domingo, 15 de março de 2009

A GRANDE LIBERTAÇÃO

Num passeio panorâmico pela história da humanidade nos últimos dois mil anos vemos uma sucessão de fatos, todos eles dizendo respeito à LIBERDADE de individuos, ou de coletividades - grupos, povos, etnias, nações...
Um desses marcos mais recente diz respeito à libertação dos escravos. Fins do século XIX, XX a Revolução industrial ocorrida na Inglaterra levou esta a combater o tráfico negreiro, pois um ciclo econômico se encerrava e outro tinha início.
As leis de proteção aos então escravos e sua libertação - entre elas a Lei Áurea no Brasil, revogaram uma prática milenar de escravizar povos subjugados pelos mais fortes.
E, segundo o direito... uma lei nova revoga as anteriores...
Aí vem uma nova ordem sócio-econômica e as indústrias nascentes precisavam de mão de obra à sua disposição para trabalhar mediante remuneração - processo mais econômico de ter escravos que fizessem o trabalho... - sem serem "escravos".
Criaram-se as Leis Trabalhistas. Correto?
Correto! Mas, lembrem-se que uma lei nova, revoga as anteriores. E aí o trabalhador (que estava a disposição) foi fisgado pelas vantagens que o novo tipo de trabalho oferecia, tornando-se em uma nova espécie de servidor/servidão! O círculo se fecha.
Hoje, a moderna tecnologia está a provocar um terremoto na vida das pessoas e em todo o sistema produtivo independente de ser país de 1º mundo, país em desenvolvimento ou de 3º mundo.
Parece que as Leis Trabalhistas que aprisionaram milhões de empregados a empregadores que hoje também enfrentam novas realidades, terão que ser revistas e substituidas por nova forma de relação entre trabalhador x patrão, seja ele do poder público ou privado.
É uma pena que muitos governos atuais, inclusive aqui no Brasil, que levantaram a bandeira do Trabalhismo, do Socialismo, do Comunismo e até das Democracias tenham sido apanhados de surpresa com a crise que aí está. Pararam no tempo!
Está na hora de decretar a Grande Libertação! Chega de escravismo seja ele no estilo do passado, seja no atual, ou seja, o do escravismo econômico-ideológico-burocrático!
Solução? - RENDAS para todos! Só assim as riquezas poderão ser produzidas e circular de forma correta atendendo às necessidade de todos.
Urge criar uma nova Mentalidade, uma nova Consciência, um novo Comportamento!
Ou vão esperar por 2012 para depois começar a juntar os cacos?