segunda-feira, 14 de abril de 2008


APRENDENDO A APRENDER

Um texto é uma página em aberto para desdobrá-la em muitas direções. Foi essa a visão que meu professor de língua portuguesa e de latim nos passou ao ensinar à classe a “Brincar com o Dicionário”, num jogo divertido, instrutivo e fácil de ser aplicado a qualquer tema de leitura seja texto didático ou não.

O hábito adquirido na época, e que facilitou o aprendizado num momento em que ainda tínhamos dificuldade em lidar com dois idiomas – o castelhano em casa e o português na escola, continuam a ajudar no dia a dia quando nossa curiosidade nos leva a textos novos – cada conteúdo tem a sua linguagem própria.

Certa vez desafiei meus alunos a aprender a ler o que não estava escrito e que estava subentendido na linguagem do autor. Se lhes tivesse pedido para consultar o dicionário simplesmente, a maioria não teria prestado atenção. A curiosidade aguçada e lá estavam eles, não todos, mas boa parte “brincando com o dicionário”.

Expomos o assunto no livro: “Pequeno Tratado de Literatura Infantil e Infanto Juvenil”. Exemplo: escolha uma palavra numa frase e busque o significado; a seguir, escolha um dos significados e busque novamente; anote e escolha uma das novas palavras, assim sucessivamente, formando uma rede de informações.

Esta é uma técnica simples de aprender muito além do que está escrito em um texto. Divirtam-se.