quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

"YOGA DO RISO"

7-8-5-9-6-3-4-1-5-3-2-7-7-1-8-6

"O segredo da consciência se liga intimamente ao domínio da respiração".

"YOGA DO RISO - A ALTERNATIVA DA ALTERNATIVA"
Finalmente algo que, embora não seja novidade, surge no mundo ocidental como uma terapia alternativa - e com explicação científica.
Falar em Yoga, em geral, afasta ou assusta as pessoas que não conhecem o que a prática dessa ciência pode oferecer-lhes. Sabemos que a respiração Yoga quando praticada corretamente produz "milagres" instantaneos. É o caso da respiração purificadora que consiste em três etapas. 1- inalar uma respiração completa; 2- reter o ar por segundos; 3- exalar o ar como se fosse assobiar. Reter um momento e depois expulsá-lo em pequena porções até o fim. Benefícios: transmutação das células em energia; oxigenação plena do pulmão; melhoria da circulação sanguinea, aumento da força vital, etc. Mas as pessoas tem preguiça em se disciplinar e realizar os exercícios de respiração correta. Foi aí que começamos a relacionar o fato com outras posturas comportamentais, quando na busca de algo além do "rir é o melhor remédio", surgiu a informação da prática do YOGA DO RISO! E, com toda a seriedade fomos pesquisar o assunto.

Segundo Buda o riso começa na alma e se manifesta fisicamente através dos olhos que são a "janela da alma". Os olhos, a face e o corpo passam a irradiar vibrações positivas quando o riso é liberado. A pessoa torna-se um centro de atração como uma luz, pois ela simbolicamente se transforma numa receptora dos benefícios universais. Já uma pessoa mal humorada que não ri ou tem um riso negativo (falso, de boca fechada, de lado, rápido, etc) fica fechado às boas energias que são uma dádiva para todos. Essas pessoas não sabem beneficiar-se desse manancial de vida positiva!
Ao aprender a rir nos liberamos dos nossos "fantasmas", nos curamos dos medos, inseguranças , ansiedades, tristezas, depressões, baixa estima, etc. Ganhamos confiançam, força interior, alegria, saúde! Basta rir... Rir durante 5 , 10 ou mais minutos por dia, logo de manhã, na frente do espelho. Rir um riso aberto (háa....háa...háaaa!....) verdadeiro, demorado, aquele que forma rugas ao redor dos olhos; um riso largo, generoso do "Olá! Bom DIA!", contagiante, vibrante, com vontade, resgatando o otimismo, o estar de bem com a vida!
Se você é daquelas pessoas incrédulas, mal-humoradas crônicas, experimente o seguinte exercício que pode ser feito em frente ao espelho em casa ou num parque ao ar livre:
- Cabeça erguida coloque as mãos na cintura, inale o ar enchendo os pulmões; retenha por um instante o ar; curve-se para a frente e comece a soltar o ar pela boca aberta como quem está dando uma gargalhada.
Mesmo que não tenha vontade, aos poucos você estará dando gargalhadas. Prossiga fazendo movimentos com os braços e mãos, caminhe, etc.
Aos poucos a sua atitude mental muda e se libera dos pensamentos e sentimentos dando lugar a novas percepções, sensações que irão tomando conta a ponto de você conseguir ver o lado alegre, divertido, positivo da vida. E, inclusive achando engraçado o lado patético da vida do mundo apressado e sem tempo em que vivemos.

Do ponto de vista psicológico o riso é um verdadeiro presente que nos ajuda a enfrentar as adversidades, traz benefícios para o corpo, a alma e o espírito.
Riso - velho método já usado por Hipócrates no século IV a.C - é o SEGREDO DA LONGEVIDADE COM SAÚDE e é de GRAÇA! - Nem precisa de um palhaço para fazê-lo rir.
Não deixe para amanhã a gargalhada que pode dar hoje!

ass. 4192951