Teorias são teorias. Sabemos como elas são elaboradas. Mas quando a ciência fala é preciso prestar atenção. Preferimos olhar as informações pelo lado prático, objetivo.
No contexto educacional para obter resultados não podemos ignorar o que as descobertas da ciência tem a oferecer - portanto vamos olhar o que pode e deve ser feito para reverter o desmonte que ocorreu em nome da modernidade.
Nosso propósito é sinalizar caminhos. O tema é muito vasto e depende da Vontade de "aprender a aprender" a começar por aqueles que detém o poder.
Neste item sobre Educação abordamos dois itens. Um se refere à postura do professor frente à classe, e o outro diz respeito à observação e uso de sinais automáticos quase imperceptíveis que segundo a neurofisiologia são importantes para o pleno desenvolvimento do aprendizado. Não é por falta de estudos científicos que os mesmos ainda não são usados nas escolas.
Em notícia recente foi divulgada a descoberta de que no cérebro de pessoas analfabetas ainda não foi desenvolvida a área que relaciona a linguagem com a área de leitura. Nas pessoas alfabetizadas aparece no mapa do cérebro essa relação da "visão x imaginação x linguagem"; esse seria o fator que causa a dificuldade de alunos em aprender e entender textos.
POSTURA CORPORAL - A postura fala mais alto que a voz. Quem se importa atualmente em ensinar postura a um(a) professor(a) frente à classe? - Lembro-me de uma aula durante o curso de magistério em que a professora ressaltou a importância desse "detalhe" - não era aula de etiqueta não - O contexto psicológico favorável que impõe autoridade, simpatia, respeito, demonstração de profissionalismo, reforçando em muito o domínio do conteúdo a ser transmitido é que foi destaque. Na época, o uso de roupas discretas e o avental branco, eram uma exigência para criar uma imagem de sobriedade e evitar que os alunos se distraíssem; gestos e aparência, entonação de voz, ordem, vocabulário correto, etc, faziam parte dessas orientações básicas para que o professor(a) aparecesse como um modelo na formação de personalidades positivas nos educandos.
-E os alunos? - aos alunos também era ensinada a forma correta de sentar... além naturalmente das aulas de Educação Física de que já falamos.
Certamente tudo isso hoje é visto com ironia... como tudo o mais que herdamos culturalmente dos povos europeus. É preciso aprender a discernir o que convém e é correto do que são falsos modismos.
OS OLHOS - ESPELHO DA ALMA OU PORTA DO CONHECIMENTO?
Ficamos felizes com a notícia científica de que o cérebro junta a área da visão e da linguagem para proporcionar a leitura. As pessoas alfabetizadas ativam o circuito cerebral do lado esquerdo do cérebro, quando praticam a leitura; o ponto é exatamente atrás da orelha esquerda. As pessoas analfabetas não ativam essa região cerebral. Ou seja, ainda não tem a "conexão" para a imagem criada pela linguagem - essa área não aparece no mapa do cérebro; está "em branco".
Já se sabe que com o simples movimento dos olhos é possível desenvolver estratégias de aprendizado que podem melhorar em muito as atividades escolares. Tudo é muito simples. São exercícios propostos pela neurolínguística. Segundo a neurofisiologia não é possível criar imagens no cérebro sem movimentar os olhos,levantando-os para a direita ou para a esquerda. Portanto... Vejamos quais são esses exercícios:
1- OLHAR PARA CIMA - a)à direita - é o movimento para criar imagens (criar histórias, contar lorotas, mentiras...); b) à esquerda - é o movimento das lembranças de imagens.Em geral quando é feita uma pergunta, a pessoa antes de responder, em movimento quase imperceptível, movimenta o olhar nessa direção - isso indica que a pessoa está tentando localizar a informação "arquivada"
na memória.
2- OLHAR NA HORIZONTAL - é o movimento para ouvir . Se o movimento horizontal for para a direita, leva à criação de sons; se for para a esquerda, está lembrando os sons.
3- OLHAR PARA BAIXO - a) se for à esquerda, a pessoa está conversando consigo mesma, inclusive falando palavras; b) se for para a direita, a pessoa está tendo conhecimento do próprio corpo, revivendo emoções em seu cérebro. c) olhar para baixo para o centro (ponta do nariz) estará ativando as sensações olfativas gustativas - típica do provador de vinhos por ex.
Já conheciamos uma massagem para ativar e clarear a visão feita atrás da orelha esquerda. Ou seja o campo cerebral onde se processa a ligação da imagem com a visão da informação.
Sabemos também que a inteligência é desenvolvida a partir do uso correto das capacidades funcionais do cérebro.
É preciso criar estratégias para estimular as funções cerebrais. A técnica do impácto, da repetição e utilização do que se aprendeu são estímulos positivos no aprendizado. Um vocabulário variado para expressar uma mesma idéia amplia em muito a facilidade de entendimento do significado da informação recebida.
Conhecimento não é acúmulo de informação, mas competência para a ação.
A INFORMAÇÃO ESTÁ AÍ. Falta a ação!...