segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O PATERNALISMO ACABOU?

O paternalismo acabou (!) - "Pai-mãe Europa", tio USA, primos orientais, meios-irmãos latinos, etc., agora cada um por si (?) - pero que si, pero que no!!!!!!!!! - Ou melhor, todos estão na mesma situação difícil. Não é hora de se lamentar, mas sim de arregaçar as magas e cada um assumir responsabilidades como "gente grande" , procurar outros valores menos "voláteis".
A armadilha do sistema financeiro sedutor pegou todos, tenham ou não quatro tostões de reservas. Novos rumos devem ser tomados; não se trata de salvar a pele mas de repensar a situação e como bom perdedor reconhecer que o jogo acabou.
Segundo a Teoria dos Grandes Ciclos que determinam a recessão ou expansão da economia mundial, chegamos ao fundo do poço da onda longa - 1960/2000, com pico de expansão em 1967 e portanto pico de recessão (40 anos depois) chegando agora com o estouro da bolha financeira. Tudo isso já era esperado. Parece que houve apenas um pequeno retardamento. Se o sistema for mantido, a subida será lenta e prolongada (outros 4o anos !!!).
A reciclagem das economias de todos os países, principalmente dos menos ricos é inevitável. A América Latina e o Brasil em particular, com suas imensas riquezas naturais terão que assumir responsabilidades frente à crise que é de todos. É uma pena que os governantes voltados para a "política do falar e não do fazer" foram apanhados ingenuamente de surpresa. Enquanto forçavam a entrada no clube dos mais ricos não viram o que se passava a um palmo do nariz, bem debaixo de suas barbas... Fazer críticas, procurar culpados não vai resolver o problema. FED, FMI, G-20, G-7, UE, Emergentes, terceiromundistas subdesenvolvidos, todos tem que pensar na retomada dos negócios, no seu crescimento e no bem estar social das Nações.
O combustível que move o mundo tem sido o "money", l'argent, el dinero, a grana, o dólar, o euro, o yen, libras esterlinas (ouro!), petrodólares.... Incrível como o mundo tem os pés, as mãos e a mente atadas ao "vil metal". O "papéis" valendo mais que o conhecimento, a produção, o trabalho! A inversão de valores só podia levar a essa bancarrota geral... - a não ser que a "crise" não passe também de uma "bolha psicológica" - o que é muito difícil. Ela é real.
A Educação verdadeira do homem falhou fragorosamente e com ela está a ruir o castelo construído sobre areia movediça.
O sistema bancário foi uma invenção da época das Cruzadas. Em 1944 se estabeleceram as regras que estão em vigor até agora. Já é tempo de modernizar e mudar tudo, principalmente as "cabeças dos teóricos" em economia e dos manipuladores que torcem tudo conforme as conveniências, amontoando valores virtuais voláteis...
Esperamos que o bom senso de pessoas isentas de interesses mesquinhos tomem as rédeas nas mãos e criem algo realmente novo em termos de uso e circulação do dinheiro como promotor do progresso e bem estar das Nações.

Lembrem-se: - Dinheiro é uma "entidade" com vida própria; age e reage como é tratado. Gosta de ser respeitado, ou seja, "não aguenta desaforo"!!!