quarta-feira, 9 de julho de 2008

EFEITOS VISUAIS DOS SONS

Segundo os chineses todos os sons partem de um único som, o "CHIN KUNG" que equivale a nota musical FÁ. De há muito tempo se sabe que todos os ruídos violentos, intensos, agudos, são prejudiciais à saúde. Hoje estudam-se os efeitos da poluição sonora, especialmente como causadora de muitos desequilíbrios físicos e mentais na pessoas. Os mantras, sons rituais melhoram o ambiente, criando uma aura luminosa repousante. Videntes afirmam verem cores e formas quando determinados sons ou ruídos são produzidos. Vejamos alguns desses efeitos visuais:
Ruídos Naturais suaves provocam visões semelhantes a uma música de Debussy, por exemplo. Já uma explosão como o trovão cria uma faixa colorida e estriada parecendo uma chama. Se a explosão for de uma bomba, há como que a formação de um esfera cercada de espinhos - é a representação que muitos desenhistas usam... O marulho do ondear do mar forma linhas paralelas onduladas de cores que se alteram. Uma tempestade provoca efeitos visuais de linhas onduladas se levantando em forma de "montanhas". O ruído do vento suave passando pelas folhas das árvores de uma floresta, projetam uma imagem semelhante a uma cortina que sobe e desce suavemente. O canto do Rouxinol produz círculos de linhas luminosas como grinaldas; já o papagaio com seu som provoca a formação de cores sombrias com imagens que se dissolvem lentamente. O rugido de um leão cria círculos raiados de vermelho escuro. O miado do gato emite películas concêntricas e risadas... Quanto ao latido de um cão produz ruídos semelhantes a balas de fuzil!
Há algum tempo assistimos a uma experiência de um inventor que com o uso de pequenos "ships" e microfones instalados em uma cortina, conseguia transformar em música suave os ruídos captados do exterior. O ruído transformado em agradável música que se assemelhava ao tilintar de sininhos, evidentemente muito mais agradável de se ouvir do que as sirenes, britadeiras, roncos de carros.
Ainda há esperança de um mundo sonoro mais agradável e menos poluído! Só não entendo porque até hoje experiências como essa não estão sendo postas em prática.