terça-feira, 22 de setembro de 2009

USOS E COSTUMES

Uma pergunta inconveniente, mas que é preciso fazer:
- Já notaram como o avanço da proibição do cigarro em todos os ambientes, e, que ganha força a nível internacional, numa espécie de efeito cascata, tem na outra ponta o crescimento da campanha para discriminalizar o uso das drogas?

- isso é preocupante, na medida em que uma ação anula a outra.

Relendo textos sobre usos e costumes de grupos indígenas americanos notamos que entre eles houve uma vulgarização de certos usos restritos a xamãs e pagés, que tinham finalidades religiosas, e curativas de certas drogas. Não é preciso repetir aqui como o europeu aprendeu a usar o tabaco, hoje tão combatido no Brasil pelos efeitos maléficos. Da coca nem é preciso repetir o que todos já sabem...
Mas, encontramos duas referências que queremos registrar. A primeira se refere ao peyote. O uso do peyote era de caráter individual; atualmente é de caráter coletivo, com finalidade ritual de cura de doenças, reprimir a fome e o cansaço, proteção, obter visões sobrenaturais, etc. O uso do peyote transformou-se num movimento religioso - o Peyotismo!- Domina entre inúmeras tribos do Oklahoma (Cheyennes, Cherokees, Delawares, Arapalos, Kaiowas, Comanches, Oagas, Ponkas, Pavin, otos, oakland), do Arizona (navajos), entre os winnebagos do Wisconsin, os Utas (Utah e Colorado), os Washos e paintes de Nevada. Repetindo a seu modo o ensinamento evangélico, a religião do "Peyote" realiza para os índios da América do Norte o Reino de Deus na Terra: -"Quando todos os povos da terra tiverem comido peyote, o mundo chegará ao fim"; "quando todos os índios comerem peyote, tudo acontecerá segundo a vontade de Deus" - são as palavras atribuidas a Jesus em algumas versões do mito das origens do peyotismo que foi fundado em 1891 pelo profeta John Wilson em Oklahoma.
Não muito diferente desse uso lá no hemisfério norte, aqui no Brasil, com base em uso de plantas de conhecimento indígena temos o "Santo Daime". E tudo com a aprovação da CONAD, que diz: "fique registrado em ata, para fins de utilização pelos interessados, que não pode haver restrição, direta ou indiretamente, às práticas religiosas das comunidades, baseada em proibição do uso ritual da 'Ayahuasca' (ou Hoasca, Santo Daime e Vegetal). Conhecemos algumas pessoas que pertencem a grupos do ritual do Santo Daime, e embora digam que não é droga tóxica, prefiro ficar na observação...
Assim, quando vemos a grita porque a Igreja procura orientar com o ensinamento dos princípios cristãos, que a nosso ver nada tem com recitação de orações, lembramos que a humanidade caminha para o caos exatamente porque a religião vem sendo deturpada em muitos lugares.
Religião = religare, ligar novamente com o lado divino. Não somos só matéria; nem somos só matéria + mente/intelecto; somos matéria + mente/intelecto + alma/espírito.
Os usos e costumes variam através dos tempos sendo que as pessoas mantidas na ignorância agem por imitação deturpando, adaptando, criando novas formas comportamentais e religiosas. Religiões muito distantes da mística verdadeira praticada pelos Mestres do passado.