terça-feira, 27 de abril de 2010

SONHOS DE UM CIDADÃO

Um país se constrói com pessoas e suas realizações. Do processo gradativo e constante dessas ações e realizações devidamente coordenadas com um planejamento coerente é possível reverter situações de estagnação, miséria, ignorância, abandono, etc, em que vivem bilhões de cidadãos pelo mundo afora.
Porém, sempre há um porém, embora sonhar seja permitido:
Exemplos? - Muitos!!! - Como o Sonho capitalista desfrutado por um comunista tipo Oscar Niemayer, e que é negado a um cidadão comum da periferia de Brasília... e que, ocasionalmente, ajudou a construir a capital Brasília. O que impede que esse cidadão também tenha um bom lugar para morar e um carro com motorista?
- As Damas de Branco (Las Damas de Blanco) - cerceadas em seus direitos de se manifestar pacificamente nas ruas de Havana contra as arbitrariedades de um governo castrador (sic) que não aceita ser contrariado em suas decisões ditatoriais...
- O direito de opinar e sua opinião ser respeitada, ou seja, não ser confiscada: - Respondemos a uma enquete na Internet realizada pela revista Época sobre o aquecimento global. As alternativas eram se o leitor achava que: a) NÃO - o homem não é o culpado pelo aquecimento global; b) SIM - o homem é o culpado pelo aquecimento global. Nossa resposta foi NÃO!!! - ao clicar em votar, abriu a nova página com: "Obrigado pela sua participação..... estamos registrando sua opinião.... : SIM o homem é o culpado..." E ao verificar o total de votos o Sim estava com mais de 69%!!!" - Confiscaram meu voto e o transformaram em voto de interesse a quem estava fazendo a pesquisa...
Aí vem a pergunta: - Até que ponto quando opinamos numa eleição o nosso voto está realmente sendo respeitado? Conhecemos diversos casos fidedignos de pessoas de bem que acreditaram que poderiam fazer a diferença sendo candidatos a cargos eletivos e que após a apuração dos resultados não apareceu sequer o próprio voto... Temos todo o direito de não confiar mais no sistema que aí está por vicioso, corrupto, mentiroso, monitorado, pré-fabricando candidatos com pesquisas de opinião para impor como "já eleito" o candidato de interesse dos "donos do poder".
Será que num universo de 190 milhões de cidadãos só existe essa meia dúzia de políticos que se agarram ao poder como se só eles é que tivessem o direito de ser candidatos e serem eleitos?
Aliás, o abuso continua porque a repetição hipnótica tem sido programada na cabeça dos cidadãos acomodados e alienados que se esquecem de ter opinião própria, pois custa pensar, analisar, estudar, informar-se e aceitam o prato pronto "deixando rolar..." O abuso continua.
Isto não é Democracia! - e eu ainda sonho em viver a verdadeira Democracia.
Um artigo sobre o índice de satisfação dos cidadãos realizada a nível mundial teve como resultados: O povo chinês é o que tem maior índice de satisfação (83%) seguido pela Índia com 53% - os dois países mais populosos do mundo. Seguem os EEUU com 36%, o Brasil com 28% e a Rússia com 25%. Como vemos, nosso país visto de fora não é nenhuma unanimidade em termos de satisfação.
A frase do dia: -"Uma revisão de sua gestão revela que a melhor coisa que ele (Lula) fez como chefe executivo do país foi nada". (Mary Anastasia O'Grady - do Wall Street Journal - artigo "Contenha seu entusiasmo pelo Brasil").

O sonho da segurança, da moradia decente, do direito de ir e vir, de opinar e ter sua opinião respeitada sem constrangimentos, da educação com qualidade, da saúde, do lazer, etc, tem que ser prioritários. Um país se constroi com pessoas e suas realizações...
Sem culpas pelos "aquecimentos globais", pelos terremotos, pelos "pollos" transgênicos, pelos EYJAFAJALLAJÖKULL da vida...