quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O ALFABETO - origem

Quem inventou a escrita?
Para os arqueólogos a escrita teria sido inventada há mais ou menos 3.500 a.C pelos Sumérios. Essa escrita antiga era formada de imagens estilizadas com significado simbólico. O som ou sistema fonético foi criado posteriormente para representar a fala.
As inscrições grafadas em "cuneiforme" eram usadas pelos povos antigos como os persas, os elamitas, os babilônios, etc.
Na verdade a escrita é atribuida aos deuses como "Thot"(egípcio), a Nebo (babilônico) e a Itzamna (maia). Segundo uma lenda chinesa a escrita teria sido dada ao Imperador Yu por uma tartaruga mágica. Os caracteres chineses remontam a mais de 2.000 anos a.C.
Lendas à parte, nosso alfabeto teve origem no fenício. Os fenícios tinham várias letras para representar as consoantes e não utilizavam vogais; ficava para o leitor o trabalho de subentender a vogal correspondente.
Os gregos por sua vez copiaram as consoantes fenícias que não existia em seu alfabeto e as transformaram em vogais.
As vogais, na escrita grega passaram a ajudar a distinguir uma palavra de outra; muitas vezes a vogal era colocada no início da palavra, auxiliando assim a entender o significado.
Além disso os gregos inverteram a forma das letras fenícias para criar seu alfabeto clássico. Foi deste alfabeto clássico grego que surgiu o alfabeto latino.
Nosso alfabeto começou a tomar a forma atual desde 1.000 anos a.C quando os gregos e os fenícios deram início a suas relações comerciais.
O interessante é que os fenícios escreviam da direita para a esquerda e o gregos inverteram não só as letras, mas também a direção da escrita - passando a escrever da esquerda para a direita.
Graças ao alfabeto hoje a comunicação através da escrita foi facilitada entre os povos, apesar das inúmeras diferenças de formas de escrita.