terça-feira, 28 de abril de 2009

NADA É NOVIDADE

Nada é novidade. Tudo já foi experimentado um dia por alguém.
Dizem que a "moda" apenas vai sendo guardada num enorme baú. Quando ele fica cheio, alguém vai lá e esvazia o baú, espalhando tudo e começa a escolher algo bem inusitado para declarar que é a última moda. E assim, volta à circulação com alguns pequenos detalhes a mais ou a menos, conforme o gosto de garimpador de modas.
Assim está sendo em relação à saúde e a beleza. Os tempos mudam, os conceitos e interesses econômicos também, e tudo vai sendo experimentado depois de ser encontrado e retirado de velhos alfarrábios...
Ouro, Vinho, Essências, cristais, sais, aromas, ervas, etc... e até lama vão desfilando na "caldeirinha da bruxa" em busca de milagres para contribuir com o conforto físico e melhorar as condições de saúde e beleza - assunto que sempre esteve presente nas preocupações da humanidade.
E, assim a peso de ouro, ou usando o próprio ouro em pó em máscaras, vemos uma nova velhíssima moda de beleza ganhando adeptos no mundo ocidental.
Outra moda antiga que está de volta é o Banho de Vinho Quente. Consta que médicos chineses usaram durante muitos séculos o banho de vinho quente para restaurar a acidez natural da pele, bem como para remover a sensação de "frio nos ossos" tão comum no inverno. Atualmente vemos essa prática no mundo ocidental ganhando adeptos. Ele já é utilizado na cosmética, em geral em banho de imersão - E, naturalmente acompanhado de uma boa taça de vinho para brindar a vida e a beleza.
Segundo informações, o banho de vinho também é um poderoso protetor contra os poluentes e também no tratamento de queimaduras do sol.
Aí vai uma receitinha:
1 litro de vinho branco pré-aquecido;
1 xícara de sal grosso.
Uma banheira cheia de água quente. Dissolver o sal na água e acrescentar o vinho pré-aquecido.
Mergulhar no banho e deixar que o ácido alfa-hidróxilo faça sua parte.
Simples como tomar uma chuveirada fria para revigorar os músculos, ou tomar um chá de ervas da vovó para curar resfriado.
Nada é novidade. O que é novo é o ser humano que nasce sem o conhecimento acumulado pelas gerações e que precisa estudar desde o B-A-Ba...
Infelizmente o conhecimento não se transmite hereditariamente.
Cada um tem que batalhar pelo seu.