quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ECOLOGIA & PROGRESSO

Manda o bom senso que o único ser racional do planeta use sua inteligência de forma correta, coerente, justa. Já chamamos a atenção para a falta de conhecimento das pessoas que adotam uma bandeira cega em defesa da ecologia sem olhar os outros ângulos da questão. Vejamos alguns exemplos de fatos que qualquer pessoa pode observar sem grande esforço:
1- Numa ponta do ecologicamente correto, segundo os ambientalistas da Amazônia, a exploração dos seringais deve obedecer determinadas regras de preservação da mata nativa - correto! - Mas se esquecem de olhar que na outra ponta está o produto natural coletado de forma correta a POLUIR o meio ambiente de várias formas - são as toneladas de PNEUS que levam até 400 anos para se decompor. São esses pneus que rodam em carros poluidores com fortes emissões de CO2!!! - E dai? - Não seria melhor voltar às rodas de ferro e de madeira, ambos biodegradáveis?
2- Numa ponta temos a Indústria Química produzindo toneladas de variadas espécies - desde os inofensivos placebos aos terríveis opiáceos e congêneres. Produz também agrotóxicos, adubos químicos, vacinas, antibióticos, etc. Movimenta bilhões de dólares no mundo inteiro gerando riquezas, empregos, progresso e ... Na outra ponta POLUIÇÃO, VÍCIO, DESTRUIÇÃO.... do meio ambiente também, pois é tal a quantidade de tóxicos eliminados pela urina dos usuários, por exemplo, que nos países onde as drogas são permitidas sem restrições, estes resíduos já comprometem a qualidade da ÁGUA - o sangue do planeta! - Fazer o quê? - voltar ao Natural, naturalmente...
3- Cana de açúcar - usada na produção de garapa, bebidas (pinga, cachaça, caninha..), açúcar, rapadura, álcool e etanol - biocombustível (que já se comprovou ser mais poluente do que se dizia). É uma monocultura intensiva que por si só já agride o meio ambiente. Sua exploração, idem. E, na outra ponta o que deveria ser utilizado para adubo natural do solo (bagaço e folhas) substituindo adubos químicos, ou para alimentação de animais, está sendo incinerada. E já estudam transformá-la em etanol também... A mãe natureza receberá de volta mais CO2 consequentemente.
- ONDE ANDAM OS ECOLOGISTAS ? - certamente tomando umas e outras por ai, ou rodando em carros poluidores com pneus ecologicamente(?) incorretos, etc... tudo às custas dos cofres públicos que financiam ONGS que não estão interessadas em resolver coisa nenhuma, pois perderiam as gordas verbas e seus empregos!
Outros exemplos poderiam ser citados. Mas estes já são bem gritantes. Eles refletem que o que se diz não combina nem um pouco com o que se faz. Em nome do progresso (que progresso?) sacrificam-se os ideais ecológicos que só ficam bem no discurso. Na prática não funcionam.