sexta-feira, 23 de abril de 2010

MACIEIRA & MAÇÂS

Macieira (Pyrus Malus) - tem atualmente mais de mil variedades. A macieira atual deriva de espécies da Ásia Central e Ocidental. De cultura muito antiga, atualmente é cultivada em muitos países, inclusive no Brasil.
Seu fruto - a maçã - é muito apreciado pelo sabor e aroma, além das inúmeras qualidades alimentares e medicinais importantes. Sua composição: 85% de água, 12 % de açúcar, ácidos orgânicos, pectina, tanino, Vitaminas B¹, B², C, E, PP e provitamina A.
A maçã é um alimento que favorece a assimilação do cálcio. Usada ao natural, em sucos, ou ralada em saladas, ajuda a limpeza do organismo. Sua polpa cozida tem efeito resolutivo; o suco ajuda a retardar o aparecimento de rugas e a flacidez da pele. Os médicos de antigamente aconselhavam a comer uma maçã todos os dias antes de ir para a cama.
É um alimento especial para crianças fracas, pessoas convalescentes, indivíduos que tem intensa atividade mental, pessoas com problemas por uso constante de proteína animal. A cura pela maçã é recomendada para combater acidose, gota, reumatismo, transtornos do fígado, tosses, debilidade cardíaca, dermatoses, obesidade, diabetes, enfermidades do estômago, tabagismo, alcoolismo, etc, etc...

PURÊ DE MAÇÃ
Cozinhar 3 maçãs maduras, descascadas e 1 pedaço de casca de limão em um litro de água.
Passar na peneira e adicionar 2 colheres de mel.
Comer após as refeições - (combate prisão de ventre).