segunda-feira, 8 de setembro de 2008

RECUPERE E CONSERVE SEUS OLHOS

Você sabia que os olhos representam menos de 2% do volume de nosso corpo, mas que 1/3 de toda a energia usada pelos sentidos é consumida pela visão? Todos são unânimes que a visão é o órgão dos sentidos prioritário. Já se sabe que exercícios corretos levam a ver melhor; só basta começar... como fez o próprio autor há mais de 50 anos! No livro "Recupere e Conserve seus Olhos"(8ª ed.), Mário Sanchez divulga o método Bates, atestado por inúmeros médicos americanos e dos seus seguidores como o Dr. Ralph Mac Faydan e H. M. Peppard. É um tema que interessa tanto a leigos como a profissionais da área.
No livro o leitor vai encontrar os exercícios básicos e quais são os defeitos visuais mais comuns que podem ser corrigidos.
Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia, vista cansada,catarata, estrabismo, glaucoma, cegueira parcial, cegueira mental(não querer ver!), etc. Cita as causas da deficiência visual, como problemas com iluminação, má alimentação(tóxica ou precária). Reforça a importância do relaxamento muscular ocular, piscar, a mobilidade dos olhos,iluminação,alimentação correta, além de apresentar explicações sobre "Yoga dos olhos", o método de massagem Do-In e Shiatsu, os pontos de acupuntura, pontos de clareamento visual, etc.
Embora seja um método de repouso e de relaxamento visual, como exercício exige vontade, determinação, persistência. Mas, após o aprendizado,os exercícios podem ser feitos em qualquer local, inclusive no trabalho - apenas 10 minutos por dia. Sem contra-indicações para qualquer idade. Ilustrado e com o Quadro de Snellen para os exercícios, é um pequeno manual de saúde que vale a pena conhecer.
Como o autor também gosta de escrever ficção, acaba de apresentar o método de recuperação visual no livro "Jóia Alexandrita e a Recuperação Visual", em e-book, 1º livro da série "O Grande Detetive".
Boas leituras!