quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CIVISMO

Consideramos oportuno falar sobre o assunto CIVISMO diante dos fatos lamentáveis que estamos assistindo (ao vivo e a cores) diariamente desde que houve um movimento cívico em Honduras exigindo o respeito às Leis e a Constituição local. E, infelizmente a Nação Hondurenha vem sendo contestada pela chamada "comunidade internacional" segundo algumas "autoridades" que deveriam se envergonhar de assumir tal desfaçatez ao se intrometer em assuntos internos de outros países que tem suas Leis e cidadãos conscientes de suas obrigações cívicas.
Civismo é o amor à Pátria e o cultivo de suas tradições. Cada pessoa vivendo em comunidade, cumprindo seus deveres e aprendendo a engrandecer sua Pátria, estará praticando ato cívico.
Isso implica ter uma moral reta, incorruptível, saber agir de modo respeitoso e digno sem querer se colocar acima dos demais cidadãos.
Cada cidadão tem que conhecer os seus direitos e seus deveres morais, cívicos e políticos. E os deveres morais (pessoais e sociais) devem ser coerentes com a sociedade eticamente constituída respeitando para ser respeitado.
O mundo em que vivemos apresenta numerosos problemas. Daí a necessidade da formação correta do caráter dos nossos jovens para que aprendam a discernir o que é ético, moral do que é personalismo desenfreado de certos cidadãos que se julgam acima da Lei.
É necessário corrigir urgentemente a postura dúbia e incorreta dos governantes atuais, não só a nivel nacional, para que as instituições democráticas e cristãs sejam preservadas e não venham naufragar na subversão e terrorismo que está se infiltrando em todos os setores procurando abalar conceitos e tradições de uma sociedade sadia, ordeira e trabalhadora.
Não perecerá a Nação, nem sua tradição de liberdade e justiça, desde que os seus filhos levem gravados em seus corações as sábias palavras: "A Pátria precisa de mim; não faltarei ao teu chamado".
A moral nos dá a Lei moral que nos determina o que é correto e nos proíbe o que é errado. Quem não age dentro desses princípios passa a ser um fora da Lei e como tal deve ser tratado.
Que os meios de comunicação manietados por interesses econômicos reencontrem seu verdadeiro papel social de informar a VERDADE e não deturpar fatos e acontecimentos. É o mínimo que se espera de cidadãos conscientes de seus deveres CÍVICOS para consigo e para com a sua Pátria.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

IKEBANA - TRIBUTO À BELEZA

IKEBANA - UM TRIBUTO À BELEZA.
A missão da flor é a de alegrar a vida, harmonizar ambientes, expressar sentimentos além de prestar um tributo à beleza.
A Ikebana - antiga e milenar arte da tradição japonesa, a princípio servia para homenagear as divindades. Através de arranjos florais o ser humano atualmente pode demonstrar sua expressão artística destacando as belezas particulares de cada flor.
Há todo um ritual e uma simbologia para expressar essa maravilhosa arte oriental.
A ikebana se constitui de três elementos básicos: o Sol, a Lua e a Terra.
A haste maior representa o Sol. Ela deve ter uma medida e meia da largura mais a altura do vaso em que o arranjo for preparado.
A haste média com 3/4 da medida do Sol, corresponde à Lua.
A Terra é simbolizada por uma flor com haste equivalente à metade da haste da flor 'Sol'.
Tomando uma base para fixar as flores, que pode ser um pedaço de espuma - fixam-se as três flores em forma triangular. O 'Sol' e a 'Lua' ficam uma ao lado da outra. A terceira flor, de haste menor correspondente a Terra é colocada entre as duas anteriores, completando o triângulo.
Após este preparo podem ser distribuídas outras flores com alturas diferentes, no centro do triângulo formado pelas três flores básicas do arranjo. Os botões, por ex., devem ficar mais altos e as flores (rosas) abertas, são colocadas mais baixas.
Colocar sempre, em primeiro lugar, os galhos verdes adequados, terminando com as flores.
Interiorize a sua obra de arte. Ela, por mais simples que seja, vai redobrar as boas vibrações do seu ambiente.
Estamos na primavera. Tempo de flores. Tempo de apreciar o que é belo. Tempo de atrair a Luz para nossas vidas.
Experimente praticar a arte da harmonização e melhore sua vida com boas vibrações.
Faça o mundo ficar um pouquinho melhor a cada dia.
Preste o seu tributo à beleza.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ECOLOGIA & PROGRESSO

Manda o bom senso que o único ser racional do planeta use sua inteligência de forma correta, coerente, justa. Já chamamos a atenção para a falta de conhecimento das pessoas que adotam uma bandeira cega em defesa da ecologia sem olhar os outros ângulos da questão. Vejamos alguns exemplos de fatos que qualquer pessoa pode observar sem grande esforço:
1- Numa ponta do ecologicamente correto, segundo os ambientalistas da Amazônia, a exploração dos seringais deve obedecer determinadas regras de preservação da mata nativa - correto! - Mas se esquecem de olhar que na outra ponta está o produto natural coletado de forma correta a POLUIR o meio ambiente de várias formas - são as toneladas de PNEUS que levam até 400 anos para se decompor. São esses pneus que rodam em carros poluidores com fortes emissões de CO2!!! - E dai? - Não seria melhor voltar às rodas de ferro e de madeira, ambos biodegradáveis?
2- Numa ponta temos a Indústria Química produzindo toneladas de variadas espécies - desde os inofensivos placebos aos terríveis opiáceos e congêneres. Produz também agrotóxicos, adubos químicos, vacinas, antibióticos, etc. Movimenta bilhões de dólares no mundo inteiro gerando riquezas, empregos, progresso e ... Na outra ponta POLUIÇÃO, VÍCIO, DESTRUIÇÃO.... do meio ambiente também, pois é tal a quantidade de tóxicos eliminados pela urina dos usuários, por exemplo, que nos países onde as drogas são permitidas sem restrições, estes resíduos já comprometem a qualidade da ÁGUA - o sangue do planeta! - Fazer o quê? - voltar ao Natural, naturalmente...
3- Cana de açúcar - usada na produção de garapa, bebidas (pinga, cachaça, caninha..), açúcar, rapadura, álcool e etanol - biocombustível (que já se comprovou ser mais poluente do que se dizia). É uma monocultura intensiva que por si só já agride o meio ambiente. Sua exploração, idem. E, na outra ponta o que deveria ser utilizado para adubo natural do solo (bagaço e folhas) substituindo adubos químicos, ou para alimentação de animais, está sendo incinerada. E já estudam transformá-la em etanol também... A mãe natureza receberá de volta mais CO2 consequentemente.
- ONDE ANDAM OS ECOLOGISTAS ? - certamente tomando umas e outras por ai, ou rodando em carros poluidores com pneus ecologicamente(?) incorretos, etc... tudo às custas dos cofres públicos que financiam ONGS que não estão interessadas em resolver coisa nenhuma, pois perderiam as gordas verbas e seus empregos!
Outros exemplos poderiam ser citados. Mas estes já são bem gritantes. Eles refletem que o que se diz não combina nem um pouco com o que se faz. Em nome do progresso (que progresso?) sacrificam-se os ideais ecológicos que só ficam bem no discurso. Na prática não funcionam.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

USOS E COSTUMES

Uma pergunta inconveniente, mas que é preciso fazer:
- Já notaram como o avanço da proibição do cigarro em todos os ambientes, e, que ganha força a nível internacional, numa espécie de efeito cascata, tem na outra ponta o crescimento da campanha para discriminalizar o uso das drogas?

- isso é preocupante, na medida em que uma ação anula a outra.

Relendo textos sobre usos e costumes de grupos indígenas americanos notamos que entre eles houve uma vulgarização de certos usos restritos a xamãs e pagés, que tinham finalidades religiosas, e curativas de certas drogas. Não é preciso repetir aqui como o europeu aprendeu a usar o tabaco, hoje tão combatido no Brasil pelos efeitos maléficos. Da coca nem é preciso repetir o que todos já sabem...
Mas, encontramos duas referências que queremos registrar. A primeira se refere ao peyote. O uso do peyote era de caráter individual; atualmente é de caráter coletivo, com finalidade ritual de cura de doenças, reprimir a fome e o cansaço, proteção, obter visões sobrenaturais, etc. O uso do peyote transformou-se num movimento religioso - o Peyotismo!- Domina entre inúmeras tribos do Oklahoma (Cheyennes, Cherokees, Delawares, Arapalos, Kaiowas, Comanches, Oagas, Ponkas, Pavin, otos, oakland), do Arizona (navajos), entre os winnebagos do Wisconsin, os Utas (Utah e Colorado), os Washos e paintes de Nevada. Repetindo a seu modo o ensinamento evangélico, a religião do "Peyote" realiza para os índios da América do Norte o Reino de Deus na Terra: -"Quando todos os povos da terra tiverem comido peyote, o mundo chegará ao fim"; "quando todos os índios comerem peyote, tudo acontecerá segundo a vontade de Deus" - são as palavras atribuidas a Jesus em algumas versões do mito das origens do peyotismo que foi fundado em 1891 pelo profeta John Wilson em Oklahoma.
Não muito diferente desse uso lá no hemisfério norte, aqui no Brasil, com base em uso de plantas de conhecimento indígena temos o "Santo Daime". E tudo com a aprovação da CONAD, que diz: "fique registrado em ata, para fins de utilização pelos interessados, que não pode haver restrição, direta ou indiretamente, às práticas religiosas das comunidades, baseada em proibição do uso ritual da 'Ayahuasca' (ou Hoasca, Santo Daime e Vegetal). Conhecemos algumas pessoas que pertencem a grupos do ritual do Santo Daime, e embora digam que não é droga tóxica, prefiro ficar na observação...
Assim, quando vemos a grita porque a Igreja procura orientar com o ensinamento dos princípios cristãos, que a nosso ver nada tem com recitação de orações, lembramos que a humanidade caminha para o caos exatamente porque a religião vem sendo deturpada em muitos lugares.
Religião = religare, ligar novamente com o lado divino. Não somos só matéria; nem somos só matéria + mente/intelecto; somos matéria + mente/intelecto + alma/espírito.
Os usos e costumes variam através dos tempos sendo que as pessoas mantidas na ignorância agem por imitação deturpando, adaptando, criando novas formas comportamentais e religiosas. Religiões muito distantes da mística verdadeira praticada pelos Mestres do passado.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CADÊ O PARAÍSO QUE ESTAVA AQUI?

'CADÊ O PARAÍSO QUE ESTAVA AQUI'?

- Jardim do Edem ou Paraíso terrestre é o ideal da humanidade atribulada com a vida cotidiana cheia de mazelas. Existiu o Paraíso, o Jardim do Edem? Que fim levou? Ainda existe em outra dimensão? Ou estará aqui ao nosso alcance, basta cultivá-lo? A origem da palavra Paraíso é proveniente do avéstico "pairi-daeza" que quer dizer "uma área ou jardim murado". Na mitologia judaico-cristã corresponde aos jardins persas, definindo o Paraíso ou Edem como um lugar fechado com jardins destinados à meditação espiritual, conversa com amigos. Sua origem data de 4 mil anos A.C.

Em sânscrito, Paraíso deriva da palavra "paradesha" ou país supremo. Já em sumério, o Jardim do Edem ou E.din, era uma antiga habitação do homem. Segundo a descrição bíblica era um lugar agradável com toda espécie de árvores frutíferas. Para os celtas o Paraíso é o reino dos mortos, o lar das divindades ou a fortaleza de outros espíritos e entidades. Para uns seria paralelo ao mundo dos vivos, mas invisível.

Também tem sido considerado como um local agradável onde as caravanas no passado bíblico acampavam; um oásis, com água, frutas, tranqüilidade, convidativo ao repouso do corpo e do espírito. A promessa da "terra de leite e mel" feita ao povo judeu tem a ver com essa idéia de um local agradável para se viver, fora do deserto por onde perambulavam. Segundo alguns autores, a verdadeira "Terra da Promessa" não era na Palestina, mas sim na Caxemira, onde ainda hoje há vales férteis e são encontrados verdadeiros jardins naturais de frutas saborosas e variadas espécies. É possível que várias tribos de Israel, ao deixar o Egito tenham ido viver lá, ficando ao cargo de Moisés conduzir as tribos mais recalcitrantes que após quarenta anos e trinta e dois acampamentos, finalmente chegaram às terras de Canaã, atual Síria.

O Paraíso pode ser edificado se a humanidade quiser. O problema está que entre o querer e o fazer há um longo caminho de desprendimento e boa vontade. Talvez um dia o Paraíso seja reconstruído e os deuses, amigos dos homens voltem.

Não podemos ignorar que o mal ronda nossa civilização, e que não estamos imunes aos ataques constantes, seja através de maus hábitos alimentares, seja através do comportamento e falta de respeito para com o próprio corpo. A sensualidade exacerbada, o uso de drogas, a violência, imoralidade e o cinismo generalizado – a nível global – atingindo principalmente os jovens, tudo com o beneplácito de autoridades, nos leva a concluir que estamos distantes de um final feliz. Sabemos que há muitos jovens saudáveis, longe dessa celeuma moderna vendida pela mídia como o "politicamente correto".

Façamos a nossa parte usando nosso pensamento e energia positiva para acelerar o salto quântico rumo a um mundo de Luz e Paz. "Pede e receberás"!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A ONDA VERDE

Propaga-se pelo mundo uma histérica "onda verde". Na verdade são os ex-vermelhos disfarçados em ambientalistas tentando enganar o já desrespeitado cidadão deste planeta. Praticam uma espécie de intimidação quase a nível de terrorismo, quando levantando a bandeira ambientalista, acusam o cidadão comum de ser o culpado por um pseudo-aquecimento global.
Levantou-se uma gritaria contra todos, indiscriminadamente.
De um lado temos os cientistas que estudaram e investigam o que realmente vai pela Mãe-Natureza, e que estão sendo ignorados pelos meios de comunicação; de outro temos os fanáticos e exaltados em sua bandeira de defesa do meio ambiente culpando a humanidade pelo pseudo-aquecimento global.
Entre estes exaltados estão: - o "profeta" Al Gore, Jacques Attili (ex-conselheiro presidencial socialista francês), Barack Hussein Obama que dispensa apresentações, Leonardo Boff, James Lovelock, Frei Beto, a ex-PT Marina Silva (agora VERDE!- politica, formada em história... difícil ela entender geografia e ciências afins), entre outros...
Estudiosos sérios afirmam categoricamente que "não há base científica garantida de que o aquecimento é causado por gases de estufa produzidos pelo homem porque a teoria atual é extremamente inadequada para definir qualquer causa que seja" - ( palavras do Dr. Patrick Franck - Químico); ou segundo Martin Keeley - Prof. de Geologia do Petróleo na University College de Londres que diz: "o aquecimento global é além do mais uma fraude perpetrada por cientistas com interesses dissimulados, mas que tem necessidade urgente de fazerem cursos de geologia, lógica, e filosofia da ciência." Temos também o respeitável prof. Aziz N. Ab' Saber da USP que muito bem explica a paleoclimática lembrando que os climas sempre mudaram através dos tempos.
Mas, os VERDES (!) nos bombardeiam com uma péssima ficção científica que ignora por exemplo, que o aumento de 3 a 6ºC na temperatura atual jamais vai derreter todos os gelos do Ártico e do Antártico cuja temperaturas oscilam entre -20º C a -60ºC. Ignoram também que os gelos que estão a derreter em um lugar estão a se acumular em outro ponto da Terra; que o tal aumento do nível do mar nos litorais tem outras causas relacionadas com os movimentos do globo em sua viagem pelo espaço...
Como explicar essas evidências a políticos cujos cursos acadêmicos nada tem a ver com as ciências geofísicas e astronômicas, paleoclimaticas, geológicas, etc....?
Os arautos do Apocalípse climático, com a palavra, reviraram o velho baú, e, lá vem eles, com roupagem nova, provocar o pânico, o mêdo, o sentimento de insegurança e de culpa na humanidade. Essa nova forma de tortura inventada está a lembrar o tempo da inquisição. Falta de criatividade a desses neo-comunistas disfarçados de melancias...
Pelo que observamos, estamos caminhando para o que aconteceu num passado não muito distante - um declínio gradual de temperaturas - uma pequena Idade do Gelo!!!
E gelo queima as melancias... Com certeza!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"ORDEM E PROGRESSO"

Estamos na Semana da Pátria.
Momento festivo.
Muita Paz. Muita Luz. ORDEM E PROGRESSO!
Deveria ser de muita festa, mas é um momento de reflexão, diante da gravidade do contexto nacional. Das fileiras do passado, teimam em ressurgir representantes de conduta pouco nobre - (diga-se: terroristas) - querendo dominar o cenário pátrio.
A bem da verdade e do País, esses elementos deveriam ter permanecido no ostracismo.
Os resquícios de um passado de falta de ética, da falta do verdadeiro amor à Pátria, hoje se manifestam em atitudes descontrutivas e desagregadoras da sociedade, da família da Nação brasileira, solapando as instituições e dando uma interpretação própria ao que é ético, moral, correto... Tentam pela força de suas ironias e interpretações próprias, de seus atos, convencer que eles estão certos e quem os combateu foi o errado. Para quem não conhece a história - a grande maioria da população mantida na ignorância, soa como a verdade; não se preocupam em conhecer o outro lado dos acontecimentos. É uma pena. Mas a história não pode ser apagada.
Semana da Pátria! - Hora de reflexões. Perguntamos ao leitor. Você sabe qual é o verdadeiro significado de Democracia? - E República? - Qual a função dos poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário? - Qual é o papel das Forças Armadas na defesa Nacional? - Quais são os direitos e DEVERES de cada cidadão?
Tudo está na CONSTITUIÇÃO - a Lei Máxima. Obrigação de todo cidadão, e principalmente dos senhores governantes, conhecê-la, respeitá-la e CUMPRÍ-LA!!!!!
As trevas sempre quiseram dominar. Porém, não são eternas. Felizmente.
- 7 de Setembro! - Uma nova Independência com muita Paz, Luz e "ORDEM E PROGRESSO".
Salve 7 de Setembro. Viva o Brasil! Que os filhos teus não fujam à luta.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

BRASIL DE CORPO INTEIRO

ERA UMA VEZ...
Assim começam as histórias populares. E, mais popular que a história Pátria, impossível!
De há muito tempo o país além mar já era citado e conhecido de muitos. Porém, era escondido por outros: - Brasil, Brèsil, Brezil, Bracil... Não importa como era denominado no antigamente. O gigante de um povo diferente, com riquezas e belezas mil era objeto de curiosidade de muitos navegantes.
- Como chegar lá? - Navegando, atravessando o mar tenebroso, ou simplesmente "el charco", como diriam posteriormente imigrantes europeus.
Eles vieram. Descobriram, ou melhor, reencontraram a rica terra onde 'em se plantando dá', segundo Caminha a El Rei.
Caminharam em todas as direções.
Para além fronteiras nos pés dos bandeirantes,
em sua epopeia de gigantes,
o Gigante adormecido ganha forma de imenso coração - formas de Brasil!
Formas de Pátria. Pátria mãe gentil que nutre e abriga todos os filhos seus.
Mesmo os ingratos...
Como dizia Rui Barbosa: -"Pátria é o céu, é o solo, é o povo, é a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e os túmulos dos antepassados"... " É a comunhão da lei, da língua, da liberdade"...
Os que a servem são os que não invejam, os que não infamam, os que não conspiram, nem desalentam, nem emudecem, nem se acobardam..."
Pátria é de todos os que praticam a justiça, a admiração, o entusiasmo... É de todos aqueles que a servem com dedicação, respeito, carinho, promovendo a paz, valorizando seu torrão, enaltecendo e promovendo o bem comum.
Pátria Brasil! Gigante verde-amarelo em forma de imenso coração. Você é o berço de uma Nação valorosa que saberá sempre defendê-la, respeitá-la e amá-la, acima de tudo.
Parabéns Brasil, na semana em que se comemora mais esta data festiva.
Salve Salve! Pátria Amada, Brasil!