terça-feira, 24 de junho de 2008

CENTENÁRIOS A COMEMORAR

Parabéns a todos os que tem o que comemorar. Em especial pelos 100 anos da Imigração Japonesa na Brasil. Um povo de uma cultura tão diferente, que era um "estranho" há 100 anos, mas que se integrou sem perder sua identidade e que hoje diz com orgulho: "Sou Brasileiro" ! - Como isso é gratificante quando vemos tantas pessoas vindas de uma pequena ilha, lá do outro lado do mundo que se integraram, apesar das dificuldades de lingua, de costumes, de cultura, de religião... Sua contribuição tem sido valiosa, muito valiosa na formação da Nação Brasileira. Eles não são mais apenas um estranho que chegou. Chegou e ficou. Como chegaram e ficaram muitos outros imigrantes de outros países e regiões do mundo e transformaram o Brasil em sua segunda Pátria. Vieram para ficar. Criaram raízes sem perder os seus valores culturais.
Tudo seria motivos de comemorações se neste mesmo país que acolhe tantos povos de culturas diferentes, também já tivesse integrado os nativos da terra. O índio tem uma cultura diferente, rica em valores e conhecimentos que se já estivesse integrada à Nação Brasileira da qual ele faz parte, em muito valorizariam o país. No entanto assistimos uma polêmica  e degradante discussão que está levando a uma maior segregação do indígena brasileiro. - 500 anos não foram suficientes para o branco colonizador entender e aprender os valores da cultura indígena? Qual o motivo? - Falta de vontade política... com certeza.
Cem Anos passam rapidinho. Esperamos que até lá o índio também esteja devidamente integrado e haja bonitas festas em comemoração pela sua integração social, economica e cultural e passe a ser visto como um cidadão brasileiro.