terça-feira, 28 de outubro de 2008

"BAGAGEM DE MÃO"

Conceito de pobreza ou riqueza são sempre um tanto artificiais e podem ser manipulados pelos governos e outros organismos com fins políticos de domínio.
Convencionou-se chamar de Nações em desenvolvimento aquelas que combinam condições de atrazo econômico com iniciativas de progresso industrial e social - caso do Brasil.
A divisão do mundo em blocos, no pós 2ª guerra mundial, colocou o Brasil no bloco dos países subdesenvolvidos por conta do PIB. E, o jovem país na época com menos de 450 anos de existência e com menos de 130 de independência, vestiu a camisa. Agora com a globalização da economia e socialização dos estragos provocados pela crise - estouro da bolha financeira - o Brasil de país emergente terá que assumir a maioridade para não submergir... País jovem, com vasto território imensamente rico, com pouco mais de 180 milhões de habitantes tem tudo para conquistar a verdadeira independência (!)
Pobres, ou despossuídos de bens materiais sempre houve e há em todos os países do mundo. Há 50 anos atrás, nossa geração não tinha celular, T.V., computador, internet, roupas de griffe, transporte escolar, moto, carro, mega evetos, shows e muitas outras modernidades e vivíamos felizes passeando na mesma praça, frequentando o mesmo cinema, Igreja, escola, etc, sem preconceitos nem traumas psicológicos, sem violência, sem terrorismo ou balas perdidas... Viviamos a vida ao vivo e a cores. Nada era virtual!
Não havia sem teto e muito menos favelas. Os sem-terra eram diaristas assalariados, meieiros, terceiros, arrendatários - ninguém se sentia injustiçado por isso. Carros, motos? - Andar a pé era muito saudável. Viagens de férias? - ir até a capital de trem era uma festa ... Ações na bolsa, Banco - o que era isso? Ninguém se sentia pobre ou com mais direitos do que os outros.
Vivemos numa DEMOCRACIA - façamos valer o direito da liberdade para crescer como pessoas. A inversão de valores que vem sendo imposta sistematicamente está a anular o sagrado direito de cada um lutar para conquistar não só bens materiais.
Grandes mudanças estão previstas a nível planetário. Se tudo se confirmar não restará pedra sobre pedra. Só os valores ético-morais e espirituais e o conhecimento que as pessoas tiverem conquistado é que servirão para a nova ordem mundial pois será a única "BAGAGEM DE MÃO" garantida e sem perigo de se extraviar ou de ser roubada.