sábado, 6 de dezembro de 2008

CURIOSIDADES - produtos da TERRA

O continente americano possuía uma variedade de produtos não conhecidos no velho mundo, como tomates, batatinha, fumo, mandioca, jabuticaba, mamão, etc. A lista é grande.
Escolhemos falar de um produto amplamente conhecido e muito usado pelos brasileiros. Trata-se da mandioca, planta nativa rica em amido e glicose.
A lenda indígena conta como teria tido origem o tubérculo, base de alimentação de muitas tribos ainda hoje, e de uso diário nos cardápios nacionais. "MANIOCA" = Casa de mani - seria o significado da palavra "mandioca".
A Mandioca (ou Manihot) - planta leitosa que produz grossos tubérculos com os quais se preparam os mais variados pratos, possui mais de 90 espécies nativas. Sua origem provém de um cipó - o guassumanihot - que segundo experiências realizadas pela EMBRAPA, ao plantar esse cipó em campo aberto, este emite raízes que evoluem para a mandioca como a conhecemos.
Duas espécies bastante conhecidas e usadas devido a serem muito suculentas, são:
1- Caxixi - mandioca doce, amarela;
2-Calassai - raiz roxa como a beterraba.
A mistura das duas fornece uma bebida que se deixada fermentar fica como vinho.
Sem fermentar é usada como refresco ou como suco para a mamadeira das crianças.
Uma terceira espécie interessante é a Mandioçaba típica do Amapá; produz um tubérculo suculento rico em glicose e que se fervida produz o "mel" de mandioca. Se deixar fermentar produz cerveja.
As mandiocas amarelas e vermelhas são ricas em vitamina A. Há várias espécies venenosas que para uso são raladas e deixadas em água para retirar o veneno; a farinha torrada depois é utilizada na culinária. O famoso "pato no tucupi" paraense é feito no caldo da folha da mandioca após longo processo de retirada do veneno das folhas verdes.
A mandioca e a farinha dela extraída faz parte da alimentação substituindo o pão. Os primeiros povoadores do Brasil logo se adaptaram ao produto, menos alguns reinóis que preferiam o pão e os bolos de trigo - produto trazido da metrópole. Conta o folclore carioca que certa autoridade recém-chegada de Portugal foi servida com bolos de mandioca em um jantar; ao ser informado de que eram feitos, sentiu-se altamente ofendido, retirando-se acintosamente.
Subprodutos da mandioca são usados na indústria petrolífera, tecidos e alimentação.