domingo, 20 de julho de 2008

ELEIÇÕES

Mais um ano eleitoral! Mais barulho; mais promessas; mais gastos astronômicos; mais candidatos a ocupar cargos públicos; mais "profissionais" viciados em poder correndo atrás de votos, etc. - e, mais uma vez o povo vai ficar a ver navios após as eleições. Nada é novidade.
Novidade mesmo foi a notícia recente de que foi criado em Goiânia (GO) um Curso Superior para Formação de Assessores Parlamentares! Isso quer dizer que agora quem quiser assessorar um parlamentar - seja vereador, deputado estadual/federal ou senador precisa de estar devidamente habilitado, tanto quanto um motorista, um médico, um professor... Ótimo! Parabéns! parece que os senhores políticos agora poderão ficar mais eficiêntes no exercício de suas funções.
A outra novidade foi ouvir um secretário de estado afirmar que político não precisa conhecer tudo sobre leis e suas aplicações... - "precisa é de assessores!"- certamente querendo justificar a profissionalização desses ajudantes de politicos, com Cursos e tudo o mais.
Mas aí eu pergunto: - Afinal o que um político deve saber para exercer sua função como representante do povo? - Qual a formação exigida? - que currículo deve conhecer? - quais as referências que deve apresentar? - como vai comprovar sua experiência? - que atestados ou documentos de boa conduta lhe são exigidos? - qual a escolaridade mínima para pelo menos entender o que os seus ajudantes diplomados vão lhe apresentar?...
Perguntas, perguntas, perguntas... E dizer que há mais de 500 anos atrás Nostradamus previa que o maior problema dos "fins dos tempos" seria a presença de pessoas sem nenhuma formação opinando sobre os destinos das Nações! Estará assim tão próximo o FIM?