão de caridade, pois todos têm direitos iguais perante a sociedade. Ex. todos tem direito a ter uma casa onde morar, alimentos, roupas, etc. Atualmente a justiça social tem uma nova dimensão na justiça social internacional que diz respeito às obrigações das nações entre si principalmente das mais favorecidas para com as mais pobres.

A Administração da Justiça:

A Justiça é executada nos Tribunais de Justiça através de um julgamento. É ao Poder Judiciário que compete fazer justiça. Em casos de crime de morte, atua no julgamento, além do Juiz, o corpo de jurados que é formado por um grupo de pessoas idôneas. Estas ouvem o promotor público que faz a acusação e o advogado de defesa do réu. O réu é a pessoa que está sendo julgada. O corpo de jurados dá o seu 'veredictum' (decisão) sobre a inocência ou culpabilidade do réu. Nesse tipo de julgamento o juiz apenas coordena a sessão e estabelece a pena. Em outros tipos de julgamento o juiz apenas ouve os advogados e as testemunhas e depois julga, isto é, declara o réu inocente ou culpado.

Nota – Justiça do Trabalho – Compete à Justiça do Trabalho conciliar e julgar as divergências individuais e coletivas e os demais desentendimentos provenientes de relação de trabalho e regidos pelas leis de direito trabalhista.

A tentativa obrigatória de conciliação é um dos princípios básicos da Justiça do Trabalho.