sexta-feira, 29 de agosto de 2008

AS "Raposas" no terreiro dos INDIOS

O assunto é a Reserva indígena RAPOSA do Sol... e a polêmica em torno de terras brasileiras, onde como em todos os outros rincões do Brasil vivem povos de todas as raças, etnias, credos, culturas, times de futebol... todos sob a mesma Bandeira, com uma Constituição (ÚNICA) para ser respeitada e cumprida por todos (TODOS)!

Tenho certeza que os indígenas da região apreciam e tem direito a todas as coisas boas da civilização. Já tem muito mais de um indígena com diploma universitário muito merecido. Parabéns!...Caminhonetes, motos, celular, GPS, TV, Internet, etc...também são um direito não só deles mas de todos os cidadãos...
Só não entendo porque há pessoas teimando em querer que eles fiquem lá no fundão do país, isolados, numa atitude que beira à discriminação. Ou será que esses defensores não passam de pessoas frustradas, invejosas do estilo de vida que gostariam de ter mas não tem coragem de assumir?
- Freud explicaria?

- Bem, deixemos Freud em paz e vamos fazer algumas considerações matemáticas.
1- o Brasil tem uma área de 8,5 milhões de km2.
2- a população é de cerca de 180 milhões de habitantes.
3- a Densidade demográfica é de aproximadamente 21 hab/km2.

4- a população indígena é de cerca de 300.000 habitantes.
5- a área já demarcada é de 13,8% do território nacional o que equivale a 1.190.000 km2 (ou cerca 3 vezes o tamanho do estado do Paraná).
6- a densidade demográfica (indígena/km2) é de 0,25hab/km2, ou seja , o equivalente a 1 (UM) INDÍGENA PARA CADA 4 KM2.

Assim, uma família com cinco pessoas tem direito assegurado de uma área de 20 km2; como eles vivem em comunidades, uma com 50 pessoas tem assegurada uma área de 200 km2(!) - Será pouco? - Ou será que tem "RAPOSAS" DEMAIS NESSE NEGÓCIO....


"ALEXANDRITA"

ALEXANDRITA ! - Você já viu?
Não!?
Quer Ver?
- Alexandrita é uma pedra preciosa. Tão preciosa quanto a sua Visão!
Isto é sério.
Mas também é uma estória detetivesca da série "O Grande Detetive".
Veja (e-book - www.mariosanchez.com.br)- "A Jóia Alexandrita e a Recuperação Visual" - esta é uma pista.... ou, teste suas qualidades de detetive e descubra como vai a sua "visão". Nota - mais uma pista em www.shvoong - resumos Sanmys....

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

CONVITE À LEITURA

O Reino fabuloso do conhecimento está à sua disposição no novo texto "FÁBULAS de La Fontaine para nosso Tempo" (www.mariosanchez.com.br e-book). É um convite para conhecer 74 Fábulas selecionadas entre as muitas que foram escritas e divulgadas por La Fontaine, e cuja origem remota nos leva aos primórdios da civilização sumeriana.
Para quem já leu ou conhece as Fábulas, a novidade está nas versões agora apresentadas com aplicação aos nossos tempos, pois apesar de muito antigas, as lições de moral nelas contidas são válidas até hoje. Para que não conhece ou já recebeu as estórias deturpadas em seu verdadeiro sentido moral, formativo, terá agora a oportunidade de conhecer o que a Sabedoria antiga ensinava e transmitia através de estórias em que o animal representando certas característica humanas, fala para mostrar os problemas humanos - ambição, preguiça, soberba, força bruta, desrespeito, falta de prudência, egoísmo, ignorância, falsos julgamentos, etc...
A Fábula como literatura infantil, de caráter educativo é para todas as idades, pois é mais uma ferramenta a serviço do conhecimento. Estamos aqui para aprender. A cada ciclo que se encerra, outro recomeça. Aprender é uma tarefa que pode se transformar em uma Agradável Aventura.
O convite é para todos!

domingo, 24 de agosto de 2008

MAIS SETE ANOS DE VACAS MAGRAS?

EDUCAÇÃO! Será que teremos mais sete anos de vacas magras? - O assunto é sério. Hoje o ensino público investe centavos/ano por aluno, apesar da arrecadação exorbitante de trilhões que tem. Mas, pela fala do Sr. Presidente, investimentos para a Educação só quando o Petróleo das reservas (sal) forem exploradas lá pelo ano de 2015! O velho discurso de que as coisas não estão bem por culpa do "passado" é de quem não sabe o que deve fazer... Esperar que a "galinha bote o ovo" para depois fazer alguma coisa é tática do despreocupado com a realidade das gerações que estão aí a espera de soluções. Discurso não resolve, senhores. E muito menos pão e circo! O descaso para com a Educação somado ao descaso com a Saúde e a Segurança é preocupante pois quanto mais tempo passa, maiores são os desajustes socio-econômicos. O abismo entre quem tem oportunidade de estudar e o que não tem torna-se cada dia maior. Mudar os índices e métodos de avaliação escolar para enganar A QUEM? - saibam que os alunos não são tão ignorantes assim, a ponto de não perceber que o aprendizado a que tem acesso deixa muito a desejar.

domingo, 17 de agosto de 2008

OLIMPÍADAS&ESPORTE&EDUCAÇÃO

A festa olímpica é línda! Bandeiras, atletas, autoridades, público, muita luz, música, alegria... e a mídia mostrando tudo - até as marotagens chinesas com suas falsificações... Tudo é festa! E os atletas dando o melhor de si, orgulhosos de representar seus países.
Como nada é perfeito, as coloridas cortinas tentam esconder as tristes realidades vividas pelos atletas, mas não conseguem; cada um é verdadeiro espelho do país que representa.
Nossos melhores atletas são aqueles que treinaram ou vivem em outros países, ou fazem parte de pequeno grupo que tem o "privilégio" de treinar em centros esportivos sob a direção de estrangeiros - nada contra, pois se não fossem eles não teríamos atletas com chances de medalhas nas olimpiadas.
Já denunciamos a falta da prática de Educação Física nas escolas. Aliás as atuais escolas não tem siquer espaço físico para tal disciplina. Disciplina! sim. Era através da prática da Educação Física que o aluno aprendia ser disciplinado, tinha sua saúde melhorada pela prática de exercícios corretos, além de se constituir em momentos de lazer.
A adoção do sistema de jogos-competição nos colégios onde alguns alunos são selecionados para treinar e representar a escola e os demais ficam olhando, começou a subverter a ordem - o resultado está aí e não preciso repetir o que está acontecendo em termos de disciplina e aproveitamento escolar, pois todo mundo está vendo.
Parabéns a nossos atletas - com medalhas ou sem elas.
Temos certeza que vocês fizeram o melhor.
Obrigado por terem força de vontade e darem o exemplo.
Não desistam de lutar por um mundo melhor.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

RENTEIROS & CLASSE MÉDIA

O que é um renteiro? - é aquele que vive de rendas obtidas através de um patrimônio seja ele monetário ou de bens imóveis. Para se chegar a ter uma poupança que proporcione uma renda é preciso economizar, guardar, fazer o "pé-de-meia". Isso sempre foi possível para quem soube administrar os ganhos. Quem não sabe, ou seja, aquele que gasta mais do que recebe, jamais será um renteiro, mesmo que ganhe na loteria! Tudo é uma questão de bom senso no uso do dinheiro. Um renteiro não tem vícios como beber, fumar, jogar, torrar tudo com qualquer coisa que muitas vezes não vai usar, ou é dos que "usam e jogam fora". O dinheiro some da mesma maneira. - Dinheiro não aguenta desaforo!
Assim, o renteiro sempre levou uma vida equilibrada economicamente, além de guardar para si e seus familiares não virem a ser dependentes nem da sociedade, nem dos governos... Aí é que estava a base da classe média verdadeira - com posses e rendas auferidas pelo trabalho honesto e poupança metódica para garantir o futuro (os estudos dos filhos, tranquilidade na velhice, pagar seu médico particular, contratar serviços para seu conforto, etc.).
Mas os "Collors" da vida, confiscadores de poupanças e caçadores de marajás, aliados a alienados vivendo no mundo de ultrapassadas ideologias, jamais vão entender o que é e como se forma uma classe média verdadeira. Esmola para tirar pessoas da miséria, não é renda! Renda é produto de trabalho honesto. Nada cai do céu!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

NA CURVA DO TEMPO

O tempo é curvo. Certo? - Pois bem, creio que ele tem ciclos para fechar e começar tudo de novo. Foi o que constatei ao assistir uma reportagem sobre a cidade de Fraibug na Alemanha, considerada a cidade do futuro. Tudo está sendo construído à moda antiga, fanzendo-me recordar da minha infância quando morava num lugar sem poluição, muito verde, casas de tijolos - inclusive o piso - dando um frescor ao ambiente nos calorosos dias tropicais. E com telhas francesas que canalizavam as águas das chuvas devidamennte aproveitadas dispensando ida à cisterna ou à mina em busca de água para as necessidades domésticas; a água era aquecida ao sol, ou em fogão a lenha; as janelas eram de madeira, devidamente distribuidas permitindo luminosidade e ventilação adequada, etc, etc, etc... E o mais importante: Não havia plásticos! - nenhum tipo de plástico para poluir a natureza - garrafas eram de vidro (o casco - reciclável), embalagens de papel; sacolas de tecido ou couro; recipientes de madeira, lata, cestos de vime, palha, bambu, corda, etc.; panelas de ferro; copos de vidro; xícaras de porcelana, pratos de louça ou esmaltados; panelas de ferro ou de barro. - nada de alumínio.... Nenhum eletrodoméstico para emitir CO2. Alimentos naturais sem agrotóxicos colhidos na horta. Sem botões para clicar e ver o que acontecia. Carros eram raros. Longas e saudáveis caminhadas diárias para ir e voltar do colégio. E para quem não é capaz de viver sem o celular, informo que as noticias chegavam a tempo e hora, transmitidas mais rápido do que possam imaginar. Naquele tempo havia tempo para tudo! Até para ouvir a natureza cantar... Será que tudo vai chegar logo no fim da curva do tempo? Já é tempo!