domingo, 29 de junho de 2008

JUNG Explica...

Com toda essa polêmica a respeito de "quotas", racismo, discriminação, etc, ouvi a pergunta - será que Freud explica porque será que os mulatos tem tanto orgulho de sua cor negra e parece ter vergonha da brancura de que também são portadores? - Freud não sei, mas C.G.Jung em "O homem e seus símbolos", ao falar do significado dos sonhos, afirma que a cor negra simboliza o lado obscuro, negativo, tenebroso. A causa da discriminação seria que o branco vê no negro a viva contrapartida da incarnação visível do seu lado tenebroso, fechado que a maioria das pessoas não quer ver e ignoram e recusam reconhecer em si. O branco projetaria sobre os negros esses impulsos inconscientes, que eles atribuem aos outros. Supomos que a recíproca seja verdadeira...Excluindo muito afro-descendente de bem com a vida, muitos deles também rejeitam a figura do branco.
Outra explicação estaria na origem dos homens no planeta, segundo Z.Zitchin em "O 12º
laneta".Ele conta a história da criação pelo deus Enki de um trabalhador braçal para substituir os nefilin revoltados pelos trabalhos pesados que tinham que realizar na mineração.Ele utilizou o "sangue" (gene) de um divino (masculino) e um terreno(feminino). Hoje já se sabe e está provado científicamente que houve apenas uma "única mãe mitocôndria" e que viveu na África entre 300 mil e 180 mil anos atrás e os "doadores" foram vários.Além disso outros deuses que também se fixaram na terra resolveram criar 'servos" - resultado, cada "deus" criou o "seu povo", e cada povo tinha o "seu deus"... Parece que a mitologia não é tão fantasiosa assim como querem fazer crer.
Há tempos assisti a um documentário sobre um grupo de pigmeus que vivia isolado nas florestas africanas, onde um antropólogo francês encontrou pigmeus de todos os tipos étnicos, desde o anão negro de cabelos lanosos, ao loiro relativamente alto e magro com olhos azuis, passando pelos tipos orientais, indígenas e mestiços... Hoje não duvido de mais nada. Os "deuses" se foram e o povo ficou com a confusão armada!