sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O PLANTADOR DE BOLOTAS

Desde que o planeta Terra se tornou habitável e a humanidade aqui se estabeleceu sempre houve bons amigos da Natureza.
Amigo da Natureza era um jovem lenhador que vivia em pequena aldeia num vale rodeado de montes povoados de pequenos arbustos. Ele, por força do ofício de lenhador tinha que percorrer longas distâncias em busca de lenha para atender as necessidades dos aldeões. Passou a coletar as bolotas que encontrava pelos bosques, e, assim, no fim do dia, além da lenha o jovem lenhador trazia consigo punhados de bolotas que as árvores deixavam cair.
No dia seguinte, logo de manhã, seu primeiro trabalho era plantar as bolotas recolhidas. Alegremente, cantando, lá ia ele pelas encostas do vale, plantando as bolotas colhidas na véspera.
Era com alegria que o jovem lenhador realizava sua tarefa, dia após dia, ano após ano... E, as bolotas lançadas à terra, com carinho, retornavam como lindos arbustos que com o tempo formavam bosques, e, finalmente uma linda floresta.
O tempo passou e o jovem lenhador, agora velho e alquebrado pelo tempo, resolveu viver no meio de "sua" floresta - linda, cheia de vida e encantos... Construiu pequena cabana e esqueceu o mundo civilizado que se instalava lá na aldeia do vale.
Certa manhã primaveril, enquanto preparava o pequeno almoço foi surpreendido por estranhos ruidos, vozes, galhos sendo quebrados, e... eis que surgem guardas florestais afoitos: - Ah! é este desocupado que todos os dias acende fogo no meio da floresta! - Fora!... Vamos, saia já daqui. Você está pondo em risco nosso patrimônio florestal!
Sem tempo para retrucar, o velho lenhador viu a cabana ir por terra, a lareira apagada, seus pertences pisoteados e ele escorraçado...
Com lágrimas rolando pelas faces, recolheu apenas umas bolotas e partiu... Certamente haveria outro lugar longe da civilização precisando de um plantador de bolotas.
Esta é a versão original. Quero dar duas opções ao fim desta história tão oportuna:
1- A tênue fumaça que todos os dias se levantava da cabana do velho lenhador, era vista desde a aldeia; os moradores do vale sabiam que aquele era o sinal de que o guardião da floresta estava vigilante e que enquanto ele vivesse a floresta viveria.
2- Muitos anos depois, pessoas que não conheciam a história da origem de tão bela floresta, irreponsavelmente começaram a cortar as árvores e atear fogo em pequenas porções de terras; sem controle, um dia o fogo se espalhou e destruiu a floresta inteira. Conta a lenda que o plantador de bolotas sempre reaparece ... e às vezes é visto renovando a Natureza.
Esta é uma lenda nórdica. A adaptação é nossa. Muito válida nos dias atuais.
"Bolotas" são o fruto semente do carvalho , do bordo e de outras árvores de crescimento rápido.
Estamos na primavera. - Onde andam os plantadores de "bolotas"?