sexta-feira, 29 de maio de 2009
GOTAS
Gotas .... de água, de orvalho,
de lágrimas, ou de sangue...
Gotas. Simples gotas
Coloridas ou não.
Gotas de vida
escoando da eterna fonte.
Sem Fim!
Gotas!
Gotejando horas a fio,
lentamente como uma gota goteja.
Assim é a vida:
Gotas a cair
de um frasco a se esvair,
calmamente,
sem fim,
até o Fim...
É a máquina do tempo.
Ela está a nos mostrar
como um moto perpétuo
diz sem palavras
o que nos recusamos a ver.
GOTAS E NADA MAIS.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
MENSAGEM DE FÁTIMA
Os três segredos revelados foram: 1- Fim da 1ª Guerra Mundial; 2- O grande flagelo imposto pela Rússia e a sua posterior conversão ao cristianismo; 3- Lúcia, uma das três crianças não quis revelar.
O papa Paulo VI que leu a mensagem, optou por fazer um resumo diplomático da 3ª mensagem que foram do conhecimento dos principais líderes mundiais da época: J. F. G. Kennedy(EEUU), Mac Milliam (1º ministro da Inglaterra) e N. Kruchev (URSS).
Don Alois Frechs ex-vigário da Arquidiocese de Vitória (ES) divulgou um resumo com os seguintes itens: 1- Terrível castigo virá sobre a humanidade; 2- Mesmo nos postos mais elevados Satanás reina e determina o desenrolar dos acontecimentos; ele penetrará inclusive nos postos mais elevados da Igreja, e até a ciência será a serviço da produção de armas em grande quantidade. (Hoje já há 4 ton. de explosivos armazenados, para cada habitante do planeta).
N. Sª exorta a humanidade à oração e a uma mudança de atitude em seu comportamento, prometendo não abandonar àqueles que crerem e a ela se aliem em orações. A mensagem prossegue descrevendo os males e as aflições a que a humanidade terá que enfrentar.
Em 1961, Lúcia em uma entrevista ao padres Agostinho Fuertes exortou como último recurso a recitação do Rosário e a devoção à Imaculada Conceição.
A revelação final diz respeito à aproximação dos últimos tempos, pois o mal trava uma luta decisiva; assim, ou estamos com Deus ou não! Não há o meio termo.
Esta mensagem, segundo Lúcia, não é para encher as almas de medo, mas somente pela urgência de chamá-las à realidade.
Todos os cristãos da Igreja Católica conhecem a prática da oração do Rosário. O papa João Paulo II acrescentou os MISTÉRIOS DE LUZ - como um simbolismo da fé em um mundo livre, vencendo todos os males.
Mistérios de Luz: 1- Batismo no Rio Jordão; 2- Primeiro milagre: água em vinho; 3- Início da pregação do Evangelho; 4- Iluminação no Monte TABOR. 5- Instituição da Eucaristia na última Ceia.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
PRECE DE SÃO FRANCISCO
fazei de mim um instrumento de Vossa Paz;
onde haja ódio, consenti que eu semeie amor;
perdão onde haja injúria;
fé onde haja dúvida;
verdade onde haja mentira;
esperança onde haja desespero;
luz onde haja discórdia;
alegria onde haja tristeza.
Ó DIVINO MESTRE
Permite que eu não procure
tanto ser consolado quanto consolar;
compreender quanto compreender;
amado quanto amar.
Porque é dando que recebemos;
perdoando é que somos perdoados;
e morrendo é que nascemos para a vida Eterna.
CONSTRUINDO PONTES
CONSTRUINDO PONTES
Pontes são elos de união. Caminho que vai e vem. União entre dois extremos. Meio de se atingir algo que parece impossível.
As Pontes caminham sem sair do lugar. Encurtam distâncias. São transeuntes a transitar de cá para lá... de lá para cá...o tempo todo, sem parar, sem sair do lugar, sempre lá... a esperar.
Grandiosas ou pequenas. De muitos estilos e formas as pontes são um convite ao entendimento ligando vontades, sentimentos, realizações e conquistando novos horizontes. Permitem que haja comunicação. São a expressão concreta de harmonia, aproximação, reciprocidade, alegria de chegar, atingir uma meta, sempre poder voltar, caminhar livre...
Símbolo da atitude positiva que leva esperança e segurança de um amanhã.
CONSTRUAMOS PONTES - Derrubando muros e preconceitos. Criando laços de amizade. Praticando a fraternidade. Cultivando a tolerância. Respeitando para ser respeitado.
Todo dia é dia de Construir PONTES!!!
terça-feira, 26 de maio de 2009
Amor à Disciplina
Ataques aéreos usando aviões dirigidos com controle remoto desde bases nos EEUU como se fosse um jogo de video game - porém real, matando pessoas reais como se fossem nada no meio de um campo imaginário; e o mais chocante, ver o piloto responsável saindo de sua missão como quem deixa uma sala de jogos virtuais, sorridente por ter vencido o "jogo".
Bases estranhas detectadas, camufladas como se fossem campos circulares de plantações, mas que "talvez", sejam campos de pouso de naves espaciais, terrestres ou não, numa possível linha de comunicação com outros locais fora da Terra.
Para onde vão as pessoas que desaparecem diariamente e ninguém sabe dizer que fim levaram?
Estamos ocupados demais com os problemas do dia a dia, das crises criadas para nos distrair até que não reste mais nada?
Mensagens dão conta, de há muito tempo, que o maligno está em ação e não dorme em serviço.
Precisamos mais do que nunca muita disciplina para enfrentar a avalanche de desmandos éticos e morais de autoridades cujo comportamento raia ao cinismo e desfaçatez.
Mais do que nunca precisamos apegar-nos à Verdade. No dizer de H. P. Blavatsky - "Não há religião superior à Verdade.
Somos bombardeados dia e noite com uma onda de vibrações negativas. Mesmo as "inocentes novelas" espalham vibrações raivosas, de inveja, de luxúria, de ignorância, prepotência, corrupção - mesmo que a intenção seja boa, como dizem, as vibrações se propagam e atingem todos indiscriminadamente. Em particular as crianças exposta a essa violência, pois os programas invadem as casas diuturnamente. Lembremos que a palavra raivosa é o mais mortal veneno; a luxúria é o fogo mais ardente; a inveja é o mais mortal veneno; a ignorância é a noite mais escura. Só quem ama a disciplina, ama o conhecimento que liberta.
"Quem não se realiza, se desrealiza" (H.Rohden).
quinta-feira, 21 de maio de 2009
ONDE ESTÁ O ÊRRO?
Apontar erros até que é fácil. Corrigir esses erros depende da Vontade de cada um, em particular das classes dirigentes que deveriam dar o bom exemplo, além naturalmente de cumprir com suas obrigações para com a sociedade.
Acompanhamos o evoluir de uma sociedade em transformação pensando que liberdade não implica em disciplina. Como exigir disciplina dos outros se as autoridades não usam esse atributo tão necessário a uma sociedade equilibrada.
As noticias que correm pelos diversos meios de comunicação dão conta da irresponsabilidade a que as pessoas estão se acostumando - "não é de minha alçada!", "não é da minha competência", "vou encaminhar aos ' superiores'", "fiz tal irregularidade porque não havia um regulamento sobre o assunto"... e assim vai a lista da falta de ética, de moralidade, de vergonha na cara.
Falam em fins dos tempos.
Sinceramente aguardamos um FIM para esta situação absurda que vivemos. E se isso implicar num novo "dilúvio" não nos surpreenderemos nem um pouco.
Com Nibiru a caminho, como dizem, e que seria este o momento final deste tipo de sociedade que vivemos... confiamos que a Luz vai prevalecer. Falamos isto sem nenhuma conotação de "Apocalipse" - aliás, Apocalipse quer dizer revelação.
Todos erramos alguma vez em nossas vidas. Persistir no erro, não reconhecer que a responsabilidade é de cada um em particular é inadmissível. Sempre entendi que os erros são lições de vida e que não se conserta nada apenas pedindo desculpas, mas corrigindo o erro praticado, bem como não repetindo o erro cometido.
Todos intimamente sabem o que é certo e o que é errado.
A prática do que é correto deve ser como um hábito natural, sincero, com dignidade!!!
Esse é o medicamento adequado. E não tem contra-indicações.
domingo, 17 de maio de 2009
MORAL da HISTÓRIA
Amplamente divulgadas algumas como a da "Cigarra e da Formiga", "A Raposa e as uvas", "O lobo e o cordeiro", nem é necessário de muitas explicações para serem entendidas.
Vejamos alguns exemplos:
1- A Raposa e as Uvas - que desprezou as uvas como estando "verdes" porque não conseguiu alcançá-las. Moral = pessoas incompetentes para realizar seus trabalhos, responsabilizam as circunstâncias pelo seu fracasso.
2- O homem que prometia o impossível - que estando para morrer prometeu aos deuses que lhes daria cem bois e um monumento se fosse curado; perguntado pela esposa como pretendia pagar tal promessa ele retrucou : - acreditas que vou recuperar-me para que os deuses reclamem o prometido? Moral = Os homens facilmente fazem promessas que não tem intenção de cumprir.
3- O Leão e o Rato - há diversas fábulas envolvendo o rei das florestas e o pequeno rato numa demonstração de que mesmo os fortes nos piroes momentos precisam dos mais fracos. Uma delas é a do leão que caindo na rede dos caçadores foi salvo pelo pequeno roedor que roeu a rede salvando-o. Outra fala de um leão que se preocupou com a presença de pequeno rato que o incomodava enquanto dormia; a raposa que observou o leão buscando saber quem se atrevia a perturbá-lo se surpreendeu com a atitude do leão e observou que sendo ele tão forte não deveria temer tão insignificante ser. Moral = As pessoas sensatas não menosprezam as coisas mais simples.
4- O Lobo (faminto) e o Cordeiro (inexperiente bebendo água) - o lobo procurou uma desculpa para comer o cordeiro, acusando-o de estar sujando a água que ele bebia. O cordeiro observou que ele estava abaixo do local onde o lobo se encontrava e portanto não poderia estar sujando a água; ao que o lobo faminto retrucou que então o culpado seria seu irmão ... seu pai... seu avô... não importava, o que ele queria era saciar sua fome. Moral = Nem uma justa defesa vale contra a decisão dos maus.
5- Lobos e cordeiros guardados por cães que são convencidos a entregar seus guardas ficando desprotegidos. Moral = as cidades que acreditam nos demagogos cairão nas mãos dos seus inimigos.
6- O macaco que ao passar por um cemitério em companhia da raposa, querendo ser importante parou diante de um túmulo de "seus mortos" lamentando-se. Moral = entre os homens, os mentirosos se vangloriam apenas quando não há ninguém para contestá-los...
Assim, muitas lições de moral podem ser tiradas de histórias como essas e outras como a da cigarra e da formiga, da Tartaruga e da Lebre, da Raposa e da Cegonha, etc. etc...
Sempre é válido observar a moral da história!
sexta-feira, 15 de maio de 2009
VERDADES DOEM E CHOCAM
Para quem conhece a Constituição Brasileira, sabe que o Cap. III fala claramente sobre a educação garantindo igualdade de condições para o acesso e permanência na escola sendo que é dever do Estado oferecer uma educação de qualidade no ensino fundamental - obrigatório e gratuito.
No Art. 6º temos a afirmação de que são direitos sociais a Educação, a Saúde, o trabalho, o lazer, a segurança.
A Constituição condena toda e qualquer forma de discriminação - racial, religiosa, social, econômica, etc.
Ou seja, temos uma Constituição que garante direitos e estabelece obrigações em todas as áreas e é válida para todos os cidadãos! BASTA CUMPRIR!
O debate das chamadas "cotas" nas Universidades deveria passar primeiro pela questão de exigir o cumprimento da lei no que diz respeito ao ensino básico com uma educação sólida, eficiente de qualidade para Todos! Infelizmente a grande maioria das escolas públicas estão abandonadas à própria sorte. O que deveria ser um "palácio", um "templo" do saber, sólidas como os ensinamentos que a criança e o jovem deve receber, não passam de barracões mal acabados que não oferecem um mínimo de motivação ao aprendizado, isso sem falar na cronica falta de professores.
Lemos no Estatuto que é preciso ensinar a cultura negra nas escolas. Nós a estudamos na universidade e não nos recordamos que fizesse parte da tradição dos negros o estudo sistematizado em suas tribos de origem. Aqueles que se interessaram em aprender, aprenderam aqui no Brasil. Alegar que o branco sempre foi maioria nas escolas é ignorar que o branco imigrante trouxe em sua bagagem cultural o hábito do estudo - a escola dominical por exemplo - e assim, mesmo antes da escola oficial abranger todos, as crianças já aprendiam em casa a ler e escrever com seus pais, avós ou pessoas da comunidade. Esses detalhes são esquecidos na redação como se fosse culpa do branco ter essa tradição. Em nossa infância chegamos a ver descendentes de escravos e de indígenas rirem do costume de estudar do branco.
Conhecemos e tivemos colegas e posteriormente alunos de origem africana, e como todos os demais jovens uns eram mais interessados em estudar e aprender e outros menos...
Estudar, conhecer, aprender, ampliar horizontes é um direito do cidadão seja ele de que origem for. Mas criou-se no Brasil um mito em torno da Universidade e do diploma e se esquecem que não basta cursar uma para ser uma pessoa bem sucedida na vida.
Quanto ao hábito de julgar o diferente sempre existiu em todas as culturas. O negro também discrimina inclusive entre eles.
O item "cotas" é apenas um detalhe do Estatuto que reformula a Constituição para atender um segmento da Nação Brasileira. Sob esse aspecto ele é inconstitucional e discriminatório. Nos fez lembrar a fábula do "Lobo e do cordeiro".
Em síntese - PAZ e NÃO VIOLÊNCIA é um ideal muito distante enquanto continuarmos olhando o "outro" como um concorrente, um inimigo, porque ele é diferente de nós.
Verdades doem e chocam! - a todos.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
REFLEXÕES
Ela tem que fazer parte da essência do indivíduo".
"PAZ verdadeira é a que brota da alma das pessoas quando elas sentem estar sintonizadas com o centro do Universo que é o Grande Espírito. Esse centro, na verdade está inclusive dentro de cada um de nós (!)".
"FELICIDADE - é aquele detalhe de nossa vida ao qual não prestamos atenção. É ter família e amigos em quem podemos confiar; é ter um trabalho que nos satisfaz; é ter paz de consciência; aprender coisas novas, ver além do horizonte e das ilusões que criamos em nossa mente; ter equilíbrio nas ações e nas palavras; contribuir para o bem estar de nossos semelhantes, etc, etc, etc..."
"APRENDER A VIVER - aprenda a viver o seu dia a dia, tirando pequenas férias de tudo o que você quer e aproveitando para fazer um balanço de todas as coisas boas que tem.
Levante os olhos para o céu, respire fundo e agradeça pelo sol que ilumina sua vida e lhe permite usufruir das belezas que são uma dádiva divina para todos, inclusive para Você!"
"Viva um dia de cada vez".
domingo, 10 de maio de 2009
DIA DAS MÃES
"Se jardim fosse mãe,
entre lírios e crisântemos
colocaria muitas roseiras em flor,
para em cada pétala perfumada
a todos ofertar mimos de amor.
Plantaria também, margaridas
e as alegres sempre-vivas
para iluminar todos seus dias -
até os mais nublados e brumosos...
E, também cravos de todas as cores,
mais palmas em flor,
sem esquecer os beijos-dobrados,
cercas vivas de amor-agarradinho,
hortênsias, bromélias, azaléias...
e as delicadas camélias
completando a festa de luz e cor.
Num cantinho especial
- a Violeta saudosa -
relembrando quem já se foi.
Jardim que é mãe, a todos acolhe:
- cardos e até espinhos que causam dor.
Dia das mães é todo o dia, lembrado ou não;
seja outono ou inverno sem relvas e flores.
É o jardim onde palpita um coração.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
ESPANHA dos SONHOS?
- "Espanha paga para brasileiros repovoarem cidades do interior".
- Pequenas cidades da Espanha cuja população se viu reduzida pela migração dos jovens para os grandes centros e que hoje possuem menos de mil habitantes estão oferecendo oportunidade a casais com filhos pequenos (pelo menos dois) para irem morar lá, com casa e salário garantido de pelo menos mil euros(!)... E já tem lá famílias, não só do Brasil, se beneficiando desse projeto de repovoamento.
Com a falta de perspectivas de melhorar de vida, apesar de todas as promessas governamentais aqui em nosso país, creio que é uma ótima oportunidade para o grande número de pessoas pobres e com filhos para criar - pois, as "bolsas família" daqui apenas servem vergonhosamente para manter vivos os votantes que vão garantir a eleição dos mesmos políticos que nada fazem pela população.
É preciso informar a população para que aproveite a oportunidade.
Parece que as inscrições podem ser feitas através do Consulado da Espanha no Brasil.
Assim como no passado vieram para o Brasil inúmeras famílias em busca de oportunidade, o movimento de volta Brasil-Espanha é uma forma atrativa de oferecer oportunidade a pessoas que querem melhorar de vida.
Portugal há um tempo atrás também oferecia oportunidade semelhante.
Não custa se informar....
E boa mudança!
terça-feira, 5 de maio de 2009
EXEMPLOS A SEGUIR
Motivo? - As crises que são uma constante em seu país há tempos, são por eles enfrentadas de forma positiva:
"Na Crise eles buscam conhecimento! É o que os faz caminhar..." - diz Marta Diaz especialista em relações humanas da Argentina ao falar do sucesso das feiras de livros em Buenos Aires - "que são de causar inveja!" Diz ela - "as pessoas aqui tem o afã de superar situações críticas e antes de tudo procuram o prazer. Eles se dedicam à leitura e a aprender. O povo argentino já enfrentou inúmeras crises e nunca se deixou abater."
Se o prazer é tudo aquilo que nos dá a sensação de felicidade... eles sentem prazer em navegar em mares desconhecidos e enfrentar os desafios do perigo do conhecimento para superar os problemas.
Cada povo com seus usos e costumes... e Argentina não é só futebol e tango. Bons livros e muita leitura a todo momento e em qualquer lugar, também faz parte de sua diversão e fonte de prazer.
Cada povo com seus usos e seus costumes... e muitos bons exemplos a serem seguidos!
sexta-feira, 1 de maio de 2009
VIVENDO E APRENDENDO
Todo apredizado depende da VONTADE.
Ela é a principal promotora de tudo o que existe. Se faltar força de Votade a uma pessoa ela nada fará - nem será capaz de ficar de pé.
O homem tem sido capaz de realizar inúmeras e fantásticas coisas tudo graças à sua força de Vontade. E, somente o fenômeno da vontade é capaz de levar alguém ao sucesso. Se faltar essa força, por mais qualificada e inteligente que essa pessoa for, ela falhará.
Pensamento quieto é sinônimo de atenção para um novo aprendizado.
Toda carência que encontramos na vida decorre de um processo de acomodação; se rompermos esse bloqueio, toda a bênção e sucesso chegarão. Assim também é possível vencer as forças negativas que nos bloqueiam, principalmente as de ordem física que nos levam ao stress e às doenças. Nesses períodos armazenamos forças negativas que superam as forças positivas inclusive as emoções positivas; ficamos à mercê dos males da civilização moderna apressada e caótica, agravados por uma alimentação inadequada, falta de exercícios físicos e principalmente pela falta de vontade de mudar a situação.
Apenas nos queixamos... não agimos.
Temos que aprender a nos desintoxicar física, mental e espiritualmente. A velha sabedoria oriental do desbloqueio de energias ainda é o melhor remédio para recuperar e fortalecer o organismo, devolvendo a Vitalidade capaz de abrir o coração e amar o que se faz. É a força de vontade agindo em benefício próprio.
Cada um ao aprender a nova lição poderá mostrar-se verdadeiro e sincero consigo e com o mundo pois ele recuperou a beleza dos sentimentos.
Seus olhos passarão a ver o mundo mais belo, brilhante e feliz.