domingo, 17 de agosto de 2008

OLIMPÍADAS&ESPORTE&EDUCAÇÃO

A festa olímpica é línda! Bandeiras, atletas, autoridades, público, muita luz, música, alegria... e a mídia mostrando tudo - até as marotagens chinesas com suas falsificações... Tudo é festa! E os atletas dando o melhor de si, orgulhosos de representar seus países.
Como nada é perfeito, as coloridas cortinas tentam esconder as tristes realidades vividas pelos atletas, mas não conseguem; cada um é verdadeiro espelho do país que representa.
Nossos melhores atletas são aqueles que treinaram ou vivem em outros países, ou fazem parte de pequeno grupo que tem o "privilégio" de treinar em centros esportivos sob a direção de estrangeiros - nada contra, pois se não fossem eles não teríamos atletas com chances de medalhas nas olimpiadas.
Já denunciamos a falta da prática de Educação Física nas escolas. Aliás as atuais escolas não tem siquer espaço físico para tal disciplina. Disciplina! sim. Era através da prática da Educação Física que o aluno aprendia ser disciplinado, tinha sua saúde melhorada pela prática de exercícios corretos, além de se constituir em momentos de lazer.
A adoção do sistema de jogos-competição nos colégios onde alguns alunos são selecionados para treinar e representar a escola e os demais ficam olhando, começou a subverter a ordem - o resultado está aí e não preciso repetir o que está acontecendo em termos de disciplina e aproveitamento escolar, pois todo mundo está vendo.
Parabéns a nossos atletas - com medalhas ou sem elas.
Temos certeza que vocês fizeram o melhor.
Obrigado por terem força de vontade e darem o exemplo.
Não desistam de lutar por um mundo melhor.