segunda-feira, 2 de março de 2009

VOCÊ SABIA?


Que:
1- A expressão "ORDEM E PROGRESSO" inscrito em nossa Bandeira Nacional é a síntese do lema positivista de A. Comte: "O Amor por Princípio, a Ordem por Base e o Progresso por fim".

2- A palavra "Antártida" vem da palavra grega ÁRCTUS (Ursa), usada pelos astrônomos na antiguidade para nomear as Constelações da Ursa Maior e da Ursa Menor - que serviam de pontos de orientação usados pelos navegantes. Os romanos passam a usar o termos Ácticos como sinônimo de Norte ou Setentrião. No século II d. C. surgiu o termo Antarticus como sinônimo de Meridional, ou Sul.

3- Existe uma camada de transição na atmosfera, entre a Troposfera e a Mesosfera. É a tropopausa que varia de altitude entre 9 km nos polos e 18 km sobre o Equador terrestre. Nessa área de transição as temperaturas diminuem gradualmente até o extremo superior da tropopausa, sendo que muitas vezes acima da linha do Equador as temperaturas chegam a -80ºC, enquanto nos polos, tanto no polo Norte como no polo Sul, as temperaturas são positivas chegando até a 55º C.
Essas variações influenciam naturalmente os climas na superfície do globo terrestre.

4- Que a cada 25 mil anos o Sol volta a passar em frente à mesma área Zodiacal. Observações relativas a épocas passadas, feitas através da astronomia demonstram que a Terra, no entanto, costuma voltar quando está em frente ao signo de Leão - as causas ainda não estão bem claras. Esta mudança de direção seria uma das causas das inversões polares e das grandes alterações climáticas e catástrofes que tem mudado a face do nosso planeta.

5- Nossa Galáxia - a Via Láctea - tem 100.000 anos/luz de diâmetro.
O ano/luz é a unidade de comprimento que corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo.
A Via Láctea se desloca a 300 mil/km/segundo. Percorre 9,46 trilhões de km/ano entre os astros. Dizem que ela está em rota de colisão com a galáxia de Andrômeda - mas nada de pânico - isso se ocorrer, vai demorar muito tempo...
A luz da Lua para chegar à Terra demora UM segundo; a luz do Sol chega à Terra em 8,3 minutos!
Vivemos num mundo cheio de maravilhas! Seus limites... são o Universo infinito!