terça-feira, 6 de janeiro de 2009

MARAVILHAS do PLANETA

58-88-83-29-71-84-43-96 - (core)

O que podemos esperar do ano 2009?
Depende do que cada um deseja ter, fazer, ser...
As pessoas se esquecem que tudo o que nos rodeia existe para nos maravilhar e alegrar nossas vidas. Depende dos olhos de cada um querer ver, dos ouvidos querer ouvir, de deixar os sentidos livres e abertos ao que vibra, vive e encanta esses sentidos que estão embotados pelo borborinho e corre corre do dia a dia.
Sempre procurei ouvir o canto dos pássaros. Mesmo aqui na selva de cimento eles se fazem ouvir acima da poluição sonora insistente.
Há toda uma crença e simbologia que envolve os pássaros, seu voo e canto. O colibri cinzento de cauda branca, por ex. é considerado portador de notícias. Se ele visitar uma casa e revoar junto à porta de entrada estaria antecipando a chegada de correspondência de alguém distante. Já a entrada de um colibri verde - indica visita e felicidade para a família. Revoada de andorinhas anunciam mudanças climáticas. Pio de coruja à noite - más notícias. Urubu de asas abertas sobre telhado ou em galho de árvore - chama chuva. E muitas outras crendices... algumas com acerto outras meras especulações... Mas como a mente pode criar fatos novos, pensar positivo ajuda!
Os antigos sabiam ler no voo dos pássaros os sinais de guerras, paz, boas colheitas, secas, etc.
Esta eu já confirmei mais de uma vez: - Se estiver chovendo e ouvir pássaros começando a chilrear, é sinal de que a chuva vai parar. Já o canto da siriema - chama chuva - é sinal de seca.
Crendices à parte, os "Cantores da Natureza" promovem verdadeiras sinfonias dígnas de lhes dedicarmos nossa atenção. Vejamos alguns:
- O UIRAPURU - na América do Sul os uirapurus cantam em dueto a exemplo de outra aves canoras. No entanto estes tem algo em incomum. A fêmea e o macho cantam ou a mesma canção juntos, ou diferentes canções ou ainda, diferentes partes da mesma canção alternadamente. Possuem tal sincronicidade de canto que a canção parece ser entoada por apenas um pássaro.
- O CUCO - e o tordo-dos-remédios são pássaros imitadores; conseguem imitar grande número de cantos diferentes, conseguindo enganar os outros pássaros. Porém eles tem canto próprio, melodioso, único!
Uma informação curiosa veio de um pesquisador de canto de pássaros africanos e americanos de mesma espécie. Ao decodificar a frase musical do canto dos pássaros estudados percebeu que era idêntica quanto às notas musicais, porém o timbre era bem diferente. Havia como que uma espécie de "sotaque" característico que variava de continente para continente...
Aprender a ouvir ajuda a entender.
Ao aprender a entender, ajuda a viver melhor.
O Viver Melhor é o que devemos aspirar a cada novo dia do ano todo.
Maravilhe-se com as maravilhas que o cercam.
O planeta é todo seu!