sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O RELÓGIO BIOLÓGICO

Relógios os mais variados estão desde há milênios marcando o Tempo. São relógios do Sol, de água, de azeite, de areia (ampulheta), digital, analógicos, eletrônicos, astronômicos, atômicos....
Enquanto relógios sofisticados marcam os tempos olímpicos quebrando recordes por milésimos de segundo, nosso organismo tem que se adaptar ao tempo exterior mesmo que para isso lhe custe alguns sacrifícios.
É fascinante ver como a velocidade e o tempo competem num encadear de movimentos que ultrapassam constantemente a marca anterior. Acabarão chegando antes de sair?
Os relógios Atômicos por exemplo usam um padrão ressonante de frequência que se baseia na frequência de oscilação da sua energia. Para que sua energia oscile de forma regular, por ex. a cada 9.192.631 oscilações do átomo do césio-133 o relógio marca um segundo! Assim mesmo ele atrasa... Atrasa um segundo a cada 65 mil anos! Imaginem nosso relógio Biológico!
O corpo humano e de todos os seres vivos possuem um ciclo biológico-metabólico que envolve o ciclo do sono e vigília, atividade digestiva, regulação térmica, etc, repetido diariamente. Cada espécie posssui o seu horário próprio. O interessante é que tem sido feito testes para adiantar ou atrazar o relógio biológico. Um teste consiste em iluminar com uma lanterninha a pele da parte posterior dos joelhos. Não se descobriu ainda como funciona, mas funciona, influenciando nas variações do ritmo circadiano.
Para quem tem o hábito ou necessidade de trabalhar ou viajar contrariando os fusos horários e respectivos relógios biológicos, o ajuste do seu relógio interno pode ser feito tomando duas horas de sol, fazendo um bom passeio ao ar livre. É simples fazer o ajuste dos ponteiros... Basta ter tempo para isso...