Clima! Aquecimento global! "Vento Solar"! Poluição!
Tudo parece conspirar contra o planeta Terra.
Boa Notícia! - O Homem não é o responsável pelo aquecimento global e as mudanças climáticas.
Má Notícia! - O Homem é sim o responsável pela degradação do meio ambiente, pela poluição do mundo em que vive....
"Aquecimento global" e "poluição ambiental", um não tem nada a ver um com o outro. Não passa de discurso de alarmistas que querem tirar proveito da situação e da ignorância dominante - essa sim, é global!!!!!
O efeito estufa (natural ou não) não determina o estado do tempo. Ou seja, não determina o calor ou o frio, a seca ou a chuva. Para quem estudou um pouquinho de climatologia sabe (ou deveria saber) que o clima ou tempo meteorológico de um lugar depende de variados fatores entre os quais destacamos: latitude, altitude, pressão atmosférica, ventos, umidade do ar, temperatura, presença ou não de grandes volumes de água como os oceanos, das correntes marítimas frias ou quentes, da continentalidade, etc...., tudo agindo numa constante dinâmica. E nesta dinâmica dos modelos climáticos está incluido o "vento solar" e as manchas solares.
Na verdade espera-se mais frio do que calor nos próximos anos contrariando os alarmistas do aquecimento global.
Segundo a NASA a emissão do plasma do "vento solar" está no seu mínimo desde há 50 anos e estaríamos entrando numa "PEQUENA IDADE GLACIAL" semelhante às que ocorreram entre 1300 e 1900, e que nos 60 anos entre 1645/1715 provocou invernos rigorosíssimos nos países europeus e na América do Norte.
A Terra e o Sistema Solar dependem da proteção da bolha produzida pelo "vento solar" - a heliosfera - pois sua influência se estende até os limites do nosso sistema solar formando um escudo protetor. Este "vento solar" que se expande a uma velocidade de um milhão de milhas/hora, apresenta uma queda acentuada de sua pressão global, a maior desde o início da era espacial quando as medições e as observações se tornaram mais frequentes, segundo informações da NASA.
Temem os pesquisadores que a resistência da heliosfera diminua abrindo o campo de nosso sistema solar à influência dos raios cósmicos que atingiriam a Terra com maior intensidade.
Um ciclo solar ocorre entre períodos de grande atividade eletromagnética e os de baixa atividade. O atual período - nº24 - teve início em 04/01/2008 e deve atingir o máximo entre 2011/12. Porém, segundo comunicado à imprensa pela Nasa, em 23/setembro/2008, esse tempo pode se estender por um período superior ao imaginado. O efeito protetor que rodeia nosso planeta e sistema solar pode se reduzir. Estaremos então a caminho de um resfriamento!
Segundo a NASA em seu recente comunicado, nosso astro rei- "o Sol passa por um período muito sossegadinho!"
Parece que com esse comunicado a NASA estaria disposta a enfrentar o alarmismo que se espalhou pelo globo e que predomina entre os defensores da teoria do aquecimento global e da culpabilidade do homem pelo efeito estufa.
É esperar para ver... fazendo nossa parte de não poluir, porém sem sentir-se culpado pelas mudanças climáticas que sempre ocorreram com presença ou não do homem no planeta TERRA!!!
(mais informações - MITOS CLIMÁTICOS - BLOG - Rui G. Moura - 29/09/2008)
Nota - no dia 28/11/2008 - publicamos neste blog -"CONTROLE METEOROLÓGICO" - cujo tema de certa forma complementa o assunto de hoje: -"Climas - Boas e Más Notícias".