terça-feira, 1 de setembro de 2009

BRASIL DE CORPO INTEIRO

ERA UMA VEZ...
Assim começam as histórias populares. E, mais popular que a história Pátria, impossível!
De há muito tempo o país além mar já era citado e conhecido de muitos. Porém, era escondido por outros: - Brasil, Brèsil, Brezil, Bracil... Não importa como era denominado no antigamente. O gigante de um povo diferente, com riquezas e belezas mil era objeto de curiosidade de muitos navegantes.
- Como chegar lá? - Navegando, atravessando o mar tenebroso, ou simplesmente "el charco", como diriam posteriormente imigrantes europeus.
Eles vieram. Descobriram, ou melhor, reencontraram a rica terra onde 'em se plantando dá', segundo Caminha a El Rei.
Caminharam em todas as direções.
Para além fronteiras nos pés dos bandeirantes,
em sua epopeia de gigantes,
o Gigante adormecido ganha forma de imenso coração - formas de Brasil!
Formas de Pátria. Pátria mãe gentil que nutre e abriga todos os filhos seus.
Mesmo os ingratos...
Como dizia Rui Barbosa: -"Pátria é o céu, é o solo, é o povo, é a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e os túmulos dos antepassados"... " É a comunhão da lei, da língua, da liberdade"...
Os que a servem são os que não invejam, os que não infamam, os que não conspiram, nem desalentam, nem emudecem, nem se acobardam..."
Pátria é de todos os que praticam a justiça, a admiração, o entusiasmo... É de todos aqueles que a servem com dedicação, respeito, carinho, promovendo a paz, valorizando seu torrão, enaltecendo e promovendo o bem comum.
Pátria Brasil! Gigante verde-amarelo em forma de imenso coração. Você é o berço de uma Nação valorosa que saberá sempre defendê-la, respeitá-la e amá-la, acima de tudo.
Parabéns Brasil, na semana em que se comemora mais esta data festiva.
Salve Salve! Pátria Amada, Brasil!