segunda-feira, 6 de abril de 2009

LIÇÕES DE VIDA

Será tempo de repensar valores, ou será que os valores não são eternos?
Com a massificação ocorrida no mundo ocidental, através da mídia, tem-se perdido muito do significado de valores éticos-morais.
A desintegração das famílias pelo modernismo apressado; com uma educação confusa e mal orientada desrespeitando as diferenças individuais nas capacidades de aprendizado, bem como nos interesses pessoais, e com um sistema administrativo público incoerente e burocrático tememos que as novas gerações sejam privadas totalmente da capacidade de discernir entre o verdadeiro sentido de vida e os interesses escusos escondidos atrás de um palavreado vazio.

Queremos lembrar que tem-se colocado como objetivos de vida, a conquista de bens materiais. Lembramos que "A maior pobreza não está no bolso, ou falta deste ou daquele bem material da moda, mas está na cabeça de quem coloca como objetivo principal de sua vida ter aqueles bens materiais e sentir-se inferiorizado se não consegue obtê-los."
Há um bem muito maior a conquistar e esse bem uma vez adquirido jamais será perdido ou roubado por ninguém. Esse bem maior que liberta chama-se "Conhecimento".
"Não se esquenta uma casa com promessa de lenha" - diz um velho ditado popular. E infelizmente é o que está sendo oferecido aos nossos jovens, pelo mundo em que vivemos. Uma promessa, nada mais.
"É impossível atravessar entre uma multidão, com a chama da verdade, sem queimar as barbas de alguém" - (autor desconhecido - cit. 471 - Ant. B. Leiva - em "Lições para uma Vida Despreocupada e Feliz").
Não se deixem escravizar!!!