domingo, 17 de maio de 2009

MORAL da HISTÓRIA

Entre as figuras lendárias da Grécia antiga está a do fabulista Esopo. Ele teria sido conselheiro de Creso, rei da Lídia e costumava contar histórias sobre animais das quais extraia lições de moral. Essas histórias depois foram divulgadas e tornaram-se célebres. Muitas são do conhecimento popular figurando entre as histórias infantis ou da "carochinha". Ainda hoje seus ensinamentos são muito válidos sendo citados quando se quer caracterizar a atitude de alguém como de moral duvidosa ou ensinar uma lição.
Amplamente divulgadas algumas como a da "Cigarra e da Formiga", "A Raposa e as uvas", "O lobo e o cordeiro", nem é necessário de muitas explicações para serem entendidas.
Vejamos alguns exemplos:
1- A Raposa e as Uvas - que desprezou as uvas como estando "verdes" porque não conseguiu alcançá-las. Moral = pessoas incompetentes para realizar seus trabalhos, responsabilizam as circunstâncias pelo seu fracasso.
2- O homem que prometia o impossível - que estando para morrer prometeu aos deuses que lhes daria cem bois e um monumento se fosse curado; perguntado pela esposa como pretendia pagar tal promessa ele retrucou : - acreditas que vou recuperar-me para que os deuses reclamem o prometido? Moral = Os homens facilmente fazem promessas que não tem intenção de cumprir.
3- O Leão e o Rato - há diversas fábulas envolvendo o rei das florestas e o pequeno rato numa demonstração de que mesmo os fortes nos piroes momentos precisam dos mais fracos. Uma delas é a do leão que caindo na rede dos caçadores foi salvo pelo pequeno roedor que roeu a rede salvando-o. Outra fala de um leão que se preocupou com a presença de pequeno rato que o incomodava enquanto dormia; a raposa que observou o leão buscando saber quem se atrevia a perturbá-lo se surpreendeu com a atitude do leão e observou que sendo ele tão forte não deveria temer tão insignificante ser. Moral = As pessoas sensatas não menosprezam as coisas mais simples.
4- O Lobo (faminto) e o Cordeiro (inexperiente bebendo água) - o lobo procurou uma desculpa para comer o cordeiro, acusando-o de estar sujando a água que ele bebia. O cordeiro observou que ele estava abaixo do local onde o lobo se encontrava e portanto não poderia estar sujando a água; ao que o lobo faminto retrucou que então o culpado seria seu irmão ... seu pai... seu avô... não importava, o que ele queria era saciar sua fome. Moral = Nem uma justa defesa vale contra a decisão dos maus.
5- Lobos e cordeiros guardados por cães que são convencidos a entregar seus guardas ficando desprotegidos. Moral = as cidades que acreditam nos demagogos cairão nas mãos dos seus inimigos.
6- O macaco que ao passar por um cemitério em companhia da raposa, querendo ser importante parou diante de um túmulo de "seus mortos" lamentando-se. Moral = entre os homens, os mentirosos se vangloriam apenas quando não há ninguém para contestá-los...
Assim, muitas lições de moral podem ser tiradas de histórias como essas e outras como a da cigarra e da formiga, da Tartaruga e da Lebre, da Raposa e da Cegonha, etc. etc...
Sempre é válido observar a moral da história!