segunda-feira, 5 de maio de 2008

BRASÃO - FAMÍLIA SANCHEZ


A recente onda pela busca das origens familiares, nos despertou a curiosidade para conhecer algo mais sobre o nome SÁNCHEZ. Já tínhamos algumas referencias. Seria um nome composto cujo significado é “casa de San”, ou ainda “o forte”.

Nossa pesquisa preliminar nos levou a encontrar algumas informações interessantes, inclusive o “Brasão da Família Sánchez”.

Considera-se que o cognome SÁNCHEZ deve ser incluído no grande grupo de nomes “patronímicos”, ou seja, nome que deriva de um nome próprio da pessoa, que em determinado momento histórico passou a adotá-lo como cognome.

SÁNCHEZ no caso, provém do patronímico SANXO, usado por personagem de Castela e Aragão, que mais tarde se chamaram SÁNCHEZ. A derivação foi variada. Em Castela (origem de nossa família), acrescentou EZ ao nome. Outras variações de SANXO são: Sáenz, Sáez, Sans e Sanz, além de Sanç, possivelmente.

Um genealogista do século XVI, Garcia Alonso Torres, considera D. Rodrigo Sánchez o patrono da linhagem, tendo fundado uma casa, e que teve continuidade com Fotún Sánchez, rica casa do rei Sanxo de Navarra. Os Sánchez de Navarra y Rioja provém das vilas de Tudela (Toledo), Cascante, e da Vila Conargo. Há outras casas em Aragon, Valência, Múrcia, Leão, Galícia, Catalunha, Andaluzia, etc.

Para se ter uma idéia exata da extensão do nome SÁNCHEZ, há mais de 36.000 famílias assim denominadas na península Ibérica.

Um “patronímico”, atualmente ultrapassa o âmbito de uma língua ou cultura. Vamos encontrar diversos nomes de personagens na história da Península Ibérica e na América, com o nome Sánchez.

Nossa pesquisa prossegue...