quinta-feira, 5 de junho de 2008

TÚNEL DO TEMPO

      

Você está preocupado com o meio ambiente, o aquecimento global, o possível fim das espécies? – Ótimo! Faça quanto puder para ajudar a melhorar as condições de vida em nosso planeta Terra... Afinal é nossa casa agora!

Mas, vamos dar uma olhadinha na história de nosso modesto, mas lindo planeta Terra. Só na história conhecida, com a presença do homem aqui, tudo já passou por inúmeras modificações, não só do ponto de vista climático, como de vida animal e vegetal, bem como o aparecimento e desaparecimento de várias civilizações. Houve muitos cataclismos e renascimentos, bem como a criação de novas espécies. Por exemplo: os animais domésticos atuais e muitas espécies vegetais e cereais que hoje alimentam a humanidade surgiram depois do dilúvio bíblico, no Oriente e de lá se espalharam pelo mundo. No Brasil não havia bois, cavalos, cabras, carneiros, galinhas, cães, gatos, etc., bem como os cereais (arroz, trigo, soja, etc.), cana de açúcar, café, além de uma variedade de frutas como a laranja, a banana, a manga, uva, maçã, tangerina, etc., só para citar algumas espécies que começaram a chegar ao nosso país com os colonizadores e que hoje representam fonte de alimentação para a população.

E, antes do homem chegar ao planeta, este passou por grandes transformações em TUDO: Continentes, Oceanos, Climas, Vida animal e Vegetal, etc.

Vamos dar uma olhadinha na História bem simplificada da Terra?

ERA PRIMÁRIA ( 310 milhões de anos)- Grandes mudanças climáticas. Os mares recuam e surgem novos continentes; glaciação continental e adaptação de animais e vegetais (no Brasil a glaciação veio do norte para o sul até o planalto meridional).

ERA SECUNDÁRIA (120 milhões de anos) – dividido em 3 grandes períodos. No 1º e no 2º, os climas foram quentes e desérticos, com clima favorável e presença de vegetação no Ártico e Antártida; muitos animais e espécies vegetais. No 3º período houve inundações constantes, o clima era ameno, vegetação do tipo tropical e subtropical. Presença dos sáurios, entre eles os dinossauros.

ERA TERCIÁRIA (70 milhões de anos) - Definiu o mundo em que vivemos hoje: continentes, mares, oceanos, relevo (grandes cordilheiras), vegetação, animais, e clima com alternância de 4 períodos glaciais de mais ou menos 100 mil a 30 mil anos de duração, com períodos quentes, intercalados. No final do 4º período definem-se as espécies atuais, e o Homem!

ERA QUATERNÁRIA (1 milhão de anos) – É o período mais recente com a definição das grandes áreas climáticas da Terra; ocorreram diversos cataclismos diluviais. Vivemos hoje a última era pós glacial, e ao que tudo indica caminhamos para mais uma grande transformação planetária.

         CAUSAS DE TUDO? – 1-ASTRONOMICAS – como a inclinação do eixo da Terra; variação das manchas solares; atrito do planeta em relação aos seus movimentos no espaço, etc. 2- GEOLOGICAS – atrito das placas tectônicas, afundamento e soerguimento dos continentes, alteração da circulação das águas marítimas, etc. 3- HUMANAS – O homem modifica o meio e ele se vinga! Respeito é bom e a Natureza agradece.