segunda-feira, 9 de março de 2009

"OSTRACISMO" -ELEIÇÕES ÀS AVESSAS

Todos sabem que o berço da democracia é a Grécia.
Lá os cidadãos se uniam para governar com êxito o seu Estado. Atenas era um símbolo dessa forma de governar. Os cidadãos se orgulhavam dos seus deveres cívicos que incluiam votar em assuntos judiciais e administrativos.
Quando algum cidadão ocupando cargo público queria ser "mais igual" que os outros e com sua ação poderia prejudicar ou por em risco a democracia, havia um métoco rápido e simples de resolver a questão (sem CPIs). Qualquer cidadão podia propor um "ostracismo"- sem citar nomes.
Se a Assembléia concordasse com o pedido, a Ágora (praça) era cercada. Cada um das dez tribos de Atenas tinha sua porta por onde entravam seus membros, e cada cidadão votava gravando num caco de cerâmica, chamado "ostracon" o nome da pessoa que deveria ser banida (exilada) por 10 anos. Eram necessários um mínimo de 6.000 votos para excluir um cidadão da vida pública.
Convém lembrar que os cidadãos designavam um Conselho ou Senado, formado por 500 membros para cuidar da administração. E o mais importante: OS MANDATOS ERAM LIMITADOS A UM ANO!!!! -
Não existiam partidos políticos - apenas direitos cívicos bastante limitados. Mas, viver na Democracia ateniense era como fazer parte de uma família muito grande em que cada um se responsabilizava por si e pelos outros. Todo cidadão adulto maior de 18 anos tinha um papel a desempenhar na direção do Estado.
Eles nunca entenderiam as democracias modernas - Eleger outra pessoa para tomar decisões importantes era sinônimo de TIRANIA!!!
O espírito comunitário dos atenienses permitiu que as obras como o Partenon, todo em mármore, fosse construído em apenas 9 anos...
Assim, se um cidadão queria ser o "dono do poder", logo era colocado no seu devido lugar com a eleição às avessas - O "Ostracismo". Dez anos fora da cidade e dos assuntos de interesse dos cidadãos.
Sempre é bom olhar o passado para corrigir o presente prevenir o futuro!