sábado, 28 de março de 2009

SERÁ MESMO ASSIM?

A pergunta que devemos fazer antes de dizer "amém" a tudo o que se fala sobre aquecimento global é: - SERÁ MESMO ASSIM?
Caminhamos para um tempo em que a palavra "oficial"procura ofuscar o lado da verdade histórica, evidentemente que por motivos políticos. Mas já está sendo abusiva a posição adotada em relação ao aquecimento global como vem sendo tratado pelas autoridades do mundo inteiro. As verdades geográficas e científicas estão sendo ignoradas, e o mais grave, inclusive a nível de ensino escolar.
É preciso contestar e começar a perguntar: - Será mesmo assim? - Estará correto? Vamos começar a averiguar, exercer o direito do contraditório.
Compete à escola como detentora de um conteúdo programático, aprofundar o debate em torno de um assunto que diz respeito a todos.
Ao ler e assistir as notícias sobre meio ambiente e acidentes catastróficos que se abatem sobre as populações, constatamos a ignorância em que está sendo mergulhada a nova geração.
Vivemos uma época de emergências. Mas não é por conta do aquecimento global como querem os "donos da verdade".
O homem é culpado sim, mas pela ignorância em que vive. A maior pobreza não está no bolso mas, na cabeça que não raciocina, que se deixa levar pelo ouvir dizer, e se acomoda... Não é só no banco escolar que se aprende. É também através da observação atenta do que vai ao redor, questinando, procurando conhecer todos os ângulos da questão, que vamos ter a informação correta.
- Aquecimento global e catástrofes? - O primeiro é cíclico. Basta estudar o passado para entender o presente. O segundo - catástrofes, a maior parte ocorrem por ignorância e incompetência das autoridades constituidas que só entendem de política partidária-ideológica e nada de políticas públicas que visam o bem estar dos cidadãos.
-Geografia? - matéria chata... né? - Saibam que ela ensina conteúdos que abrem horizontes e permitem ao cidadão conhecer a verdade sobre o meio ambiente.
A Ciência Geográfica é uma disciplina indispensável a todos os ramos da engenharia, importante ferramenta à agroindústria, saneamento, saúde (medicina), urbanismo, transportes, recursos hídricos, etc....etc...etc...
Ultimamente tem-se dado muita importância à Geopolítica com prejuízos gritantes para o mundo moderno. Ela é apenas um enfoque do vastíssimo campo de conhecimentos da verdadeira GEOGRAFIA interdisciplinar.
Quando ouvir falar sobre aquecimento global, questione e procure o contraditório; vá averiguar...