segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CADÊ O PARAÍSO QUE ESTAVA AQUI?

'CADÊ O PARAÍSO QUE ESTAVA AQUI'?

- Jardim do Edem ou Paraíso terrestre é o ideal da humanidade atribulada com a vida cotidiana cheia de mazelas. Existiu o Paraíso, o Jardim do Edem? Que fim levou? Ainda existe em outra dimensão? Ou estará aqui ao nosso alcance, basta cultivá-lo? A origem da palavra Paraíso é proveniente do avéstico "pairi-daeza" que quer dizer "uma área ou jardim murado". Na mitologia judaico-cristã corresponde aos jardins persas, definindo o Paraíso ou Edem como um lugar fechado com jardins destinados à meditação espiritual, conversa com amigos. Sua origem data de 4 mil anos A.C.

Em sânscrito, Paraíso deriva da palavra "paradesha" ou país supremo. Já em sumério, o Jardim do Edem ou E.din, era uma antiga habitação do homem. Segundo a descrição bíblica era um lugar agradável com toda espécie de árvores frutíferas. Para os celtas o Paraíso é o reino dos mortos, o lar das divindades ou a fortaleza de outros espíritos e entidades. Para uns seria paralelo ao mundo dos vivos, mas invisível.

Também tem sido considerado como um local agradável onde as caravanas no passado bíblico acampavam; um oásis, com água, frutas, tranqüilidade, convidativo ao repouso do corpo e do espírito. A promessa da "terra de leite e mel" feita ao povo judeu tem a ver com essa idéia de um local agradável para se viver, fora do deserto por onde perambulavam. Segundo alguns autores, a verdadeira "Terra da Promessa" não era na Palestina, mas sim na Caxemira, onde ainda hoje há vales férteis e são encontrados verdadeiros jardins naturais de frutas saborosas e variadas espécies. É possível que várias tribos de Israel, ao deixar o Egito tenham ido viver lá, ficando ao cargo de Moisés conduzir as tribos mais recalcitrantes que após quarenta anos e trinta e dois acampamentos, finalmente chegaram às terras de Canaã, atual Síria.

O Paraíso pode ser edificado se a humanidade quiser. O problema está que entre o querer e o fazer há um longo caminho de desprendimento e boa vontade. Talvez um dia o Paraíso seja reconstruído e os deuses, amigos dos homens voltem.

Não podemos ignorar que o mal ronda nossa civilização, e que não estamos imunes aos ataques constantes, seja através de maus hábitos alimentares, seja através do comportamento e falta de respeito para com o próprio corpo. A sensualidade exacerbada, o uso de drogas, a violência, imoralidade e o cinismo generalizado – a nível global – atingindo principalmente os jovens, tudo com o beneplácito de autoridades, nos leva a concluir que estamos distantes de um final feliz. Sabemos que há muitos jovens saudáveis, longe dessa celeuma moderna vendida pela mídia como o "politicamente correto".

Façamos a nossa parte usando nosso pensamento e energia positiva para acelerar o salto quântico rumo a um mundo de Luz e Paz. "Pede e receberás"!