quinta-feira, 5 de março de 2009

ASTERÓIDES - ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

- Asteróides em rota de colisão? - Alterações Climáticas? Poluição?
Vivemos num mundo globalizado pela "desinformação"...
E não é por falta de equipamentos sofisticados de custos bilionários dispendidos por governos de 1º Mundo e colocados no espaço, como se este fosse o quintal da Terra.
Desta vez foi um pequeno mas perigoso asteróide (DD-45/2009) que passou na segunda feira - 02/03/2009. Sua aproximação da Terra foi de cerca de 70 mil km; ou seja, esteve sete vezes mais próximo do que nosso satélite - Lua! Foi detectado apenas dois dias antes de sua passagem a sudeste do Oceoano Pacífico. Seu tamanho de apenas 30 a 40 m de diâmetro era suficiente para provocar uma destruição semelhante a que se supõe ter exterminado os dinossauros...
Não queremos ser alarmistas. Estamos apenas comentando um fato recentíssimo. Sabe-se que já foram catalogados mais de 3 mil asteroides na órbita que ocupam entre Marte e Júpiter. Em geral são pequenos, mas suas órbitas oscilam ora para dentro, ora para fora; desta vez esse veio rumo ao nosso planeta. O asteróide Geographus que passou há décadas provocou um balanço de 6º na inclinação da Terra, provocando um grande susto. Outros estão por aí a solta...
Aliás há muitos mistérios no Universo. Cometas a encantar pela sua beleza, chuvas de meteoros riscando a atmosfera, eclípses que nada tem de catastróficos como se pensava no passado, Galáxias em expansão, buracos negros, etc... Gostaria de saber por onde anda o tal "CTA-104" que foi detectado por rádio-telescópio em 1958. Um documentário da BBC- (1996) exibiu um estranho e nada simpático corpo celeste que estaria rumo ao nosso sistema solar e que não era nenhuma ficção. Nostradamus em suas Centúrias (I,17) fala do astro "Iris" e as influencias que provocaria nos climas da Terra - secas em alguns lugares e dilúvios em outros...
Na verdade o assunto "alterações climáticas " é de ordem e competencia da Climatologia. Atualmente os não especialistas - ambientalistas - é que se dão o direito de falar e de decidir. Assim vemos equipes que atendem a interesses dando pareceres "oficiais".
Os conhecimentos sobre a climatologia são limitados e os relatórios não refletem a verdade científica. A simplificação e generalização leva governos a adotar rapidamente os slogans apreendidos ao acaso e oficializados como verdades absolutas.
A Climatologia não tem um esquema explicativo observável da circulação geral da atmosfera. Vemos a migração constante das áreas climáticas ao sabor dos humores dos "deuses dos ventos", das "tempestades, dos raios e dos trovões"...
O planeta está sim, em perigo! Sempre esteve.
O que é inadimissível é que em nome do progresso alguns países se disponham à "compra de quotas de carbono" para resolver o problema de poluição e portanto do suposto aquecimento global.
Direitos de emissão!!!
E o barulho "ecológico" aceita a troca.
Ninguém se preocupa em conhecer as "causas cíclicas científicas" que ocorrem à revelia da exitência do homem no planeta.
O fim do mundo não será em 2012. Pode ser daqui a alguns bilhões de anos, ou a qualquer momento.
Manter nossa casa - Planeta Terra / Sistema Solar/ Via Láctea - limpos e em ordem é uma questão de respeito pela Criação.
Faça sua parte e invista em conhecimento. Não estamos aqui em passeio turístico. Estamos aqui para aprender, conhecer e melhorar nosso mundo começando por nós.