quarta-feira, 3 de março de 2010

EDUCAÇÃO INFANTIL

A humanidade tem colocado seus ideais de um mundo bom, justo, perfeito, ideal inerente ao seu modo de ser, desde que deixada fluir segundo sua natureza.
Pode-se, de certa forma, comparar a evolução da humanidade às diferentes etapas de crescimento dos indivíduos em seu desenvolvimento psíquico-social.
O homem, nos primórdios da sua estada no planeta iniciou a caminhada a partir da Religião (de re-ligare = ou ligar novamente com algo Superior); e é na primeira infância, pura, livre, sincera, luminosa como um conto de fadas que o homem dá os primeiros passos de sua jornada de aprendizado, num misto de religiosidade e ideal utópico do bem.
No despertar entre esse mundo de encantamento e a efabulação com sentimentos e relacionamentos com o mundo que o envolve aparece a fantasia das fábulas, lendas, estórias com animais, etc. São os primeiros passos a caminho de uma realidade onde o bem prevalece.
O ambiente de cada um muda, as experiências alegres e tristes são ilustradas com novos personagens. Cada cultura, cada povo tem suas tradições, princípios e conhecimentos a serem preservados e transmitidos às novas gerações; no mundo cristão-judaico, por ex., tem início a fase da história real através das Sagradas Escrituras, pois a criança já tem algum entendimento sobre o mundo sacro; outras culturas também tem suas tradições e ensinamentos religiosos.
Prossegue o aprendizado que é um somatório dos sucessivos relatos de sagas e mitos de cada Nação. A realidade e a fantasia por vezes se confundem e alimentam desejos de superação, conquistas, propostas de ação a nível mental; nesta fase a criança com 8 a 10 anos de idade está apta a assimilar novos conceitos.
Os mitos da Antiguidade Clássica dominam as mentes desejosas de se espelhar em algo nobre, superior, de forma positiva, audaciosa. A nível de povos, eles se organizam em Governos - Reis/Imperadores, grandes conquistadores. As lutas, as conquistas, o esplendor, o equilíbrio das forças - o domínio, são as metas. Escreve uma nova etapa de vivência da humanidade e também do indivíduo que revive a nível emocional-mental a história dos povos da terra.
- Quem sou? - De onde venho? - a que grupo pertenço, como vivem outros povos no seu dia a dia? - Marca o início da definição de uma identidade entre as diferentes civilizações do mundo. A Etnologia e a etnografia a formar, informar e ensinar o respeito pelo diferente. (note-se que na primeira infância a criança age e reage conforme o exemplo que recebe - deixada ao seu natural ela não tem preconceitos).
Redefindem-se os papéis mundiais no suceder das diferentes civilizações. Ler, conhecer a história de cada povo, suas conquistas até a atualidade e o mundo moderno com tudo o que tem de bom e de ruim são motivos de curiosidade, interesse e questionamentos, nesta nova etapa. Destaque para conhecer as Democracias, as Ditaduras, a ação desorganizadora das Guerras e de todos os conflitos, bem como a reorganização dos espaços sócio-econômicos e políticos com as respectivas consequências para a humanidade como um todo e em particular a cada Nação. É o momento da descrença e da esperança por um mundo melhor, traduzido no desejo de reformar o mundo. É o jovem a quem tudo parece possível. Regras devem ser respeitadas...
Se cada um conseguir alicerçar sua personalidade nesse evoluir natural de conhecimento e de despertar para a realidade do mundo em que vive, terá construído o caminho seguro para enfrentar a avalanche massacrante de uma vida anti-natural em que mergulhou a humanidade.
Um retorno às origens? - seria o ideal para anular os efeitos negativos...
A esperança de um mundo melhor está nas novas gerações, se forem respeitadas sua etapas de crescimento natural.