domingo, 28 de fevereiro de 2010

SANTO DAIME & UNIÃO VEGETAL

Agora é oficial.
O governo federal acaba de oficializar através de publicação no DO, com aplausos dos defensores e usuários de drogas (políticos e partidos com o PV), o uso da ayahuasca, daime ou hoasca nos rituais religiosos do Santo Daime e da União Vegetal.
A erva ayahuasca ou hoasca é usada pelos índios da Amazônia em seus rituais. Dizem eles: "é como morrer", "a gente não está ali"... Hoje muitos não indígenas aderiram à moda e usam a droga ritualisticamente como se nativo fosse. Exame das funções cerebrais em usuários, têm demonstrado que realmente houve um bloqueio mental durante o seu uso.
O mais grave é que nada vai ser exigido dos usuários desde que estes se atenham ao recinto (igreja/local) onde for realizado o ritual, ficando toda responsabilidade para os praticantes-usuários, isto mesmo sabendo-se que já houve casos de mortes súbitas, suicídios e abortos após tomarem a bebida.
No Brasil, onde igrejas proliferam à granel e é fácil registrar uma, certamente surgirão outros grupos defendendo seu espaço para consumo de drogas sob o pretexto "cultural" e preservação de tradições, com neste caso do Daime. Aliás, vivem no país inúmeras pessoas provenientes da região andina onde o uso da coca (mastigar folhas, tomar chás, etc) é corrente e até o presidente da Bolívia exibe colares de folhas de coca como parte da "cultura" de seu país. Assim, como fica a repressão desta ou de outras drogas que por ventura venham a ser transformadas em objeto de "rituais culturais"? - Festas de aniversário e confraternizações entre narcotraficantes e usuários já não são novidade...
Custo a crer que se o homem está neste mundo para aprender, crescer sob todos os aspectos ético-morais, culturais e sociais, prefiram apegar-se ao uso de drogas alucinógenas numa fuga do mundo real e das responsabilidades que tem em primeiro lugar para consigo e com a família, além de para com a sociedade em vivem.
E, dizer que autoridades, alguns usuários confessos é que tem em suas mãos o poder de decisão sobre um assunto que deveria ser tratado como de saúde pública. Ficamos chocada com a atitude que até parece uma pena de morte às avessas, uma vez que a "autorização" do uso de drogas, seja ela qual for, equivale a um convite ao suicídio lento...
Tudo é droga. Se uma pode, aquela também pode... ou não? - só o tempo dirá que mundo está sendo construído a partir de legislações "inocentes" como essa.