sexta-feira, 28 de agosto de 2009

HERÓIS SEM CAUSA

Vivemos um momento em que tudo parece se desagregar. Temos um país sem projetos, com uma politica que não reflete o interesse coletivo. Seremos um país em processo de Antropofagia?
Recente comentário lembrando a figura de Pedro Malasartes e de Macunaíma para caracterizar o comportamento presidencial e sua equipe, nos fizeram refletir sobre o assunto. - Estaria a observação sendo feita como apenas mais um discurso para marcar presença? - O que haveria por trás dos "heróis sem causa" da atualidade brasileira?
Relembramos algumas histórias ouvidas ou lidas em nossa infância de Pedro MALASARTES. Era um personagem da cultura brasileira e mundial dos mais citados. O personagem se caracteriza por ser sem cultura, tornando-se famoso pelo seu jeitinho de enganador; uma espécie de Robin Hood sem armas. Malasartes, de origem humilde que sobrevive graças à malandragem, conseguindo tudo o que quer, sempre se aproveitando da distração dos outros. Corre mundo em busca de uma vida melhor; aplica golpes em outras pessoas contando mentiras, e assim vai levando a melhor e ajudando sempre os novos amigos...
Já MACUNAÍMA , é uma mistura de vários heróis encontrados em lendas e mitos. É o herói de consciência individual, egoísta, ensimesmado. Não tem base para ser um herói. É um anti-herói. Ou seja, o herói sem causa que acaba sozinho, morrendo em vão.
Dois personagens. Uma realidade. Uma triste realidade. Vivemos à mercê de uma constante crise de identidade. Vivemos num país onde o faz-de-conta vai devorando preciosos momentos que vão sendo jogados à conta da falta de moralidade dos governantes, que como Macunaímas e Pedros Malasartes se sucedem no poder. Sempre impunes...
Os heróis sem causa (ou melhor "de causa própria") predominam, infelizmente. O comodismo dos "distráidos" permite que eles continuem sua trajetória.